sexta-feira, 10 de junho de 2011

Entrevista com a blogueira Tsu

Hello everybody, aqui estou com mais uma entrevista bem cool, agora com a blogueira paulistana Tsu, que tem um blog muito louco e legal chamado Empadinha Frita, que desde já recomendo a todos. Curtam agora essa entrevista, onde vocês conhecerão um pouco mais do seu blog e da personalidade e gostos dessa garota que já é minha amigona.





1)   E AI TSU, BELEZA? COMO TE CONHEÇO HÁ POUCO TEMPO, GOSTARIA DE SABER, QUEM É A TSU?

Oi Paulo! Primeiramente quero agradecer imensamente pela oportunidade de ser entrevistada no seu blog! Mesmo agora nem consigo acreditar que isso está acontecendo!
Bom.. Quem é a Tsu...sabe, eu ás vezes me faço essa mesma pergunta...Tsu é um nick que advém de meu antigo nick virtual, Tsunami. Deixo claro que esse nick é mais antigo que o desastre na Tailândia mas como eu sempre gostei do nick e as pessoas já me conheciam assim, deixei. Porém, todos os meus amigos me chamavam de Tsu e acabou que no final ficou assim.

É meio difícil eu me definir... Sou uma pessoa diferente, mas igual. Simplesmente alguém. Uma garota paranóica, alegre, estressada, liberal e ao mesmo tempo conservadora (não me pergunte, não sei como isso é possível, mas é), simpática e com linhas de pensamento que ás vezes causam divergências...
Assim como meu signo Libra, sou uma dualidade constante. Isso talvez porque sou mulher ou talvez por causa dos genes hereditários, vai saber.

2)   VC TEM UM BLOG FANTÁSTICO, O EMPADINHA FRITA, QUANDO SURGIU A IDEIA DE CRIÁ-LO?

Primeiramente, obrigada por chamar meu blog de fantástico!
A bem da verdade, eu não sei de onde surgiu a idéia do blog... Nem sei quando comecei ele realmente! Mas eu sempre gostei de escrever e de compartilhar com os outros o que eu fazia. Começou sempre com fanfics, colocando os trabalhos em sites amadores e pessoais. Com o advento dos blogs, eu demorei bastante para familiarizar com eles.
Eu queria fazer um blog diferente, contendo um assunto de que eu gostasse que fosse bem variado e assim eu pudesse escrever artigos. O fato de começar a escrever artigos surgiu na época que cursei um ano de faculdade de Jornalismo e vi no blog uma chance de treinar ainda mais a escrita. E minha mãe me incentivou a escrever também.
Como eu estava distante das cenas urbanas de SP e não queria me comprometer a falar desse assunto tão delicado, resolvi me dedicar á animes e mangás, que era algo que eu gostava. E eu notara que não existia absolutamente nenhum site que explicasse o conteúdo das séries. Tudo o que encontrava era downloads. Assim, comecei a escrever. Porém, logo decidi abordar filmes também, escolhendo aqueles que eu gostava.
No começo, tive um pouco de dificuldade para elaborar os textos, mas com o tempo fui pegando a prática. Ai, com o meu crescente interesse por cosplays, resolvi fazer uma sessão abordando os melhores cosplayers do mundo. A idéia sempre foi divulgar esse trabalho para quem conhece e quem não conhece, agradando e atraindo o interesse de ambos os lados.

Surgiu assim o Empadinha Frita. Inicialmente ele possuía um layout péssimo e talvez por isso ele não era conhecido. Aí decidi colocar o layout que tem agora (o que me rendeu um trabalho dos diabos logo no dia 01/2010) e comecei a descobrir o que era realmente a blogosfera. Demorou, mas eu passei a sentir o gosto de ter o trabalho reconhecido e isso faz com que eu me dedique ao blog cada vez mais, procurando escrever de forma a agradar á todos, conheçam eles os temas abordados ou não. O que me satisfaz é saber que, através do que escrevo e coloco no blog, eu sou capaz de despertar nas pessoas o interesse por coisas que elas nem sabiam que existia.


3)   TSU, VEJO QUE VOCÊ TEM UMA PAIXÃO, O MUNDO DOS ANIMES, MANGÁS, COSPLAYS E AFINS, COMO E QUANDO SURGIU ESSA PAIXÃO NA TUA VIDA?

Olha, isso já faz tempo! Digamos que tudo começou na infância, com aqueles seriados tipo Jaspion e Kamen Rider...mas passei a me interessar mesmo na época do Pokémon, que acabou fazendo com que muitos mangás fossem publicados no Brasil. Aí você conhece uma série, depois outra e quando vê está comprando mangás e baixando animes.
A internet ajudou e ajuda em muito a divulgação dessas obras e também para que as pessoas que curtiam as mesmas séries e tendências. E agora o mercado sabe que o público que gosta  desse tipo de coisa é grande e continua crescendo...
O legal dos animes/mangás é que as histórias são variadas, tratam de inúmeros temas, os personagens são cativantes e as obras podem ter os mais variados gêneros para qualquer tipo de público. Existem obras que dão de 10 á 0 em muitas séries americanas.

Quanto ao cosplay eu conheci no primeiro evento que fui e achava super legal... Mas só fui fazer meu primeiro cosplay há mais ou menos 2 anos. Penei bastante para escolher o primeiro e optei por um filme clássico: Laranja Mecânica. Quando se é cosplayer o mais legal é quando as pessoas reconhecem o personagem e pedem para tirar foto. Depois desse cosplay, elaborar os outros foi mais fácil. Mas eu não participo de concursos nem nada, faço apenas para curtir eventos e fotografar.
Outro ponto legal do cosplay é que aqui não precisa necessariamente vestir-se só como personagens de anime. Pode ser filme, comics, livros, celebridades... E tem gente que realmente se dedica e outros que, como eu, vai só para se vestir. Mas é fato que, depois de fazer a primeira vez, sempre irá querer fazer.

4)   VOCÊ  CHEGOU A PARTICIPAR DE ALGUMAS TRIBOS URBANAS, QUAIS FORAM ESSAS TRIBOS E, NA SUA OPINIÃO, QUAL A RELEVÂNCIA DESSAS TRIBOS PARA A SOCIEDADE?

Bom, eu fiquei um tempo participando ativamente da cena gótica de SP. Graças á um grupo formado através da web (e que na época virou uma pequena lenda nas comunidades orkutianas) consegui aproveitar umas excelentes noites de rolê. Existe uma diferença entre os tipos de pessoas de uma cena urbana... Pelo menos o grupo do qual fazia parte éramos bem liberais no quesito de estilos e modos de vida (se é que pode ser definido assim).O que curtíamos mesmo era ouvir música, pesquisar bandas, debater, se encontrar e montar visuais. Posso dizer que no rolê foram as melhores noites da minha vida. Fiquei ativamente mesmo na cena gótica e otaku, mas conheci algumas pessoas do meio death rocker, punks (alguns diziam que não eram mas conheciam praticamente tudo da cena) e o que mais aparecia.
Sinceramente, hoje em dia as tribos urbanas não possuem relevância para a sociedade em si, não mesmo. No passado, os punks e góticos influenciaram em muitos segmentos da música, arte e etc. Mas seu surgimento na década de 70/80 tinha um propósito. O estilo visual kei que surgiu no Japão fez com que o país revolucionasse sua juventude na questão estética e comportamental. Hoje em dia as ditas "tribos urbanas" não influenciam mesmo é a arte do cinema, literatura e semelhantes, coisas que sempre influenciaram, em maior ou menos escala.
Aqui no Brasil as cenas urbanas são muito "fechadas" e até elitizadas, coisa que não ocorre em outros países. Por exemplo, lá fora você pode aderir à estética cybergoth e ouvir bandas de metal. Aqui no Brasil fazer isso é ser motivo de chacota, pois o estilo cyber está mais focado no pessoal EBM. Não é fácil entender, mas tem galera que entende todos esses sub-estilos. O importante é que, se você adentra em uma cena urbana - seja qual for - é preciso não apenas aderir a estética mas conhecer um pouco mais do que o básico para justificar sua razão ali. Depois que consegue aí você faz o que quiser.
Atualmente cenas urbanas são mais um grupo onde você pode encontrar pessoas como você. E isso é sempre bom.


5)   E O LADO ESPIRITUAL DA TSU, COMO ELA SE RELACIONA COM DEUS?

Olha, isso é algo tão complicado... Eu abomino qualquer religião, qualquer uma mesmo. Em meu ponto de vista religião é algo criado pela humanidade em prol de seus propósitos, seja no passado, presente ou futuro. Não concordo em crer em histórias que podem muito bem ter sido moldadas e interpretadas. E o poder que elas exercem nas pessoas pode ser muito perigoso.
 Mas isso não significa que eu não acredite em um "Ser Superior". Mas esse ser a meu ver é onisciente, onipresente e sem forma física...
 "Deus" vive dentro de todos nós, em cada pessoa, em cada ser. É a força e a fé de cada um. Mas ele não julga, não pune... Ele apenas gerou tudo, agora o resto é com as formas de vida - livre arbítrio. Já pedi força aos "deuses" (pois prefiro não estipular um nome estabelecido por alguma religião e assim passar a idéia de que a outra fé é falsa) e obtive retorno.
Sim, é meio complicado (e para muitos, revoltante) de entender. Por isso não costumo falar sobre isso.

6)    ALÉM DOS MANGÁS, COSPLAYS, ETC. VOCÊ SEMPRE ABORDA NO SEU BLOG MUITA COISA CULTURAL, ENTÃO ME FALA UM POUCO DOS TEUS GOSTOS, CINEMA, MÚSICA, LITERATURA.

Nossa, obrigada por achar meu blog cultural! Eu nunca pensei que ele fosse realmente assim 0_0*.
Eu sou uma cinéfila e isso é fato. Só não assisto filmes constantemente pela falta de tempo. Em matérias de gênero gosto de filmes que tenham um bom roteiro, pois conteúdo é tudo. Claro que fotografia, atuação e etc. são importantes. Vemos por aí muitos filmes que focam apenas efeitos especiais mirabolantes, remakes americanos sem sentido e filmes românticos para adolescentes. Mas é preciso lembrar que cinema é arte. Uma arte com mais poder de expressão e influência do que as outras hoje em dia.
Meu diretor preferido é Stanley Kubrick, seguido por Quentin Tarantino e Ingmar Bergman. Eles são gênios do cinema. Gosto de filmes que mexam com o psicológico das personagens, que levantem questões filosóficas e analíticas e que deixem margem para que o espectador tire suas próprias conclusões. Talvez seja por isso que recentemente eu esteja procurando por obras do cinema europeu. Eles possuem um foco no psicológico que ainda é muito artístico, como os filmes antigos. E por falar em filme antigo, curto cinema mudo.

Em literatura..bom eu sou uma devoradora de livros, revistas e mangás. Adoro Senhor dos Anéis, Crônicas de Nárnia, O Retrato de Dorian Gray, A Menina que Roubava Livros, Parque dos Dinossauros, todas as Crônicas Vampirescas de Anne Rice... A lista é bem extensa e estou sempre procurando alguma coisa nova de qualidade.
E com relação á música..bom eu vou mencionar aqui os estilos em vez de bandas, porque senão a lista vai ser messiânica: curto gothic rock, punk rock, ethereal, death rock, ebm old school, future pop, canto gregoriano, alguma coisa j-rock, punk oi!, synth pop, new age, horror punk, classic rock, pós-punk...

7)   TSU, VOU TE DAR 4 TEMAS PARA QUE VOCÊ, RESUMIDAMENTE, EXPONHA TEU PONTO DE VISTA EM RELAÇÃO A ESTES ASSUNTOS; POLÍTICA, EDUCAÇÃO, ESPORTE E INTERNET.

POLÍTICA = Eu procuro não me posicionar nem na esquerda nem na direita. Que o Brasil é um país muito sacana em termos de política, todos sabemos, mas porque é assim? Por que o povo deixa. É fácil apontar o dedo e criticar os políticos, mas aposto que se estivesse lá no meio da sacanagem, iria participar também. Se você não for sacana, não fica por lá. Não dá pra ser político honesto em nenhum país. As coisas poderiam melhorar se o povo brasileiro mudasse.

EDUCAÇÃO = Algum tão necessário e essencial, mas que a sociedade parece estar ignorando. E não vou focar aqui no sistema de educação brasileiro e sim na educação pessoal. Como é possível ensinar os mais jovens se os mais velhos não são nem um pouco exemplares? E é fato que educação parte da cultura de uma nação...
Uma mudança na nação só aconteceria  se a mídia mudasse. Hoje, as crianças preferem assistir BBB á um desenho. E os adultos optam por ficar assistindo reality shows e novelas do que um jornal com senso crítico. Todo mundo conhece o BBB, mas a parcela que assiste o Roda Viva, por exemplo, é muito pequena.

ESPORTE = brasileiro adora esportes.. Ou melhor, futebol. Acho injusto e revoltante os jogadores de futebol ganharem milhões para não fazer nada, perder nos jogos importantes e causar com travestis e traficantes. E o povo glorifica! Enquanto os esportistas do triatlo e de outras modalidades praticamente mendigam para continuar treinando. Talvez seja preciso afastar os brasileiros do futebol e mostrar que há muitos outros esportes no qual o Brasil pode ser bom. O vôlei masculino é um exemplo.

INTERNET = É impossível viver sem ela. Mas claro que as pessoas devem saber como utilizá-la. E isso parece que as pessoas não sabem ou se recusam a aprender. A internet é uma faca de dois gumes... Ajuda e atrapalha, é benigna e perigosa. Mas, o que não é? Acho que todos já passaram por problemas com internet, em maior ou menos escala. Vejo muita gente por aí que é cabeçuda e infantil e merece ser zoada... Mas tem casos que a pessoa é nota 100 e passa por probemas como exposição criminosa, plágio e etc. E isso sempre acontece com as redes sociais.
As redes sociais hoje em dia e na sua maioria em vez de servirem para troca de idéias com qualidade estão servindo para banalização e putaria (desculpem o termo). Mas existe algo que a internet é fenomenal: nela você pode baixar o som, filme, programa que quiser sem custos \o/. Eu acho que isso e a oportunidade de conversar com pessoas com os mesmos gostos que você é o que há de melhor.

8)   FALAR DE NOSSOS SONHOS E PLANOS É ALGO PESSOAL E ÍNTIMO, MAS SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR CONOSCO, QUAIS OS TEUS SONHOS E PLANOS QUE VOCÊ JÁ REALIZOU E/OU AINDA ESTÁ POR REALIZAR?

Olha eu acho que um ser humano sem sonhos e desejos não é um ser humano. Claro que mesmo em sonhos e desejos precisamos manter um foco na realidade. Eu sonharia em me casar com o ator Ben Barnes (rs) mas isso é impossível então sempre devemos procurar focar em sonhos possíveis.
Certos desejos e metas eu já realizei ou estou realizando... Como disse, costumo focar em pequenas coisas para que seja possível realizá-las. Não sou de estipular metas á longo prazo, pois o que importa é viver o presente.
Meus sonhos ainda não realizados se resumem a: conhecer países como França, Alemanha, Inglaterra (tá, Europa em geral) por conta de toda bagagem artística e histórica, com museus e catedrais; Japão por conta do comércio de Tóquio, Egito (esse é meio impossível por conta das condições climáticas) e etc.
- Continuar tendo os meus pais ao meu lado e um sonho que tenho e espero ser possível mantê-lo.
- Outro sonho e talvez a minha meta de vida é ser capaz de publicar meu livro (que ainda está no processo de elaboração) deixando um, ainda que pequeno, legado.

9)   VAMOS AGORA FOCAR NA BLOGOSFERA, FAÇA UM TOP TEN DOS MELHORES E PIORES (10 DE CADA) BLOGS/SITES DA WEB NA TUA OPINIÃO.

Ah, isso é tão difícil de fazer! Existem muitos blogs que eu simplesmente adoro tanto por seus conteúdos quanto por seus blogueiros, pessoas fenomenais para se trocar idéias. Mas como devo escolher os melhores em minha opinião, tentarei fazer. Só quero deixar perfeitamente claro é que, caso eu não mencione algum blog é porque 10 é muito pouco! Eu gosto realmente de todos os blogs das pessoas que mantenho contato! Então, desde já, se vocês derem uma olhada no pessoal que comenta lá no meu blog, tenham certeza que eu adoro o blog de vocês!
Bom, vou mencionar aqui alguns blogs:

- Acho super legal a diversidade do blog do Paulo Cheng (não é puxa-saquismo não, viu?);
www.paulocheng.com

- O blog Humor em Conto da Cissa é original e ela é uma pessoa maravilhosa;

- A Toca do William, que é um blog diversificado feito por quem entende de música e porque o William é gente boa;

- O blog Verdades e Bobagens do André Mansim, com suas crônicas fenomenais que me fazem rir e também porque ele é um tipo de pessoa única e super legal;

- O blog Platina JP do Eduardo, que é um garoto promissor, sempre simpático e prestativo;

- O blog da Jane dos Anjos que é super agradável e porque ela é uma mulher com quem me identifiquei;

- O blog do Victor Von Serran porque esse cara escreve muito bem;

- O blog Metal Brasil porque trata o estilo heavy metal com uma dedicação invejável e porque o Manfio é super bacana;

- O blog Cinema e Literatura da Ana que tem visual agradável e ela é super legal;

- O blog Rimas do Preto sempre interessante e o Sandro é gente fina;

E. Me estendendo um pouco, tem blogs legais como o da Cassie uma das únicas que mantém um verdadeiro diário ( wwww.gothcassie.blogspot.com), da Mari Sayuri (http://ondevaoasnuvens.blogspot.com/), do Laércio Cunha (http://thecinefileblog.blogspot.com), da Gi Zamai (http://gizamai.blogspot.com/), do Bruno Muller que sabe fazer análises hilariantes de filmes (http://analisedecena.blogspot.com/), da Harah Naruz (http://dancaharah.blogspot.com/), enfim, muitos outros blogs.

Agora eu não tenho nenhum blog específico que não gosto. Mas claro que existe TIPOS de blogs que eu não aprecio de forma alguma. Blogs sem conteúdo, que simplesmente postam fotos, blogs cujos textos são copia-cola...tem muitos blogs que seguem a mesma linha e nesse quesito se destaca blogs "literários" que falam sempre do mesmo tipo de livro. Livros populares, com romances bobos e adolescentes... A blogosfera está saturada disso, os blogs e seus artigos são tudo parecidos. Eu recuso a considerar esses blogs de conteúdo. Um ou outro se salva, mas a maioria que vejo são tão ocos quanto a mente daqueles que os mantém, tentando focar-se desesperadamente em anúncios do Adsense.
Outro tipo de blog que costuma sofrer desse tipo de tendência é os de moda... Caramba são quase sempre iguais! O pessoal precisa mudar criar identidade própria! E o mesmo vale para blogs que focam em "Humor" ou que colocam apenas downloads de filmes sem ao menos comentar sobre eles.

E já que tenho a oportunidade vou dizer que o pior é certos blogueiros que ignoram os comentários dos visitantes. Lembro que tempos atrás vi um blog cuja proprietária reclamava que havia muitas visitas em seu site e quase nenhum comentário. Eu já comentara lá certas vezes, comentários sobre o texto mesmo e ela nunca respondia. Dei essa resposta e o que  ela fez? Deletou o post sobre sua reclamação!
Teve outro blog com bom conteúdo, bom mesmo... Eu lembro que comentei com um texto legal e há ver com as postagens mais de uma vez, mas a proprietária NUNCA me deu uma resposta sequer.
Não é porque você escreve bem, tem bastante seguidores que pode achar que é uma celebridade e como tal acredita que pode ignorar todos. E já vi muita gente criticando blogs de outras pessoas que falem de coisas simples da vida ou que tenham poucos seguidores. Agir assim é uma tremenda falta de educação. Esses certamente são tipos de pessoas que não aprecio conhecer.
Eu fico super feliz quando comentam no meu blog, provando que realmente leram e imediatamente procuro agradecer e manter contato com a pessoa, se possível. 


10)  QUE PENA TSU, JÁ ESTAMOS FA PERGUNTA FINAL, MAS PRA FECHARMOS COM CHAVE DE OURO, VOU USAR UMA FÓRMULA JÁ CONHECIDA, PORÉM MUITO LEGAL, UM PINGUE-PONG RÁPIDO, OK, ENTÃO RESPONDA COM UMA OU DUAS PALAVRAS:


·         ANIME, COSPLAY E AFINS: conhecimento e diversão

·         CASAMENTO: talvez um dia

·         BEATLES OU ROLLING STONES: Rolling Stones

·         DILMA ROUSSEF: inutilidade

·         FAMÍLIA: importante

·         JUVENTUDE BRASILEIRA: transviada e horrorshow

·         AMIGOS: essenciais

·         FELICIDADE: viver bem

·         EMPADINHA FRITA: meu blog

·         TSU POR TSU: pessoa estranha


Obs: abaixo alguns vídeos sugeridos pela Tsu, enjoy it!





28 comentários:

  1. Sabia que a Tsu ia simplesmente arrebentar nessa entrevista. É muito inteligente, sensata e de opinião.
    Não tem muito o que dizer e Paulo, acertou em cheio nesse espaço que você cedeu à Tsu.
    Quem não conhece o Empadinha Frita, tá na mais do que na hora de conhecer.
    Grande abraço à você

    Tsu, Beijo. Você merece!

    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Tsu, tua entrevista ficou muito legal, ótimas perguntas e vc mostrou um lado que ninguém conhecia de você, isso que é legal nessas entrevistas que faço, a oportunidade de as pessoas nos conhecerem um pouco mais a fundo.

    Parabéns, sucesso para o teu blog e você já é uma das blogueiras essenciais da nossa blogosfera.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Foi um prazer conhecer a Tsu pela entrevista tri legal que ela deu aqui. Parabéns aos dois e ela mostrou ser uma pessoa bem centrada e legal.

    abraços, ótimo fds, bom dia dos namorados para todos e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Paulo, parabéns pela forma bastante inteligente com que realiza as entrevistas aqui no seu blog. Ao mesmo tempo é a chance e a oportunidade que você nos da de conhecer outros grande blogueiros e seus blogs. Sensacional

    ResponderExcluir
  5. Tsu e Paulo!
    Primeiro ao Paulo: parabéns pela entrevista, incrível como você consegue adequar as perguntas ao entrevistado, conforme suas características pessoais e de trabalho virtual. Muito bom, amigo!

    Agora a Tsu: Tsu, você é uma das pessoas que mais prezo na blogosfera, e olha que acho que a gente se conhece a o quê? 1 mês e pouco? rsrsrs
    Gosto da tua inteligência, teu trabalho e texto tem muito carisma, coisa que está faltando nas pessoas e escritores hoje em dia.
    ADOREIIIII tua entrevista.
    Ressaltaria alguns pontos: Ingmar Bergman, quem cita esse cara é porque entende mesmo de cinema!
    Livre arbítrio: concordo totalmente, a decisão final e responsabilidade das coisas, cabe a nós!
    Retrato de Dorian Gray: Que livro! Meu livro preferido! Oscar Wilde!!!!
    Ben Barnes, desistiu dele, por que? Meu sonho era casar com o Tom Cruise, mas só desisti dele quando descobri que o cara era mais baixo que eu. Que decepção amiga!!! rsrsrs

    Mas muito bacana mesmo essa entrevista. A Tsu tem um trabalho muito bom e sério sobre coisas que eu nem sabia que existiam e que estão totalmente fora do meu campo de experiência, também por isso, amo passar por lá! Afinal, a vida é um constante aprendizado!!!

    Tsu, te sinto uma amiga muito especial. Ainda virtual, mas que admiro muito. Pode contar comigo para o que quiser (só não me pede o Ben Barnes de presente rsrsrs). Estou aqui desse lado do computador, aqui no RS, te acompanhando!

    Abraços aos dois!!!!!

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ah! Obrigada por mencionar a mim e meu blog! Isso é muito importante para mim. Extremanente grata!!!!

    ResponderExcluir
  7. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Mais uma excelente entrevista, não conhecia a Tsu, mas somente por ter sido entrevistada aqui neste maravilhoso site, é por que faz um trabalho competente e sério. Vou entrar no teu blog agora Tsu, gostei do teu vasto conhecimento sobre cinema, e vemos que você é bem diversificada, uma jovem diferente da maioria. Tudo de bom pra você minha amada.

    Parabéns pela entrevista Paulo Cheng, demais.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma vez senhor Paulo Cheng se supera entrevistando uma grande amiga de blogosfera.

    A Tsu é uma companheira nova na nosso circulo, gosto de ver as historias que ela cria com personagens ja existentes como Naruto que gosto e sou fã. Tem uma criatividade tremenda e muito conteudo quando fala de cultura japonesa. Na entrevista descobri coisas dela que não sabia, talves por não conversar tanto assim como deveria, mas estou perplexo com mais uma entrevista tão interessante !

    Parabens ao Paulo e parabens a Tsu...sou viciado no blog dos dois !

    ResponderExcluir
  9. Oi Paulo,
    Muito legal a entrevista!
    Concordo com a Tsu, que nos satisfaz como blogueiros é ter a capacidade de despertar o interesse nas pessoas por coisas que elas nem sabiam que existia;
    Ela tem uma característica bem própria.
    Vou lá conhecer o empadinha frita *-*
    Bjooo

    ResponderExcluir
  10. Mais uma excelente entrevista, Paulo, mostrando sempre um grande talento.

    É de nomes como a Tsu que sobrevive a blogosfera de qualidade, com gente que sabe realmente fazer a diferença. E é disso que precisamos!

    ResponderExcluir
  11. Bacana a entrevista!!!

    Vejo que a Tsu é polivalente, de opinião forte e sensata! Características muito legais! Estou visitando o blog Empadinha Frita (adorei o nome!)

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a entrevista, e a versatilidade da Tsu é impressionante. Não sou conhecedor do universo dos mangás, fanfics, cosplays, mas admiro a propriedade no qual ela discorre, já visitei seu blog, e ela escreve muito bem sobre o assunto, também notei que ela conhece muito de cinema, pois conhecer Bergman, só quem entende mesmo.

    No mais, boa sorte Tsu com o teu blog, é um espaço muito legal e um trabalho sério, de qualidade. Paulo, parabéns por mais essa entrevista, estais virando expert nisso hein?

    Rodrigo Crispim - Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  13. Hehehehehehehehehe eita Tsunâmica escrevilhona, hahahahahahahaha, essa menina é muitolegal mesmo!
    Adoro o jeito que ela escreve (e como escreve), até estou fazendo uma tese de que aquela doença que dá nos tendões quando a gente digita bastante é tudo mentira! Vou levar a Tsu pra provar isso! Hahahahahaha, mas ainda bem que ela sabe o que digitar e quando digitar!
    Gostei muito da entrevista dela, mesmo a gente tendo algumas idéias diferentes sobre algumas questões eu entendo a forma como ela encherga e respeito e eu acho que é isso que os bons amigos devem fazer, aceitar as diferenças e agradecer por elas existirem... Asiim as pessoas crescem domo seres humanos!
    Um beijão Tsunâmica fica com Deus e continue sendo essa pessoa maravilhosa que é!

    Chengão, obrigado por nos brindar com essa entrevista!

    ResponderExcluir
  14. Caramba!!! Eu quase não acreditei como as pessoas puderam gostar da minha entrevista!!! Primeiramente pessoal, estou muito muito muito grata MESMO!!!!!!
    Obrigada Chengão epla oportunidade da entrevista, obrigada á todos que estão comentando! William, André, Cisssa, Victor e mais todo o pessoal que eu ainda não tive a oportubnidade de conhecer para trocar idéias!!!
    Queria poder dar uma resposta decente mas acontece que logo tenho de sair para dar um rolê na city mas irei repsonder devidamente todos os comentários de quem conmentou aqui! Tem muito blog de pessoas sensacionais que eu preciso conhecer e agradeço a consdiferação de todos!

    Poxa, eu não sabia que Ingmar Bergman atraia tanta atenção por minha pessoa! Mas também, como é possível não gostar de O Sétimo Selo, a melhor obra dele né?

    Ah Cissa...não me diga que você é fã do Ben Barnes? *.* Caramba, precismaos conversar sobre isso! Assim que puder estarei indo no seu blog!

    Bom é isso..prometo que quando voltar do rolê vou responder mais decentemente! Se ficasr aqui acabo perdendo o busão 0_0

    bjs á todos!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a entrevista com a Tsu.
    Ela me parece muito inteligente e espirituosa.
    Paulo, li o seu post sobre a inspiração. Adorei.
    Você é muito inteligente nas criações das perguntas à Tsu. Faz algo simples e desenrrolado.

    Parabéns!!

    Novo post: INSPIRAÇÃO DIVINA- PURA COMÉDIA!

    escarceu-pre-datado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi,guri,preciso falar com vc,me manda teu e-mail urgente!A Tsu é GRANDE,venho acompanhando ela ha um tempinho,escreve muito,e muito bem.Legal o bate bola dos dois,adorei!
    Bjka

    ResponderExcluir
  17. olá
    adorei a entrevista e confesso que fiquei com invejinha, nunca fui entrevistada. Só de emprego e AA mas isso faz tempo...

    entra no meu

    Especial dias dos namorados com simpatia infalível
    http://diariodefracassos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Muito legal a entrevista... a ideia de fazê-la tbm!

    Até breve

    bjos
    http://joycebc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Não a conheço, mas certamente dividiria a mesa e uma cerveja.

    :)

    ResponderExcluir
  20. mto bom
    mas nunca ouvi falar
    tinha um tempinho q não passava aqui
    andei meio sumido pq vc sumiu tmbm
    aparece tmbm
    para continuarmos comentando
    <>
    visite-nos e comente tmbm
    gostando siga e avise que retribuiremos
    se seguir deixe o aviso no comentário
    deixando o seu link para retribuirmos
    <>
    grato
    <>
    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. A entrevista ficou muito boa, eu ainda não conhecia o blog, mas já vi varias entrevistas pela blogosfera, e com certeza esta foi uma das melhores. Algo assim só é possível quando entrevistador e entrevistado são pessoas interessantes e competentes.
    Parabéns Paulo, não poderia ter escolhido melhor!

    O Empadinha Frita sem dúvidas é referência quando se fala em animes, mangás e cosplays. Poucas vezes li textos de tamanha qualidade falando sobre estes assuntos, e ainda há os textos sobre filmes e fanfics que também são muito gostosos de ler. Ah, fico extremamente grato por mencionar meu blog, vindo de uma pessoa como você isso se torna muito importante!

    ResponderExcluir
  22. Agradeço os comentários de todos, é muito legal essa interação e essa oportunidade de nos comunicarmos e podermos divulgar o trabalho de blogueiros competentes e sérios. Esse espaço que abro aqui é para isso, divulgação dos inúmeros blogs e sites da blogosfera.

    Prepare-se, você poderá ser o próximo entrevistado.

    ResponderExcluir
  23. Tudooo... conheço a Tsu a pouco tempo, mais somos muito parecidas, me identifiquei com ela logo de cara e o Blog dela é muitooo bom, foi lá que voltei a me interessar pelos livros de novo e foi lá que finalmente comecei a ter animo para manter meu Blog... amei a entrevista ficou demais... estou seguindo e claro com recomendação da Tsu... beijos ao Paulo e beijos a Tsu!!

    ResponderExcluir
  24. A Tsu é uma fofa,percebo a forma como ela interage com as pessoas,o acolhimento que dá aos seus leitores,se mostra uma ótima "ouvinte" e isso vai dando um tom de amizade mesmo !
    Eu não conhecia esse mundo de animes ,fanfics,cosplays (e ainda não conheço ,hehehe),mas da forma que ela escreve,realmente consegue o intuito que descreveu aqui:divulgar e despertar o interesse das pessoas.E de repente,eu que nem sabia de nada disso,me pego lendo e digo "ahhh,que bacana isso!"
    Paulo,parabéns pela entrevista e pela entrevistada,show ^^

    ResponderExcluir
  25. Olá e ai como vai?
    Primeiro gostaria de dizer que estou maravilhado com o teu blog. Bem bacana :)

    Segundo,adorei a entrevista da Tsu...conheço ela pouco tempo mas adoro a amizade que temos.

    Uma ótima semana a voce e a Tsu xD

    ResponderExcluir
  26. Parabéns ao Paulo e a Tsu pela ótima entrevista.
    Apesar de conhecer pouco o universo dos animes e mangás, frequento o Empadinha Frita pela visão crítica e imparcial de sua criadora.
    Obrigado.

    Jacques Beduhn
    http://relativaseriedade.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.