sábado, 18 de junho de 2011

Você sabe com quem está falando?

Brasil, meu Brasil brasileiro. Este é o país das desigualdades, das impunidades e das injustiças sociais. O país onde as carteiradas abrem portas e intimidam, as imunidades parlamentares blindam canalhas e frases do tipo: “você sabe com quem está falando?” é tão comum e nos remete a um adágio popular que diz o seguinte: “manda quem pode, obedece quem tem juízo!”.

Infelizmente, nossa sociedade é composta por duas castas sociais bem distintas e equidistantes uma da outra: a das que têm dinheiro, fama e influencia e as que diariamente lutam pra sobreviver pegando busão lotado as 7 da matina e que sobrevive ganhando no máximo até dois salários “mimos” por mês. As que fazem parte da primeira casta lançam mão de privilégios e benesses, e, em alguns casos, estão acima da lei e saem impune de seus delitos. Já a segunda, é esmagada pelo sistema e não tem voz.

Frequentemente vemos na mídia artistas, políticos, magistrados e pessoas eminentes que comentem homicídios, roubam, atropelam que, quando são presas, por terem dinheiro e bons advogados, não ficam nem um dia presos para ver o sol nascer quadrado e saem pelas portas da delegacia e ainda recebem tapinhas nas costas das autoridades. Também indignados assistimos juízes e promotores que, flagrados em blitz totalmente bebaços, dão a famosa carteirada e, devido à imunidade (ou seria a impunidade?) nada lhes acontecem, ah, desculpe seu doutor, pode seguir em frente. Há também aqueles que, devido aos seus altos cargos saem por ai humilhando e desrespeitando os outros e todos aqueles que estiverem abaixo deles se colocando acima da Lei como verdadeiros gângsteres ou mafiosos italianos.

Inúmero são os casos de impunidade em nosso sistema penal. O que não dizer de Pimenta Neves, que passou anos livre apesar de ser réu confesso de assassinato? E aquele bancário que atropelou um ciclista covardemente em Porto Alegre? E o caçador de marajás, Fernando Collor, que depois de avacalhar com a nação, hoje está de volta à vida pública como se nada tivesse acontecido? E o Delegado que agrediu de forma canalha um cadeirante por causa de uma vaga de estacionamento? E os mensaleiros do PT que depois de embolsarem uma grana preta ainda continuam no senado nos representando?

Enfim, são tantos canalhas e ratos em nossa sociedade que se beneficiam por terem status e dinheiro, e a justiça, com todas as suas brechas, não conseguem alcançá-los. Por sua vez, o sistema prisional está abarrotado de favelados e ladrões de galinha. Para estes, a justiça brasileira é: DURA LEX, SED LEX!!!

Paulo Cheng


16 comentários:

  1. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Caro Paulo, essa é a nossa sociedade, onde quem tem humilha a quem não tem, os próprios guardiões do serviço público, muitas vezes são eles os primeiros a desrespeitarem as normas e regulamentos em prol de si mesmos. O que não dizer dos deputados, que foram eleitos para nos representar e, na calada da noite, votam covardemente um aumento absurdo de 60% em seus megasalários, enquanto a grande massa da população brasileira tem que vegetar com 540 reais.

    Muito boa reflexão, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Sabes o motivo que abandonei a carreira de advogada? Já viste advogada admitir que não acredita na justiça( com letra miníuscula mesmo!) ?

    Aqui está a chica. Quando vi que tinha estudado com sacrifício , com 4 filhos pequenos pra depois ver AQUILO, abandonei e fiquei em casa!!!

    Pior é que não me desliguei da OAB e após anos e anos tive que pagar uma grana preta pois estava como devedora. Pode? Posso eu acreditar nessa baiuca?Claro que não!

    abraços,chica

    ResponderExcluir
  3. Triste e complicada situação, mas esse é o país em que vivemos. Quem tem mais, usando de argumentos toscos e falcatruas, consegue ir longe; quem tem pouco se mantém estagnado...

    Usando de sinceridade, isso é um conceito antigo e não acredito muito que se transforme. Os poderosos querem subir cada vez mais e pra isso passarão por cima de quem for preciso passar e da maneira mais fácil, doa a quem doer. Já senti isso na pele e não gostei nem um pouco!...

    Beijo, Paulo. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Fala Paulo,
    Corruptos....ah corruptos....o que seria do Brasil....
    Se existisse punição verdadeira e que fosse cumprida em sua totalidade, talvez as coisas melhorassem por aqui. Advogados fazem o que precisam fazer e a profissão exige.
    Quer ter dois inimigos? Bata de frente com um advogado ou com sua seguradora.
    Outra música de Cazuza que estampa bem a verdade é o Tempo não pára, onde numa frase ele canta:
    "A tua piscina tá cheia de ratos".
    Não precisa dizer mais nada.
    Abraço e bom sabadão pra você e família.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito Paulo o quadro pintado por você nesse artigo. Ainda há muita coisa que se mudar nesse pais. Oque é mais triste é ter que constatar que nós, sociedade, resignadamente assistimos a tudo isso. Um grande abraço meu querido.

    ResponderExcluir
  6. É verdade Paulo.
    Esse é o país do dinheiro e da influencia onde nós pobres cidadoes temos q ficar quietos e sermos expectadores de tanta impunidade!
    Abç Paulo

    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Creio que toda essa injustiça já veio desde o império. Já está arraigado no DNA da sociedade, e creio que não vai acabar. Nosso Brasil já não se tornou um país mais digno e de 1° mundo pq há muita corrupção e roubalheira.

    Um abraço Paulo.

    Rodrigo Crispim - Santa Catarina

    ResponderExcluir
  8. Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Nayara e cheguei até vc através do Blog Diálogos Poéticos. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir um blog do meu amigo Fabrício, que eu acho super interessante, a Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. A Narroterapia está se aprimorando, e com os comentários sinceros podemos nos nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs





    Narroterapia:

    Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.



    Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.

    http://narroterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Chengão o/ (o apelido já ficou u.u)
    Ah sim, realmente a da primeira foto lembra a Mari Moon. Sabe o que eu procuro fazer no blog é mostrar ás pessoas que os animes e semelhantes podem agradar graças á diversidade de gêneros. E quanto á mostrar os cosplays é porque vejo cada coisa legal que o pessoal faz que, para aquelas pessoas com verdadeiro senso crítico e que sabem apreciar um bom trabalho é algo interessante de se conhecer.
    Nem é preciso acompanhar as séries pra achar isso legal. Conheço muita gente que curte cosplay sem curtir animes. =)


    Agora sobre o post...é o que eu digo: que país é esse? Aqui, ser ladrão, assassino, estuprador, sequestradores, meliantes e etc é a melhor "profissão" que existe. As leis do Brasil são falhas, o sistema carcerário é uma palhaçada e a população em sua maioria é imbecil de ficar apoiando o crime.

    É uma vergonha dizer que sou brasileira....

    Acho que isso só mudaria se a lei mudasse e o povo apoiasse medidas extremas.

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. É revoltante a impunidade e as diferenças de tratamento entre as pessoas de diversas classes sociais né Chengão?
    Seu post foi perfeito amigão, e sabe, eu já cansei dessa imunidade que os ladrôes principalmente os de colarinho brando tem! Uma vergonha para o nosso país e povo!
    Um abração!

    ResponderExcluir
  11. Oi Paulo, obrigada pelo comentário por lá.
    A Oficina com as crianças foi um episódio muito importante na minha vida, e poderá continuar, vamos ver.
    Quanto ao eu post, bem: "de poder ao homem e você vai descobrir quem ele é", não sei exatamente de quem é essa frase, mas creio corretíssima!
    Sei de minha condutas cristãs e éticas, mas nuita gente parece que esqueceu!
    Grande abraço, meu amigo de fé!

    Humoremconto
    http://anaceceiliaromeu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. E´Paulão, muita impunidade no pais do futebol, muita gente ainda sentindo fome e muito bolsa familia indo pro estomago de quem tem condiçoes até demais. Um governo que tem uma extrutura doente forjada ainda na epoca monarquica do Brasil. Estava lendo sobre A Espiral do cinismo" e não acredito piamente que o nosso pais ta tão de boa como fala a midia ai !


    aBraço velhão !

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que cassetada a frase da mulher da foto... muito bom...

    ResponderExcluir
  14. Nossa. toda essa injustiça, essa desigualdade enorme me irrita.:/
    algumas pessoas com muito, e outras passando fome. o que mais me faz kerer matar esse povo, é o tanto que eles gastam com futebol e tantas outras coisas. o esporte é importante? sim ! mas não mais importante que a educação :@
    Parabéns pelo Blog Paulo ^^
    :*

    http://chooseelas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Pois é, esse é o Brasil que é controlado por quem tem o poder financeiro nas mãos. Justiça cega, que só dá razão para o rico.
    Paulo de verdade espero que nosso país mude, ai sim seremos conhecidos como uma grande potencia.

    Comente o meu blog tbm...

    Leandro
    www.emquestao.org
    comente!

    ResponderExcluir
  16. ninguém faz passeata por justiça, segurança, saúde e educação assim como fazem para liberação da maconha ou do casamento gay... nada contra, mas acredito que existem outras prioridades para a sociedade.

    retribuindo o comentário... ahhhh reparando direito no vídeo verá que teve vários lances em que não consegui fazer o gol... qdo a molecada ve a camera é q não amacia msm... ninguém quer tomar drible e ir parar no youtube ;)

    vlw fera... visite sempre e parabéns pelo blog

    equipe mikael moraes
    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.