terça-feira, 19 de julho de 2011

A Fazenda 4: imbecilidade e exibicionismo

Nação brasileira preparem seus sacos, vai começar mais uma temporada da entediante e sensacionalista: a Fazenda. O programa, nos moldes do medíocre Big Shit Brasil, da Globo, só difere pelo fato de os participantes serem famosos: cantores, atores, atletas, celebridades e afins.

Essa fórmula que não é nova, faz muito sucesso para o público brasileiro, pelo menos para aqueles que perdem seu precioso tempo em frente da TV assistindo novelas e coisas do tipo. O programa traz na sua esteira os ingredientes que o povão adora, intrigas, fofocas, discussões, exibicionismo e muita fuleragem.

Até hoje me pergunto o porquê desse tipo de programa conseguir angariar tantos fãs e obter picos elevadíssimos de audiência. Tenho minhas próprias conclusões, mas para você que está lendo essa matéria pode discordar, e até respeito, ok? Então vamos lá. Bem, a meu ver, o Brasil é um país onde a educação pública é de péssima qualidade, uma porcaria sem eficácia, o incentivo à leitura de bons livros quase inexiste, devido a isso, a população não aprofunda um senso apurado de cultura, e quem não absorve seu tempo livre com uma boa leitura, boa música, atividades sadias, esporte ou algo realmente proveitoso e lúdico, então tende a absorver acriticamente programas de baixa qualidade como A Fazenda e coisas do tipo, onde não acrescenta nada e só fazem as pessoas gravitarem na orbita de artistas vazios e sem conteúdo nenhum para passar.

Alguns alegam que esse tipo de programa é algo puramente psicológico, onde se agrupa várias pessoas com culturas, temperamentos, percepções, níveis de escolaridades distintos se relacionando e convivendo num mesmo ambiente. Até seria bom nesse aspecto, mas nesse contexto da Fazenda não, pois a proposta ganha outros contornos, fora a falta de privacidade onde dezenas de câmeras espalhadas pela casa transmitindo tudo ao vivo para o Brasil e o mundo, está em jogo a bagatela de 2 milhões de reais, e por esse dinheiro todo, os egos inflamam, a cobiça rola solta, o exibicionismo aflora, a dissimulação e a hipocrisia reinam soberana, e o verdadeiro foco não é simplesmente se relacionar e extrair experiências duradouras para o resto da vida, mas jogar bem até o final para sobrepujar o restante na esperança de sair milionário.

Esse é A Fazenda, um programa imbecil que não acrescenta nada de bom para ninguém, e só faz massagear o sentimento voyeur da população, onde torcem para que haja desentendimentos e dissensões para que o entretenimento seja total.  I HATE IT!!!

Paulo Cheng

17 comentários:

  1. Paulo, faz tempo que não acompanho ou assisto quase nada na TV aberta justamente por causa dessa degradação.

    Atualmente até os programas mais sérios tornaram-se repetitivos (quem ainda aguenta assistir ao Globo repórter falando de animais?) ou apelativos (Profissão repórter mostrando putaria, quando há assuntos mais interessantes; jornalistas e pseudo-jornalista transformando desgraça em acontecimento). As novelas parecem ter perdido a fórmula e os realitys seguem a linha 'qualidade nula'. Complicado, né?

    Salvam-se apenas alguns filmes. Eu disse alguns...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo!
    Na minha opinião esses tipos de programas fazem tanto sucesso por que simplesmente, faz parte da natureza do ser humano querer saber como é a vida dos outros, muitos negam que não fazem isso, mas isso é natural, mas o simples fato de encarar uma pessoa por mais de 30 segundos já quer dizer que você já está prestando atenção no que a outra pessoa está fazendo :/

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Boa postagem Chengão! Tudo verdade o que vc falou... Esses programinhas baratos e sem criatividade enchem o saco mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Paulo Cheng concordo com vc em quase tudo... só vou discordar de uma coisa, essa historia de achar que quem gosta desse tipo de programa é povo que teve pouca educação e que não sabe apreciar bons livros e tal não é verdade, vim de uma família pobre, e pobre mesmo de passar fome e morar na rua, por falta de vergonha na cara do Jayme (meu pai), eu estudei até a 5ª serie e tenho muita vontade de voltar a estudar e vou voltar e me formar em enfermeira ou professora do infantil, não costumo ler muito, leio aquilo que gosto e muito raramente, adoro boa musica e musica ruim tbm, mais isso não me impede de achar esses programas umas porcarias que usa pessoas bobas a submeterem a ganhar um dinheirinho qualquer, sim pra mim qualquer, dinheiro nenhum neste mundo paga minha dignidade e eu tenho muito!!
    Tirando este seu erro de conceito o resto estou contigo e não abro... rsrsrsrsrs... Beijos e LUZ!!

    ResponderExcluir
  5. Esses tipos de programas claramente debocham da nossa inteligência!
    mas eles continuam por que existe público para alimentar esses espetáculos deprimentes.

    ResponderExcluir
  6. Oi Paulo, tudo bem?
    A situação da TV aberta no Brasil está tão complicada que acho que vou sugerir para esse reality da Fazenda, o Ganso, o Pato e até o Frango do Júlio César, até porque eles ficariam mais adequados nesse programa que na Seleção Brasileira!!! rsrsrs
    Grande abraço, amigo!

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Coisa deprimente,é triste esse tipo
    de programa.Aquele que se submete é
    por dinheiro,pura e simplismente,e
    ficam dando declaração do tipo
    "inteligente".E aquele que assiste
    muitas vezes é por falta de opção.mas um dia quem sabe o povo muda os seus conceitos e teremos um novo país.Fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  8. É, amigo, pensei o mesmo quando vi minha time line repleta de referências a esse programete. Infelizmente a cultura, a educação, o senso crítico são deixados de lado em função de uma política do panis et circencis que quer o povo ignorante e cultuando futilidades.

    ResponderExcluir
  9. Fala Paulo,
    Esse programa, assim como o BBB, é o verdadeiro esgoto da TV brasileira. As pessoas se entregam à uma atividade duvidosa na intenção do programa. Nada disso serve de exemplo. Afinal, o que rola dentro desses programas? Patifaria, traições, falsidades e evidentemente a bundologia em ação.
    Tudo pelo $$$$ da audiência.
    Ótimo texto seu.
    Abraço e bom dia.

    ResponderExcluir
  10. O problema é q td mundo fala q é um programa inutil mas não adianta.
    Quem assiste essas coisas está muito além do alcance de palavras, já teve o cerebro dominado pelo apelo sensacionalista da TV de hj.
    Abç Paulo ;D

    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Boa Paulo!
    Esses programas além de não contribuírem em nada com a nossa sociedade, consegue de forma covarde ajudar a alienar crianças e jovens, o que é muito perigoso.

    Em uma sociedade que tem preguiça de ler...

    Abraços Flávio.
    http://www.shitnessbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Caro Paulo, concordo com tudo o que vc falou ai nesse excelente texto, e ainda acrescento mais, não só aqueles que tem pouco estudo e não são amantes de uma boa leitura, mas até pessoas de nível superior que sucumbem ante essa alienação que a mídia empurra goela abaixo da sociedade. Verdadeiro lixo televisivo que só faz atrofiar o senso crítico das pessoas. São esse tipo de gente que assiste uma bosta dessas que vota num Tiritica da vida para nos representar no Congresso.

    Ótimo texto meu amigo.

    ResponderExcluir
  13. Li tudo, pura verdade e completando o que você ressaltou, 1 milhão pra expor a vida da pessoa, famosa ou não, é muito, muito pouco. Ela ganha dinheiro, mas perde a reputação. E nós que assistimos pagamos pra ver coisas que não edifica nada dentro do nosso consciente, só destrói.
    Interessante seu blog.
    Se tiver interesse em seguir o meu:
    http://gostosemdesgosto.blogspot.com/
    Abraços. ;]

    ResponderExcluir
  14. Rsrsrs... Ok Paulo, eu concordo com vc, em numero gênero e grau, estou fazendo com que meus filhos sejam que nem eu, ou ao menos parecidos, não quero minhas filhas alienadas e nem meu filho achando que mulher é só peito e bunda, pois é isso que esses programas mostram...
    E pode sim assistir o filme, eu só não recomendo... rsrsrsrsrs... Valeu pela visita, sou fã do seu Blog e foi uma honra te-lo recebido no meu cantinho!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Chengão!

    Concordo sobre esses realitty show serem o lixo da tv brasleira..mas o povo incentiva isso porque o povo também é lixo e gosta de ver barraco.
    Tem pessoas que acompanham esses realitty shows e são pessoas legais e inteligentes mas a grande maioria é pessoa ignorante mesmo.
    Nossa, feliz dia do amigo atrasado!
    Eu também ia deixar passar batido até que alguem mencionasse rs. Opa, sugestão anorada1 Aos poucos irei postando sessões exclusivas de meus cdosplays =) . Quem sabe um dia você e sua esposa não vem conhecer um evento desses aqui em SP? Sei que existe em Recife sim, mas são menos divulgados.
    bjs
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Também nao gosto desses programas, acho de um mal gosto daqueles, mas há quem adore e nao perca nenhum dia!!!!!
    Um lamento, com certeza!


    Abraco!

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pela homenagem Chengão...quanto a fazendo, eu nunca assisti e sou suspeito pra dizer, mas reality show pra mim é novela ao vivo !

    abraço !

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.