domingo, 31 de julho de 2011

Jovens: o futuro da nação!?

O Brasil é o país do futuro, como disse Renato Russo, grande poeta intelectual brasileiro, o qual, já há 25 anos, não se conformava com a atitude do país, e ironizava dizendo que o Brasil era o país do futuro, chegando ao primeiro mundo, acabando com a fome, sistema de saúde exemplar, etc. Mas passaram-se os anos, e esta frase de Renato Russo, é atualíssimo, o país declina-se ao abismo em termos culturais, valores invertidos, injustiças, e mais do que nunca se impera a corrupção no Brasil.
Hoje vemos uma sociedade passiva, onde não se contesta nada, se aceita tudo. Assistimos em 64 à revolução estudantil, em 84 as diretas já, em 92 os caras pintadas (minha geração) que expulsou um Presidente, Fernando Collor, enfim, hoje vemos uma sociedade e a nova geração completamente apática, indiferente ao que acontece no País, politicamente, socialmente, etc.


Assistimos uma geração que aceita ser manipulada pela TV, internet, e outros veículos, que deveriam acrescentar como a música, mas somos violentados pelo funk carioca, que prega a prostituição, e uso descarado de entorpecentes. Somos obrigados, a aceitar leis que beneficiam bandidos, assassinos e condena trabalhadores, como exemplo: deixar de pagar pensão, pais que ficam presos; mas somos obrigados a aceitar um “bacana da alta sociedade” paulistana, pegar seu Porsch, e dirigir a 150 km /h e assassinar uma trabalhadora, e depois pagar uma fiança e sair pela porta da frente da delegacia , como se tivesse atropelado um cachorro, mas será que se fosse um cachorro a sociedade protetora dos animais, não cairiam de pau?

Desesperador, é saber que deputados tiram recessos e mais recessos, têm aumento estrondoso de salário, verdadeiros “caras-de-pau”, e não mexem nas leis para punir e reprimir, quem realmente burla as leis. É lamentável não obter reação alguma da nova geração brasileira, que se preocupa, cada vez mais, com o “botox”, com o silicone, com plástica, com a competição, para ver quem faz mais tempo de academia, ou para saber quem tem o carro mais possante e mais luxuoso, assim é a nova geração.

Não conseguimos ter esperanças de melhora, infelizmente essa apatia, parece um vírus que se alastra, a futilidade tomou conta dos jovens brasileiros, que permanecem inertes. A tecnologia virou o sonho de consumo da juventude, hoje, o mais importante para os jovens não é saber como ele pode contribuir para que o mundo seja parcialmente mudado ou transformado, mas é conseguir comprar um celular de última geração, um tablet, estar com várias contas nas redes sociais, twittar, curtir baladas, fazer uma tatoo legal, colocar um piercing irado, enfim, as prioridades da juventude mudaram muito.

Assistimos, atônitos, uma juventude vazia, sem propósitos bem delineados, sem sonhos e metas humanísticas, sem engajamento em causas sociais e/ou ambientais, assistimos a uma juventude que só consegue enxergar para o seu próprio umbigo. Vemos um país que, durante séculos de estagnação, fome, miséria e roubalheira, começar a dar alguns passos em direção à estabilidade e a uma condição social e econômica um pouco melhor, mas em detrimento disto, cresce uma juventude que não promete muitas lutas em causas sociais. O ímpeto da juventude já foi protagonista de revoluções e vitórias em todas as sociedades em tempos distintos, até a Bíblia, a Palavra de Deus exalta a intrepidez dos jovens “... Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.”1 João, 2:14.

Esperamos (eu e o Rodrigo), que os nossos prognósticos estejam errados e esta geração e a próxima possa acordar dessa letargia e começar a lutar por um país melhor, por uma sociedade mais justa, lutando pelo bem-estar de nosso próximo, falando de Deus para aqueles que estão em trevas, enfim, exercendo seu papel de jovem nessa sociedade que carece de referenciais.

Texto feito em conjunto por Rodrigo Waishaupt e Paulo Cheng

Paulo Cheng


16 comentários:

  1. Olá galera, esse foi um texto que meu amigo Rodrigo Waishaupt de São Paulo me mando pro meu Orkut e pediu para acrescentar algo e postar aqui no site, e foi um texto muito legal dele, só fiz completar os últimos dois parágrafos, é a primeira parceria de texto que realizo, e outras virão por ai.

    Valeu Rodrigo, o espaço é seu, e estou aberto a parceria com meus amigos blogueiros também, beleza?

    ResponderExcluir
  2. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Excelente texto, concordo com tudo o que foi exposto ai, e carecemos de referenciais mesmo, como está diferente essa sociedade de hoje, e em especial os jovens, são inertes em relação a causas sociais e afins. E acho, sem querer ser pessimista, que as próximas gerações trilharão a mesma senda, espero estar errado.

    Um bom domingo para vocês.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto de vocês e eu também só posso esperar que as coisas mudem pra bem melhor, claro!!! abração, chica

    ResponderExcluir
  4. Todas essas injustiças terão fim no Dia do Juízo. E digo mais: precisamos da mobilização não só dos jovens, como da sociedade brasileira em geral, que tem que se unir contra esses problemas que afetam e denigrem a imagem do País.

    autordesobrenome.blogspot.com

    jornalismoemfoco.blogspot.com

    nosbastidoresdarecord.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tô te seguindo, me segue também:
    amontoadojm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Estou vindo do blog da Chica. Cheguei e estou adorando o seu blog, parabéns!
    Triste realidade, mas triste mesmo é a impunidade no nosso país.
    Um abraço e tenha uma ótima semana

    ResponderExcluir
  7. Olá Paulo!
    Infelizmente a juventude brasileira está decaindo, assim como o resto do Brasil.
    Eu como jovem, posso perceber isso. Ás vezes eu vejo algumas reportagens e documentários sobre o passado do Brasil e fico imaginado... Os jovens fizeram inúmeras coisas para mudar o quadro do Brasil no passado, e o que nós estamos fazendo? Simplesmente como foi dito, olhando para nossos umbigos.
    Eu - infelizmente - tenho que admitir, vivo na pior geração... Ninguém se mobiliza a fazer nada, as músicas estão cada vez piores - pelo menos as brasileiras... - sem falar da nossa política.
    Recentemente fiquei sabendo que as escolas ao redor do mundo ensinam que a Amazônia não faz parte do Brasil e sim do Mundo, como a Antárdida, um pedaço de cada país. Vê se alguém tenta mudar o pensamento desse pessoal? Absolutamente não.

    Vou fazer minha parte pelo menos, quando o Brasil entrar na ruína eu pelo menos não serei um dos milhares de responsáveis por essa proeza... :/

    ResponderExcluir
  8. Caraco Chengão, vc e o Rodrigo fizeram um baita texto, bem escrito, bem elaborado e verdadeiro! Realmente nossa juventude tem que se antenar mais para as coisas do bem e da moral!

    ResponderExcluir
  9. Oi Chengão!


    Sinceramente vemos em uma juventude transviada.
    Tempos atrás eu acreditava que havia excessões..realmente há mas eu, como ainda sou jovem, vejo que estou me tornando uma parte dessa juventude transviada, alienada...

    O problema é que as leis brasileiras para aqueles jovens que passam dos limites são brandas ou inexistentes e isso mais atrapalha do que ajuda.


    Ah que isso, assim como eu disse pro André, eu flao que não sou uma inciclopédia no assunto de animes e afins...tem muita gente por aí que sabe muito mais do que eu. E isso é fato.
    Então eu geralmente baixo esses animes pela internet. Tem vários sites como o AnimeCenter que possui os arquivos legendados por fã e com ótima qualidade. Alguns eu comprei os dvds em eventos e lojas relacionadas que tem aqui em SP...tudo feito por fás, sempre com qualidade.

    Ah que legal! Lembra que eu falei que tinha evento por aí? Quem sabe na próxima vez vc não consiga ir para saber como são esses eventos?
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Paulo, tudo bem?
    Primeiro, que interessante o texto a quatro mãos!
    Pois bem, estamos de qualquer forma, apostando nessa nova geração, que saia da letargia, antes de pensarmos em comparações, se vai ser melhor, pior, que a nossa própria, eu digo, esperança! Nada mais que: esperança!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. EU ATÉ HJ SOU FÃ DO LEGIÃO URBANA.
    ESTOU CONVOCANDO VOCÊ A ACEITAR UM DESAFIO LÁ NO MEU BLOG. PASSE LÁ E CONFIRA.

    ResponderExcluir
  12. Pois é Paulo,um texto a calhar sabe?Lendo vc esses últimos tempos,no sábado tive vontade de colocar pra fora um pouco da minha frustração,mas não foi preciso,vc o fez aqui.O proposito do meu blog é "contar" historias e não fazer cronicas ou criticas.E nem tenho capacidade pra isso.Concordo com tudo que vc escreveu.Mas acredito que tenha muitos jovens afim de lutar por ideais e crenças renovadas.O problema é que a mídia manipula o povo brasileiro.Fico de cara quando vejo um bando de mulheres ate homens discutindo sobre as novelas...E vejo uma novela somente com o olhar do autor.E eu os critico muito.Vc falou dia desses no S>O>S casamento.Um excelente programa.As pessoas estão tão desesperadas querendo melhorar que aceitam a ajuda desses programas.As novelas mostram glamour,tendencias de moda,esmalte,maquiagem,discuti sobre homofobia,mas não tem coragem de mostrar o beijo entre gays.Vai me dizer que isso nao é um tipo de preconceito,ja que estão se propondo a falar de um assunto serio?Então não discute tal assunto.Não a moral nos relacionamentos,não a aquele amor entre os casais protagonistas,e isso tudo ta sendo passado pros nossos jovens.A educação na maioria dos lares de classe media pra alta,é assim,como disse a Cassia Kis,"meus filhos são reis e rainhas" e são tratados como tal e aos 16 anos pegam o carro com a autorização do pai e matam como vc citou ai.O que ta faltando Paulo,é menos televisão,menos mídia,mais responsabilidades,deveres,e principalmente respeito na criação dessa nova geração que vem vindo ai.E isso cabe a nos pais,colocar em pratica.
    Pronto,fiz um post no teu blog.
    Boa semana,
    bjka

    ResponderExcluir
  13. AS FOTOS DO DESAFIO VC TEM QUE COLOCAR NO SEU BLOG MESMO CHENG. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom esse texto, atual, profundo e um recado urgente para a juventude de hoje, infelizmente nossos jovens e a sociedade como um todo têm estado muito apática com os acontecimentos de nossa nação. Espero que os jovens possam manisfestar sua indignação contra todas as mazelas que têm afundado nosso Brasil.

    Gostei da parceria, não conhecia esse Rodrigo, mas escreve bem, parabéns aos dois.

    Rodrigo Crispim - Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  15. Paulo,

    Vc pode colocar textos longos no VIMEO , algumas funcionalidades são pagas, mas de resto é grátis.

    Abs

    Danilo

    ResponderExcluir
  16. Atualmente vivemos em um mundo onde as pessoas e os jovens (principalmente) dispõem de um número sem fim de recursos para aprendizagem e aprimoramento pessoal; tudo muito diferente da época em que cresceram nossos pais. E o que eles fazem disso? Nada,ou quase nada.Fazem uso indevido de tudo que poderia ser revertido em seu proveito; empregam tempo com banalidades e futilidades, quando deveriam buscar cultura; enveredam por causas vãs, quando poderiam defender aquilo que é realmente válido...

    Tenho medo das futuras gerações e vergonha (infelizmente) de admitir isso.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.