sexta-feira, 15 de julho de 2011

Os 3 melhores discos desta banda/artista (pt. 3)

Guilherme Arantes é um dos artistas mais injustiçados da música brasileira. Começou cedo, ótimo tecladista, bela voz, excepcional compositor, gravou clássicos com apenas 16 anos. Montou a banda Moto Perpetuo no início dos anos 70 e só gravou um disco homônimo. Já em 1976 gravou seu debut solo, o disco Guilherme Arantes, e até 1980 ele gravou 7 discos, que acho o melhor de sua carreira e um dos melhores trabalhos já feitos na MPB. No início de sua carreira, sua música era marcada por um ar juvenil, rebelde, letras agudas e contestadoras sobre o sistema e a juventude, e tinha também a tradicional veia romântica que o acompanhou por toda a sua carreira. Depois da década de 80 até os dias atuais, ele ficou marcado por ser um cantor de musicas românticas, com esporádicos hits radiofônicos e, infelizmente todo o seu trabalho visceral feito nos anos 70 ou é rejeitado ou desconhecido pelo grande público.

Os 3 discos que vou sugerir aqui é para mim alguns dos melhores discos já feitos na MPB como um todo. Primeiro cito o disco de estréia do Guilherme solo, gravado em 1976, que se chama “Guilherme Arantes”, o segundo é um disco gravado em 1977 chamado “Ronda Noturna” e por último o excelente e brilhante “A cara e a coragem”, de 1978. São discos essenciais e merecem estar em nossa coleção. Abaixo posto uma música de cada disco para vocês sentirem o clima, Guilherme era o “cara” nos anos 70. Abração à todos.

Paulo Cheng


 
Guilherme Arantes 1976

Ronda Noturna 1977


A cara e a coragem 1978






15 comentários:

  1. Paulo, conheço essa fase do Guilherme e acho muito diferente do que ele fez nos anos 80 em diante. E acho também que esse periodo ninguém conhece e realmente é o melhor de sua carreira, mas ele fez também algumas coisas bem legais nos anos 80. É um dos melhores artistas da música brasileira. Ótima escolha.

    Rodrigo Crispim - Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  2. Fala Paulo,
    Realmente o grande trabalho do Guilherme Arantes está nos anos 70 e um pouco dos Anos 80, onde ele caiu um pouco na mediocridade geral da MPB naquela época.
    É um trabalho que sempre merece ser conferido e foi bom você resgatar no seu blog um pouco da carreira desse artista.
    Abraço e ótima sexta feira.

    ResponderExcluir
  3. Sugiro vcs correrem atrás desses discos, são maravilhosos e vale à pena a audição deles.

    ResponderExcluir
  4. Uma vez eu tive um sonho de que o Doutor Destino (inimigo do quarteto fantástico) tinha me prendido na masmorra do seu castelo e estava me torturando, e para a tortura ficar pior ele colocava músicas do Guilherme Arantes, puxa que sonho terrível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Paulo, tudo bem?
    Me lembro da música "Amanhã" do álbum do Dancing Days Nacional rsrsrs Putz! Tô ficando velha! Tu já era nascido? No demais, não conheço muito o trabalho dele, fora na época do Planeta Água. Nunca curti muito a voz dele, mas as músicas, as poucas que eu conheço, são muito boas!
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Caramba André, não sabia que Guilherme era um pesadelo pra ti, kkk, mas tá valendo.

    Cissa, essa época do Dancing Days já tinha uns 7 anos, era muleke e essa fase dele dos anos 70 é a melhor dele, porém desconhecida do público que só o vê como compositor de babas melódicas nos anos 80.

    ResponderExcluir
  7. SOU DA DÉCADA DE 80, E O GUILHERME ARANTES E MAIS UM MONTE DE BONS CANTORES E COMPOSITORES FICOU NA MEMÓRIA, OU NO ESQUECIMENTO.

    TENHO SAUDADES DAQUELA ÉPOCA EM QUE AS MÚSICAS TINHAM CONTEÚDO. HJ É TUDO UM LIXO.

    TEM POSTAGEM NOVA NO BLOG. PASSA LÁ.
    http://ozeladorfiel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Chengão!

    Confesso, não conhecia esse músico..que vergonha confessar isso..

    Nossa, eu não tenho tempo para procurar tais filmes em sebos até porque não tenho mais VHS. Baixo tudo pela net..dá pra achar cada raridade!
    Tirando os antigos eu recomendo que você asista o Deixa Ela Entrar. Sei que você é o tipo de pessoa que saberá apreciar essa obra sublime. o/
    bjs
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei, boa seleção!

    Beijos



    http://joycebc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Realmente é um excelente cantor, minha mãe tinha um disco dele e ouvia poucas vezes, mais eu me lembro que eu gostava de ouvir... Gostei... Bjs

    ResponderExcluir
  11. Confesso que conheço muito pouco do Guilherme Arantes, mas teu posto me despertou a curiosidade de ouvir mais de sua obra...
    Parabéns pelo Blog! Continue postando!
    .
    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Paulo, Guilherme Arantes além de tudo é um maravilhoso músico. Mais o Guilherme Arantes é só um dos muitos que estão esquecidos pela mídia. As razões são as mais diversas. Eu sempre gostei e admirei o trabalho dele. Muito bom você fazer essa publicação sobre o artistas. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Chengão!
    Tudo blz?
    Claro que eu sei o que sãosebos rs..mas me surpreendi de você ter achado dvds desses

    clássicos..eu sempre encontro pela web, baixo e gravo. Não tenho tempo para ir pesquisarnos

    sebos...se bem que achei cada livro bom lá...consegui achar uns bem raros por 10 reais!
    Olha eu não tenho um link específico para baixar filmes...uso o google jogo o nome do filme

    para rmvb download e fica caçando rs...
    bjs
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Boa lembrança Paulo!
    Guilherme Arantes é um músico de mão cheia e seu trabalho nos anos 70 realmente é desconhecido do grande público que só consome aquelas músicas no famoso esquema do jaba. Pena!

    Boa seleção! Abraços.


    Abraços, Flávio.
    http://www.shitnessbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Excelente post, sou fã do Guilherme e possuo os três álbuns em questão dentre outros mais; o primeiro ainda em catálogo da Som Livre em CD remasterizado é facilmente encontrado nas lojas, totalmente rock, salvo umas duas mais romanticas, porém imperdíveis; o "Ronda Noturna" é mais complicado, pois na época do lançamento Guilherme se desentendeu com a gravadora e ele foi recolhido pela Som Livre das lojas e jamais relançado; pelo menos houve o bom censo de "Amanhã", faixa do disco entrar na trilha da novela "Dancin Days" no ano seguinte; possuo em LP e ele trás outras faixas também muito boas como "Baile de Mascaras" por exemplo; o "A cara e a coragem" também é encontrado facilmente em CD, recentemente voltou a catálogo em álbum duplo com o de 1982 conhecido na época por "Hortelã" ou "Lance Legal", melhor comprar esse duplo e também ter belas canções como "O melhor vai começar", "O amor nascer", "Todo mês de maio na maior", vale a pena. Abraços!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.