quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Maturidade:item imprescindível para o bom viver

A vida é maravilhosa, viver é sem dúvida uma dádiva de Deus, viver bem é melhor ainda. Porém, para se viver bem é necessário não só conforto financeiro, mas assumir algumas posturas e atitudes maduras e humanas para fazer frente a situações e experiências que sobrevêm em nossas vidas.


A vida e repleta de situações adversas. As contingências são muitas vezes inevitáveis, não podemos controlar as variáveis que permeiam nossos caminhos, muitas vezes sinuosos que temos que trilhar. Momentos bons e desagradáveis nos surpreendem e, abruptamente, mudam as nossas vidas num piscar de olhos. Ninguém consegue transitar por essa existência incólume aos problemas, às situações contrárias. Ter maturidade para lidar com os problemas é algo que muitas vezes as pessoas não adquirem em pouco tempo, às vezes leva-se anos e décadas para conseguir, se conseguir.

Cada pessoa tem uma característica para enfrentar uma situação ou problema, há aquelas que não têm uma certa maturidade e tem dificuldades para resolver algumas  situações, que podem até parecerem simples para outras. Essas pessoas agem de forma infantil, murmuram contra tudo e todos, não encaram a situação de frente e por mais que o tempo passe, continuam adotando a mesma postura pueril e covarde ante as dificuldades, se escondendo e não encarando de forma adulta, resultado, continuam a serem eternas crianças.

Pessoas imaturas são complicadas para se conviver, são como crianças que você tem que ter paciência e não contrariar para não ferir suscetibilidades, por mais que a gente tente ajudá-las, continuam se apoiando nos outros e assumindo uma postura defensiva frente à vida. Obter maturidade é algo que além de tempo requer coragem, abnegação e humildade. Não tentar ser o centro do universo e não tentar fazer que as pessoas gravitem em torno de sua órbita.

Todos somos imaturos em alguma situação ou em determinado momento de nossas vidas. Ninguém é totalmente sábio, sempre tem algo a aprender. Convivo com inúmeras pessoas e determinadas ações ou posturas delas me causam espanto e indignação por não terem um mínimo de maturidade para superarem. Um belo exemplo foi quando eu me casei há dois anos atrás, quem já se casou sabe que esse tipo de festividade se gasta uma fortuna, e por mais que eu reduzisse o número somente para os familiares e os mais chegados, ainda sim gastei horrores. Diante disso, algumas pessoas que ainda gosto e estimo, depois que soube que eu tinha casado e não os tinha convidados, simplesmente se fecharam, deixaram de falar comigo, me excluíram de seus orkuts e outras meninices, enfim, um tipo de postura imatura inadmissível para um adulto. Não fiquei chateado com elas, mas isso comprova que precisam crescer e enfrentarem a vida com sabedoria e maturidade.

A maturidade é algo que nos faz enfrentar as contingências da vida com a devida sabedoria e faz-nos relacionarmos com os outros de maneira adulta, aceitando seus defeitos e sabendo perdoar e sermos compreensíveis, contudo, essa bendita maturidade é um bem imprescindível para sabermos viver e conviver, e que infelizmente muitas pessoas não alcançarão, mesmo tendo décadas de vivência.

Paulo Cheng

12 comentários:

  1. Mano muito bom Deus continue lhe abençoando e dando cada vez mais maturidade, abração e continuo orando pro ti felicidadess Arthur

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Chengão! Um texto muito lúcido e bemescrito! Parabens meu amigo marélim!
    Ficou legal o seu blog assim o que achou?

    ResponderExcluir
  3. Tema complexo e relativo.

    Muitos realmente jamais chegarão até a tão chamada maturidade; outros talvez a alcancem, porém, nada impede uma regressão.

    Até!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto, Paulo! Pra mim você é incomparável, sou teu fã! Mas, apenas discordo um pouco, com o fato de pessoas não falarem mais contigo, ou te excluírem das redes sociais, acho que isso não é imaturidade e sim futilidade, são pessoas desse tipo que medem o ser humano não pelo que ele é, e sim pelo que ele tem a oferecer, são pessoas interesseiras, malígnas, que usam da amizade como um negócio onde poderão lucrar, e essas pessoas estão por toda parte; igrejas, empresas,faculdades; realmente nunca serão amigas de ninguém,então, infantilidade traz até humor, rimos de uma pessoa que faz "birra", e se comporta como uma criança, e se pensarmos assim, essas pessoas são dignas de pena! E sobre o texto, perfeito, continue assim, a cada dia melhor! Abração!

    ResponderExcluir
  5. Não me resta usar de outra palavra, Paulo, a não ser de cair no comum quando felicitamos alguém pelo êxito em algo ou alguma coisa, PARABÉNS! Belíssimo texto.

    ResponderExcluir
  6. Oi Paulo, tudo bem?
    Todos nós temos nosso tempo. Têm pessoas mais imaturas,outras menos. Mas concordo que somos em algumas situações, inevitavelmente imaturos.
    A vida é um aprendizado, pois sim!
    Ótimo texto, muito bem-escrito, Paulo.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Bom senso e maturidade andam de braços dados. Se tivermos um, temos o outro em nossas vidas! Feliz aquele que desfruta dessas duas dádivas, apesar de que por sermos seres humanos, somos imperfeitos e temos alguns momentos de "branco total" em palavras a ações...
    Excelente texto! Dá o que pensar...

    ResponderExcluir
  8. pois é cada texto é uma aprendizado..uma reflexao para interiorizarmos e revermos algumas mudanças de comportamentos.
    esse texto muito me é familiar,pois ao meu redor lido com varias pessoas,umas mais velhas que eu que por sinal nao tem segurança pra tomar decisoes na vida,sem falar que se isolam do social,daí eu pergunto:como vao se humanizar??
    acabam tendo dificuldade de aprendizado,pois a relaçao social de afeto muito nos ajuda a desenvolver uma maturidade,pois estar ao lado de outros iguais a nós,imediatamente atritam conflitos que nos transporta para o crescimento comportamental,fora isso se nos isolamos tendemos a nos fragilizar e criar uma ideia de que estamos imunes a tudo quando na verdade o sistema de autodesefa fica mais atrofiado.
    sei que a maturidade requer tempo,outras vezes nao,isso vai depender dos fatores adversos e como lidamos com situaçoes dificeis,se entregamos os pontos com desespero ou se somamos a nossa força a nova experiencia vivida.sei que cada pessoa tem seu tempo de crescimento mental e a gente vê nas atitudes...em situaçao boba muitas pessoas se enterram que nem tatu com medo de ser cobrado,enfim sao pessoas que nao aguentam pressao e nao aguentam ouvir um "NÃO",pois ja começam exterminando aquele com uma mente prostituida pelo mal.
    michel

    ResponderExcluir
  9. e essa de as pessoas se chatearem por que nao foram pra o casorio,muitas nao sabem o gastos que dá pra realizar uma festa...e ficam com raiva como se tivessem que carimbar a amizade como um objeto de ingresso a vista...dizendo:"se eu nao fui convidada pra estar ali,entao essa pessoa nao me considera"...pura infantilidade...se fosse assim entao porque quando tem um enterro que chamo muitos pra ir,a maioria se esquivam?
    ah ta,ja entendi...quando é pra festa,se acham no direito de partilhar do convivio,mas quando é pra um enterro,uma visita hospitalar,enfim muitos tiram o corpo fora como se nao pudessem se envolver.
    isso chamo de atrofiamento comportamental,onde exigem muito e quando sao exigidos para marcar presença num ato funebre,acham que nao tem nada haver com o momento de nossas vidas.
    por isso to mais nem aí com essa neura social,jogo a merda no ventilador e pronto.
    michel

    ResponderExcluir
  10. Macedo da Silva, Natal, RN.

    A maturidade é algo que, mesmo em graus maiores ou menores todas as pessoas atingem, é difícil medir a maturidade de alguém, mas concordo com o fato de sermos maduros e imaturos em algums momentos e dependendo da situação. Você escreveu um belo texto, e muito reflexivo, parabéns meu amigo, gosto muito do teu site, não tenho blog, mas sempre estou por aqui conferindo o que você escreve, continue assim.

    ResponderExcluir
  11. Oi Chengão!
    Sabe, eu sou imatura em alguns pontos...mas é uma imaturidade acerca das decisões da minha vida futura, o cmainho a seguir, a profissão e coisas assim.

    Acho que esse tipo de atitude não é tão grave....se comparada com a infatilidade que vc citou de conhecidos seus te excluirem só por casa de um convite..isso não chega a ser nem imaturidade, chega a ser ignorãncia mesmo!

    Ah gostei da nova forma do blog..ficou legal!

    Ah eu ODEIO Crepúsculo..acho que qualquer pessoa de bom senso crítico vai abominar essa obra e suas vertentes...que mantém aquele padrão só para vender. Essa adaptação que citei no artigo é praticamente a mesma linha, só alterando algumas coisas que deixaram um pouco menos pior.
    bjs!!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. É isso mesmo Paulo. Só o tempo traz maturidade suficiente para entender o que é certo ou errado, porém, tem gente que não consegue atingir a maturidade nem mesmo a chegada da idade.
    Existem muitos jovens também que já alcançaram uma maturidade suficiente para dar continuidade a uma vida boa e cada vez mais aprender com o passar do tempo.
    A idade nem sempre é sinal de sabedoria.
    Abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.