sábado, 10 de setembro de 2011

11 de Setembro de 2001: dez anos da intolerância e ódio humano.

Amanhã, dia 11 de setembro, fará dez anos de um evento que assombrou o um mundo, os atentados terroristas nos Estados Unidos e aos prédios do WTC, o Pentágono e à Casa Branca (esse frustrado). Como todos já sabem, cerca de 19 terroristas islâmicos sequestraram quatro aviões e, numa ação kamikaze, causaram uma das cenas mais deploráveis e aterradoras comparadas às da Segunda Guerra Mundial.


Depois do massacre, protagonizado pelos terroristas da Al Qaeda, a reprimenda norte americana foi igualmente mortífera. A invasão ao Iraque e ao Afeganistão em busca do Osama Bin Laden gerou inúmeros abusos aos Direitos Humanos no Oriente Médio, fora a matança indiscriminada de civis pelos soldados Yankees. Desde o dia 11 de setembro de 2001, o mundo, e principalmente os EUA já não são os mesmos. As relações dos Estados Unidos com o resto do mundo tomaram ares de desconfiança, medo, temor e autoritarismo. Entrar e sair da America, sendo um estrangeiro, viraram uma tarefa árdua, que até em alguns momentos, algumas pessoas, de procedência árabe, sofrem algum tipo de preconceito. Mesmo com a morte do Bin Laden este ano, a situação ainda é tensa, e o temor de um iminente ataque ainda permeia o imaginário do povo americano.


Quais foram os reais motivos para aqueles ataques de 2011? As causas são inúmeras. De um lado está uma nação que, mesmo sendo uma potência mundial e um exemplo de “civilização”, sempre tratou com desdém as demais nações e sempre agiu com arrogância e crueldade (lembram de Hiroshima e Nagasaki?), e por outro lado, temos uma minoria radical e rebelde que, em nome de “Ala e Maomé” numa devoção cega,  e numa luta irracional contra o capitalismo ocidental, à menor provocação, são capazes de trucidar a vida de milhares de inocentes como forma de vingança.

Na realidade, o que está no cerne de todo esse ódio, de todas as rusgas e desentendimentos entre a humanidade, diz respeito ao lado espiritual da humanidade, são as trevas espirituais do homem, o homem distante do seu Criador, que faz com que aja como um animal irracional e se matem, mesmo professando uma religião (como sempre digo, religião não é sinônimo de relacionamento e conhecimento de Deus, ser islâmico, católico, espírita, evangélico ou budista, não significa conhecer a Deus, Jesus ou o Santo Espírito, a Trindade Santa HÃO HABITA EM RELIGIÕES!!!). Acontecimentos como aqueles atentados de 2001, mostra o quanto a humanidade ainda está longe de se amar, de ter o devido respeito para com o próximo, e que, qualquer motivo, seja em nome de uma religião, de política, da filosofia, ou étnica, serve de estopim para barbáries,  atrocidades e genocídios.



O mundo ainda não está livre de fatos como os de setembro de 2001, pois leis, tratados, códigos éticos e morais e acordos não impedem atos desumanos e irracionais como estes, pois a natureza humana é má, perversa e corrompida, e religião não muda isto, só um amor que transcende a nossa natureza e nos faz sentir o verdadeiro amor e benevolência para com o próximo que será o responsável para que possamos conviver, coabitar e coexistir como uma verdadeira família, com respeito às diferenças, e amor incondicional para com o nosso próximo, e esse amor não provém de religião, e sim de Deus, de Jesus.

Paulo Cheng   

13 comentários:

  1. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Paulo, acho que vc captou bem a essência dos motivos que levaram a essa tragédia, creio também que, o homem afastado de Deus, tende a cometer os maiores absurdos, mesmo que tenha a religião por trás disso. E até que nós consigamos atingir esse patamar de consideração e amor mútuo, ainda presenciaremos cenas degradáveis como essa. Parabéns, um lindo texto.

    ResponderExcluir
  2. Tudo isso é o DESAMOR que reina solto.... E sabes, acho uma palhaçada essas comemorações programadas por lá pra FESTEJAR essa data.Pra que fazer show com luzes, etc pra lembrar isso?


    Não gostaria de ter perdido um parente ou amigos e depois o país fazer show. Apenas o silêncio valeria, sem luzes e tantos alardes. abraços,chica

    ResponderExcluir
  3. É complicado passar o tempo esperando que a humanidade deixe de cometer atrocidades em nome de Deus. Infelizmente, parece que estamos nesse 'pé': nada se altera e a cada época surge um fanático religioso novo, que se lança em moda e comete esse tipo de delito. Em contra partida, tempos nações que crescem a partir da crença de que as demais nações devem ser diminuídas...

    Cadê a humanidade no meio disso tudo?!

    Até, Paulo!

    ResponderExcluir
  4. Chengão meu irmãozinho marélim, tudo o que se fala sobre o 11 de setembro não é verdade!
    O real motivo de tudo isso ter acontecido se chama PETRÓLEO, o que os E.U.A. fazem de barbaridade no orinte médio financiando milicias, financianos revoltas e guerrilhas para desorganizar governos e poder entrar na corrida pelo petróleo é infinitamente pior do que o Bin Laden fez (o que também foi terrível), mas a gente tem que aprender a ler as entrelinhas e saber quando está sendo manipulado pela mídia!

    Vc é meu irmãozinho marélim mas vc não viu o vídeo da minha penúltima postagem, se você ver você vai entender tudo o que eu estou falando! Caramba até vc com preguiça? Jesus está voltando mesmo... Assite lá pô, é muito importante!

    ResponderExcluir
  5. Chengão cabeção, o texto se chama Agente transformador.

    Desculpe aí véio. Eu entendi sim seu ponto de vista, é que eu estou meio de mal do que a mídia puxa o saco ultimamente, principalmente se for de paises ricos. Eu fico com raiva porque a mídia escolheu os arabes como diabos e os americanos como deuses, só que não é bem assim né?

    ResponderExcluir
  6. Olá Paulo!
    Nossa, eu me lembro quando isso aconteceu, eu tinha 6 anos :/
    Eu vi pela TV as colunas de fumaça engolindo as pessoas... Foi muito triste...

    Praticamente é quase isso. Quem se forma em Técnico de alimentos pode seguir carreira em nutrição. Mas basicamente mexemos com análises e industrialização dos alimentos.
    abração

    ResponderExcluir
  7. Oi Paulo, tudo bem?
    É complicada essa questão, ainda mais quando envolve assuntos religiosos e sabe se lá o que outros interesses escusos... também não gosto do mítica que a mídia faz em cima do "herói norte-americano" quanto ao terrorista muçulmano, ou etc..., porque isso gerou uma paranoia e eles vendem a ideia de que são bonzinhos contra o resto do mundo que é ruim, mal, até os próprios latinos, quando sabemos que muitos deles morreram nesse atentado.
    Bem... não tenho mais nada a dizer que teu excelente texto não tenha dito!
    Abração e ótimo domingo para ti e Michel!

    ResponderExcluir
  8. Olá Paulo, tudo beleza?

    Eu acredito que realmente falta diálogo e respeito pelas diferenças e não estou vendo um lado bom e um mau nessa história. Ambos, Estados Unidos e Oriente Médio, com todas as suas subdivisões, facções e corrente político-religiosas internas, tem culpa neste cartório. Eu também estou cansado dessa cobertura tendenciosa que nosso jornalismo nada imparcial produziu nos últimos dias, com a honrosa exceção da Rede Record que denunciou a reação violenta dos EUA, exatamente como você fez aqui.

    Eu acho que a humanidade está longe de uma convivência harmoniosa, mas também não precisa ser nestes termos sanguinários. Eu espero que interesses econômicos e religiosos não prevaleçam mais e sim a irmandade e a união dos povos desse planeta. Isso é uma utopia, somente até o dia que for colocada em prática. Aí será realidade.

    Grande abraço e um bom domingo. Parabéns pela ótima matéria.

    Almir Ferreira
    Rama na Vimana

    ResponderExcluir
  9. Fala Paulo,
    Sabe o que os americanos querem de verdade com a data de hoje?
    Ganhar dinheiro! Duvida?
    É tão evidente algumas coisas que esse podre capitalismo quer impor nos países, que fica até chato ficar falando sobre isso. Poucos meses antes de completar os 10 anos desse fato que está na história da humanidade, os americanos capturaram e mataram Bin Landen. Fotos? Vídeos? Não! Jogaram o corpo no mar e ninguém fotografou ou filmou. Um belo primeiro capítulo para o que seria o dia da comemoração dos 10 anos. Comemoração sim, é o que eles estão fazendo em busca de grana. Enquanto isso, soldados estão atacando militares e civis em outros países.
    Religião sempre foi motivo de guerra em toda a história da humanidade.
    Abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  10. Neste dia, os holofotes do planeta estarão voltados para a America, e eles, como ninguém, saberão fazer aquela cara de dó, e farão aquele coitadismo que prevaleceu durante esses dez anos, lógico que inúmeras pessoas sofreram e eram inocentes, mas a America já semeou muito ódio, desentendimento e outras mazelas não só no Oriente Médio, mas por aqui também, no Ocidente.

    E o show pirotécnico será realizado no local para o mundo ver, as novas construções que tomarão o lugar do WTC, e os Estados Unidos saindo nessa história como o bom moço, assim como os mocinhos de Hollywood.

    ResponderExcluir
  11. Não entro no mérito de quem é bonzinho e quem é o mal diante das barbaridades que sacudiram a humanidade. No meio dessa discussão, está o povo, sempre vitima inocente do ato inconsequente de seus governantes. Esse sim, de ambos os lados, são vítimas. Esse é o meu ponto de vista. Eu não aceito o terrorismo, o assassinato de milhares de seres humanos, em nome de justificativas que não tem nenhum amparo legal, humano, espiritual ou qualquer outro meio que se possa defender. Os Estados Unidos sempre foram olhados com desconfiança pelo mundo e até com temeridade, isso é fato. Agora, seu povo, essência humana de sua coletividade, não poderia e nem pode ser alvo de nenhum sentimento de ódio ou revolta. Assim também como não se pode da mesma forma ter a mesma visão dos países de origens desses terroristas. Essa é a minha opinião. Paulo, brilhante e excelente publicação meu querido. Parabéns pelo texto. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. O 11 de setembro é uma data que na cabala judaica significa dor e tormento. Ainda lembro ter assistido de uma tv na padaria perto de casa os avioes colidirem nos prédios, e não acreditar no que vejo. Acredito que seja sim , uma estrategia americana, para se apropriar do petroléo do oriente médio. Obrigado pelo otimo comentario na minha pagina Paulo !

    abraço e fica com Deus !

    ResponderExcluir
  13. Disse tudo Paulo... falta amor, amor de verdade... a humanidade anda muito egoísta e individualista, mais acho que tudo isso está na família, a cura pra este mal está na família, mães mais amorosas mais tem que saber dizer não e educar, pais presentes, família estruturada... nossas crianças é nosso futuro... e eu penso tanto nisso... Bjs

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.