segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Agente Transformador


Olha o homem ai: André Mansim
Olá pessoal, tenho o prazer de postar aqui um belíssimo e profundo texto do meu amigo blogueiro, André Mansim, dono do excelente e bem humorado blog Verdades e Bobagens, leiam, comentem e acessem o seu blog.





"Eu sou cristão, mas respeito às religiões e opiniões de todos apesar de acreditar que só Jesus é o verdadeiro caminho, mesmo assim eu consigo enxergar a mão de Deus no Budismo, no Islamismo, no Kardecismo e em quase todas as religiões, só que elas vêm com cargas extras de história, política e costumes de povos e raças que se dividem e divergem aí pelo mundo. 


Mas aqui eu vou falar para a alegria de alguns e raiva de muitos é sobre o que o Cristianismo não está conseguindo entender nos últimos tempos e no mal que ele está fazendo a si mesmo. A separação e divisão dos povos de Deus em subgrupos e castas rigidamente divididas baseadas na interpretação "humana" do que está escrito na Bíblia.
As igrejas evangélicas tem uma coisa que se chama "doutrina" e é baseado nessas doutrinas que seus membros formam essas subdivisõezinhas que devem fazer Deus revirar lá no céu e pensar: - Mas como esse meu povo é orelhudo!
Umas igrejas pregam que o batismo deve ser feito por imersão, ou seja, com a pessoa sendo mergulhado inteiramente num tanque batismal ou em um rio, lagoa, mar desde que seja totalmente mergulhado enquanto outras igrejas fazem o batismo aspergindo água na cabeça do "irmão" porque a água pra eles é somente um símbolo, outras igrejas aceitam todos os batismos desde que sejam feitos em nome do "Pai do Filho e do Espírito Santo", mas muitas igrejas não aceitam esses batismos feitos em outras denominações de jeito nenhum! E se foi feito na Igreja Católica então, mesmo se sabendo que o batismo foi feito da forma certa em nome da santíssima trindade, com o padre falando igualzinho o pastor, não adianta... Essas igrejas abominam esses batismos porque essas igrejas "segundo eles" são idólatras e crêem em santos tanto quanto em Deus ou Jesus...


Aí vem umas igrejas que se aproveitam da situação de desesperança do povo e começam apregoar coisas estranhas como "consultas a ex-mães de santo", vendas de água do rio Jordão, vendas de chave do céu, passar pelo vale do sal, carnê da salvação, carnê da prosperidade e mais um monte de baboseiras e aí seus batismos são aceitos no meio evangélico não radical... Olha só que disparate! Seria isso politicagem? Todos contra o catolicismo? Juntos somos mais fortes?


Mas entre as próprias igrejas evangélicas existem várias divergências onde umas falam em línguas estranhas e outras não aceitam, outras tem o costume de que as mulheres usem véus na cabeça para orar enquanto outras abominam isso, até na forma de cumprimentar umas usam a expressão "paz do senhor! enquanto outras falam que isso é errado e falam "paz de Deus", outras igrejas só tocam hinos e bem baixinho dentro de seus templos enquanto outras "falam mal disso" e tocam até uns rockinhos bem alto. As diferenças entre as doutrinas são enormes, eu até acho que isso pode acontecer quando as pessoas dentro dessa igreja estão fazendo as coisas de bom coração, mas o problema é quando eles querem impor suas doutrinas e abominar sem aceitar e nem sequer tentar entender a doutrina do outro! 


Aqui é que está o xis da questão, será que Deus veio pra dividir o povo assim? Será que ele veio pra impor essas regras rígidas onde alguns podem tudo e outros não admitem nem que suas esposas cortem o cabelo? Será que Deus abençoa e opera milagres numa igreja onde se vende o carnezinho da salvação? Será que Deus colabora com essa máfia? Será que Deus fica contente quando a gente se acha o dono da verdade e não aceita o outro só porque a igreja deles é de uma forma diferente da nossa e depois a gente se associa e aceita doutrinas aproveitadoras... A Igreja deve ser o agente transformador da sociedade mas tem muita gente deturpando e usando o próprio Deus para levar vantagem... Acho que já passou da hora da gente acordar e marcar um encontro com o verdadeiro Deus, aquele que não veio pra separar e sim para unir!"



Obrigado !

Andre L. M.  Mansim

Paulo Cheng

13 comentários:

  1. Maravilhoso esse texto do André que sabe falar grandes verdades e também sabe brincar, tudo na hora certa. Muito bom vê-lo aqui!E na pergunta final, ele encerra com chave de ouro: Temos que procurar aquEle que nos faz bem ao coração e veio pra unir e não separar... abração aos dois, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Já tinha lido esse texto do André, já que estou sempre lá no VeB.
    Ele é mesmo muito talentoso e sabe usar as palavras.
    Abraço Paulo ;D

    ResponderExcluir
  3. Muitas perguntas sem respostas.Não temos como responder.Essas religiões todas foram criadas pelo homem.E todas elas levam a Deus,com teologias e ideias diferentes.
    Mas uma coisa a gente tem certeza,Deus é um só!
    Mandou bem Andre! Parabéns Paulo!
    Boa semana,bjka

    ResponderExcluir
  4. Legal ver o André por aqui!
    Excelente texto!
    Uma das minhas grandes indagações e (por que não?) preocupações é uma: e se Jesus Cristo viesse hoje, a gente o reconheceria ou expulsaria de nossas vidas pensando ser um mendigo ou hippie cabeludão largado?
    Sei lá, acho que falta ao ser humano perceber mais o outro ser humano e ver nele que toda a existência vale a pena!
    Mais amor no mundo, já!

    ResponderExcluir
  5. Eita Chengão, o texto ficou legalzão aqui no seu blogão!!!!

    ResponderExcluir
  6. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Um belo e esclarecedor texto, concordo, mesmo entre um segmento evangélico, há inúmeras discrepâncias no que tange às doutrinas, liturgias, crenças, enfim, é a multiforme graça de Deus atuando na Igreja, como todos nós somos um mundo diferente, acho saudável haver diversas igrejas onde possamos nos sentir bem, mas o importante, mesmo na diversidade, é o que está sendo pregado, se é o puro e genuino Evangelho de Cristo, vale à pena adorarmos ao nosso jeito.

    André, meus parabéns pelo texto, você escreve muito bem, e gostei do teu blog, muito bem humorado.

    ResponderExcluir
  7. Oi Paulo, tudo bem?
    Legal! Oportunizando a mais um amigo o teu espaço. Bacana isso!

    Somos imperfeitos, e dentro dessa imperfeição está aí, o mundo todo imperfeito, mesmo o religioso. Assim,não fica muito difícil acontecerem as diferenças e, principalmente, o desrespeito. Deus é único, mas as formas de professar a fé são inúmeras.

    Grande abraço aos dois!

    PS.: O Dedé até colocou roupa de domingo para sair no teu site! rsrs

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito de ler um pouco teu blog... seu texto é maravilhoso, e de muito bom gosto.
    Estou te seguindo, e convido a conhecer meu blog e seguir-me se gostares .
    Um grande abraço!
    Smareis

    ResponderExcluir
  9. André, um belíssimo texto, e estou preparando, já faz um bom tempo um texto semelhante, só que tive preguiça em finalizar, que discorre sobre o que vem a ser o Evangelho genuino, as igrejas evangélicas, as falsas doutrinas no meio do povo gospel, as aberrações das igrejas neo-pentecostais como a Universal e outras que mercadejam a Palavra de Deus, enfim, como o público aqui é bem heterogêneo, quero mastigar esse assunto para as pessoas entenderem que ser crente, protestante, não é algo de outro mundo, brega, rígido e alucinógeno.

    Parabéns Cabeção pelo maravilhoso texto, valeu.

    ResponderExcluir
  10. Paulo amei o texto do André Mansin, é isso mesmo que ele falou, Deus é união, amor, paz... não tenho uma religião, assim que me apego, mais acredito no amor de Deus e que tudo acontece por que e pra que e que tudo que vai volta, por isso sigo sempre a linha de faça o bem pra recebe-lo de volta... sinceramente o texto diz tudo... parabéns, vou lá fazer uma visita e quem sabe segui-lo, adoro Blogs assim de pessoas que não julgam os outros... Um abarço.

    ResponderExcluir
  11. Paulo, um grande abraço e outro extensivo ao colega blogueiro, André Mansim. Ao mesmo tempo que o parabenizo pela excelente construção do texto. André, respondendo a indagação que você faz num trecho do texto, será que Deus veio para dividir o povo? Estou muito a vontade para comentar, pois não sigo uma religião, tenho afinidade, o que é diferente. A meu ver, a muito tempo que a religião separa o homem, o que deveria ser o contrário. A palavra religião que é oriunda do latim confirma isso. Na minha visão, Cristo nunca pregou nenhuma religião e sim Deus para os homens. A igreja que sigo, está dentro de mim e não fora de mim, nada contra a quem segue uma igreja. Desde que estando em perfeito estado de harmonia satisfatória com seu "EU", ótimo! Não seria loco de tirar sua importância na vida de muitos homens. Há os que necessariamente precisam do amparo delas. Falar de religião é um tema que tenho grande dificuldade, porque entendo que varias são as visões diferentes a respeito desse assunto. Por fim, acrescento aqui, que se a maioria dos evangélicos tiverem a visão que o André aqui expos, como a do paulo, que pude ler em outras oportunidades, irão longe. O campo de visão deles é amplo e irrestrito. Um grande abraço e parabéns pela excelente publicação.

    ResponderExcluir
  12. Oi Chengão!
    Poxa que bacana! Vc já é doador de sangue! Eu não sou (ainda não sei por qual razão rs) mas deve ser ótimo saber que seu pequeno ato pode ter salvado uma vida. Vc disse uma verdade...muitos parecem ter medo de falar do tema porque já remetem ele á morte e etc.

    Agora..o André é um cara que eu admiro muito e que já tenho um carinho enorme! Ele é religioso e eu sou anti-religiosa mas a mente dele é tão legal que eu me sinto á vontade de falar com ele!
    E é assim que eu gosto dos religiosos! De pessoas legais, conscientes, respeitadoras....
    O que ele falou é totalmente verdade.
    Já tive a oportunidade de conhecer muitos evangélicos..e eu acho que eles são muito problemáticos. Não todos, mas sim esses que adoram se gabar de irem pra igreja todos os dias, de cumprir rigorosamente, de dizer que cumprem e seguem a Palavra...porém, esses que mais falam são os piores. Pelo menos nas experiencias que tive das pessoas que conheci, mas lembro de um pastor que conheci e que falava tanto de respeitar a religião alheia mas vivia falando na presença de pessoas que tinham outras religiões (ou não tinham nenhuma) sobre as passagens da bíblia, que as outras crenças não faziam sentido e etc...
    Bancava o bom samaritano correto e na verdade era um oportunista.

    Acho que esses que ficam vangloriando tanto sua fé na verdade são os que mais preconceitos e pré-conceitos teem sobre os outros.

    O André soube explicar muito bem esses abusos do povo que permeiam muitas religiões por aí....


    bjs!
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Paulo,
    Essa interatividade entre os blogueiros é bem interessante, assim como o assunto religião é sempre controverso quando é feito um texto. Concordo em várias partes que o André escreveu. Deus realmente deve estar lá em cima balançando a cabeça pra esquerda e pra direita e pensando, olha só o que foi que criei.
    Amigo, um abraço e ótima quarta feira pra você e família.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.