terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tempo de humanizar-se!


Nesses tempos frenéticos onde estamos correndo tanto, sempre conectados, ávidos pelas informações instantâneas, acho que precisamos sim dar um stop, desligar os computadores, Ipads, Iphones, Tablets, Smartphones, enfim, olharmos ao nosso redor e vermos que há seres humanos que nos circundam e que podem nos proporcionar um prazer maior do que o mundo virtual pode nos dar. Creio pessoal que viramos sim escravos da internet, a grande teia mundial de computadores, e seus respectivos equipamentos eletrônicos nos fizeram reféns de seus atrativos, que, diga-se de passagem, não é ruim, mas dependendo da intensidade de nosso relacionamento com ela, também não pode ser boa.


Vamos tentar não sermos tão escravos da internet, é maravilhoso, mas tem um mundo pulsando ao nosso redor que precisa de nossa interação. Os nossos blogs, sites, e-mails, jogos online, vídeos do Youtube, enfim, podem esperar, o importante rapaziada é tentarmos colocá-los como atores COADJUVANTES em nossas vidas, e não como atores PRINCIPAIS. Zapeando ontem à noite pela web, agora de forma mais moderada do que antes, (galera, eu tava gastando em torno de 3 horas diárias navegando pela web, bicho, é muito tempo!) e me deparei com esse pequeno, mas profundo vídeo que nos incentiva a nos desconectarmos mais com a internet e nos voltarmos um pouco mais para a nossa família, amigos, enfim, pormos em prática o nosso lado humano, achei incrível e agora posto pra vocês verem e meditarem. Abração pra todos.




Paulo Cheng


21 comentários:

  1. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Caro Paulo, esse pequeno texto mexeu muito comigo, também me vejo como um escravo da internet, às vezes prefiro navegar horas na internet ao dar um passeio ou mesmo ler um bom livro ou assistir a um bom filme. A internet é algo maravilhoso, mas é algo que deve ser usado com moderação e bom senso. Gostei muito do vídeo, não tinha visto. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo
    É um ótimo alerta!
    Não podemos nos deixar dominar por nada, pois se isto acontecer ficamos em débito com muitas coisas boas da vida, por exemplo os momentos ao lado de familiares e amigos. Vamos nos cuidar porque o tempo passa rápido demais e tem um mundo lá fora, palpável, nos esperando.
    Abraços, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela postagem Chengão, meu irmãozim marélim, realmente a gente as vezes passa das contas com relação á internet!

    ResponderExcluir
  4. Esse vídeo é lindo e a mensagem profunda e verdadeira... Lindo post! abração,chica

    ResponderExcluir
  5. Que lindo video, é verdade as vezes é bom desconectar e ficar com a família, domingo aqui em casa é sagrado, é o dia todo pra família, já que estão todos reunidos, em tempos de não crise eu entro pela manhã cedo e a tarde quando meus pimpolhos estão na escola, já que fora isso são 3 pra ajudar na lição de escola e ir a reuniões de pais e professores e comprar algo que precisam e cuidar dos meus bichinhos... ter uma vida fora da telinha é algo importante demais para se deixar de lado... Amei o video... Bjs

    ResponderExcluir
  6. Fala Paulo, beleza?

    Cara, esse video que colocou é muito bom, e seu alerta vale para todos nós que passamos muito tempo conectados em aparelhos eletrônicos e esquecemos das pessoas reais a nossa volta. Eu não gosto de pessoas que vivem com a cara enfiada em blackberries, ipods, iphones e todos esses apetrechos. Como bem disse, eles tem que ser coadjuvantes, ferramentas para facilitar a nossa vida, e não para estragá-la.

    Grande abraço,
    Almir Ferreira
    Rama na Vimana

    ResponderExcluir
  7. É... há um tempo atras eu tava quase "desconectando" do mundo real por conta do virtual. Mas cai em mim...graças a Deus!! rsrsrs

    Andei beeeem sumida pelos motivos de sempre, e ainda por cima, me mudei de casa, tudo uma bagunça. Mas tentarei estar mais presente!
    Tem postagem nova, confere lá!
    Beijos*-*
    evesimplesassim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Paulo, muito feliz sua publicação. Embora não percebamos, a internet é o tempo vago que usamos e que poderíamos dedicar a outras coisas. É claro que a internet é importante, mas não deve ser encarada como obrigação imposta aos nossos dias. Bela e oportuna publicação. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá Paulo!
    É, infelizmente muitas pessoas quase morrem se não passar um dia na internet... É bem tenso...
    Temos uma vida e o mundo lá fora é bonito e limitado, vamos aproveitar!
    Isso me fez lembrar uma música de uma banda chamada HotHotMails (banda brasileira com um som maneirinho, meio Daft Punk) que tem uma música chamada Internet Addiction Disorder, que fala bem sobre isso...

    abração

    ResponderExcluir
  10. Perfeito, Paulo! Eu tenho grande preocupação com essa conectividade toda.
    Já cansei de me flagrar, num restaurante almoçando com minha mãe, grudada no internet do celular... bahhhh... além de ser tremenda falta de educação, mantem a gente desconectada do mundo real à nossa volta.
    O que faço? Aos poucos, vou não tentando ligar o pc (pelo menos aos domingos), desligo o celular, ou esqueço dentro da bolsa quando estou passeando com a família. Pequenos gestos, mas que cultiva em mim o hábito de viver fora da rede!

    ResponderExcluir
  11. De certa forma, me vi no filme... rssss... e não gostei de mim ali como atriz...

    ResponderExcluir
  12. Como tudo nessa vida louca que levamos deve ser usado com limitação e cautela, a Internet e outras ferramentas que facilitam nossas vidas, não ficam atrás. Infelizmente muitos perdem essa limitação e acabam criando dependências, tornando-se de fato escravos disso tudo. Triste isso, né?! Muitas vezes me pego questionando onde acaba o humano e começa a máquina...

    Excelente, Paulo! Até!

    ResponderExcluir
  13. Olá Chengão!

    Olha vou ser a do contra aki mas eu simplesmente não consigo viver sem internet! Sem ela eu não teria tido os amigos que tenho. Não teria o conhecimento e o reconhecimento que tenho. Ela é um dos personagens principais da minha vida sim e não penso em me desconectar.
    Eu acho que o que as pessoas precisam saber é conciliar.
    Tres horas na net? Mas não dá pra fazer nada nesse tempo! Quando estou em casa fico no minimo 6 horas no pc pra conseguir fazer tudo mas ainda fica um monte de coisa pendente!
    Sabe eu já não acho mais os filmes antigos toscos não. Vejo de forma artistica e tomo como base a época em que foi produzido...claro que não dá pra comparar com filmes atuais porém se pensarmos na época em que foi visto e assistirmos como se fôssemos pessoas daquela época, podemos ficar deslumbrados. E olha que o Nosferatu, auge do cinema mudo alemão dá muito mais medo do que muito filme atual!
    Ah no sebo mesmo eu só vou atrás de livros.os filmes eu descolo pela web...na net não é dificil de achar =) Por falar em sebo fui esses dias em um e encontrei o livro das Cronicas Vampirescas de Anne Rice que faltava para minha coleçao! Um achado barato e bem conservado!
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Muito legal Paulo!
    Nem só de internet vive o homem né ;D
    É bom lembrar disso.
    Grande abraço ;D

    ResponderExcluir
  15. Oi Paulo, tudo bem?
    Eeeeta assuntinho complicado! A verdade, é que quando trabalhamos no computador, que é meu caso, temos que escrever, e ainda dar conta de um blog, responder comentários (coisa que decidi fazer, seeempre responderei a todos comentários), e ainda frequentar os blogs de amigos (e alguns decidi não perder nunca, ou tentar não perder, nenhum post), fica complicado não usar o computador e gastar hoooras com isso.
    Tenho filha pequena e tenho que moderar, quando é feriado, final de semana, mas em dias "normais" preciso tocar as tarefas, não tenho escolha!
    Excelente artigo teu e vídeo também.

    E quero também deixar claro a ti, que se, em algum dia eu não vier comentar em algum post, é porque eu estava doente, com computador estragado, tinha visita em casa, qualquer obstáculo, se não virei!
    Abração e ótima semana para ti e a Michel!

    ResponderExcluir
  16. Paulo,
    meu amigo! Sobre o outro assunto... dos pais...

    Claro que lembro do post em homenagem ao teu pai, foi quando o li, que tive a ideia de fazer um para meu pai, me lembro que chorei lendo o teu post!
    Foi muito emocionante.
    E naquele dia, chorando e lendo teu texto, é que decidi fazer uma homenagem ao meu, por tabela foi você que me deu a ideia (!!!), mas decidi postar na data de nascimento, não de falecimento.
    Muito obrigada amigo, por tudo!

    ResponderExcluir
  17. muito bom meu amigo ,gostei da postagem, perdemos tempo com internet e deixamos de ver as coisas belas ao nosso redor, como um desenho de um filho,um passeio com o marido ,falar com amigos pessoalmente,sair,ler,estudar.... inventar uma nova receita essas maravilhas da vida vem sendo roubada por causa da internet,dizem por ai que net è coisa do capirosco.. rsrsrsrs... mas pode ser sim se nos dar brexa a isso, è bom poder encontrar pessoas na net ,amigos,parentes etc... mas viver respirando ela não da não, bjsss meu amgo fica com Deus.
    Sandra Godeffroy.

    ResponderExcluir
  18. Uma postagem bem vinda e oportuna Paulo, é consenso que a Internet é uma ferramenta que, ao meu ver, tem mais prós do que contras, que realmente mudou a forma de como nos relacionamos, mudou as comunicações em geral, mas, como quase tudo na vida, em excesso, e mal usado, tem seu lado nocivo, lógico que tem pessoas que trabalham com um computador, e a internet é imprescindível, mas usando como laser, acho que, diariamente, umas duas horas é mais que o suficiente, basta focarmos no que realmente é necessário, pois mais que isso, perdemos muita coisa aqui fora, e o tempo é um bem precioso, que não há retorno. Gostei muito da tua matéria amigo.

    Rodrigo Crispim - Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  19. Ficarmos presos ao que quer que seja é ruim demais.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  20. Três horas???

    eu já me peguei a gastar até 7 horas, isso mesmo, sete horas em um único dia, no fim de semana, que é quando estou livre e tenho mais tempo... de qualquer forma, tento me controlar e acho importante usarmos a internet com moderação.

    jornalismoemfoco.blogspot.com

    nosbastidoresdarecord.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. É difícil dizer se viramos escravos da internet.
    Prefiro achar que precisamos da internet hoje em dia e não como um vício ou dependência.
    É a atualidade. Antigamente diziam que vivíamos em função do telefone, depois telex, telegrama e assim por diante. É a evolução do tempo.
    Abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.