sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Entrevista com o Radialista e Blogueiro carioca Paulo César

Paulo César
Olá pessoal, mais uma entrevista interessante, agora trago uma pessoa que admiro muito, radialista, blogueiro, o carioca Paulo César, dono do excelente blog DE TUDO UM POUCO, MINHA OPINIÃO. Conheci o PC há pouco tempo, na blogosfera da vida, mas me identifiquei de imediato com ele, um cara centrado, inteligente, versátil, eclético, e um excelente escritor, e não poderia deixar de mostrar um pouco de sua personalidade aqui para compartilhar com vocês. Leiam a entrevista com calma, visitem o seu blog e comentem, desde já agradeço a cada acesso e comentário.




1.    Paulo, antes de tudo, é um prazer te entrevistar. Conte-nos como surgiu o teu blog, De tudo um pouco, minha opinião?
Paulo, para mim, mais que um prazer, é uma honra ser entrevistado por uma grande cabeça pensante da blogosfera. Esse é um dos blogs que mais me inspira a escrever. Te admiro bastante. Paulo acho que acabei trazendo para o blog o que eu já fazia no rádio. Obvio que aqui a forma de comunicação é outra, mas no rádio já fiz de tudo um pouco. A história é longa. O blog surgiu por incentivo de muitos amigos, principalmente amigos da área do jornalismo, que achavam que devia trazer para a internet um pouco do que fazia no rádio. Torcia muito o nariz para essa ideia. Não tinha uma visão muito exata de muitas coisas ligadas à internet e isso não me seduzia. Sempre dizia para eles, que essa coisa de blog era para jornalistas como eles e que meu seguimento na comunicação era outro. Demorou mais eles me convenceram. Criei o blog. O real propósito dele não é ser um blog de notícia. Embora para muitos essa é a impressão que fica. A proposta do blog é discutir a notícia a partir da visão do cidadão e trazer para uma análise comum os temas inerentes a sociedade de uma forma geral. Sempre me inquietou o fato de o cidadão receber uma notícia, seja ela de qual mídia for, com uma opinião já preconcebida. Como cidadão, não posso analisar uma notícia, formar uma opinião sobre ela e discordar ou concordar com a fonte da informação ou com a própria informação? Na realidade o cidadão tem sua posição diante da informação, o que a meu ver, ele não tem ou pouco tem é um espaço para reverberar o seu pensamento sobre ela. Entendo essa necessidade, que como cidadão, era minha também, que nasceu o blog DE TUDO UM POUCO, MINHA OPINIÃO.
2.    Eu vejo o seu blog como um jornal on line, com postagens atuais e diárias, quais os prós e contras em manter um blog com atualizações diárias?
Paulo, se você observar, o blog não é fonte criadora da notícia. As notícias já estão prontas e são frutos das mídias de comunicação. O que o blog faz é reproduzi-las e esmiuçar para a análise de nós cidadãos, que somos repórteres do dia a dia e da vida real. Até há notícias de fonte própria do blog, mas não é uma prática constante. Outro detalhe importante, quando falo em reproduzir uma notícia, não é como muitos, infelizmente fazem, copiam uma notícia em sua integra nos sites especializados e depois colocam em suas páginas, como se o texto fossem seus. Eu reproduzo uma notícia, interpretando para um texto próprio, ou seja, escrito por mim, aquilo que leio nas mais diversas mídias de informação. Como também interpreto em texto próprio, o que acompanho em outras mídias, como rádio ou televisão. A dificuldade em manter um blog atualizado diariamente, não é nada fácil. Esse é um propósito que tenho desde quando resolvi criar o blog. A favor, talvez seja o fato de prender seus leitores ao interesse diário de acompanhar seu blog. É obvio que nem todas as postagens que fazemos desperta o interesse do leitor. Tem uma que ele deve achar o máximo e outras que ele deve até detestar, dependendo do assunto. Faz parte da rotina de qualquer blog, tal situação. Contra, é o fato de nem todo dia você ter o que de interessante ou pense ser interessante para publicar. Definitivamente, não é fácil!
3.    A espiritualidade é algo inerente ao homem, como é o teu relacionamento com Deus, você professa alguma religião?
Paulo, não professo nenhuma religião, embora tenha simpatia por uma, confesso aqui. A minha visão de religião é muito ampla e abrangente e não se resume ao rótulo, me desculpe o termo, dessa ou daquela. Verdadeiramente, Deus está no homem, se ele permitir. Mas reconheço a importância de cada uma delas, apesar de algumas se desviarem de seus propósitos. Deus é tudo para mim, absolutamente.
4.    A poucos dias atrás faleceu Steve Jobs, um dos responsáveis pela popularização da informática, com o advento da internet, a sociedade atual conseguiu evoluir ou não Paulo?
Depende do que agente pode entender como evolução. Evoluímos em um ponto, já em outro, não, e em outro, estamos buscando evolução. Enfim. Vou dar um exemplo, já que você citou Steve Jobs. Tecnologicamente, a sociedade evoluiu bastante. Na medida em que esses avanços tecnológicos aconteciam, obviamente a sociedade também evoluía. No entanto, espiritualmente, ainda estamos muito atrasados, a meu ver. Espero ter dado uma resposta satisfatória a respeito da sua pergunta.
5.    Segundo o seu perfil você foi locutor de rádio e mora no Rio de Janeiro, fale-nos dessa maravilhosa experiência profissional e um pouco da Cidade Maravilhosa.
Paulo, o rádio é maravilhoso. É o mais dinâmico meio de comunicação que existe. Sua resposta é imediata ao fato. Se você perceber, verá que a própria internet reproduz muitas informações oriundas do rádio. Vários são os portais da internet e a própria TV que estão constantemente sintonizadas em emissoras de rádio. Rádio sempre foi meu sonho e morreria feliz hoje, pois sei que poucos na vida têm o privilégio de fazerem aquilo de que gosta. A necessidade, a sobrevivência, nem sempre nos permite fazer o que verdadeiramente gostaríamos. Comecei apresentando programas românticos. Nossa, viajei agora! Depois apresentei os mais variados formatos de programas. Isso depois de ter ralado e adquirido uma certa experiencia. Depois apresentei programas de debates, entrevistas, produção. De tudo um pouco. Até futebol, já narrei na minha vida. Experiencia maravilhosa. Pretendo voltar a fazer rádio, não agora. Mas num futuro breve, acredito que sim. Paulo, quanto ao Rio, não sou bairrista, não, viu. Até porque acho essa coisa de bairrismo uma tremenda imbecilidade. Mas o Rio de Janeiro é uma cidade diferente. Claro que não estou falando que aqui é o paraíso. Como toda cidade grande, as suas mazelas estão aí, expostas a tudo e a todos. Mas pense numa cidade no mundo, com mais de 6 milhões de habitantes dentro dela e mais de 10 milhões na sua região metropolitana que ainda consegue aliar as belezas naturais ao seu concreto. Difícil, não é verdade? O Rio consegue. Aqui, até os engarrafamentos monstruosos de todos os dias são diferentes. Você parado no transito e contemplando as belezas de uma cidade. Eu diria que ser carioca é mais que uma identidade, é um estado de espírito permanente. Fica aqui também o meu conselho à vocês sobre as suas cidades, ame-a de coração e sinta por ela o mesmo encanto que eu sinto pela minha. A sua cidade é a sua identidade, a sua referência, a raiz de sua história. Não importa que ela não signifique nada para os outros, o que importa é o que ela signifique para você.
6.    Vamos agora discorrer sobre Literatura, Música, Filmes, etc. exponha pra nós os teus gostos pessoais, livros, músicas ou bandas e filmes prediletos.
Olha, embora ande há muito tempo afastado dela, a literatura é algo salutar. Gosto muito de romances, biografias, contos, enfim. Não tenho um livro preferido. Quanto à música, duvido possa existir alguém mais eclético que eu. Paulo, sou capaz de ouvir, acredite você e por favor não se espante, nem seus leitores, desde um som brega ao mais clássico gênero musical. MPB (atual e contemporânea), Rock, Samba, música clássica, chorinho, sertanejo, forro, dance, canto gregoriano, música romântica, agitadas, música gospel enfim. Conhece alguém que consiga gostar de tudo isso junto? Duvido, Paulo. Resumindo, eu gosto é de música e não importa nem o ritmo, nem o estilo. Hoje posso está a fim de ouvir uma coisa, amanhã outra, outro dia, uma outra diferente e por aí vai. A única coisa que não me agrada de modo algum é Funck. Não consigo ouvir. O resto, eu digiro bem. Filmes, vejo poucos, pois sou muito exigente. Como você percebeu, não tenho um filme preferido, da mesma forma, banda, livro ou música. Não conseguiria fazer uma lista específica para cada um desses itens, pois é muita coisa boa e não dá para citar uma.
7.    PC, em relação à blogosfera (universo dos blogs), que tipo de blog te atrai mais e quais blogueiros atualmente têm servido como inspiração pra ti?
Paulo, como disse lá no início desse papo, você faz um blog que muito me inspira. E falo isso com toda verdade da alma. Não vou citar outros, porque vou acabar no medo de todo mundo, esquecer alguém. Citei você por está mantendo esse contato mais direto aqui, agora. Mas te asseguro que só sigo blogs que me atraem. Por tanto, poderia dizer que todos que sigo me inspiram de algum modo. Cada um dentro de uma característica própria me passa algum ensinamento.
8.    Você é um homem realizado ou ainda falta muito para lograr êxito nos teus projetos e sonhos pessoais?
No dia que você achar que já realizou tudo, terá perdido a motivação para continuar vivendo. O que devemos é viver realizados, não se sentir realizados, se é que me faço entender.

9.    Paulo vamos agora pra um rápido ping pong com respostas curtas, beleza?

9.  1 Profissão que gostaria de ter seguido: Cantor ou ator. Vivi essa fase de minha vida
9.  2 Se não fosse flamengista, torceria pra quem? Detestaria do futebol.
9.  3  Um sonho ainda não realizado: A realização de um projeto pessoal.
9.  4  Política: Necessária, sem ela é inviável a vida em sociedade. O problema não é a política e sim que a faz.
9. 5  Brasil: O país do futuro, contra tudo e contra todos.
9.  6  Amigos próximos e virtuais: Uma amizade pode ser virtual, mas o sentimento é real, tão verdadeira como se próximo estivesse.
9.  7  Uma personalidade ou pessoa que tem como referência: Mahatma Gandhi.
9.  8  Vida e morte: A morte é uma permanente ilusão para os que ficam. A vida, a grande verdade.
9.  9  Um momento mais feliz e um mais triste em sua vida: O mais feliz, o nascimento da minha sobrinha em 2008. O mais triste, o retorno de um amigo a patria espiritual. Fato que aconteceu nesse ano.
9.  10  Quem é Paulo César? Alguém que ainda acredita na vida, no amor, na verdade e nas pessoas.

10- Paulo, antes de concluirmos essa entrevista, te agradeço por ela, desejo tudo de bom pra tua vida profissional e familiar, que Deus te abençoe muito, e deixa um recado pra o pessoal que está lendo essa entrevista.
Grato Paulo. Não me vejo com nenhuma relevância significativa para despertar num blogueiro de relevado conceito na blogosfera, o desejo de me entrevistar. Estou honradíssimo com o convite que me foi feito e que de pronto aceitei com grande festa na alma. Tudo de bom para você, Paulo, sempre. Muita paz e muita luz. Um beijo no coração de cada leitor ou blogueiro que passa por aqui. Um grande abraço para todos.

Abaixo, alguns vídeos escolhidos por Paulo César.

Paulo Cheng



21 comentários:

  1. Verdadeiramente esse é um blogueiro que vale à pena visitar e comentar. São poucas as pessoas no mundo virtual merecem uma menção em especial. Gosto muito do blog do PC, é uma revista on line, onde diariamente sempre tem algo interessante e bem escrito. Sugiro uma visita em seu blog, e com certeza não vão se arrepender.

    Paulo, desejo pra ti tudo de bom, e que Deus continue te abençoando em teus projetos profissionais, familiares, financeiros etc. um abração e obrigado pela entrevista.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom saber um pouco mais de vc,PC, e ler tuas noticias com teu toque pessoal no blog.Coerente,sensato,do bem,educado,inteligente,o que mais dizer?rsrs...lá no blog,o chamaram até de gato,PC!Aff...não sou quem digo ok?Não me comprometa!!!rsrs
    Ótima entrevista!Penso como vc na questão realização:Não há como ser totalmente realizado ou a vida perderia a graça.
    Parabéns aos dois,entrevistado e entrevistador.
    Um otimo fds pra vcs,bjka

    ResponderExcluir
  3. Eu também adoro o Blog do PC.

    Sempre que posso, * *passo por lá, é esclarecedor*, atual*, e muito bem escrito...
    Tudo de bom, e foi ótimo saber mais dele, já que sou uma fã desse blogueiro.
    ADMIRO O QUE ELE REPRESENTA NESSE MUNDO DA BLOGOSFERA...POR TODA A INFORMAÇÃO QUE PASSA.
    Beijos pra você e pra ele, e um fim de semana com muita paz no coração.
    Obrigada.
    Mery*

    ResponderExcluir
  4. Chengão meu irmaozim marélim, que legal esse PC hein! Esta é a segunda entrevista que vejo dele e confesso que achei ele um cara muito gente fina!
    Valeu pela postagem!

    ResponderExcluir
  5. Oi Paulo, bela entrevista, adoro essas entrevistas, conhecer pessoas novas e novos sites e Blogs, já fui lá da uma olhada e gostei muito, adoro ler noticias, realmente lá tem de tudo um pouco e já coloquei nos meus favoritos.

    Quanto ao meu post e o que vc disse, pode sim me citar, eu realmente fui muito sincera nele, as vezes me assusto com que escrevo, mais como uma amiga nossa incomum falou e sempre fala pra mim (Emiliana) falar pode diminuir a dor e se é pra diminuir a dor, fale mesmo, coloque pra fora.
    Adoro a Emilia!! Rsrsrsrs... Abraços Paulo!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo teu carinho,Jane,tbm adoro vc,guria!E obrigada Paulo por me proporcionar e,agora ao PC,assim como para tantos blogueiros, comments como esses,verdadeiras joias, em tuas entrevistas.
    Continua firme,e avante!rsrs
    Bjkas de luz pra tds vcs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  7. Mais uma excelente entrevista, Paulo! Só não concordo com uma coisinha: por mais bela que a cidade seja, os engarrafamentos e o tumulto do trânsito daqui ainda me tiram do sério... - rsrsrs
    Até, Paulo!

    ResponderExcluir
  8. "Paulos" tudo "bens"?

    Primeiro para o amigo Paulo Cheng:
    Cara... que bela entrevista, amigo! Nunca pensou em fazer jornalismo?
    Incrível como você pega o que o leitor comum, no que me incluo, gostaria de saber.
    Escolheu muito bem o entrevistado, o Paulo César tem muito a nos acrescentar, embora seja de uma modéstia impar!
    Parabéns mesmo!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Agora para o Paulo César:

    Paulo, te admiro muito sabia? Nem te conheço pessoalmente e já nutro por ti um grande orgulho.
    Quando cheguei pela primeira vez em teu blog, percebi ali uma ótima pauta, diária (não sei como você consegue isso)???..., e muito séria na abordagem. Com toques de imparcialidade, no que concerne ao respeito, mas também com opiniões firmes.

    Percebe-se que você é da área de comunicação por compreender a linguagem de blog como ninguém: textos curtos, é uma das coisas; bem-escritos, é outra; além, disso, temas atuais com abordagem direta, coisa necessária para o tipo de blog que você propõem de atualidades/notícia.

    Quanto a tua entrevista, tenho pouco a dizer;
    algumas curiosidades, o teu ecletismo musical, adorei isso! Canto gregoriano que amo, nunca tinha ouvido alguém dizer que gostava, agora já "ouvi"! rsrs

    Fora isso, toda tua seriedade que imprimes no blog, aqui expresso também na entrevista. O teu lado humano, bonito de se ver. Te ter como parte da blogosfera é um privilégio!
    Ter alguém com essa postura!
    Parabéns!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Queridos "Paulos"... Iniciar meu sábado lendo blogs que sigo, e deparar-me com inteligências expostas na tranquilidade de pessoas centradas, com ideias próprias e embasadas no cotidiano de todos nós é, no mínimo, adquirir conteúdo para uma vivência de sabedoria. Li um encontro de titãs:ambos com poder de transformação, via mídia, deixando-nos lições de vida: filosóficas e reais. Valeu mesmo! Obrigada pela partilha de conhecimento. Abraços, Célia.

    ResponderExcluir
  11. Uauuuuuu....que dobradinha é essa? Adoro essas coisas, a verdadeira troca de conhecimento. O crescimento humano é algo que muito me atrai. Obrigado a vcs por nos proporcionarem esse momento muito legal e especial. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  12. Fala Paulo,
    Já conheço há algum tempo o blog do PC e realmente é calcado na informação imediata. Ele sabe escolher qual matéria realmente é interessante no momento e isso faz do blog uma fonte de informação.
    Grande abraço e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  13. Adorei conhecer um pouco mais do Paulo César e como ele pensa.

    PC é Um blogueiro inteligente, com personalidade e consciente, adoro ler os textos que ele escreve.
    Como pessoa vejo nele um gentleman, um homem atencioso, educado, generoso e carinhoso, merecedor de toda amizade e respeito que tem conquistado.

    Parabéns pela entrevista, Paulo Cheng e pelo ótimo blog.

    ResponderExcluir
  14. Ele deixou aqui o que transmite em seu blog: autenticidade. Comportamento louvável em todas as pessoas, notadamente nesse nosso mundo virtual.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Adorei o ecletismo musical do Paulo, pensei que só eu era a maluca que grava CDs tão particulares (que vão do clássico erudito, ao mpb, rock pesado, rock dos anos 80, tango, tango eletrônico, música francesa... e por aí afora...rsssss) que chamo de Músicas da Bel I, II, III, etc... rssss

    Agora, falando sério: Paulo Cesar, uma pessoa que se tem a obrigação de admirar! Muito legal!

    Paulo Cheng, já pensaste em ser jornalista? Graaande entrevista!

    ResponderExcluir
  16. Paulo Cheng, meu amigo!
    Juro que não combinei nada com a minha mana Bel, agora que li que ela também te sugeriu jornalismo.
    Fazer essas entrevistas, caro amigo, parece fácil, mas não é, pois, além das referências do ofício da pessoa, no caso o Paulo César é radialista, não sabes muito mais para partir a selecionar perguntas, por isso, penso que tu tens um insigth tremendo! Parabéns!

    E novamente, parabéns também ao Paulo César por nos acrescentar!

    Beijinhos na Michel, não esquece de dizer a ela!

    ResponderExcluir
  17. Excelente entrevista.
    É a segunda do Paulo que leio.
    Seu blog é interessante e informativo e ele ainda nos brinda com sua opinião acerca da notícia. Além disso, ele é um cavalheiro, mostrando-se sempre gentil em seus comentários
    Adorei conhecê-lo ainda mais. Pela entrevista nota-se que ele é uma pessoa inteligente, autêntica, competente e espiritualizada.

    Parabéns a ambos, entrevistador e entrevistado!
    Abraço aos dois.

    ResponderExcluir
  18. Olá, amigos Paulo César e Paulo Cheng!

    Essa é umas das entrevista mais eruditas que li nos últimos tempos, não só na bloglosfera, mas também em outro veículos de comunicação.
    Conheci Paulo César por intermédio de minha grande amiga Cissa e logo criei afinidade com ele, pela sua amizade e humildade e com seu blog pelo maneira inteligente e séria que os textos são produzidos.
    Já falei uma vez e repito: Paulo César uma das vozes mais lúcidas e sábias daqui deste espaço.
    É sempre bom saber a opinião de pessoas cultas sobre diversos temas, pois além de conhecê-lo mais um pouco, agrega-nos conhecimento.

    Paulo Cheng, mais uma vez está de parabéns, não só pelo show da entrevista, mas também pelo seu ecletismo.

    Deixo aqui um forte abraço para ambos.

    ResponderExcluir
  19. paulo,
    cheguei já tarde ao teu blogue, mas ainda a tempo de agarrar o tanto que tens para nos oferecer. estas entrevistas são extraordinárias; afinal, há tanto a revelar por por entre os dedos que dizem, nesta blogosfera.
    um forte abraço para ti e para o entrevistado.
    p.s. ei, paulo césar, deixa-me dizer-te que, caso não houvesse o flamengo, ainda valeria a pena gostar-se de futebol; é que o benfica é mesmo o maior clube do mundo :)
    abração para os dois!

    ResponderExcluir
  20. Paulo, muito obrigado por propiciar-me rico contato com seus leitores e outros blogueiros que pelo seu blog passam. Muito obrigado pelos comentários gentis que os amigos fizeram aqui. E grato, muito grato a ti por ter sido escolhido para ser entrevistado. Desculpe se tiver algumas palavras entrecortadas no texto da entrevista, pois nesse dia fiz tudo muito rápido em razão de compromissos, pois nos outros dias ficaria difícil de lhe responder as perguntas. No mais, foi um enorme prazer. Muita paz e muita luz para você e para os amigos blogueiros e leitores de seu conceituado blog. Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.