quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Top Ten dos meus melhores vocalistas (pt 1)


Música é uma das minhas paixões. Com toda a certeza, depois de Jesus, minha esposa, minha família, a música é algo imprescindível em meu viver, parte integrante dos glóbulos brancos e vermelhos do meu sangue. Lembro-me que desde a tenra idade sempre fui um amante da música. Quando tinha 6 ou 7 anos, fim dos seventies, eu furava os compactos em nossa radiola em casa (lembram deles?) que meu pai comprava, e gostava dos de Disco Music, principalmente um de Dee Dee Jackson (automatic lover). Alguns anos mais tarde, já aborrecente, vivi toda a efervescência dos eighties. Também nessa época, acho que em 84, fui impactado com um vídeo dos Beatles na antiga TV Manchete, acho que pirei até hoje.


Sempre flertei com música, aprendi a tocar violão em 1996, de lá pra cá tenho tentado tocar o dito cujo já citado, também a guitarra, bateria e gaita, e até me meti a cantar. Já toquei e cantei em festas, bares, enfim, e depois que me converti ao Evangelho, participei de várias bandas gospel, já toquei solo, participei de corais como solista, trio vocal (o máximo, foi a experiência mais legal em termos de música que passei.), portanto, a música está ligada intimamente em minha vida, ela é algo divino, magistral e está presente em nossas vidas intrinsecamente.


Bem, nesse post musical vou escolher meu Top Tem dos melhores vocalistas (homens) que mais curto, em breve listarei as vocalistas femininas, beleza? Mas essa lista é bem heterogênea, são vocalistas e vozes que sempre me inspirei e tive como espelho pra me nortear (mesmo não sabendo cantar até hoje). A ordem desses 10 vocalistas não está em ordem prioritária, ou seja, o primeiro poderia ser o quarto, o sétimo o segundo, e assim por diante. Mas vamos ao que interessa, COME WITH ME GUYS!!!


  1.      Álvaro Tito: Álvaro Tito é um cantor gospel, na minha opinião o melhor que já surgiu, e, quiça, um dos melhores do mundo, um vozeirão agudo, cheio de vibrato, cheio de influências da Black Music Gospel americana.
Álvaro Tito


  1.       Jonh Lennon: Lennon tem um timbre de voz singular, que fez a diferença nos Beatles. Um timbre incomparável.


Lennon


  1.       Rolland Orzabal: Nos anos 80 o Tears For Fears foi extremamente popular, e a voz de Orzabal tinha um timbre peculiar, que gosto muito.


Orzabal & Smith


  1.       Simon Lebon: Na década de 80 eu escutava o Duran Duran à exaustão, mas por incrível que pareça, só vim notar e gostar da voz do Simon anos depois, é bem semelhante à de Orzabal.
Simon Lebon



  1.      Buddy Holly: Pra quem não conhece, esse cara ai foi uma das maiores influências no começo dos Beatles, Holly fez parte da geração dos primeiros rockers dos anos 50, e sua voz, meliflua e impar é algo de outro mundo.
Buddy Holly



  1.       Jim Reid: O Jesus and Mary Chain provavelmente é a melhor banda da década de 80, influenciados diretamente por Velvet Underground, o som do J&MC é devastador, a voz angelical do Jim Reid cantando atrás de todo aquele paredão de distorção e feedback vazando por todos os lados é tudo de bom.
Jim Reid


  1.       Jon Anderson: O Yes foi uma das bandas mais importantes da geração de 70, protagonistas do movimento progressivo, tiveram um sucesso atemporal, e a voz de Jon é excepcional, aguda, um verdadeiro tenor.
Jon Anderson


  1.       Alphaville: Todas as vezes que eu escuto 'Big in Japan' ou 'Forever Young' eu indago, Senhor Deus, por que eu não nasci com uma voz dessas? Kkk.

Alphaville


  1.      Mick Dolens: A voz de Dolenz sempre foi uma de minhas inspirações, meiga, suave, com aquele timbre peculiar, foi um dos responsáveis pelo grande sucesso dos Monkees nos anos 60.

Micky Dolenz


  1.   Paul MacCartney: O que dizer de Paul, com certeza uma das melhores vozes da musica em todos os tempos, amo seu timbre de voz, excepcional.
Paul


Paulo Cheng

15 comentários:

  1. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Paulo, excelente bom gosto, uma lista bem eclética, alguns já conhecidíssimos, outros, uma grata surpresa, como o Álvaro Tito, uma voz linda. Numa lista dessas, fica muito difícil listar somente 10, mas concordo com todos os listados. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. paulo, caro amigo,
    a música foi a melhor resposta que os homens deram aos deuses quando perceberam a sua mortalidade. até hoje nenhum deus, ao escutar uma boa melodia, sabe como a sua criação, à boa maneira renascentista, conseguiu suplantar o seu criador.
    um abraço!
    p.s. as tuas escolhas refletem uma noção do que é boa música. gostava que escutasses uma voz feminina, de nome teresa salgueiro, ex-vocalista de madredeus. estaria, seguramente, na minha chart de bons vocalistas. também considerava stuart staples, dos tindersticks.
    abraço renovado!

    ResponderExcluir
  3. Legal Chengão! Eu também gosto de alguns desses aí, mas falar que o Lenon cantava melhor que o Paul é uma heresia, hahahahahahaha.
    Faltou alguns bluseiro, faltou Marvin Gaye, Faltou alguns nacional, Guilherme Isnard e Nasi pra mim são as vozes do rock nacional, mas gostei do seu top 10.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Paulo. Mais nessa lista só tem Top do Top!! Alguns eu não conhecia, outros sim, mais ouvindo a voz nos videos se nota a qualidade musical!!
    Eu também tenho uma relação muito boa com a musica, é a unica coisa que me deixa clean. Apesar de não saber tocar instrumento nenhum, nenhum, eu arranho bem na voz... rsrsrsrs... agora quero ver a lista Top feminina... eu sou ecletica, é dificil dizer uma musica que não gosto, agora o que eu não gosto mesmoooo é sertanejo universitario!! Aquilo não dá pra ouvir!! Valeu pela visita!! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Coloca o Bruce Springsteen aew Chengão ! kkkkkkkkkk ficou massa tua lista.

    ResponderExcluir
  6. David Bowie, Rick Davis e Roger Hodgson, pra mim the best!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh... fiquei tão empolgada com os meus preferidos que não comentei a lista... rssss Amooo o Simon Lebon e Roland Orzabal (fui adolescente nos anos 80... rsss), e apesar de ser uma lista de muita qualidade musical, não sou grande fã dos outros.

    ResponderExcluir
  8. Paulo, sua lista é de excelente bom gosto. Te confesso aqui, que não tenho, nem nunca me preocupei em elaborar uma lista dos melhores, mas certamente ela seria exageradamente extensa. Desde nomes de nossa doce "brasilidade" aos grandes destaques internacional. Muito bom, Paulo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Gosto da melhor qualidade, e eu me sinto mal, por ser tão alienada, alguns pra falar a verdade nem conheci, gosto do Paul Mac..., o nome certo não sei.
    Tentei comprar um ingresso quando ele veio aqui, mas não consegui.
    John Lemon, maravilhoso, enfim falta um brasileiro...rs
    Adorei o que ouvi, te agradeço.
    Beijo,faz uma visitinha.No meu post, vais ouvir algo bem Brasil...show!
    Mery*

    ResponderExcluir
  10. Fala Paulo!
    Mas só tem fera nesse top 10, hein?
    Eu realmente curto muito o Rolland Orzabal, e muitas músicas do Tears For Fears, graças à minha Tia que vivia comprando coletâneas da Som Livre que tinha músicas deles e ao meu pai por ter gravado tantas fitas com as músicas deles XD
    abração

    ResponderExcluir
  11. Paulo,tudo bem?
    Ótima tua lista, sem dúvida! Adoro estes posts teus, muito legal mesmo!
    Nossa! Não pode ser mais que 10 não? rsrrs
    Senti muita falta do Elvis e do David Bowie, em minha opinião, não existe vozes masculinas melhores do que a dos dois.
    O Elvis cantava baladinha e rock, muito versátil, nunca ouvi um desafinado e uma voz extremamente agradável, não tem quem não goste.
    E o David Bowie coloca a voz onde quer... faz misérias! rsrs Tudo de bom a voz dele! São os melhores!

    Paulo, gostei de tua escolha aqui no RS do Grêmio! rsrs

    Abração para ti e a Michel e ótimo fim de semana para vocês!

    PS.: Faltou também, dentro do tipo de voz do Simon do Duran Duran, o George Michel, ele alcança tons maravilhosos e a voz é super melodiosa!

    ResponderExcluir
  12. Que lista, hein, Paulo! Nomes de peso, sem dúvidas.

    Eu fico meio como a Ana Cecília, na dúvida se fosse preciso selecionar dez... tem tanta gente boa nesse meio, que o receio de esquecer alguém é inevitável.mas certamente, Lennon e Paul estaria na minha lista, e encabeçando!

    Até, Paulo! Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  13. Fala Paulo,
    A lista é interessante e possui bons vocalistas. Evidente que cada um tem sua preferência e por mais que tenhamos o mesmo prazer pela música, as diferenças ficam claras.
    Se eu fosse fazer um top 10 de vocalistas, dos que você citou não entraria nenhum.
    Alguns podem até falar, nossa nem Lennon e Paulo? Não! Nenhum dos dois.
    Mas enfim, é um gosto pessoal e o mais importante disso tudo é seu prazer em gostar de música de qualidade. Só isso já é o suficiente para alegrar a vida.
    Um ótimo final de semana pra você e família. Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Fala meu chapa, beleza?

    Música é algo essencial na minha vida também, acho que poucas pessoas neste planeta Terra podem dizer que conseguem viver sem ela.

    Da lista que fez eu assino embaixo em Orzabal e Jon Anderson, porque música é questão de gosto não é? Cada um tem o seu estilo e seus artistas favoritos.

    Grande abraço e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  15. Olá Paulo, primeira vez que estou visitando aqui. Olha essas músicas como do John Lennon, Tear for Fears, Duran Duran, enfim todas essas músicas dos anos 80, são muito melhores do que essas de hj. Eu nasci em 86,lembro que minha mãe ouvia direto,então fui crescendo e aprendendo a ouvir. Músicas que a letra é uma grande sinfonia para nossos ouvidas, sem contar que os clipes eram mais criativos, fato que os clipes de hj são muito forçados e sem sentidos. Confesso que sou apaixonada pelas musicas dos anos 60,70,80 e algumas dos anos 90, nem tem comparação com as de hj.
    Agora o Paul MacCartney é o cara, depois de Eltom John, eles expressam total sentimento em suas músicas, fora que as vozes desses caras é muito gostosa para se ouvir. Eu sempre falo que nasci na geração errada,rsrs, porque olhaaa é cada lixo de música que fazem hj.

    Abraço

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.