quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Curiosidades pitorescas sobre o mundão do rock


“A intenção original de Goerge Harrison era promover uma reunião dos Beatles no Concerto de Bangladesh, que só não se concretizou, pois John, ao saber que George não queria Yoko Ono no palco, declinou do convite, e Paul recusou, pois na época Harrison estava movendo um processo contra ele.”



Michael Jackson é a pessoa que tem os direitos autorais das músicas dos Beatles. Comprou depois de cobrir a proposta de Paul McCartney, com uma oferta exorbitantemente acima do valor de mercado”

“Nevermind do 
Nirvana foi eleito o melhor álbum de rock dos anos 90. A banda ainda ficou em quinto lugar na lista das maiores bandas de todos os tempos. BeatlesRamones e Led Zeppelin são os grupos que ficaram no topo da lista.”


“A Associação Protetora dos Animais não gostou da capa de "Get a Grip", álbum do 
Aerosmith, em que uma vaca aparece com piercing na teta. Depois de algumas reclamações a banda admitiu que a vaca tomou anestesia para aderir a moda. Na verdade a capa é montagem!”

“Se o 
Queen não tivesse feito sucesso, cada integrante já teria uma carreira para seguir: o guitarrista Brian May é PHD em Astronomia; o baterista Roger Taylor é formado em Biologia; o baixista John Deacon é mestre em eletrônica; o vocalista Freddie Mercury era formado em Ilustração e Design.”


“Para finalizar a música "Good Vibrations", que tem duração de três minutos, a banda 
The Beach Boys gastou 4.320 horas (quase seis meses), e passaram por dez estúdios diferentes.”
“O disco "Freak Out" do Frank Zappa foi o primeiro álbum duplo da história do rock.”

“Na capa de Be Here Now do 
Oasis, Noel imita uma cena de Ringo em Magical Mystery Tour. O Rolls Royce na piscina é igual a um que John Lennon teve, e a placa é a mesma do camburão que aparece na capa de Abbey Road. A cabine telefônica é uma referência ao filme Os Reis do Iê Iê Iê”


“O que os rockstars faziam antes da fama? Chuck Berry foi cabelereiro; Deborah Harry (Blondie) foi garçonete de um clube da Playboy; Duff McKagan (Guns N'Roses) chegou a roubar carros; Elvis Presley foi motorista de caminhão; Phil Collins foi ator de teatro infantil; Sting foi leiteiro e professor; Van Morrison foi limpador de janelas; Joe Cocker foi encanador; Jimi Hendrix foi paraquedista no exército.

“O Made in Brazil é, sem dúvida, a banda que mais variou de formação até hoje, pois ao longo de seus mais de trinta anos de carreira, já passou por mais de 150 formações diferentes!”

“O álbum que possui o título mais comprido - pelo menos na história do Rock - é o de estréia do Tyranossaurus Rex, banda de Marc Bolan que duraria até 1970, ano em que Bolan montaria o T.Rex, que ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma continuação do grupo anterior. O nome do disco é "My people were fair and had sky in their hair, but now they're content to wear stars on their brows"

“Cláudio César Dias Baptista, irmão mais velho de Arnaldo e Sérgio Baptista do Mutantes, construiu no final da década de 60 uma guitarra revestida de ouro, ao qual deu o nome "Guitarra Régulus Modelo Raphael", em homenagem a Raphael Vilardi, guitarrista que participou do primeiro compacto do Mutantes, quando então se chamavam "O'Seis". Como se não bastasse as inovações técnicas que implementou, Cláudio decidiu gravar nela uma "maldição", onde estava escrito que se alguém desrespeitasse o instrumento, levando-o consigo sem a permissão do legítimo proprietário, esta pessoa seria perseguida pelas forças do Mal, até que a guitarra voltasse ao seu dono. Mais tarde, a guitarra acabou sendo roubada, e foi parar na mão de um indivíduo que, quando se deparou com a "maldição", mais que depressa se apressou em reencaminhá-la de volta ao seu criador.”

“Patrick Moraz, tecladista do Yes, tocou na gravação original de "Avohai" de Zé Ramalho, que conta ainda com a participação de Sérgio Dias Baptista na guitarra.”

“Quando de sua primeira passagem pelo Brasil em 1975, Rick Wakeman teve uma audiência com o então Presidente Médici, que solicitou ao tecladista que incluísse no set list daquela noite músicas de seus três principais discos, pois os filhos do Presidente só poderiam ir a um show da turnê brasileira.”

“Após uma apresentação do Led Zeppelin em 18 de agosto de 1969 na cidade de Toronto, no Canadá, a banda decidiu fazer um set acústico do lado de fora do clube! Entretanto, como ainda não eram muito conhecidos, praticamente ninguém reparou naqueles cabeludos que tocavam na calçada...”

“No álbum "O Último Solo" de Renato Russo há algumas músicas em inglês, gravadas originalmente para entrar no álbum "The Stonewall Celebration Concert", mas que ficaram de fora pois a fábrica que produziu os discos, naquela época, simplesmente não tinha como fabricar CDs com mais de 70 minutos de duração.”

“O álbum "Ummagumma" do Pink Floyd foi editado com várias capas diferentes ao redor do mundo; entretanto, para se perceber tais diferenças é necessário ser um observador atento, pois elas ocorrem na foto da capa, com os músicos aparecendo em posição diferente, e num pequeno quadro que está na parede.”

“Inicialmente "Festa de Arromba", o mais importante programa musical dos anos 60, terminou por chamar-se "Jovem Guarda", por sugestão do publicitário Carlito Maia, da MM&P. O novo nome foi extraído de uma frase do revolucionário soviético Lenin: "O futuro pertence à Jovem Guarda porque a velha está ultrapassada". Apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, a idéia original era ter ao lado de RC a "rainha do rock" Celly Campello, que não aceitou retornar à vida artística. O programa entrou no ar em 1965, aos domingos à tarde, substituindo a transmissão ao vivo dos jogos do Campeonato Paulista de Futebol.”

Textos extraídos da internet

Paulo Cheng

10 comentários:

  1. Olá Paulo!
    Nossa, fiquei surpreso com essas curiosidades, ri muito com a da capa do disco do Aerosmith... Naquela época em que o photoshop não era muito conhecido, qualquer coisinha fora do normal já era motivo para abrir processos :/
    abração!

    ResponderExcluir
  2. Gostei das curiosidades Paulo.
    Rock'n roll!!!
    Abraço ;D

    ResponderExcluir
  3. Belo trabalho de pesquisa e não sabia nenhuma delas! abração,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  4. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Paulo, tem tanta coisa absurda atrás dos artistas e bandas de rock que às vezes quando são publicadas parecem mentiras, mas é isso mesmo, são pessoas normais como nós, mesmo com toda a grana e fama.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Legal Chengão, muito boas as suas curiosidades!
    Agora que o Will nosso mestre roqueiro deu um tempo no blog acho que você pode assumir de vez em quando o posto de escritor de rock!

    Chengão Rocker marélim!

    Gostei!

    ResponderExcluir
  6. E assim eu vou aprendendo um pouco mais sobre o mundo do rock.
    É muita informação pra quem ja ta entrando na terceira idade...rsrs
    Mas é sempre tempo de aprender.
    Gostei de saber das profissões do Queen...rsrs.
    Bom fds pra vcs ai,Paulo
    Bjka

    ResponderExcluir
  7. Fala Paulo,

    Eu adoro essas curiosidades, o mundo do rock é fértil em polêmicas e coisas estranhas. Algumas delas já são lendárias, outras são bastante exóticas.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Paulo, tudo bem amigo?
    MUITO BOM!
    Que post legal!
    Cheio de curiosidades do mundo do rock! Algumas coisas eu sabia, outras não! Muito legal!

    Sabe de uma coisa? Me lembrei do nosso amigo em comum, William, hoje era a cirurgia dele, espero que tenha dado tudo bem, não é mesmo?
    A nossa blogosfera ficou meio carente de post assim, desde que o William fechou a Toca. Tu poderia dar uma agitada nisso não? Bem, se bem que tu já está postando coisas de rock e música. Se puder manter a regularidade, acho legal, creio que, não só eu, mas muito mais gente se interessa por esse assunto, música e afins.

    Obrigada pelo belíssimo comentário por lá! Me emocionei!

    Ótimo fim de semana para ti e a Michel!

    ResponderExcluir
  9. Oi Chengão!

    Gostei de saber algumas curiosidades, especialmente das profissões anteriores de algumas dessas celebridades. Mas as noticias dos beatles eu já conhecia.
    Ah vc tem uma opinião semelhante á do André mas eu respeito vcs porque vcs expoem de forma educada. E claro, eu respeito as opiniões de todos. Eu estou indo..num corre-corre grotesco que está me deixando louca1 Isso sem falar nos stresss que aparece..mas nada que um rolê ou mesmo um tempinho sossegada em casa não resolva!
    e vc?
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi meu brother !

    curiosidades mil, algumas ja conhecia por gostar de rock, outras aprendi aqui. Deixa te dar um toque, acho que vi a passagem do Led Zeppelin repetir duas vezes ou to enganado ?

    viu como leio teus textos inteiro...é porque gosto muito do que escreves !

    abraço.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.