sábado, 12 de novembro de 2011

os 3 melhores discos dessa banda/artista (pt. 8)

Mais uma sequência da série dos 3 melhores álbuns que mais curto das bandas, e no episódio de hoje, trago uma banda que curto muito, os Engenheiros do Hawaii. Falar desses caras é chover no molhado, são mais conhecidos que bolacha de padaria, então não vou gastar minha lábia tentando discorrer sobre a banda até porque todos já os conhecem bem, mas sempre considerei uma das melhores bandas brasileiras. Conheci os Engenheiros pela primeira vez através da maravilhosa coletânea gaúcha chamada “Rock Grande do Sul”, onde além dos Engenheiros, trazia o Defalla, TNT, os Replicantes e os Garotos da Rua, sugiro que escutem esse disco.



Então vamos direto ao ponto. Dentre os 17 álbuns que o grupo gravou entre 1985 até 2007, escolho o primeiro: “Longe demais das capitais”, o maravilhoso disco de estréia do grupo de 1986, com inúmeros clássicos. O segundo disco de 1987: “A revolta dos Dandis”, onde o trio trazia vários hits que catapultaram o grupo como um dos mais populares e amados do rock brazuca. E pra concluir, um dos meus favoritos e na minha opinião o melhor deles: “Várias Variáveis”, de 1991, nesse disco a banda se supera em termos de composição, letra, arranjos etc. abaixo uma faixa de cada disco pra vocês curtirem, abração  pra todos.

Paulo Cheng 







13 comentários:

  1. Engenheiros é muito bom, houve uma época em que voltavamos da escola na sexta série, em que subiamos um morro cantando legião e engenheiros, terra de gigantes ainda é um dos meus sons preferidos, e tinha aquele trecho :

    Nessa terra de gigantes
    Eu sei, já ouvimos, tudo isso antes
    A juventude é uma banda
    Numa propaganda de refrigerantes


    Pensavamos nós em plenas teorias de conspiração que ele tava dando uma resposta para geração coca cola do legião, mas essas bandas nunca brigaram e pelo contrario, tocaram algumas vezes juntos.

    Boa pedida amigão.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, tudo bem?
    Voltei... rsrs
    Consegui um wi-fi decente no Uruguay, mas de madrugada num hotel aqui da praia de Atlantida, que dista uns 40km de Montevideo-capital.

    Ótimo, Paulo! Engenheiros é tudo de bom! Você não é gaúcho, não? rsrs
    Concordo totalmente, esses são os melhores LPs dos caras, dos que conheço destacaria justamente estes três!

    Tenha um excelente domingo, tu e a Michel!
    Vou ler e comentar o anterior agora! ("nóis tarda mas não faia"!) rsrs

    ResponderExcluir
  3. Engenheiros é muito bom. Seus discos tem algumas pérolas e sempre tiverem algumas musicas que tocavam demais no rádio, mas também tem algumas musicas chatas.
    Pra mim o melhor disco deles é Simples de coração, que foi o último disco em que o Maltz participou.
    O Humberto Gessinguer sempre me pareceu um cara egocêntrico e mandão, acho que por isso a formação clássica da banda acabou.
    Mas no disco acústico ultimo o Maltz cantou uma linda musica com o Gessinger que foi o ponto alto do show!

    Valeu meu amigão marélim. Aparece lá no blog, tem um mini conto que acho que vai gostar.

    ResponderExcluir
  4. Ah é Changão, hahahahahaha, você já leu o conto, hahahahahhahahahaha.

    ResponderExcluir
  5. Olá Paulo!
    Ás vezes eu gostaria de ter nascido uns 5 ou 7 anos antes da minha data, eu teria criado mais gosto pela música brasileira, por que essas músicas atuais... Ainda bem que alguém lembra delas de vez em quando, não é?
    Você vai gostar mesmo do 2º livro, ele conta a história do ponto de vista de alguém que não estava muito interessada no que se passava no Brasil, porém é puxada aos poucos para esta realidade.
    Dom Casmurro é um livro interesant, porém precisa de muita paciência para ler XD
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Paulo,
    Uma semana depois da minha cirurgia e venho visitar os blogs que gosto e o seu é um deles.
    Mas, que coisa, entro na última postagem e vejo uma das piores coisas que aconteceram no rock brasileiro, esse tal de Engenheiros aí.
    Amigo, isso é uma mistura de nada com não sei o que. Banda insuportável, músicos sofríveis, maioria das letras sem nexo algum e uma sonoridade insuportável!
    Porém, é somente minha opinião.
    Grande abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. Fala Paulo,

    Eu na verdade sempre tive um pouco de implicância com essa banda, por causa das letras. Eu odiava aquele jogo de palavras que eles faziam nas músicas, que não queriam dizer nada a não ser fazer justamente jogo de palavras. Mas não dá pra negar que foram uma das bandas mais marcantes de sua época.


    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Paulo,
    voltei para agradecer a referência a mim lá no Face, se servimos um pouco de inspiração para o trabalho dos amigos, ótimo.
    Mas opiniões são opiniões, discordo aqui do William e do Almir, aliás eu, e muita gente, mas como sou gaúcha, e inclusive minha irmã era colega do Humberto Gessinger e conhece ele, pode parecer suspeito eu defender o trabalho deles rsrsrs
    Abração e ótima semana!
    Por enquanto estou com wi-fi bom aqui no Uruguay!

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto da banda Engenheiros do Hawaii, não de todas as musicas, mais eu gosto, eu assim que tive acesso a net, dei uma pesquisada e baixei algumas musicas. A musica "Beijos pra torcida" eu não conhecia, mais é nota 10, depois vou ver se baixo pra ecsutar!!
    A segunda eu já tinha ouvido e adoro a letra!! Otima banda!!! Bjs e boa semana!!

    ResponderExcluir
  10. Paulo, meu amigo, um grande abraço. Você publica aqui sobre os engenheiros do Hawaii e voltei no tempo. Foi uma das maiores bandas que já vi. Pena, muita pena mesmo, ter acabado. Belíssima publicação meu amigo.

    ResponderExcluir
  11. A banda Engenheros do Havaí é classica do Rock Nacional... #FAto... ouvi muito, durante anos a fio! Hoje, só ouço quando nos juntamos na casa de amigos e pegamos o violão para cantarmos à toa. Mas, continuo gostando muito. Adoro o rock nacional dos anos 80 (sei que isso soou saudosista, mas não é... rs... ou é? Ahh). Hoje em dia têm as bandas brasileiras de pop rock, mas não curto muito. bjks

    ResponderExcluir
  12. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Uma banda odiada e amada, o grande público os ama, porém a crítica tece péssimos elogios ao grupo. A realidade é que é uma banda controversa, tem excelentes composições em meio a inúmeras babas, fora o modo de Humberto de escrever suas letras, que tenta rimar com palavras desconexas e totalmente estranhas numa profusão poética que quase ninguém consegue digerir, mas gosto da banda, e por coincidência os meus discos preferidos foram os que vc citou acima.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Engenheiros do Hawaí para alguns pode ser nada, mas para a gauchada aqui, é uma banda que definitivamente mostrou que o sul também existe para o restante do Brasil que acha que só quem pode fazer sucesso é músico carioca... rsssss
    Eu tive alguns discos deles, dentre eles o primeiro, o mais acima... muito bom!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.