segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Quanto vale uma amizade?

“Amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração...” Milton Nascimento acertou em cheio quando compôs essa linda canção. A letra é maravilhosa, profunda, realmente toca a nossa alma, realmente toca a nossa alma no âmago, mas as implicações subjacentes nesta letra são muitas, e na maioria das vezes o preço é altíssimo.



Uma verdadeira amizade sobrepuja ao valor de ouro e prata. Creio que ninguém consegue ter uma boa qualidade de vida sem usufruir de amizades leais e sinceras. Dizem que irmãos não escolhemos, mas os amigos  escolhemos ao bel prazer. Numa amizade, antes de qualquer coisa, tem que rolar afinidade, clima, química, não investimos numa amizade no qual não temos um mínimo de prazer ou afinidade, pois entre amigos compartilham-se segredos, abrimos nosso coração e partilhamos coisas que nem aos nossos pais expomos. Uma boa amizade, se bem preservada, às vezes dura até mais do que certos casamentos, e em alguns casos dura uma vida toda.

Mas manter uma amizade não é tarefa das mais fáceis. Assim como todo relacionamento, consiste numa via de mão dupla, um binômio entre dar e receber, não podemos só cobrar, mas temos que ceder, investir, doar-se sem esperar a contrapartida do retorno. Também para se fortalecer uma amizade é necessário honestidade, amigo que é amigo tem que falar a verdade, na lata, sem frescuras ou firulas, pois é pra isso que servem os amigos, não adianta alisarmos a cabeça de nossos amigos em todas as situações, pois em dado momento, é necessário um conselho direto e verdadeiro, ao mesmo tempo temos que ter a humildade de receber conselhos e até reprimendas, sim, um corretivo, algo que ninguém gosta e quando o recebe, abala profundamente os alicerces de uma amizade, nessas horas entra em cena a maturidade. Por incrível que pareca, amizades de anos se desfazem simplesmente por causa de uma discussão ou de uma piada dita fora de hora, já vi amigos de longas datas interromperem uma linda amizade por causa de um desentendimento banal, como se fosse uma birra de criança.

Já tive vários amigos, que ao longo do tempo trilharam caminhos diversos, e hoje perdi totalmente o contato, há algum tempo estou atrás de um amigo meu de minha adolescência que na época era meu melhor amigo, éramos muito unidos, e já varri a internet e as redes sociais atrás dele e nada de encontrar o homem. Também já perdi amigos por causa de um mal entendido, e que tudo o que construímos ruiu como um prédio dinamitado em fração de segundos, uma pena, mas também tive culpa, afinal de contas, não é fácil adquirir maturidade do dia pra noite. Hoje, como meu tempo está muito corrido, não tenho tanto tempo para investir numa amizade, tenho amigos, e procuro na medida do possível ligar, marcar encontros e sair, mas sei que mesmo não tendo muito tempo para estar juntos, procuro nos pouquíssimos momentos em que os encontro, primar pela qualidade e aproveitar o momento ao máximo.

Amizades virtuais também valem à pena, depois do advento da internet, já amealhei alguns amigos que os considero como íntimos, são pessoas que ainda não tive o prazer de vê-los pessoalmente, e provavelmente nunca os encontrarei, mas a afinidade com que tem se desenrolado esses relacionamentos, é como se já nos conhecêssemos há anos, tamanha a familiaridade. No entanto, gostaria de frisar que, mesmo a distância, sempre mantemos o habito de só tecer elogios e rasgação de seda, mas na maioria das vezes nos omitimos de tecer um comentário mais profundo ou um conselho com o receio de ser mal compreendido ou ser inconveniente, mas numa amizade tem que haver isso, nem sempre tudo são flores, e muitas vezes precisamos de uma palavra verdadeira que só um amigo que nos conhece pode proferir, e precisamos ter maturidade e humildade para receber e agradecer pela preocupação. No meu caso, em relação aos amigos virtuais, aqueles que amealhei através do meu site, gosto de quando há alguns comentários agudos e contrários aos meus pensamentos, nem sempre é legal postar um texto e, a pessoa ler, discordar, e por medo ou receio de me magoar, alisar meu ego tecendo um comentário que ela esta postando contra a sua vontade, por isso quero deixar bem claro que, caso vocês discordem de algum ponto de vista que porventura eu exponha, não se sintam constrangidos em discordar de mim, podem enfiarem o dedo no teclado, e com certeza não vou ficar bochechudo ou franzir o cenho com raiva, obviamente numa amizade sincera as diferenças e divergências de opinião é que dão o charme na diversidade do relacionamento, por isso procuro absorver as opiniões contrárias às minhas em minhas amizades.

Gosto do fazer amigos, principalmente de cultivá-los, por isso quero deixar claro a todos eles que não se furtem de tecer um comentário contrário ou me dar um conselho caso eu me exceda em minhas palavras ou ações, é pra isso que servem os amigos, ok? E pra finalizar, quero dedicar esse post aos amigos que consegui amealhar na internet, são pessoas que amo e que tenho uma afinidade bem bacana, são pessoas que me inspiram e alegram minha alma. Caso esqueça de alguém peço perdão sincero, mas quero citá-los aqui: Ana Cecília Romeu, Bel Rodrigues, André Mansim, William Kusdra, Tsu, Victor Von Serran, Jorge Pimenta, Rejane (Chica), Paulo César (PC), Almir Ferreira, Emiliana Vaz, Bárbara Nonato, T.S. Frank, Jane dos Anjos, Eduardo (Campinas), Douglas Pimentel, Margarida Alves, Mery (Rio de Janeiro), Drielle Rodrigues, Jim Carbonera, Priscila Gonçalves, Rodrigo Waishaupt,  ufa, acho que esqueci alguém, mas me perdoem, é uma galera de peso, só a nata da blogosfera brasileira, amo esses 'malucos' acima, que Deus os abençoe sempre!!!

Paulo Cheng


15 comentários:

  1. Falei tanta coisa que não sei se as idéias estão conexas, e também o vídeo, á princípio talvez vcs não entendam, mas pra quem acompanhou o seriado Anos Incríveis, vai entender que nesse episódio, a amizade de Kevin e Paul estava ameaçada, mas no Bar Mitzvah de Paul, eles fortaleceram seus laços de amizade, o épisódio todo é emocionante, toda vez que vejo choro largado, e dai, homem também chora...kkk.

    ResponderExcluir
  2. é meu bom amigo, seja ela virtual ou não amizade é amizade. Conhecemos tanta gente que convivemos uma vida inteira e não confiamos e nem conseguimos ser amigos e outras em pouco tempo já descola uma amizade de irmão mesmo. Pena que são raríssimos hoje em dia esse tipo de coisa. Por isso que temos que dar muito valor e felizardos são aqueles que tem.

    Puta reflexão essa tua! Massa demais o post... para pararmos e pensarmos o quanto vale uma amizade (verdadeira, até pq senão não é amizade hehe)

    Abraçãoo

    www.jimcarbonera.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que a amizade é uma das poucas coisas que é capaz de sobreviver nas dificuldades e ainda tem o dom de jogar a gente pra cima, apontando novas motivações.

    As idéias estão mais que conexas, Paulo. Você disse tudo. E mesmo em meio a tanta gente ou tantas situações, como nos oferece a internet, é bom saber que podemos encontrar boas pessoas e descobrir gente brilhante com quem se comunicar. Pessoas que acabamos trazendo de fato para nossas vidas.

    Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Chengão você não é meu amigo, você é meu irmãozim marélim pô!
    Gosto pra caramba de você porque vejo em você uma pessoa com alma pura e um amigo sempre pronto a ajudar! Valeu cara! você é demais!

    ResponderExcluir
  5. Paulo,
    MEU AMIGO!!!
    Sabe que te tenho como um amigo MESMO! Desde o início de nosso contato virtual via blog, te senti um cara muito bacana, não só pelos princípios, mas pela força e companheirismo.
    Me lembro de já ter te puxado as orelhas rsrsrs, mas concordo que em todas amizades, virtuais ou não, a leveza, a maneira com que se deve dizer as coisas, tem que ter respeito e cuidado, se gostamos mesmo da pessoa, não a iremos querer vê-la triste ou com indagações a respeito da amizade, não é mesmo?
    Mas vamos sim nos encontrar, viu "seu maluco" rsrs que a gauchada gosta tanto!
    Esperamos que um dia tu e a Michel venham, tentaremos receber da melhor forma possível, sem esquecer: Churrascão para a Michel e saladinha para ti rsrs

    Grande abraço, amigo de fé!
    Tudo de melhor na tua vida!
    Texto maravilhoso, sincero e franco como quem fala e não como quem está escrevendo.
    Até!

    ResponderExcluir
  6. A amizade é algo precioso na nossa vida e deve-se pagar na mesma moeda.
    Reciprocidade.

    ResponderExcluir
  7. Fala Paulo,

    Eu fico bastante feliz de contar com a sua amizade. Nos conhecemos há pouco tempo através da blogosfera, mas desde então cultivamos uma amizade de respeito e sinceridade. Não compartilhamos de alguns pontos de vista sobre alguns assuntos, mas mesmo assim soubemos não deixar isto interferir em nada, sabemos separar as coisas.

    Também quero te dar os parabéns pelo que disse no seu post. Realmente não deveria ter nada demais em se receber uma crítica sincera, construtiva, mas muitas pessoas acabam levando para o lado pessoal. Eu sei que você aceita que discordem de você numa boa, e isso é sinal de grande maturidade emocional.

    Um grande abraço, e a minha consideração por você é recíproca. Bom feriado.

    ResponderExcluir
  8. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Paulo, você se superou neste texto, profundo, sincero, escancarou a alma como os verdadeiros amigos fazem. Também um ponto essencial vc tocou, nas discrepâncias, realmente muitas amizades boas se desfazem por uma simples discussão, o que representa uma falta de maturidade na relação. Muito bom teu texto, nos fez refletir mesmo no que tange a manter uma amizade. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. POxa, Paulo, fiquei emocionada ao ler o texto e, principalmente, ao ver o meu nome junto ao da minha irmã, também... eu que sou uma réles leitora e me arrisco nuns comentários... nem blogueira sou... rssss
    Poxa, te considero um monte, sei que somos gente como a gente... sei lá... é virtual? é! Mas é real? É também!!!!!!
    Ebaaaaaaaaaaaaaa... vivas a nossa amizade!
    Abração em ti e na Michel

    ResponderExcluir
  10. Oi Chengão!
    Nossa, que bela postagem! Vc falou muito bem o que é amigo e como eles são importantes para nós.

    Tenho amigos que, embora não tenha contato sempre, me são muito especiais e quando nos encontramos é como se fossemos amigos assim, de se ver o dia inteiro.
    Tenho amigos e amigas (incluindo minhas 2 melhores amigas) que não conheci pessoalmente ainda.

    Quando uma amizade termina é sempre triste..as vezes ela some sem razão aparente. Mas pior são aquelas amizades que as pessoas abrem mão por conta de um namoro...essas para mim são as mais revoltantes.

    HOHOHO então o Zombie Walk é mais popular e memorável em Sp..mas existe em outros estados sim! Claro que são eventos que atraem menos pessoas mas mesmo assim...os zumbis andam pelo país inteiro rs. Só o ZW de Sp ocorre em Finados.
    A minha make na verdade eu deixo simples..mas é inegável que você sempre acaba ficando produzido lá por causa da galera que incentiva.
    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá, querido Paulo Cheng!!!

    Primeiramente, muitíssimo feliz e emocionada ao ver meu nome nesse tão belo texto sobre amizade! Saiba que a recíproca é verdadeira - e considero-te uma das grandes e fabulosas amizades desse mundão de meu Deus e da magnífica blogosfera!!!

    Sabe, amizade... Já tive muita experiências, depositei a confiança em muitas pessoas que não deveria e também, claro, falhei com as que não deveria. Hoje, amizade, para mim, acima de tudo é respeito. E como é bom ter por perto pessoas que gostamos e que podemos chamar de amigas... É como um oásis no deserto.

    Beijoooos***
    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Paulo, foram bem compreendidas e entendidas sim, o que você abordou aqui. Assim como você, Paulo, muitos fora os amigos que por motivos dos mais variados, de mim foram se afastando e eu, deles. E por culpa minha também. Amizade até se pode ter e bastante, mas um amigo, principalmente nos dias atuais, não é tarefa fácil de se conseguir. No entanto, eles existem. Muito boa sua reflexão, Paulo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Todo o relacionamento é complicado,Paulo,e não vou me alongar porque você disse tudo no teu texto.Não cabe a mim ficar comentando algo que você descreveu com sabedoria.Cabe a mim sim,agradecer,por ter conhecido,poucas pessoas,uma delas você, aqui na blogosfera.
    Agradeço pela tua amizade.

    Bjka

    ResponderExcluir
  14. Olha!! Eu lendo o post e nem esperava em ver meu nome nessa lista!!*-* Ahhhh...que bom que me considere assim, tbm te considero um amigo, a net me trouxe muitas amizades boas e com algumas delas já troquei telefone e endereço, mesmo que seja por carta, quero manter algum contato maior. Amiga mesmo só tive uma, mais ela já se foi, eramos um tipo de amigas que eu nunca vi, falávamos sempre a verdade uma pra outra e mesmo brigando na sexta feira, faziamos as pazes na segunda já que sabado e domingo nós não nos encontrávamos e nas férias, uma visitava a outra uma vez na semana e nela eu confiava minha vida, era um tipo de pessoa que eu não encontrei igual, mais por um aborto mal feito ela se foi e eu fiquei, chorei tanto que parecia que iria morrer, com ela aprendi a acreditar em Deus e ter certeza que o amanhã pode ser melhor que hoje, eu não sei falar dela sei chorar e o que mais me dói é que eu não pude estar do lado dela quando ela mais precisou de mim, que foi em seu leito de morte, já que todos esconderam de mim e só fiquei sabendo o que aconteceu com ela no dia de seu enterro, isso eu jamais perdoarei, nem as minhas irmãs e nem a mãe dela!!
    Como não li este post antes!? Preciso ficar de olho no seu Blog mocinho, vc é rapido no gatilho!!
    E amigo tem que ser sincero mesmo, amigo que esconde algo de mim, não é meu amigo e se vc tiver algo que queira falar pra mim, pode falar Paulo, eu não sou do tipo que não gosta de ouvir a verdade, alías eu sou a favor da verdade sempre!!
    Rsrsrsrsrs... Bjs

    ResponderExcluir
  15. paulo, de amigo para amigo: um forte abraço!!!
    nem tudo pode ser mauzinho na internet, verdade? :)

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.