quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Entrevista com a Jornalista gaúcha Isabel Rodrigues

Bel Rodrigues

1) Oi Bel, é um prazer ter você por aqui para esse bate papo, então fique à vontade para nos dar as boas vindas.
Em primeiro lugar, Paulo, quero agradecer a ti pelo espaço, para que as pessoas possam me conhecer melhor, já que não tenho blog e, portanto, não passo de uma leitora/comentarista de alguns. Logo, quero agradecer a todos que se dispuserem a ler esta entrevista e partilhar comigo um pouco de minhas idéias.
Sou uma pessoa simples, de idéias simples e diretas, bem humorada, bem resolvida naquilo que quero e sou, mas sempre disposta a aprender com quem tem algo a me acrescentar!



2) Bel, você é jornalista, uma profissão que admiro muito, como surgiu essa vocação na tua vida?
Na verdade não foi beeeem uma vocação, ou melhor, uma vocação específica... Claro, quando era criança, lá nos idos anos 70, eu olhava o Jornal Nacional, a Sandra Passarinho fazendo as coberturas de guerra (a do Líbano lembro perfeitamente!) e dizia "eu quero ser repórter". Depois veio a idéia de ser veterinária (qual criança não teve essa idéia? rss). Mas na hora "h" fiz vestibular para Física. Acabei protelando a entrada na faculdade por um ano e a Ana (minha irmã) sugeriu: "por que tu não faz Jornalismo? Acho que tem tudo a ver com a tua personalidade." E não é que ela tava certa? Me achei! Virei jornalista, mas sempre buscando meu espaço naquilo que acredito: a pequena imprensa.
3) Você é irmã da publicitária e excelente blogueira Ana Cecília Romeu, qual a tua relação como blog da tua mana, o Humor em Conto?
Sou irmã mais velha (e única) da blogueira, incentivadora, coruja, metida, puxadora de orelhas... rssss. Claro, na prática, ajudei a dar a cara visual para o blog, sempre mexi na parte técnica e, quando fui solicitada, dei meus pitacos. O Humor em Conto é algo que entrou na minha vida pra ficar, aliás, na vida de nossa família. Somos todos muito orgulhosos da Ana e torcemos para que ela cresça ainda mais no seu trabalho dia a dia.
4) Como uma boa gaúcha, torcedora do colorado e amante de um bom churrasco, nos diga, o que é nascer nos pampas?
Nascer no Rio Grande do Sul é estar um tanto alijado do restante do país. Pelo menos é assim que a gente se sente às vezes. Por outro lado é ter uma identidade bem definida. Ninguém aqui é morno. É ser colorado ou gremista. Esquerda ou direita. 8 ou 80! É levar tudo na ponta da faca e "ter a faca sempre na bota"... rssss Ou seja, ter opiniões firmes e não arredar o pé delas. É ser chato porque detestamos perder uma discussão... seja pelo assunto que for.
Mesmo assim, ter nascido no sul é a melhor coisa que eu poderia querer, porque ser gaúcho é amar tanto, mas taaaanto, o Brasil, que escolhemos ser brasileiros ao invés de argentinos ou uruguaios!
5) Bel, a espiritualidade é algo imprescindível na vida de todo ser humano, então como você desenvolve a sua espiritualidade, em que ou em quem você crê?
Eu acredito em Deus e nos ensinamentos de Jesus Cristo.
Sou Católica e procuro viver dentro da doutrina cristã, amando a todos como a mim mesma.
Tenho meus defeitos, mas creio que tudo podemos naquele que nos criou, portanto, até modificar a forma de pensar e ser melhor a cada dia é possível, e para isso basta nos espelharmos Nele!
6) Recentemente o excelente blogueiro William Kusdra, dono do blog A Toca do William, encerrou as atividades deste maravilhoso blog, e também a gaúcha Emiliana Vaz, do blog As Histórias de Emilia que está dando um tempo lá no seu, em tua opinião, o formato blog está fadado ao fracasso ou ainda vai perdurá por um bom tempo ainda?
Os blogs estão mais vivos do que nunca! Hoje mesmo um cliente me pediu que criasse um para ele... rsss Como já falei, aqui mesmo no teu blog, penso que os espaços muito personalistas (aqueles que se parecem com os diários de adolescentes de antigamente) estão fadados ao desaparecimento. Mas todos os que tiverem um trabalho por trás, ou um assunto mais específico, ou ainda, uma razão social para existir, estes sobreviverão e o formato terá sempre o frescor de uma boa leitura nas primeiras horas da manhã, quando a gente senta com a xícara de café nas mãos e sorve além do saboroso líquido, o alimento para o cérebro preparado por pessoas inteligente como tu e outros tantos participantes da blogosfera.

7) Vamos agora falar de cultura? Fale-nos um pouco do que você gosta de escutar, livros que gosta de ler, filmes que aprecia, enfim, destrinche tudo.

Meu gosto musical
É muito eclético. Os maiores, para mim, são Supertramp e David Bowie. Mas no meu carro (só escuto música no carro... rssss) você pode encontrar Jack Johnson, Maná, Roupa Nova, Coldplay, The Verve, Jota Quest, Zeca Baleiro. Na verdade, sou ávida por notícias que escuto o dia inteiro. Durmo com o rádio ligado ao lado do travesseiro escutando... notícia... rssss Por isso, a música tem espaço certo só dentro do carro... isso quando não estou escutando notícia ou futebol... rssss
Minhas leituras prediletas são ciência, espiritualidade, biografias, revistas femininas como Nova, Cláudia, Marie Claire e alguns romances de ficção. Acabei de ler "Canção Inacabada - vida e obra de Victor Jara". Ótimo! Tem como pano de fundo a história de nossa américa latina.
Filmes: gosto muito de comédias românticas, policial e suspense. Assisto mais em casa, vou menos ao cinema do que gostaria. Me apetece muito o cinema australiano. Adorei "Vem dançar comigo (Strictly Ballroom)".
8) Bel, quero agora sua opinião sobre esses assuntos delicados que sempre estão na pauta de discussões na sociedade moderna: aborto, pena de morte, prisão perpétua, aumento da menoridade penal e eutanásia.
Poxa... Assuntos polêmicos... Mas vamos lá!
Aborto: sou contra em qualquer circunstância. Sou cristã, prezo a vida acima de tudo!
Pena de morte: totalmente contra. O problema da violência não se resolve com violência. Ninguém tem o direito de gerir ou tirar a vida de outro alguém.
Prisão perpétua: quisera eu que não existissem cadeias e a sociedade se desenvolvesse através da educação. Mas como isso não é possível, por enquanto, e devido à doença mental e periculosidade de alguns, diria que apesar de ser uma violência a privação de liberdade, poderia ser a forma de tirar da sociedade aqueles que não conseguem conviver pacificamente com ela.
Aumento da menoridade penal: sou contra. Criança é criança. Adolescente é adolescente. Ainda não tem a personalidade formada e são facilmente influenciáveis e manipuláveis. Punidos tem de ter os adultos que estão por trás. Sempre tem um adulto por trás. Sejam eles amigos, colegas, pais ou mães.
Eutanásia: sou pela vida sempre. Enquanto há vida, há esperança! Ao invés de pensarmos em desligar os aparelhos, mais humano é sermos humildes e pedirmos a Deus que decida pelo melhor. Ora, se Jesus curou incuráveis, por que devemos acreditar que milagres não existem????? E se for para partir, que seja no tempo certo de cada um.
9) Estamos em pleno dezembro, um mês festivo, natalino, onde a benevolência e a caridade surgem abruptamente do nada nas pessoas, em sua opinião, quais os principais males no mundo a serem combatidos e como você enxerga a humanidade em pleno século 21?
Eu penso que a humanidade está esquecendo de ser feliz, embora busque a felicidade incessantemente!
Noutro dia, eu e a mãe (moro com minha mãe) estávamos conversando e chegamos à conclusão de que pra sermos felizes temos o que precisamos: saúde, amor, paz de espírito, nossos cachorros e gatos e uma família unida e bacana.
Acho que tá na hora de ensinarmos às gerações futuras que a vida pode ser muito boa se a gente fizer dela um espaço de caridade, amor, prazer, conforto, convivência, tolerância, risada, muuuita risada.
Vejo os adolescentes e jovens muito tristonhos, vejo as crianças convivendo com problemas adultos, vejo adultos perdidos e correndo sempre atrás da máquina, sem saber onde ela vai chegar e o que realmente estão buscando.
A benevolência e a caridade deveriam ser qualidades intrínsecas ao ser humano só pelo fato de estarmos vivos, porque é ótimo viver!!!!! Portanto, abaixo o negativismo e a amargura, o individualismo, o egoísmo e a falta de gratidão!
10) Vamos fazer aquele velho ping pong, eu sugiro o tema e você responde com poucas palavras:
Um livro de cabeceira: Tim, de Colleen McCullough

A música de sua vida: Fool’s Overture, Supertramp

Ana Cecília Romeu: uma das pessoas mais importantes da minha vida. Meu orgulho!

Brasil: o país do jeitinho, mas que tem jeito!

Um sonho não realizado: saber dirigir e ter um carro na época em que o meu pai era vivo, para levar ele para passear (antes de ficar doente ele sempre teve carro).

A vida e a Morte: vida é tudo e morte a continuação dela.

Uma alegria e uma decepção que marcou tua vida: podem duas maiores alegriasssss? rssss O Sport Club Internacional campeão do mundo, em 2006 e o nascimento da minha sobrinha Luíse, em 2007. E a decepção total... bahhh... Inter derrotado para um time africano no mundial de clubes 2010, ali "me caiu os butiá dos bolso"...

5 coisas que levaria para uma ilha deserta: coisas, né? rssss protetor solar, uma barraca, uma rede de pesca, um facão e uma camiseta do Internacional (vá lá que a ilha não seja tão deserta assim e eu possa angariar mais torcedores para o meu time... rsss)


Isabel Rodrigues: uma pessoa que encontrou seu lugar no mundo!
11) Quero te agradecer por esta oportunidade de te entrevistar, tenho uma admiração por você, e pra finalizarmos, manda uma mensagem para todos que estão lendo esta entrevista, beijão e valeu guria.
Queridos, muito obrigada por terem chegado até aqui na leitura! \o/
Muito obrigada por todos os comentários que porventura deixarem e pelo carinho e amizade que sempre demonstraram por mim, apesar de eu não ser blogueira.
É complicado a gente escrever pouco com perguntas tão inteligentes e instigantes. Levei um tempinho pensando, mas quando escrevi, saiu tudo de uma vez. Foi meio difícil, porque eu estou acostumada a estar do outro lado, perguntando. É a primeira vez que sou entrevistada, mas fiquei muito feliz e agradecida pela consideração e carinho do Paulo Cheng, uma pessoa que admiro muito, um blog que sigo e frequento com prazer, porque sinto verdade e inteligência em seu criador. Assim como frequento assiduamente o do André Mansim e outros.
Também quero agradecer por todo o carinho, amizade e apreço que vocês tem pela minha irmã Ana Cecília Romeu e pelo trabalho que ela desenvolve. Vocês podem ter certeza de que ela é muito feliz com essa convivência com vocês e é em mim também que está sendo feito esse carinho!
E por fim, aproveitando-me da oportunidade... rsss... gostaria de pedir que vocês nunca deixem de escrever em seus blogs e encantar pessoas que, como eu, não começam seu dia de trabalho sem dar uma rápida passada em cada blog que admira. Muito obrigada por todos existirem e me deixarem fazer parte dos espaços de vocês!

Abaixo alguns vídeos sugeridos por Isabel Rodrigues.

Paulo Cheng




46 comentários:

  1. Galera, essa entrevista com a Bel ficou triboa, realmente é uma pessoa maravilhosa, inteligente, sensata, bem humorada, e fecho com chave de ouro a sessão entrevista desse ano com esse bate papo gostoso. Conheci a Bel através de sua irmã, a Ana Cecília do blog Humor em Conto, onde sou sócio de cadeira cativa, e mesmo ela não tendo blog próprio, mas está por trás do Humor apoiando a Cissa. São pessoas assim como a Bel que valem à pena fazer entrevistas e dar continuidade com o blog, gostei muito de suas respostas e foi um prazer imenso ter a sua participação por aqui. Desde já quero agradecer a Bel pela entrevista e desejar a ela um Natal abençoado e um fim de ano repleto de realizações, pra ela e toda a sua família.

    Valeu Bel, abração pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, meu amigo!
    Que amigo, você!
    Desde já agradeço ao espaço que brilhantemente cedeu para minha mana querida!
    A Bel, acostumada a entrevistar,e agora, entrevistada... rsrs


    Já li tudinho e volto com calma para comentar.
    Novamente meus sinceros agradecimentos (apesar dela ser do Internacional!), fazer o quê? :)

    Grande abraço!
    Volto!

    PS.: Vou divulgar lá no blog e entre amigos.

    ResponderExcluir
  3. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Paulo, gosto e admiro tuas entrevistas, tenho acompanhado outras entrevistas em outros sites e blogs, mas as que você elabora sempre têm a cara do entrevistado, e nunca perguntas genéricas para todos os entrevistados.

    Bem, não conhecia a Isabel, mas gostei de cara da moça, simpática, inteligente, pra cima, não tem blog (assim como eu), mas ama comentar neles, gostei de suas respostas, muito sinceras e inteligentes, e que contrasenso, uma jornalista que nunca foi entrevistada, foi pega de calças curtas, kkk. Parabéns pela entrevista, à Isabel, gostei de te conhecer, tudo de bom em tua vida e profissão, e a você Paulo, continue sempre assim, sendo competente em teu blog.

    Um feliz natal pra todos por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Olha só que entrevista legal !

    A Bel outro dia comentou lá blog,e só assim fiquei sabendo da existencia da irmã de uma blogueira tão querida como Ana. Gostei muito da entrevista, ela foi muito bem elaborada, então passa em um instante para quem lê. Os gostos musicais dela são excelentes, e os livros então nem se fala, tambêm não poderia esperar menos da linhagem Romeu !

    Parabens a Bel pela naturalidade e simplicidade de abrir o coração, e ao Cheng pela otima escolha !

    Vejo vocês por ai na Blogosfera !

    ResponderExcluir
  5. Paulo, meu amigo, voltei!
    Perguntas muito boas as tuas, muito bem elaboradas, e eu diria até, um tanto quanto difíceis de serem respondidas!
    Fiquei curiosa como te sentiste elaborando perguntas para uma jornalista? Parabéns, meu amigo!

    Pois é, a Bel é bem isso que respondeu mesmo. Uma pessoa transparente, com bom conteúdo para partilhar com as outras pessoas, e ainda muito presente, na minha vida, e também aqui na blogosfera.

    Desde que me incentivou pelo início do meu blog, Humoremconto, tem me ajudado sempre que preciso, sou muito "jurássica" ainda para essa coisa de computador, e ela sabe tudo, como auto-didata é 10!

    E assim, passou a ter contato com outros blogs de amigos meus e acompanhado o trabalho (em alguns ela visita, mas não comenta!, mas lê que eu já vi! rsrs)
    Então, uma belíssima oportunidade de uma contra-partida para o teu leitor aqui saber como pensa outro leitor, não é mesmo?

    Novamente, obrigada pela oportunidade a ela! Visualizaste uma oportunidade muito interessante para um leitor de blogs se manifestar também.

    Grande abraço para ti!
    E para a Bel também :)

    ResponderExcluir
  6. Ah! Só tem um probleminha!
    Vídeo do Internacional, Bel?
    Nossa! Ninguém merece!
    rsrs
    Isso é curioso:
    ela do Internacional; eu do glorioso GRÊMIO Imortal Tricolor!

    E no Uruguay, ela é do Nacional; e eu do Peñarol...

    rsrs

    Não dá uma certo!

    Posso te apostar que se mudássemos de país, seria a mesma coisa, sei que em Portugal ela é do Sporting, não sei, ... mas acho que sou mais o Benfica! rsrs

    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  7. Linda entrevista, bos perguntas e respostas.
    Gostei de ver a Bel e saber dela, ainda mais que adoro a Cecília e pelo visto é de família o talento.

    Fico feliz com o fato dela também achar que os blogs estão em plena atividade, pois adoro blogar... Dá pra ver!!!

    abração pra todos, FELIZ NATAL e tudo de bom, SEMPRE! chica

    ResponderExcluir
  8. Se tem algumas pessoas que devem ser legais nesse mundo são os pais da Bel e da Cissa! Olha que botar duas gurias dessas no mundo e criá-las tão bem assim, com tanta dignidade deve ter sido difícil!

    Eu gostei da entrevista e a Bel é igualzinha eu sempre imaginei. Simplona e gente boa.
    Uma coisa que me chamou atenção é que nas duas alegrias da vida dela primeiro veio o Inter ser campeão do mundo, hahahahahahahahaha. Tudo bem que foi numa Libertadores roubadinha onde o juiz aos 3 minutos expulsou o Josué do São Paulo no Morumbi, mas fazer o que né? E demos um sufoco enorme neles no segundo jogo lá no Beira Rio. Hahahahahahaha, mas tudo bem!

    Belzinha, parabens amiga! E obrigado por se lembrar de mim aí, hahahahaha, fiquei feliz!

    Chengão parabens pela entrevista, escolheu a dedo o gran finalle do ano hein!

    Fiquem com Deus!

    Ah escrevi um mini conto de natal lá no blog que eu achei que foi meu melhor texto do ano, mas tá um pouco grandinho. Então não fique com preguicinha de ler, hahahahahahahaha.

    ResponderExcluir
  9. Sempre acho interessante essas entrevistas aqui no seu blog, são oportunidades muito boas para conhecermos à fundo as pessoas, suas atividades, gostos pessoais, pontos de vista, enfim, gosto de entrevista e essa aqui particularmente foi muito bem elaborada, e a entrevistada, a Isabel respondeu com elegância e simplicidade. Parabéns aos dois.

    Rodrigo Crispim - Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  10. Oi paulo!!!

    Parabéns pela entrevista!

    Amei conhecer a Bell um pouco mais.
    Mesmo tendo pouco contado com ela, nutro por ela a maior simpatia.
    Aliás.... achomuito vabaca essa amizade e cumplicidade das duas irmãs..
    Cissa e a Bell.
    A Cissa dispensa comentários. Inteligente, humana, amiga, carismática.
    A Bel com seu jeito meigo encanta a todos.

    Aproveito para desejar a voce e a toda sua familia, a Bel, a Cissa..
    um Feliz Natal e Um Ano Novo cheio de paz e esperança.
    Que deus nos de força e coragem pra ajudar na construção de um mundo melhor!!!

    ResponderExcluir
  11. Karine Assunção, Porto Alegre


    Olá Paulo,
    Primeiramente quero parabenizar pelo blog...

    Bom e falar da Bel, nossa nos conhecemos desde que eu nasci, hj já estou com 23 anos. A Bel e sua familia tem um papel muito importante na minha vida. Amo eles de coração.

    Adorei ver a Bel respondendo hehe, mas concordo com a Ana ela tem um grande defeito torcer pelo Inter e ainda sugerir o video deles para assistir... ai não da neh! Ninguem merece!!! rsrs

    Sucesso para vocÊs...
    Bjusssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Paulo e Ana... bahhhhhhh... vocês são uma inspiração... embora eu seja mais velha dos que os dois... rsssss Pessoas muito dignas e muuuito boa gente!

    Paulo, foi a primeira (e acho que será a única) entrevista que alguém fez comigo, eu que sou uma entrevistadora nata, que tem de se cuidar para as conversas não se transformarem num inquérito sobre a pessoa... rssss vício terrível de jornalista. A gente enxerga pergunta em tudo! rssss Olha, mas quero agradecer imensamente pra ti. És uma das pessoas mais bacanas que conheço neste mundão de Deus. Podes perguntar pra Ana se por algumas vezes ela já não ouviu eu dizendo, "bahhhhh o Paulo é uma pessoa super boa gente!". Continua assim, és muito abençoado e iluminado!

    Ana, irmã linda, que posso eu querer mais da vida se Deus me presenteou alguém como tu???? Sem palavras. Te amo!

    ResponderExcluir
  13. Macedo, poxa, que bacana! Muito obrigada por comentar e desejo pra ti muita coisa boa nesta vida!

    ResponderExcluir
  14. Victor... adorei a "linhagem Romeu"... hehehehehehehe Sei lá, a gente se esforça pra ser pessoa do bem e vive conforme nossas convicções... acho que é isso! Muito obrigada pelo comentário e pela amizade!

    ResponderExcluir
  15. Chica, querida... muito obrigada por tudo! Pelo comentário bacana, pela amizade e apreço à minha mana. Como eu disse na entrevista o carinho é também em mim!

    ResponderExcluir
  16. André... tu acredita que quando fui escolher a foto eu lembrei de ti? Ahahahahahahahahaha resolvi colocar que não fosse do Inter, para que quando tu entrasse não desse de cara com o meu glorioso e que por algumas vezes escanteou o teu da Libertadores... ;-)

    Muito obrigada pelo carinho, amizade e comentário... adoro o teu canto na internet!

    ResponderExcluir
  17. Rodrigo, muuuuuuuito obrigada pelo comentário e carinho!!!!! Podes ter certeza que o mérito é em grande parte pelas excelentes perguntas do Paulo!

    ResponderExcluir
  18. Ma querida, muito obrigada por tudo, principalmente pelo carinho com minha mana!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Nine, poxa, fiquei emocionada, mulher!!!! tu és uma pessoa muito importante na minha vida, na da Ana, da mãe e do vô Oscar... sabes disso! Muuito obrigada pelo comentário e amor!

    ResponderExcluir
  20. Oi Paulo!
    Entrevista impecável como sempre!
    A Bel Rodrigues é uma pessoa incrível! Apesar de nunca ter falado com ela e talz, mas eu gostei dela :)
    Só pela entrevista deu para perceber que ela é muito gente fina XD
    abração

    ResponderExcluir
  21. Oi, grande amigo Paulo!

    Essa é uma das melhores e brilhantes entrevistas que li por aqui.
    Tanto a Bel quanto a Cissa tive afinidade com elas desde o primeiro contato. São pessoas amigas, fraternais, simples, humildes como a gente, além cultas e inteligentes. Tenho mais contato com a Ana e a considero irmã e esse sentimento se estende a Bel também.
    Suas respostas são sábias, lúcidas e sinceras como esperava.
    Você também está de parabéns.
    Sabe fazer uma entrevista dinâmica e interativa com formato bem definido.

    Parabéns, meus amigos, por esse show de entrevista.

    Abraços cordiais e fraternos para ambos do amigo de sempre!

    PS: A Cissa me avisou sobre a entrevista.

    ResponderExcluir
  22. SOU AMIGA ÍNTIMA DE ISABEL CRISTINA. NÃO SOU ADEPTA DE "BLOGS", PORÉM ENTREI PARA ELOGIAR O TRABALHO E A ENTREVISTA FEITA! O QUE ELA FALOU É EXATAMENTE O QUE ELA É! SEM MAIS NEM MENOS!! E ACHO TAMBÉM QUE A IDÉIA DE ENTREVISTAR PESSOAS ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A TROCA DE CONHECIMENTOS E PONTOS DE VISTA!! ÓTIMA IDÉIA!!PARABÉNS PAULO CHENG!!

    ResponderExcluir
  23. Bel...
    Claro que passaria por aqui! :)
    Baita entrevista, hein?! Parabéns para ambos!!!
    Me senti muito privilegiada pelo tempo que trabalhamos juntas, pela baita convivência, pelo amor dispendido a mim, ao meu filhote, à minha família... Aprendi e usufrui muito!
    Obrigada por tudo! És única, maravilhosa! Distância... que nada!!!
    Te amo muito!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  24. Paulo, suas entrevistas sempre nos proporciona conhecer pessoas, aliás, mentes brilhantes de grandes cabeças pensantes. Essa é mais uma. Bel, me permita assim também chamá-la, é uma leitora que em todos os comentários onde empresta sua inteligência para uma boa analise, o faz com a mais absoluta verdade e coerência. Quando a Bel aparece para comentar um assunto lá no blog, não tenho a menor duvida, assim fez porque o assunto despertou seu interesse de leitora. E por uma razão muito simples, a Bel não faz comentários constantes no blog, as vezes leva tempo. Eu já tracei um pouco do perfil de cada leitor daquele humilde blog. No entanto, a Bel quando surge num comentário é sinal que aquela publicação mexeu com ela em algum sentido. O que eu quero dizer com isso? A Bel não é quantidade, é qualidade. Qualidade que acrescenta. Sim, o comentário relevante, coerente e inteligente de um leitor pode fazer o próprio autor de tal publicação a uma reflexão. Gosto desse jeito gaúcho de ser. O paulista, o carioca, o mineiro, o baiano, todos, admiram a cultura política e social que caracteriza esse povo. Por sinal, tenho vários amigos gaúchos. A Ana, sua irmã Bel, que chamo de Cissa aqui na blogosfera é a prova evidente que se trata de uma família que transpira inteligência e competência no que faz. Sou fã dela, de verdade. E depois dessa entrevista maravilhosa que o grande Paulo nos proporcionou, onde eu e tantos outros te conhecemos um pouco mais, virei seu fã também. Outra coisa que fez identificar-me com você foi o fato de dormir com o rádio ligado. Que bom, existem outros iguais a mim. O amor ao seu time, embora não seja o mesmo time que torço, me fez identificar também com você, pois sou um torcedor apaixonado de verdade, viu. Bel, com todo carinho e respeito, me permita deixar um beijo no seu coração e um afetuoso abraço. Adorei sua entrevista aqui. Paulo, você sempre nos presenteia com excelentes publicações e com maravilhosas cabeças pensantes também, como no caso da Bel. Um grande abraço meu amigo. Um feliz Natal, extensivo a sua família.

    ResponderExcluir
  25. É Bel... Hahahahahaha, mas você viu que a entrevista é preta, branca e vermelha, hahahahahahahaha tricolor paulista, hahahahahahahahaha. O Chengão meu amigo fez de propósito, hahahahahahahahaha.

    ResponderExcluir
  26. Grande Bel... Agora posso dizer que te conheço um pouco mais. Adorei!
    Sucesso na profissão!!!

    ResponderExcluir
  27. Sim Dedé, a entrevista é tricolor mesmo, mas em homenagen ao Santa Cruz, kk.

    ResponderExcluir
  28. Alguns amigos meus, por não terem o traquejo do funcionamento de um blog, não estão conseguindo postar. Então, reproduzo as opiniões.

    ILIETE

    Li toda a entrevista. Te "enxerguei" nas opiniões, que muitas eu já conheço. Como uma legítima aquariana, está tudo ali, sem muitos floreios.
    Achei ótimo a seriedade de tuas respostas e ao mesmo tempo leves e descontraídas.
    Se é presente pra ti neste Natal, lermos s entrevista. Quero te dizer que meu presente é te conhecer e ter o privilégio de conviver com tua alegria de viver.
    Um Grande Abraço desta Amiga que vive aqui na Gália (Natureza Pura) e te gosta muito!

    FERNANDO GOMES

    Oi Bel!!
    Passei la a ver a entrevista, ficou muito legal, e bem o teu jeito de falar...rsss, simples e directa, so nao descobri como comentar a entrevista, não tenho habito de entrar em blogs, so leio o da tua irmã que acho muito bom mesmo.
    So tenho um reparo q fazer é na questão musical, tenho de confessar que fiquei um pouco decepcionado por nao teres faaldo em nenhuma musica portuguesa, eu julgava que te tinha influenciado so um pouquinho...rss
    Mas valeu adorei a entrevista.

    ResponderExcluir
  29. Realmente, Fernando, depois que tinha enviado as respostas para o Paulo é que lembrei que em meu carro tenho vários cds de música popular portuguesa. Dentre os cantores que mais gosto está Rui Veloso... bahhhh... amo esse cara! rsssss

    ResponderExcluir
  30. EDUARDO
    Sempre é tempo de começarmos uma amizade! Que bacana que gostaste da entrevista. Muito obrigada pelo comentário!

    BENTO
    Poxa, quanta honra receber um comentário tão bacana vindo de ti, que é uma pessoa que admiro muito! O teu blog, assim como tu, acrescentam humanidade e conhecimento à minha vida! Obrigada por tudo!

    LUUUUUUU
    Amigona de todas as horas! Bahhhh... muito obrigada por todo o carinho, irmandade, puxões de orelha, apoio, companhia, confiança! Amei o comentário! Bem tu, também! rssss

    ANDRÉIA
    Amigona/irmã/comadre... muito obrigada por ter vindo aqui prestigiar o blog do Paulo e conferir a entrevista comigo! Poxa, nutro muito amor por ti, pelo Murilo, pela Flávia e até pelo Veri... rssss Te gosto de montão, mulher e tenho muita saudade de nossa convivência mais direta...Brigadãoooo por tudo, mesmo!

    PAULO CESAR
    Fiquei emocionada e até bem encabulada com o teu comentário. Será que eu mereço isso tudo? rsssss Adorei! Muuuito obrigada! E claro, temos sim, muitas coisas em comum... amamos nosso time, dormimos com o rádio ligado (ainda bem que não sou a única louca... rssss) Muito obrigada pelo comentário, pelo carinho, pelas palavras, podes ter certeza que o mérito desta entrevista (que achei que ficou boa, mesmo... não tenho falsa modéstia! rsss) é na maior parte do Paulo, um jornalista nato! Brigadãoooo!

    DILSO
    Muito obrigada por teres vindo aqui. Acho que é a chance de nos conhecermos melhor e isso, para um final de ano é algo ótimo, né?

    ANDRÉ E PAULO
    O pior, ou melhor, é que pensei no Santa Cruz também! hehehehehehehehehehehehe

    ResponderExcluir
  31. Bel, eu sempre soube que tu tinha todo o jeito para ser jornalista. Vejo que não tava enganada! Nas escolas em que trabalhei, e que tu estudavas, as professoras sempre me falavam do teu jeito comunicativo, mas eu sabia que ia além disso. És uma pessoa muito especial e muito boa filha, companheira e amiga!

    ResponderExcluir
  32. A Iza é uma graça de pessoa.Adorei a maneira como tu descreveu ser "gaúcho".
    Dá um bom post para qualquer blogueiro daqui da terrinha.
    Acho que vc deveria ter um blog,falar sobre tuas ideias,criticar,elogiar,e principalmente da tua paixão pelo nosso Internacional.
    Adorei te conhecer um pouco mais Izabel.
    (Paulo?uma correção:Não vou fechar o blog.Acho que vc andou falhando o post mais importante das Historias de Emília.Normal!Não conseguimos acompanhar todos.(Risos)
    Estou de ferias,mas ano que vem volto com tudo!
    Feliz Natal!
    Bjcas

    ResponderExcluir
  33. Outras pessoas que tentaram comentar:

    ANDRÉA LUZ
    Li e adorei. Tentei postar meu comentário, mas não entrou. Mas a entrevista reflete bem a Bel, do jeitinho como ela, aqui com a gente. Vale a pena ler e conhecer mais a nossa super colorada! Abraços!

    JUÇARA
    Maravilhosoooo,Está é a Bel que admiro,verdadeira,espontanea,te gosto muito... bjão

    ResponderExcluir
  34. MANHÊÊÊ
    Bahhhh... minha véinha... muito bom tu teres te disposto a comentar! Que legal! Brigadãooooo!!!!!

    EMILIANA
    Isa com "s" sempre, mulher! rsssss
    Muito o obrigada pelo carinho e consideração!!!!
    Mas esta história de blog, apesar de eu gostar muito de todos vocês, deixo para a minha mana Ana Cecília. Ela é quem manda neste campinho em nossa família... rssss E eu admiro e vivo muito o trabalho dela, portanto, de alguma forma já estou "blogando"... rsss

    ResponderExcluir
  35. Olá, Paulo Cheng, fui convidada pela amiga Cissinha, para visitar seu blog e ler a entrevista que vc fez com a Bel, irmã dela, que por sinal eu ainda não conhecia.

    Digo que gostei muito de saber tanto, já de início, a respeito da Isabel. Perguntas interessantes e muito bem elaboradas. Adorei as respostas, sempre diretas e inteligentes. Mais lindo disso tudo foi ver a ligação que há entre essas duas irmãs. Essa ligação fica claaaara durante a “fala” da Bel, apesar da disparidade entre os gostos “futebolísticos”(risos).

    Enfim, parabéns pela postagem...

    Abraços JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  36. Bel... uma das pessoas mais maravilhosas que conheço...
    Bjão<<< (Luciano)

    ResponderExcluir
  37. Ae Chengão!

    Então..eu sempre li os comentários da Bel e achava super legal, ela é uma pessoa muito inteligente e admirável1 Eu sempre quis entrar em contato com ela pra trocar idéias mas como ela não tem blog, nunca pude puxar assunto. E ficava na vã esperança de que ela um dia fosse passar no meu blog para comentar lá ocasionalmente para podermos trocar idéias....
    gostei da entrevista!!!

    Sabe, eu também não ando muito interessada em obras de terror, principalmente filmes. E como você bem disse, o terror atual é algo tão comum e forçado que perde a graça. Tipo, agora você tem efeitos especiais mirabolantes, banhos de sangue e acha que isso é terorr de qualidade. E roteiro que é bom..nada.
    Olha, você tá procurando um anime que esteja á altura de Death Note? Bom, eu tenho um que é bem diferente de Death Note, é um anime meio longo, adulto em temros de enredo psicológico e que parece tão real que é quase como um filme: MONSTER. O psicopata dessa série é o personagem mais intrigante que já vi num anime.

    Ah nem me fale nessa maldita corereria! Eu tô só o bagaço! Nas festas de fim de ano vou ficar trancada em casa organizando e tentando adiantar minhas coisas no pc. Durante a semana só tenho tempo de ficar um pouco no blog, conversar no msn...pra vc ter idéia, nem visitando os blogs para comentar eu to tendo tempo! Lástima.

    Bom..não sei se nos falaremos então vou te desejar um FELIZ NATAL e um Feliz Ano Novo!! Que tudo de bom para vc e sua familia aconteça! E que muitas novidades boas venham! E q vc continue blogando sempre!
    bjs

    ResponderExcluir
  38. paulo, querido amigo,
    a bel é uma pessoa que conheço das visitas regulares que faço a alguns blogues, designadamente ao humor em conto, da queridíssima [sua e nossa] ana cecília. talvez por isso o meu conhecimento dela seja irregular e pouco sustentado, razão por que esta entrevista se me tornou interessantíssima. perceber as pessoas que respiram do outro lado da mini-fotografia é muito mais do que conhecer o traço que lhes contorna o rosto. gostei particularmente de duas coisas: de perceber que, num qualquer momento da vida, o feitiço sempre se vira contra o feiticeiro [isto de ver uma jornalista-entrevistadora ser entrevistada deve ser algo desconfortável para a própria, imagino eu :)]; depois, que nos dias de derbi inter vs grémio, a casa da bel e da ana cecília deve ser uma animação :)
    beijinho a ambas, bel e cissa, e um abraço a ti, caro amigo!

    ResponderExcluir
  39. Poxa, eu imaginava, mas não tinha muita ideia de que receberia tanto carinho do povo da blogosfera:

    JOICY
    Muuuito obrigada pelo comentário bem legal que fizeste! Sempre é tempo de novas amizades! Sabia que tem gente que nem acredita que eu e a Ana tiraríamos uma braço uma pela outra?????

    TSU
    Realmente, sempre estive na eminência de aparecer no teu blog, mesmo não sendo blogueira, bom, nossa comunicação poderia se dar por face ou orkut... rsss Acontece que quase nada entendo a respeito do teu assunto principal, Cosplay... então, me resignava a acompanhar a tua amizade com a Ana de longe. Mas isso não quer dizer que não te admiro! Muito obrigada pelo comentário!

    JORGE
    Poeta português que encanta a todos que frequentam o seu blog.
    Hehehehehehehe... aqui, quando tem GreNal a gente procura nem se encontrar... embora respeitemos muito uma à outra... rssss O mesmo acontece quando jogam Nacional ou Peñarol, ou mesmo, Benfica e Sporting... rsssss Por outro lado, combinamos em tudo nos demais aspectos da vida... temos um gosto musical muito parecido, vozes de contralto para falar e cantar (no telefone sempre confundem uma com a outra!), somos do ramo da comunicação, trabalhamos juntas... enfim, Ana é a grande pessoa da minha vida!
    Ainda mais agora que apresentou-me amigos tão interessantes e bacanas, assim como tu!
    Muito obrigada pelo comentário!!!!!

    ResponderExcluir
  40. Dale colorado. Só me chateia que ela influenciou a Ana em tantas coisas boas e não conseguiu no time de futebol. Bom, problema na Ana, que vem sofrendo a longos e tortuosos anos.

    Teria tanta coisa pra comentar, mas são tantos assuntos...

    Isso seria bom sentar num bar e abordar cada um.

    Pois tudo que eu colocar aqui poderá entrar em debate e não terá como discutir saudavelmente por aqui.

    É ótimo sabermos um pouco mais das pessoas e ver o quão diferente (ainda bem) somos um dos outros (mesmo que a sociedade brasileira nos reprima a ser todos iguais).

    Abss Paulo e beijo pra Bel!

    ----
    “The Tramp Mind”
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Galera, gostaria de agradecer a todos vocês por cada comentário que foi postado aqui carinhosamente, isso mostra o quão querida e amada é a nossa amiga Bel, mesmo para aqueles que só a conhecem virtualmente, mas é isso ai, fico feliz por todos os blogueiros continuarem a interagir e não deixar esse canal esmorecer em meio a tantas redes sociais.

    Muito obrigado a todos e desejo um feliz Natal e uma chegada de ano novo repleto de benção na vida de cada um.

    ResponderExcluir
  42. JIM
    Muito obrigada pelo comentário! É isso aí... falhei na influência sobre a Ana... rsssss Mas disseste bem, tem temas que são para a conversa num bar. Agora, o que seria do mundo se não fossem as opiniões divergentes???? rss

    PAULO e PESSOAL
    Muuuuuuuuuuito obrigada por tudo! Neste ano recebi um dos melhores presentes de Natal da minha vida: a consideração e o carinho de gente muito especial!

    ResponderExcluir
  43. Nossa, estou me sentindo miuda em ser amiga e colega de coral de uma personalidade tão linda e canta no mesmo naipe que o meu.... tu não contou que cantas num coral sua feia..... Brincadeirinha. Falando sério agora. Parabéns querida, é uma entrevista de quero mais que pena que acabou. Que bom ter uma idala como tua irmã, mas não te faz de sonsa porque tu também és um arco-iris bem brilhoso. Continua assim FELIZ ,faz bem para o todos nos que te amamos. Feliz ano novo. BJ. Fernanda Cosme

    ResponderExcluir
  44. Bem legal a tua entrevista. Embora a gente se encontre toda a segunda-feira, sobra pouco tempo para nos conhecermos melhor e na entrevista tu revelas várias coisas que eu não sabia. Por exemplo, não consigo te imaginar como Física.....(os que eu conheço são todos meio doidos e introspectivos......hehehe). Então, acho que fizestes muito bem escolhendo a tua profissão atual.
    Desejo de coração um 2012 de muita paz e realizações. Pedro Luiz Juchem

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.