terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Natal atemporal...

Há algum tempo escrevi um texto sobre a benevolência que se é praticada exclusivamente em dezembro, em virtude do período natalino. Obviamente, toda forma de beneficência é válida e sempre bem vinda para aqueles que precisam, mesmo que seja de forma esporádica.

Mas a meu ver, esta questão deveria ser analisada por outro prisma. Alguns paradigmas que estão solidificados na sociedade e que conspiram para uma sociedade egocêntrica deveriam ruir por terra e serem reformulados.


Passamos o ano todo trabalhando, estudando, absortos em nossos planos e projetos e, na maioria das vezes, culpamos esta rotina para não nos absorvermos em qualquer projeto humanitário e nem em nenhuma atividade solidária que inclua o próximo.



Na realidade, o sentido do Natal é malignamente deturpado pela sociedade, onde o apelo ao consumismo material e a figura mística do ‘Papai Noel’ substituem a grandeza e importância da vinda ao mundo do Salvador da humanidade: Jesus de Nazaré.


O Brasil é tido como um país cristão, onde a maioria da população se denomina cristã. Mas a verdade é que, a teoria não se traduz na prática. A ajuda aos mais necessitados só é sentida com mais veemência em épocas festivas e a devoção e o sucesso que o “bom velhinho do trenó” obtém, faz com que o país esteja longe de ser considerado cristão.


O exemplo de Cristo, que durante todos os dias do seu ministério aqui na terra só se ocupou em propagar as boas novas de salvação e em ajudar ao próximo, deveríamos ‘sentir’ este Natal durante todos os dias do ano.


Não deveríamos nos sensibilizar um pouco mais só porque o clima natalino do dia 25 de Dezembro influencia, mas porque este sentimento de misericórdia e complacência aos menos favorecidos deveria ser atemporal, independente de quaisquer épocas festivas. Foi assim que Cristo agiu. Para Ele, não havia dia ou hora, todo o momento era propício para ajudar ao próximo.


O dia em que a sociedade e, principalmente os cristãos, entenderem a essência do Natal, o dia 25 de Dezembro será vivenciado a cada dia do ano e o ídolo obeso chamado ‘Papai Noel’ terá menos espaço nos lares e nas vitrines das lojas.


HAPPY CHRISTMAS TO YOU. EVERYDAY!



 Paulo Cheng


16 comentários:

  1. Lindo teu texto. Dar ao Natal o verdadeiro sentido é preciso e nunca perder toda a magia da época. Sem deixar se envolver com o consumismo, mesmo assim podemos ter Natais felizes. Vale a pena e deve voltar a simplicidade que a data nos remete!

    abração,lindo Natal, daqueles que nascem no coração e não nos shoppings! chica

    ResponderExcluir
  2. Pôxa Paulo, eu estava pensando nisso ontem, e estava esboçando um texto assim, só que o meu seria um pouco mais radical, o título seria assim: pro inferno com ESSE natal!
    Mas o seu texto está excelente, falou tudo de maneira direta ! Parabéns, tomara que todos tenham esse sentimento o ano todo e o mundo será bem melhor! Abraço! Rodrigo The Wash!

    ResponderExcluir
  3. Pow cara, gostei muito do texto, que esse ano sirva de alerta. Parece mesmo q ano apôs ano as pessoas cada vez menos lembram se do proximo e se tornam mais egoistas. Natal é sempre sinonimo de consumismo e não de humanidade e reflexão!

    ResponderExcluir
  4. Exato, Paulo!

    Se somos cristãos, como nos auto propagamos temos de vivenciar a benevolência e a caridade todos os dias do ano. Temos de amar aos outros seres humanos como nos amamos. Excelente reflexão!

    Um Natal muito abençoado e cheio de luz para ti, tua esposa e as famílias de vocês!

    ResponderExcluir
  5. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Paulo, um dos melhores textos que vc escreveu em minha opinião, e essa essência que o Natal representa está longe do conhecimento da grande maioria, acho que, se a maioria das pessoas lessem a Bíblia, conhecessem Jesus intimamente, teriam uma postura um pouco menos materialista e superficial durante este mês.

    Um abraço para você.

    ResponderExcluir
  6. Paulo, tudo bem?
    É fato de que os cristãos deveriam praticar a benevolência nos 365 dias do ano e vivenciar o Natal, que na verdade significa "nascimento", e esse nascimento deveria ser concebido num sentido amplo de "nascimento" de atitudes, de bons conceitos, enfim, de mais humanidade.
    Mas também não sou contra ao clima de magia desta época, que, se tivermos consciência da questão do consumismo, por exemplo,é uma coisa bonita e agregadora.

    Grande abraço, amigo de fé!
    E ótimo Natal para ti, a Michel e familiares!

    ResponderExcluir
  7. Verdade! O verdadeiro sentido do natal anda se perdendo há tempo. Mas vale cada um de nós ressaltar o que é realmente importante para nós e nossa familia!!
    Passa lá, tem postagem nova!
    BeijO*-*
    evesimplesassim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Paulo,
    muito lindo seu comentário por lá!
    Ser quiser voltar e postar em comentário uma mensagem aos outros leitores para o ano que bem, agradeço, pois vou postar todas as mensagens no próximo post, e como sei que de ti vai vir coisa interessante rsrs
    Um abração, amigo!
    Obrigada pela companhia neste ano!

    ResponderExcluir
  9. Cara, duas coisas:

    Primeira: Teus comentário tá corretíssimo, o livro Divina Sujeira está na contramão da moralidade social. Tanto pelo seu conteúdo, quanto pelo seu linguajar.

    Segundo: Perfeito teu post, principalmente na parte sobre papai noel e Jesus. valorizamos MUITO mais o velho barbudo que Jesus Cristo. Ao invés das crianças sentarem no colo e baterem fotos de algum cover de Jesus, sentam no colo e batem foto no do Papai Noel, personagem criado pelo capitalismo.

    Deixamos pra enaltecer Jesus na crucificação e morte e não no seu nascimento, que na minha opinião é o mais importante, mesmo não desvalorizando a importância da sua morte para história da humanidade. Mas sem seu nascimento, nada teríamos.

    Muito oportuno esse teu texto e reflexão!

    Parabéns cara. Esse é o bom do blog, atingimos pessoas muitas vezes que nem sonhamos e sabemos da existência. Tomara que algumas pessoas leem esse seu texto e mudem de ideia e atitudes relativo a isso que postou.

    Abss!

    ----
    “The Tramp Mind”
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. O cristão deveria ser mais inteligente e unir o tal espirito natalino e a magia do papai Noel ao espírito santo de Deus e o verdadeiro natal que é o nascimento de Jesus.

    Unir que falo é não bater de frente falando que tudo está errado e sim falar: - Olha, o espirito do natal é legal porque pede o mesmo que o esírito santo, que é amizade, paz, ajuda aos necessitados, alegria, amor e tudo isso quem nos ensinou foi Jesus!

    Entendeu? Hahahahahahahaha acho isso!

    Um abração marélim!

    ResponderExcluir
  11. Ih! Paulo, mas eu sou defensora do Papai Noel. Conforme você viu lá no meu texto, pensamos diferente.
    Não desmereço as religiões, mas acho que essa magia (quando bem delimitada) é essencial para o meu Natal. Eu cresci com essa fantasia e não posso (nem quero) abandoná-la.
    Até!

    ResponderExcluir
  12. Entendo que o meu post talvez tenha caído em lugar comum, condenar o velho consumismo, a hipocrisia e essas coisas que algumas pessoas condenam em tempos natalinos, e o meu foco era totalmente outro, gostaria sim de que esse momento fosse vivido pelo restante do ano, visto que é um momento que gosto, um tempo de introspecção, reflexão e relacionamento, amo esse tempo, e gostaria sim de ver esse sentimento ser praticado e exercido em janeiro, fevereiro, março...

    Talvez ainda faça outro post comentando sobre a "magia" natalina antes do fim do ano, mas por enquanto é só isso, abração pra todos vocês.

    ResponderExcluir
  13. Pois é Paulo, vai chegando essa epoca e todos começam a querer se enturmar, a se achegar e quando chega dia 1º de Janeiro, é como se fosse automatico... eu não gosto da Hitoria do Papai Noel e ele aqui em casa não tem vez!! Que otimo seria se as pessoas fossem assim o tempo todo, se preocupando com os necessitados e querer fazer o bemnão importa a quem... mais a sociedade é assim mesmo!! Mas um dia melhora!!

    Bem!! O nome do meu cachorrinho apareceu por conta da loucura do meu marido, antes mesmo de a gente ganhar ele, ele já chamava de Sherombingo, e eu não aceitava de maneira alguma, mais quando fui ver ele na casa da moça que nos deu, não é que ele tinha cara de sherombingo... kkkkk... pois, é o nome é bem original e acredito que só tem um Sherombingo no mundo!!
    Ahhh... e detalhe, gatos são bem diferentes de cães, vc não faz ideia, só pra vc ter uma noção, meus 9 gatos não dão o trabalho que Sherombingo dá... rsrsrsrs... estou falando serio ¬.¬ que cachorrinho levado, tem 5 meses e é danadinhoooo que só vendo!!
    Fui dar uma olhada no Megacubo e me parece que anda com problemas para transmitir os canais!!
    PS: família bem, obrigada!! Espero que a sua esteja tão bem quanto a minha e trabalho, todos nós temos, mais não se esqueça de sair de vez enquando só vc e sua esposa, mesmo que seja pra tomar um refri bem gelado!! rsrsrsrs...=D
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Paulo!
    Realmente, concordo com tudo que você disse, vírgula por vírgula.
    O Natal não é só ficar acordado até meia-note esperando presentes e saborear uma farta ceia.
    As pessoas realmente se esqueceram do verdadeiro valor do Natal, e por quem elas deveriam estar felizes. Eu ás vezes fico pensando, como você disse, somos um país cristão, porém, por que não vemos a figura de Jesus presente nessa época do ano? Não estou menosprezando o Papai Noel, porém, eu acho que Jesus é a figura que deveria ganhar mais destaque, afinal, é ele o aniversariante, não é? ;)
    arabção

    ResponderExcluir
  15. Paulo,
    voltei para te avisar que não se preocupe em fazer uma nova mensagem por lá, vou publicá-la assim mesmo!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Paulo,
    só para te lembrar, já falei isso para o Dedé Mansim e para ti, mas falo de novo, (mas mostra para a Michel, tá bom?).
    Aqui no Rio Grande do Sul, tem uma gaúchada esperando por vocês, incluindo minha mana Bel, (mesmo que demore uns 2 anos). Moramos a uns 100km da serra gaúcha (Gramado/Canela), é perto, dá para levar vocês lá também. Churrasquinho para a Michel e saladinha para ti! rsrs (jura que vai só na salada?).
    É de coração e sincero. Acomodação a gente dá um jeito! Será uma honra, amigo!

    Novamente, Feliz Natal para vocês e famílias!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.