sábado, 24 de dezembro de 2011

O Natal de Tavinho (Let the Children dreams!)

Fim de tarde, mais um dia de labor exaustivo, Zé Amaro, o pai, agricultor que possuía uma lavoura de subsistência, semi-analfabeto, acompanhado dos filhos Antenor, o mais velho de 17 anos e Tavinho, de 13, chegavam em casa. Na pequena sala de sua casa, os aguardavam Zefa, a esposa, e os outros filhos, Toinho de 7 anos, Ritinha de 5 e a caçula Maria de 2 anos.

Neste dia, que para muitos era especial, 24 de Dezembro, para a família de Zé Amaro e Zefa não passava de mais um dia, sem nada de especial, só trabalho e luta pela sobrevivência.  Na casinha palpérrima, de pau-a-pique, sem luxos, iluminada por um lampião velho, se comprimiam essa família. Nesta noite não haveria nenhuma comemoração natalina, não haveria ceia, nem brinquedos, nem árvore de natal, era mais uma noite como tantas outras do ano de 2011. A ceia desta noite seria simples, como a de muitas famílias pobres desses rincões do interior do Brasil, café e cuscuz.



Ritinha, inocentemente indaga ao pai:
­- pai, o papai Noel vem aqui trazer minha boneca pra mim brincar?

- Que diacho de papai Noel muleka besta – diz rudemente Zé Amaro -, esse negocio de Noel é babozêra de invenção do povo, vamu cumê logo e embora durmi que é milho, num sabe?

Os olhos de Ritinha, que nunca ganhara um brinquedo novo, só usado e quebrado, se umedecera, mas não podia chorar, caso o fizesse, levaria umas palmadas e iria pra cama mais cedo. Antenor, o mais velho, pergunta ao pai se no dia seguinte, que era 25, feriado, eles iriam ou não pra roça trabalhar, no que o pai respondeu:

- Agora essa,  qué fica de vagabundage o dia todo, quero filho vagabundo aqui não sinhô, vamu trabaia sim, ou então morri de fome todo mundo, ora essa, onde já se viu, 5 da manhã quero todo mundo de pé no cabo da enchada, e vamu cumê logo diacho!

Tavinho, calado e introspectivo, no canto da sala sentado num tamborete de madeira, já que não havia mesa e cadeiras, com uma caneca de café e um pedaço de cuscuz, dava asas à sua imaginação, sonhando com uma noite de natal, onde ganharia roupas novas, uma tão sonhada bicicleta, pois tudo isso era sonho, utopia, pois numa família pobre onde trabalhava para se comer ou morria de fome, não havia espaço ou condições para “luxos” desse tipo, quando despertou de sua viagem imaginária ao levar um tapa nas costas de sua mãe, Zefa:

- Acorda menino abobalhado, eu falando e esse muleke ai se abestalhando, tu qué mais café e fubá, se não então termina logo e vai lavar as mãos pra durmi, amanhã tu e teu irmão Antenor vai pra roça ajudar teu pai na prantação.

A vida era inclemente para com a família de Tavinho, gente pobre, sofredora, vivia para trabalhar, trabalhavam para sobreviver, não havia comemoração de natal, ano novo, aniversário ou qualquer outra data comemorativa durante o ano. A duras penas Antenor, Tavinho e Toinho de 7 anos estudavam à tarde, numa casa onde funcionava uma precária escola municipal que ficava a 5 léguas de distância de sua casa, iam e voltavam à pé, uma verdadeira maratona diária, mas Tavinho tinha o maior prazer, gostava de estudar e amava sua professora, a quem sempre o elogiava e o incentivava a estudar.

Na esteira onde servia de cama, seus irmãos menores já roncavam, era aproximadamente umas 10 horas da noite, Tavinho ainda não tinha adormecido, retomara à sua viagem intelectual, sonhando com o dia em que teria uma noite de natal diferente, como todas as crianças do vilarejo tinham, onde ganhavam roupas novas, brinquedos, e podiam se fartar numa mesa repleta de coisas gostosas, uma lágrima escorria pela sua face queimada de sol, era a lágrima de uma criança que mantinha viva a esperança de dias melhores, mas que a cruel e triste realidade insistia em arrebatar-lhe até os sonhos inocentes e pueris que ainda mantinha.

Absorto em sua imaginação, pouco a pouco era vencido pelo cansaço de um dia extenuante de trabalho, e de repente, ouve-se um batido forte na porta principal da casa, já era tarde, e Zé Amaro estranhou as batidas, pois nunca recebera visitas a essas horas da noite, preocupado, se vestiu às pressas e pegou o facão e colocou nos quartos, não sabia se era algum vizinho desesperado pedindo ajuda ou algum bandido. Já na sala, acendeu o lampião e perguntou:

- Quem danado ta batendo ai essa hora?

Uma voz feminina corta o silêncio da noite e responde:

- Seu Zé, sou eu, Lurdes, a professora de Tavinho, lá da escolinha, trouxe uma pessoa lá da cidade aqui pra entregar uma coisa pra vocês.

Zé Amaro, já se tranqüilizando por reconhecer a voz da professora, abre a porta e ainda cabrero pela visita inesperada e fora de hora. Quando abre a porta toma um susto, além da professorinha que estava do lado de fora, tem um homem alto, vestido de papai Noel e um carrão parado do lado de fora, e não entende mais nada. A professora toma a palavra e adianta:

- Boa noite seu Zé, desculpe o encomodo da  hora, mas é que esse moço, um funcionário lá dos Correios, veio aqui pra entregar algumas lembranças pras crianças, ele leu uma cartinha que Tavinho escreveu lá na escola para o papai Noel e eu juntei com as das outras crianças e levei para os Correios, e esse moço aqui, seu Augusto, se emocionou com a história do seu filho que nunca tinha ganhado presente, nem ele nem seus irmãos, então resolveu adotar a cartinha dele e comprou alguns brinquedos para as suas crianças.

Nesse momento, Zé Amaro pede a Zefa que vá chamar as crianças que estavam no quarto para se vestirem e virem à sala para receber os brinquedos do moço dos Correios, Zefa sai correndo e acorda a meninada, Tavinho, sonolento, não entende nada e se veste, e vai pra sala sendo levado pelo braço pela sua mãe. Ao chegar na sala, vê aquele homem alto, vestido de papai Noel e começa a chorar, não acredita no que ver, e a professora vem ao seu encontro e diz:

- Boa noite Tavinho, lembra da sua cartinha que você fez para o papai Noel, eu levei para os Correios e esse moço ai que trabalha lá gostou e veio aqui para dar os presentes pra você e seus irmãos.

Tavinho, sem falar uma palavra, se abraça a professora apertando-a com toda força e chora compulsivamente, não diz nada, só chora. Depois de alguns minutos, Augusto, o funcionário dos Correios, vestido de papai Noel, se aproxima dele e diz:

- Oi Tavinho, olha, eu li sua cartinha e me emocionei muito com seus pedidos, e eu e outros funcionários resolvemos fazer um Natal bem legal pra você, tudo bem? Eu trouxe os brinquedos para todos os seus irmãos, trouxe uma feira bem gostosa para a sua família com tudo que se come no Natal, trouxe roupas para os seus país, e pra você eu trouxe o que você me pediu, um caderno, livros para a sua escola, um sapato e roupa nova pra você, e sua bicicleta para você brincar bem muito.

Tavinho não acredita no que esta acontecendo e começa a chorar novamente, se abraça com Augusto e agradece a ele e diz:

- Seu Augusto, obrigado, que Deus ilumine você sempre, viu, sempre, esse é o meu primeiro Natal, obrigado.

Aquela família, tão sofrida e calejada pelo sofrimento e necessidade, naquela noite pode sonhar, e viver um momento único em suas vidas, não era só porque o “papai Noel” tinha lhes visitado, mas por que valia a pena sonhar, e o melhor, ver seus sonhos realizados e como a maioria das famílias, tiveram motivos para comemorar o Natal como todo mundo. Tavinho, lá no fundo de seu coraçaozinho sabia que papai Noel não existia, mas acreditara que Deus tinha mandado aquele homem ali fantasiado para tornar realidade os seus sonhos...


Obs.: Oi pessoal, neste sábado, 24 de Dezembro, estou em casa só (pois minha esposa foi para o seu plantão) e tive a idéia de escrever esse pequeno conto inspirado no projeto dos Correios onde milhares de crianças carentes mandam suas cartinhas e alguns “anjos anônimos” adotam essas cartinhas e tornam realidade os sonhos de crianças carentes, amenizando a dura e cruel realidade em suas curtas, mas calejadas vidas. Desejo a todos vocês um Natal abençoado e que o aniversariante do dia, o Senhor Jesus Cristo, possa tornar realidade todos os sonhos de vocês, e acima de tudo, possa lhes dar a Sua paz, paz que excede todo entendimento e traz o verdadeiro conforto.

Paulo Cheng


20 comentários:

  1. Noide de véspera de Natal, eu em casa, sem a esposa que foi trabalhar, estava indeciso entre ver um filme na TV ou ir dormir pra trabalhar amanhã, então resolvi, nem uma coisa nem outra, vou tentar escrever um texto, e saiu isto aqui que vocês leram, e assim como Tavinho (muleke fictício de meu mini conto), tantas crianças sonham com um Natal legal, cheio de presentes, comidas deliciosas, a família reunida, enfim, com um momento feliz e completo, mas infelizmente a realidade é bem diferente, mas seus sonhos, mesmo não sendo realizados, conseguem amenizar a dura realidade de suas complicadas vidas, e são os sonhos que mantêm acesa as esperanças, não só das crianças, mas de nós adultos também.

    Que Deus nos abençoe e que continuemos a sonhar...

    ResponderExcluir
  2. "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.
    Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente.
    Aguardando a bem aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo." (Tito 2:11-14)

    Com esse texto, apropriado para essa noite tão celebrada, quero te desejar um FELIZ NATAL também brother! Que Deus abençoe tua vida e toda a tua família.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Mesmo sendo ficção, e muito bem criada, é uma estória comovente, e que acontece em muitas famílias do nosso Brasil, e devido ao sonho de uma criança, essa família vive uma realidade até então nunca vivida, e o bom é isso, os sonhos de uma criança não têm limites. Te desejo um ótimo Natal e um próspero ano novo.

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, Paulo! Tocante, mesmo!
    Assim como é linda a atitude dos Correios e de anônimos, tão bem lembrada por ti.

    Quisera eu, este espírito natalino estivesse presente em todos os dias do ano.

    Por outro lado, agradeço a Deus por existirem as pessoas boas. Em maior número no mundo, no meu entender!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia Pauo!! Primeiramente desejo a vc e sua esposa e o Lion um FELIZ NATAL, ontem o dia estava corrido pra mim, mais se vc não fosse lá eu de qualquer maneira viria aqui, pra desejar felicidades e paz e LUZ na vida de sua família.
    Me emocionei demais com a historia que vc escreveu, acho lindo demais este gesto dos correios, aqui na minha cidade ainda não tem, espero que um dia isso mude, espero que hoje vc possa curtir sua esposa e que possam comemorar este dia com muito AMOR!! Beijoooos =D

    ResponderExcluir
  6. Oi Paulo!
    Nossa, essa história é realmente bela. Eu gostei muito. Sabe Paulo, você tem um dom para a escrita, esse texto foi incrível :D

    Tenho uma surpresa para você no meu blog, acho que você vai gostar bastante: http://www.platinajp.blogspot.com/2011/12/resultados.html

    ResponderExcluir
  7. Tive a curiosidade de vir aqui novamente... uma vez que estive para ler a entrevista da Bel.

    Primeiramente, quero dizer que o título me chamou atenção, pois meu filho se chama Gustavo(e tem apelido de Tavinho) e faz aniversário no dia de hj. Achei interessante pq o título da nova postagem do meu blog é "Parabéns... meu filho Gustavo". Mas, anteriormente, eu desejava colocar "Natal de meu filho Tavinho". Enfim, só estou falando isso para situar algo que chamou minha atenção, a [quase]coincidência. Eu disse quase, pq ao ler percebi que vc falava de alguém com a vida totalmente diferente do meu filho, já que meu Tavinho, felizmente, não tem essa vida sofrida. Bom mesmo seria que criança alguma sofresse, nesse mundo. Infelizmente, não é tão simples assim...

    Texto pertinente, pois, mesmo sendo apenas um conto, retrata uma triste realidade. Sou professora de escola pública e conheci, em meus anos de rede, diversas crianças (e adolescentes) como essas que vc retratou. A dificuldade maltrata, mas muitas crianças continuam acreditando e sonhando com algo melhor.

    Hoje mesmo, aqui em casa, estávamos falando sobre a importância que esse projeto do correios.

    Preciso confessar, me emocionei com seu texto!

    Ainda em tempo, feliz natal!

    Abraço JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  8. Lindo Chengão!
    Eu estava na casa da minha irmã e a internet dela é terrivel!!!!!!!!!! Então não deu pra eu passar aqui antes e te desejar um feliz natal e a presença de Jesus entre a sua familia. Mas você esteve na minha oração!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  9. Paulo, meu amigo!aE não é que você é um bom contista?

    Paulo, esse serviço dos Correios é muito bom. A proposta é maravilhosa! Apenas fico pensando se todas as cartinhas recebem seus presentes, será?
    Por aqui, participamos de pedágios do brinquedo, consertamos os brinquedos que não estão sendo usados, limpamos todos; e faço minha filha Luíse ajudar na escolha de quais a doar. Desta vez foram duas sacolas bem grandes.

    Paulo, hoje você está com a Michel, não é? espero que sim!
    Grande abraço aos dois, novamente um Feliz Natal!
    Belo texto o seu :)

    ResponderExcluir
  10. O blog 10 coisas, deseja muito sucesso para seu blog em 2012.
    Além disso, muitos seguidores, parcerias, comentários, etc.
    Kisses, love and rockets!
    http;//10coisas2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Tocante.
    A situação dessas crianças, dessa família só retrata uma realidade não apenas no nosso país, mas em muitos outros.
    Eu sempre tive um Natal, sendo ele com familiares, uma ceia e com presentes. Nunca deixei de celebrar. Porém, existem familias que nem condição para realizar uma ceia simples têm. à medida que lia seu texto, fui sentindo o meu coração apertar mais, até me sentindo culpada por não ter separado pelo menos uma hora de qualquer dia meu pra comprar um presente para uma criança humilde. esse arrependimento me fala que eu poderia ter sido responsável por um sorriso a mais neste Natal, mesmo que a lembrança material não seja o real significado da data. Mas ainda assim, comprometo-me a ainda comprar algo pra uma criança.
    Gostei muito do seu texto. Bem escrito, e produzido por uma boa causa. Gera uma reflexão necessária!
    Parabéns, continue escrevendo e tenha certeza que eu seguirei o blog w voltarei para ler mais dos seus pensamentos compartilhados.
    Abraço, apareça!

    ResponderExcluir
  12. Olá Paulo. Obrigada pelo carinho. Pois é, eu mais uma vez me abrindo, fazendo meu Blog um diario virtual... rsrsrsrs... liga não vc vai ver isso de vez em quando!!

    Ahhh... eu já estou mudando, fiz uma coisa mais CLIN no meu Blog... rsrsrsrs... coisas de mulher, vc sabe!? beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá novamente Paulo!
    Sim, o blog que vc deve indicar é "O Contador de Odisseias". Boa sorte!
    Não suma, ok? abraço

    ResponderExcluir
  14. Oi Paulo!
    Bom, isso é verdade... Porém eu fiquei espantado ao ver quando abri meu blog, 2 comentários de duas pessoas participando :3

    Obrigado por mandar o e-mail. Você receberá seu presente em breve n_n

    Pode deixar! Estarei esperando o seu e-mail também! :D
    Abração!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Paulo... olha eu aqui de novo! rs... agradecendo seu recadinho e dizendo que amei a parceria. Já estou divulgando seu blog em minha aba de "super indicados"...

    Forte abraço e excelente semaninha :)

    JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  17. Paulo Cheng, estou voltando aqui pra pedir um favorzinho. Tem como vc atualizar o link do Umas e outras (jlmilinha.blogspot.com) na aba de "atualizações de seus blogs prediletos"? Acho que encontrei a raiz do problema com a atualização do meu bloguito(que está aparecendo como se eu tivesse atualizado há 3 semanas, sendo que a última postagem foi publicada dia 26, ontem)... Agradeeeeeço!! hihihihi

    bjks JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  18. Oi Paulo!
    Devido algumas prioridades na minha vida,acabei deixando o blog por um tempo parado, e nem pude agradecer a sua última visita por lá!
    Enfim estou de volta, e amei essa história, tocante! Meus olhos encheram de água... eu fico imaginando como essas famílias passam o natal, penso na esperança que as crianças que mandam essas cartinhas tem em receber os seus presentes. Isso me toca muito, e sempre tento fazer algo... e não podemos esquecer como você disse que o aniversariante da noite é Jesus! Gostei da música também, Resgate é uma das bandas que eu escuto!

    Abraço,
    http://leticiabarcelos.blogspot.com/2011/12/desculpas-aos-leitores.html

    ResponderExcluir
  19. Paulo, o ano de 2011 termina com o prazer de conhecer muita cabeça pensante nessa blogosfera. Gente que me inspirou e me ensinou também. Você, Paulo, é uma dessas pessoas. Aqui no seu espaço tive a oportunidade de acompanhar publicações riquíssimas do amigo. Tive a felicidade me inspirar e tirar importantes lições de muitas delas. Você é um blogueiro que curto e com toda verdade sou fã. Mas não sou fã no sentido de ser apenas gentil, sou fã por ser fã mesmo, como sou fã do meu time, do meu artista preferido e por aí vai. Que possamos continuar com seu blog em 2012 meu amigo. Um feliz ano novo. Muita paz e muita luz, sempre.

    ResponderExcluir
  20. impossível não sentir a pulsação alterar o seu ritmo, enquanto se lê este texto...
    abraço, paulo!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.