quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Opiniões

André Mansim


Paulo o apóstolo, certamente foi o principal personagem histórico para que o cristianismo se desenvolvesse no mundo! Tudo bem que você vai falar que foi Jesus e não Paulo. Eu sei que a essência de tudo é mesmo Jesus, mas se não fosse Paulo lutar contra tudo e todos para levar a palavra adiante acho que hoje não seriamos cristãos e que Jesus seria mais um desses chamados personagens folclóricos.




Você deve estar pensando: Nossa que heresia esse cara está falando aqui! Eu sei perfeitamente que se Paulo fez o que fez certamente foi inspirado e fundamentado por Deus, eu sei que Deus o chamou pra guerra porque sabia que ele levaria tudo até o fim, eu sei de tudo isso, mas isso não tira o mérito de Paulo.


No meio de sua missão Paulo brigou com Marcos e disse que com ele não dava pra trabalhar. A briga deve ter sido feia porque Paulo largou de Barnabé seu amigão e deixou-o seguir para um lado com Marcos enquanto ele seguiu para outro caminho junto com Silas.


Esse desentendimento foi até o final de sua vida, e na sua última carta escrita de dentro do seu cárcere Paulo pediu a Barnabé que trouxesse Marcos sem falta para que ele se reconcilia-se com o amigo e na mesma carta ele reconheceu que Marcos era muito importante!


Então meus amigos, a gente que não é nada nem ninguém perto de uma autoridade espiritual do tamanho da de Paulo, às vezes nos damos ao luxo de nos achar os maiorais e que não podemos manchar nossa moral pedindo perdão a alguém ou mesmo perdoando esse alguém... Será que Paulo não estava certo em se humilhar ao ponto de rever sua posição e pedir perdão a Marcos? Todos podemos errar num momento de nossas vidas e tranquilamente mudar de opinião depois. Não somos escravos de posição e nem de opinião nenhuma! Talvez hoje tenhamos certeza de que estamos certos e amanhã percebamos que estávamos errados! Mudar de opinião é sinal de inteligência!

Pense nisso!

Texto de André Mansim

Paulo Cheng

10 comentários:

  1. Lindo texto, bem reflexivo, onde precisamos sempre descer de nosso pedestal de arrogância de nossas falsas onipotências e pedir perdão quando estamos errados. Lindo texto Dedé, valeu.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, tudo bem amigo?
    E a Michel e a casa nova?

    Muito boa a construção do texto. Uma coisa que achei interessante é essa questão de poder mudar de atitude ou opinião, mais ou menos como:
    "prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".
    É mais ou menos isso.
    A humildade, perdão e também a flexibilidade de mudar o que se precisa e evoluir.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. O texto que mais gosto da biblia, se é que são muitos é Paulo aos corinthios 13, quando ele fala de amor. Parabens ao Paulo e Ao André pela reflexão muito bem colocada.mudar de Idéia é sinal que não estabelecemos um limite para o raciocinio.

    abraços amigos !

    ResponderExcluir
  4. Nossa... O André Mansim falou tudo agora. Texto brilhante! :)

    Paulo, concordo absolutamente com você. Estou recarregando as minhas baterias e fazendo tudo que eu tinha deixado para trás. Me sinto tão aliviado. Para se ter uma noção, estou conseguindo ler no meu ritmo normal e isso é incrível.

    OK, estarei esperando n_n
    abração

    ResponderExcluir
  5. Macedo da Slva, Natal, RN.

    Sempre nos intimidamos frente a algumas situações e não expressamos o que realmente pensamos, mas o texto é brilhante, mesmo o apóstolo Paulo sendo um homem de Deus como foi, creio que podemos sim sermos tão verdadeiros como ele foi e agirmos com a nossa consciência tranquila. Muito bom esse texto, parabéns ao Mansim pela reflexão, e a você Paulo por ter postado.

    ResponderExcluir
  6. Super!

    Lembrou-me da história de Paulo na época do Catecismo e do desenho Histórias Bíblicas... Ainda lembro da luta retratada e do caminhar para a morte, quando, suavemente, foi engolido por uma luz branca. Eu era pequena e isso doeu... E ainda dói... Texto primoroso do Mansin! Super, cara! E, com coragem, os apóstolos espalharam as boas novas ao custo da própria vida.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. amei o texto do Andre Mansim o ara escreve bem.
    Eu acho certíssimo, podemos nos achar certos hoje, mais depois de um tempo analisar e ver que estavamos errados e reconhecer nossos erros.
    Mas o que acontece quando a pessoa não admite seu erro? O que fazer? Eu estou nessa, a um tempo espero alguém vir me pedir perdão pelos seus erros que foram gravíssimos e nada, já toquei no assunto com a pessoa, mais ela não admite seu erro. Então eu perdoou, sem ao menos me pedirem perdão?
    Bjs Paulo, parabéns pela divugação do texto!!

    ResponderExcluir
  8. Final de ano é sempre tempo de revermos o que foi feito e aparar as arestas (se estas existirem) e isso consiste, também, em pedir perdão.
    Muito pertinente e inteligente a reflexão do André, ainda mais usando um personagem bíblico e histórico de grande relevância para nós, cristãos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Chengão meu amigo!
    Ainda bem que gostou do texto. Valeu por colocar ele no seu blog que é tão importante pra mim! Você é o cara Chengão! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  10. paulo, querido amigo,
    este teu espaço é dos mais bem frequentados da blogosfera :); o andré é um simpaticão com olhar felino sobre a realidade.
    um forte abraço para ambos!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.