quarta-feira, 21 de março de 2012

Hey, ho, let's go!!!

"Quatro garotos, ex-delinquentes juvenis de Queens, New York, uniformizados com calças jeans rasgadas e jaquetas de couro, tocando músicas de dois ou três minutos, falando sobre danos cerebrais e insanidade, como se a sua vida dependesse disto. Garantia de excelente diversão". (Revista Rolling Stones, 1983)

Engana-se quem pensa que o Punk Rock e o visual marcado por jeans rasgados foi criado pela banda inglesa Sex Pistols. Já em 1974, muito antes de Malcom McLarem ter a idéia de formar os Sex Pistols, uma banda de adolescentes tocava no famoso clube CBGB (Country Bluegrass and Blues) de Manhatan, entre outras músicas, uma chamada "Judy Is a Punk". A banda definiria nestes primeiros shows a atitude musical e visual que viria a ser conhecida como Punk Rock.

Numa época em que o rock and roll instintivo divertido e curto dos primeiros tempos havia sido substituído por músicos de técnica apurada, solos imensos, letras profundas e discos duplos, os Ramones foram alguns dos principais responsáveis por freiar os exageros do rock progressivo que se tornava cada vez mais chato. Afinal de contas, sendo encarado como arte, o rock havia perdido toda a sua expontaneidade e energia.
Fãs de bandas descartáveis como os Beatles (primeira fase) e Beach Boys, três garotos de New York resolveram nadar contra a correnteza e fazer música simples, rápida e acima de tudo divertida. Seus nomes eram Jeffrey Hyman (bateria), John Cummings (guitarra) e Douglas Colvin (baixo e vocal). Resolveram assumir os nomes artísticos de Joey Ramone, Johnny Ramone e Dee Dee Ramone. Conta a lenda que o sobrenome foi tomado emprestado do Beatle Paul McCartney, que costumava viajar disfarçado e se hospedava em hoteis com o nome falso de Phill Ramone. Após algumas apresentações se uniu à banda o baterista Tommy Ramone (Tony Erdely), ficando Joey Ramone nos vocais, Johnny na guitarra, e Dee Dee no baixo. Com esta formação conseguiram heroicamente, sem saber tocar pouco mais do que três acordes, um contrato com uma gravadora.

Sai assim, em 1976, o primeiro disco, auto intitulado. Se faltava à banda técnica, sobrava energia. O disco foi muito bem aceito e se tornou um dos mais influentes da história do rock. Afinal, se os Ramones haviam conseguido chegar a um disco sem saber tocar, nada impedia que outras bandas tentassem. O disco Ramones desencadeou um pouco mais tarde na Inglaterra o movimento punk que viria a ficar conhecido mundialmente com bandas como Sex Pistols, The Clash, Damned, etc. Embora os Ramones não tenham tido a princípio o mesmo reconhecimento das bandas inglesas, foram eles, sem sombra de dúvida, os pioneiros do do-it-yourself. Finalmente um disco de mais de 12 músicas e menos de 30 minutos voltava às paradas.

Durante a carreira obviamente houveram muitas mudanças de formação. Em 1977 Tommy deixou a banda e foi substituído por Marky Ramone (Marc Bell). Marky por sua vez viria a ser substituído por algum tempo por Richie Ramone (Richard Beau), voltando depois à banda. A perda mais sentida pelos fãs, porém, foi a saída do fundador Dee Dee Ramone, por diferenças musicais. Dee Dee se tornou um músico de rap e foi substituído por CJ Ramone (Christopher Ward).

Após vinte anos de carreira e 15 discos de estúdio, o Ramones é uma das poucas bandas que pode ser elogiada (ou criticada) por praticamente não ter mudado seu estilo. Incrivelmente, apenas na década de 90 vieram a ser conhecidos do grande público e seus discos passaram a vender mais do que na época de seu lançamento.
Em 1995 a banda decidiu encerrar suas atividades, pegando de surpresa a legião de fãs, afinal estavam no auge de sua carreira, nunca havia feito tanto sucesso e seus dois últimos álbuns, Mondo Bizarro e Acid Eaters, eram considerados os melhores de sua longa carreira. Em meio a boatos de brigas e desentendimentos gravam seu canto-dos-cisnes adequadamente entitulado Adios Amigos. O fim? Pouco provável. Quando menos esperarem o Ramones vai estar de volta.

"Nós queríamos salvar o rock'n'roll, mantê-lo divertido e engraçado e tudo mais." (Joey Ramone)
"Eu tento não me desenvolver demais como guitarrista. Eu sempre notei que as minhas bandas preferidas viravam merda quando começavam a tocar melhor." (Johnny Ramone)

Pra finalizar, eu li numa revista na década de 90 um crítico bem conceituado que tinha dito que os Ramones deveriam ter lançado somente 2 discos e só, pois o restante era repetição dos demais, pura asneira, acho que eles lançaram um “estilo de rock próprio”, um modo de tocar personalizado, um ritmo compassado que tornou-se típico deles, enfim, uma banda simples, porém grandiosa. E uma das curiosidades, é que a banda foi feita para homenagear o que na minha opinião foi o Rei do Rock, Buddy Holly, uma influência sensacional.

Paulo Cheng








16 comentários:

  1. Salve, grande Paulo!

    Para entendermos os Ramones ( e precisa? rsrs) voltamos lá por volta de 1968, 1969, quando a banda MC5 realizava altas perfomances já nesse estilo "rápido e sem frescuras": som pesado que vai direto ao assunto. E na esteira vieram Iggy e os Stooges. Eu sempre me pergunto como Iggy Pop continua vivo até hoje. ( ele e o Keith Richards!)

    Esse pessoal remou contra a maré dos anos 70, quando o rock progressivo tornara-se cada vez mais pretensioso com longas peças - e em alguns casos, até chatas. Em plena hegemonia Yes-Zep, surgiram bandas como Sex Pistols ( "Malcom McLaren é um pilantra muito esperto", já diria Johnny Rotten, do Sex Pistols), Clash, X, Richard Hell e os Voidods e, claro, os Ramones.

    "Rocket to Russia" tem que estar na discografia de qualquer fã do rock. E o "Loco Live" também.

    Hey, Ho, let´s go!

    Abraço, Paulo!

    ResponderExcluir
  2. Aí Chengão! Agora sim você falou de uma banda de rock de verdade!

    Essa pra mim é a melhor banda de rock de todos os tempos e olha que estou falando nos tempos que ainda virão, porque esses caras são insuperáveis!

    Parabens marélim!

    ResponderExcluir
  3. Bah, tá ligado que minha patroa faz moda, né?! Pois então, certa vez conversando com ela sobre a "moda" punk, eu disse que a criação do visual e do som vieram do Sexo Pistols, que tinha uma estilista muito foda envolvida com o movimento. Dito isso, minha patroa discordou e me deu todo apanhado do movimento, dizendo que os percursores foram os Ramones, junto com duas bandas. Fui pesquisar e é isso mesmo que está escrito no teu post.

    Eu não sou muito de punk rock, mas sei de toda importância do movimento sócio-cultural que eles tiveram.

    Gosto muito disso em ti, Paulo. É todo cristão, ao mesmo tempo não deixa a religião influenciar nos teus gostos musicais. Ou artísticos.

    Isso chamasse evolução. E com certeza tu é um cara evoluído.

    Abss!

    Ps: Quando sai o resultado do livro?

    ----
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Paulo, meu amigo de fé!
    Gostei do post, pois é uma banda fora do meu universo musical haha!
    Vou te ser bem sincera, amor Rock Progressivo, mas o rock mesmo... cheguei a conclusão que não curto muito mesmo, mas respeito.
    Abração!
    Tudo combinado então?
    Posto no primeiro minuto de sábado.

    ResponderExcluir
  5. Ah! Complentando... principalmente punk rock, que é o caso, não tem nada a ver comigo :) Mas respeito, claro. Excelente post de qualquer forma!

    ResponderExcluir
  6. Paulo, não coloco a banda entre as minhas preferidas, mas reconheço o peso do talento e de sua importância no cenário musical. É o que sempre falo, o fato de você não curtir ou gostar de algo ou de alguma coisa, não te impede de ver importância e reconhecimento no que são e no que fazem. Essa é a minha opinião. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi Paulo,

    Tudo bem! Gosto muito desse estilo de rock e confesso que fui louca pelos Ramones. Quando queria ser cantora de rock, pensava nesse estilo. Maravilha de post.

    Beijos.
    Lu

    ResponderExcluir
  8. Chengão meu amigão eu voltei aqui só pra falar uma coisa que tá errado aí no post. O Ramones nunca vai voltar porque O Jonny, O Joey e o Dee Dee já morreram então só se eles voltarem quando o Marky o o Tommy morrerem e chegarem lá no além pra fazer as nuvens tremerem!

    ResponderExcluir
  9. Nossaaa... eu não entendo nada assim tão a fundo de Rock... mas gostei de saber... e ouvi as musicas e amei... acho que tenho no sangue um Q de rock ou não... eu sou bem ecletica então meu ouvido gosta de tudo um pouco.
    Show!!

    Cara andei suida né? Pois é, mas foi por conta de varias coisas... voltar a estudar vai ser puxado... Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ola Paulo,
    Você falou algo que já havia reparado: muitos dão créditos para bandas como o Sex Pistols, mas os Ramones trouxeram de fato o pioneirismo para o cenário punk-rock.

    O Ramones é uma banda inconfundível! Basta escutar um pequeno trecho e você já sabe: É Ramones! Hoje, muitas bandas fazem tudo igual e se confundem umas com as outras. Detesto isso!

    Engraçado vir aqui e pouco tempo antes ter escutado "Spider Man" na versão dos Ramones!

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  11. Muito legal o post!
    Eu achava que o movimento punk tinha surgido na Inglaterra, interessante saber que foi com o Ramones!

    Já fui muito fã de punk rock e curti bastante Ramones, mas minha banda preferida desse estilo acho que vai continuar sendo o The Clash... apesar deles terem um som mais elaborado do que o que propunha o movimento na época, eu gosto muito deles. Tenho uma banda e não é de punk rock, mas quando tocamos ao vivo e sentimos a energia do palco e do público, percebo que a simplicidade aliada a uma boa energia já dá conta de boa parte do trabalho, como o Ramones provou!

    Vida longa ao rock n roll!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Os Ramones foram pioneiros não só do movimento punk, mas de um estilo próprio de rock que se tornou sua identidade pessoal, gosto da banda, acho os primeiros discos deles os melhores de sua carreira, e pena que alguns integrantes da banda já tenham falecido, pois se estivessem todos vivos, vez por outra eles poderiam dar uma palhinha por ai e a nova geração de hoje, que só escuta porcaria, poderiam presenciar verdadeiros ícones do rock mundial, bela matéria e bem escrita.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Não sou muito chegada em rock, mas já ouvi falar bastante desses.


    Um abração,tudo de bom, obrigado pelo carinho por lá! chica

    ResponderExcluir
  14. Oi Paulo!
    Caramba! Ramones! Não sou tão fã deles assim, mas eu curto muito algumas músicas.
    Ele foram um dos melhores exemplos do punk rock.
    Abração para você!

    ResponderExcluir
  15. Bah, Paulo... hahaha!
    Sobre o teu "devaneio" por lá, nossa amigo! Já estou arquitetando essa ideia a pelo menos dois meses, acredita? ai, ai... é difícil ter comentaristas inteligentes como você! Que sacam tudo antes! hahaha! Mas não conta nada, tá bom?
    Abraçãooo

    ResponderExcluir
  16. Paulo,
    tudo combinado não é?
    Vou postar a chamada no primeiro minuto de sábado. Pode postar agora de noite, qualquer coisa me avisa lá no Humoremconto.
    Abraçãooo

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.