domingo, 1 de abril de 2012

Conhecendo Recife com Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng (Paulo & Michel)


Olá galera, este é o segundo post da coluna Turismo do meu site, e desta vez sou eu quem dou uma de guia turístico e mostro um pouco da cidade do Recife, capital de Pernambuco. Na verdade eu moro em Olinda, uma cidade quase que “dentro de Recife”, mas num passeio que fiz sexta passada com minha esposa em um Catamarã pelos rios do centro do Recife, que foi a minha primeira vez e gostei bastante, então decidi falar um pouco desta maravilhosa cidade, abaixo tem um texto sobre a história da cidade, também algumas fotos que tirei por lá e uns vídeos que fiz também.


 “A História da região inicia-se em 1534, quando Portugal criou as capitanias hereditárias.
A Capitania de Pernambuco foi dada a Duarte Coelho Pereira; no mesmo ano de 1534, foram fundadas as vilas de Igaraçu e Olinda. Pernambuco foi uma das poucas capitanias que prosperaram, graças à boa adaptação que a cana-de-açúcar teve ao solo da região. Desde cedo, a cultura da região baseou-se na mistura de três povos: europeus, índios e negros; de início, os portugueses tentaram utilizar mão-de-obra escrava índia; entretanto, após sucessivos levantes indígenas, optou-se por importar mão-de-obra africana (o que, por si só, constituia-se num grande negócio).

Recife, por décadas, foi apenas o porto utilizado para escoar a produção local e receber peças da metrópole; o nome Recife deriva da faixa de recifes que acompanha boa parte do litoral da região. Essa situação alterou-se a partir de 1630, quando os holandeses (atraídos pela riqueza da cana-de-açúcar) ocuparam Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Acostumados que estavam às terras planas da Holanda, os holandeses preferiram estabelecer-se em Recife. Em 1637, o conde Maurício de Nassau assume o governo das possessões holandesas no Brasil. Culto, Nassau conduziu uma revolução urbanística na cidade: ruas foram planejadas e traçadas, várias pontes foram construídas; Nassau trouxe da Europa grandes arquitetos, engenheiros e paisagistas que deram um ar de metrópole à cidade do Recife.
Várias das obras urbanísticas dos tempos de Nassau são ainda visíveis na cidade; alguns dos quadros pintados pelo holandês Frans Post no Brasil são hoje importante documentos que retratam o país naquela época; veja algumas obras de Post, retratando o Brasil, no museu do Louvre, em Paris.

Quando os holandeses foram expulsos, em 1654, Recife tinha-se tornado importante entreposto comercial. A rivalidade entre os senhores de engenho, que tornaram a ocupar Olinda, e a emergente classe comerciante que se formara em Recife resultou na Guerra dos Mascates (Mascate era forma pejorativa de se referir àqueles que se dedicavam ao comércio), no início do século 18.

Ainda fundada na cultura de cana-de-açúcar e na pujança do porto, Recife continuou desenvolvendo-se, tanto econômica como intelectual e culturalmente, durante os séculos 18 e 19. A Faculdade de Direito do Recife é uma das mais antigas do Brasil; vários importante jornais foram publicados no Recife - atualmente, o Diário de Pernambuco, com mais de 150 anos de circulação contínua, é o jornal mais antigo da América Latina.
Recife teve papel importante nos mais importantes momentos históricos do Brasil. Em 1817, Pernambuco tentou proclamar-se independente de Portugal, mas o movimento foi derrotado. A Revolução Praeira (1848) questionava o regime monárquico, e já pregava a República. Joaquim Nabuco, um dos maiores símbolos do Abolicionismo, iniciou suas pregações no Recife.

A cidade consolidou sua posição como pólo comercial e cultural de toda a região Nordeste ao norte da Bahia. Os sucessores dos mascates tornaram Recife um centro distribuidor; comerciantes de várias cidades vinham ao Recife comprar mercadorias para revender localmente.

Durante o século 20, principalmente após a criação da SUDENE, em 1950, a economia da região ganhou novo impulso, dessa vez com o fomento de indústrias. Grandes empreendimentos foram instalados em pólos industriais de Recife; ainda hoje, o setor industrial é o mais importante na economia da cidade.
Mais recentemente, uma nova tendência tem sido observada: o crescimento do setor de serviços. Recife tem hoje o segundo maior pólo médico do Brasil, com grande concentração de hospitais e médicos especialistas. Com a criação do Porto Digital, Recife está assumindo também papel de ponta no setor de tecnologia da informação no Brasil.”


Mais informações sobre o Recife acessem este link aqui da Prefeitura do Recife.

Paulo Cheng






Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng
Foto de Paulo Cheng
Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng

Foto de Paulo Cheng





16 comentários:

  1. Que legal,Paulo!! Adorei ver os vídeos instrutivos sobre a cidade e as fotos!

    Não sabia, nem imaginava sobre Recife estar bem colocado na área de saúde. LEgal isso!!

    abração,ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Uma linda cidade, conhecida como a Veneza Brasileira, Recife é cortada pelo Rio Capibaribe, e segundo estatísticas, é a capital nordestina mais desenvolvida, e muito bonita também. Me deleitei com as fotos e os vídeos do seu passeio com sua esposa, valeu a pena um passeio deste, você é um felizardo por morar numa linda cidade como Recife.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Paulo,

    Tudo bem? Gosto de como o pernambucano entende e valoriza a sua cultura, musica e outras tradições.

    Estive em Recife a semana passada e visitei uma prima que tem 07 anos e sabia tudo sobre a historia de Pernambuco.

    Em janeiro, estive com minha irma e cunhado na sua Olinda e o objetivo foi realizar o tour pelas igrejas e monumentos. Destaco que o guia tinha uma excelente formação e o projeto de retirada de crianças da rua e fenomenal.

    Boa semana!

    Lu

    ResponderExcluir
  4. Ola Paulo,
    Esse espaço que criou, trazendo um pouco mais do Brasil para nós, é realmente muito legal.

    Vale lembrar que no inicio da colonização do Brasil, a capitânia de Pernambuco além de prosperar com a cultura da cana-de-açúcar, também era estratégica, uma vez que o nordeste estava bem mais próximo da Europa que o sudeste, já que a viagem era muito longa e cansativa.

    A cidade é linda e a matéria, em especial as fotos, ficou muito boa.

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  5. Olá Chengão! Parabens meu amigo, seu blog está em alto nível!

    Gostei da sua postagem e de como você apresentou a sua cidade e posso te confessar uma coisa?


    Fiquei com inveja!

    Um abração pra vc e a Michel!

    ResponderExcluir
  6. Ok galera, Lu, que bom que vc já conhece a terrinha aqui, e aposto que vc deve ter amado Olinda, é uma cidade muito bela, depois faço uma matéria sobre ela.

    Valeu Dedé, o blog está em alto nível não sei, mas estou tentando inovar, colocar coisas diferentes.

    Flávio, Pernambuco já foi muito rica mesmo, mas o Recife está bem estabilizada agora, tanto é que receberemos jogos da Copa do Mundo em 2014.

    ResponderExcluir
  7. Viajei... ô lugar que deve ser lindo, sô!!! Parabéns pela bela matéria e lindas fotos, Paulo!

    ResponderExcluir
  8. Ahhhh... tinha lido ali a fonte de onde tiraste... de qualquer forma, ótima escolha!

    ResponderExcluir
  9. Olá Paulo
    Eu também moro numa cidade praiana e histórica, a segunda cidade do Brasil, não sei se você já ouviu falar, Itanhaém, fica no litoral sul de São Paulo. Eu e minha família gostamos muito de viajar, já viajamos bastante pelo Brasil, sempre de carro, mas ainda não conhecemos nada do Nordeste, Recife está na minha lista, depois de suas fotos, muito mais.
    Bjos. uma ótima semana.

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Fala Paulo,

    Rapaz, Recife é umas das mais belas e importantes cidades brasileiras realmente, rica em história e em movimentos políticos.

    Eu tenho uma amiga que mora em Camaragibe, e ela sempre me convida para conhecer a Veneza Brasileira. Qualquer hora eu terei essa oportunidade.

    Grande abraço meu chapa, gostei das fotos.

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha de postagem, Cheng! Há vários anos eu estive em Recife... foi só de passagem, então nem tive oportunidade de conhecer.

    Ah, sobre o filme O carteiro e o poeta, eu comprei o DVD há alguns anos. Mas, posso ver se consigo o link para vc baixar. Se encontrar, postarei aqui, ok?

    Sobre a entrevista, eu SUPER aceito! Pode contar comigo... hehehe

    Abração!!!!

    ResponderExcluir
  12. Paulo, meu amigo de fé!
    Lindo post!
    Lindo lugar!
    Ainda não conheço, mas quem sabe numa próxima?
    Muito legal vocês juntinhos fazendo um passeio, acho bonito tu sempre mostrares vocês dois juntos.

    Esse passeio de catamarã me pareceu sensacional! Me entusiasmei!

    Abração aos dois!

    ResponderExcluir
  13. Olá, querido Paulo Cheng!

    Então, sobre a postagem... Poxa, Recife é tão linda. Deve ser cheia de história, de casarões e de resquícios dos tempos da Colônia. Espero que seja melhor cuidada do que aqui - São Luís.

    Sobre a proposta. Pois, quero sim. Mas não vou ter pressa (rsrsrs!). Fico triste porque infelizmente essa minha cidade está indo de mal a pior, desprezada pelo Governo.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. é uma pena, muitas vezes conhecemos o exterior e nao conhecemos o Brasil. O nordeste brazuca é fantastico, rico culturalmente e históricamente. Esse post confirmou isso sobre Recife!

    Massa as fotos e principalmente o vídeo.

    Abss

    ResponderExcluir
  15. paulo, caro amigo,
    acabo de conhecer as delícias do recife pela tua mão. excelente viagem a que aqui nos proporcionas.
    conforme te tinha prometido, já alinhavei um texto sobre a minha cidade - braga; amanhã trato do registo fotográfico para te enviar tudo em conjunto.

    abraço!

    ResponderExcluir
  16. Paulo, se orgulhe dessa, que é uma das mais belas e encantadoras cidades desse país. A nossa Veneza brasileira é mais fascinante que a original, e sem nenhum exagero. Muito bom Paulo, essa viagem que seu site nos proporcionará por aqui. Um grande abraço meu amigo.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.