quarta-feira, 18 de abril de 2012

Do you wanna be my friend?


Há uma belíssima musica de Milton Nascimento onde ele poetisa: “amigo é coisa pra se guardar, no lado esquerdo do peito, dentro do coração…”, e na Bíblia também faz uma menção em Provérbios: “o homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há amigo mais chegado que um irmão”.

Qual o valor de uma amizade nos dias de hoje? Por que os relacionamentos são tão voláteis e, na maioria das vezes, resume-se a troca de mensagens virtuais na internet?
Antigamente a amizade era tida em alta estima. Era mais valorizada. Os tempos eram outros. Amigos conseguiam conservar seus relacionamentos até por décadas, apesar dos seus autos e baixos.

Amizade, a meu ver, é um relacionamento onde primeiramente tem que haver afinidade. Aquela história do Roberto Carlos de ter um milhão de amigos soa bonito só musica dele. Não conseguimos ser amigo de todo mundo que conhecemos (amigo no sentido mais profundo da palavra). Também funciona como uma via de mão dupla. Temos que transitar por esse binômio, dar para receber. Uma amizade onde só cobramos e exigimos não é amizade, e sim parasitismo.

Se queremos conservar uma amizade, devemos ter em mente que as decepções são inevitáveis. As pessoas são falhas e sempre decepcionam uma as outras, devemos fugir de suscetibilidades.
Deve-se haver uma doação sem esperarmos uma contrapartida de retorno. Todas as vezes que fazemos algo em troca de uma resposta no mesmo nível, nos frustramos quando não há retorno, e o relacionamento vira barganha e tende a esfriar.

Os amigos devem ser acima de tudo, sinceros. Prefiro me magoar por um amigo que me diz na cara uma verdade (e às vezes a verdade nos traspassa como um punhal afiado) do que um que fica sempre elogiando e dando tapinhas nas costas e ao mesmo tempo condenando a amizade à superficialidade.

Vivemos em uma época em que a sociedade vive sob o imperativo da eficiência e do consumismo. A ampulheta, sempre sorvendo o tempo a largos goles, impede as pessoas de solidificarem os relacionamentos sob o pretexto de que “o tempo está corrido”, “ando trabalhando e estudando demais”. Resta então suprir essa deficiência através da internet.

A internet, por sua vez, que deveria suprir essa carência nos relacionamentos, deixou as comunicações frias, mais distantes e sem calor humano.
A internet é uma excelente ferramenta e deveria aprofundar e reaproximar os relacionamentos afetados pelo ritmo frenético do cotidiano e pela distancia física. Para o meu desencanto, o que mais vejo na net, através das redes sociais, são relacionamentos superficiais, sem profundidade ou laços emocionais mais viscerais. Tudo resume-se a mensagens monossilábicas, cartões eletrônicos (que não sou muito fã), bobagens e mais bobagens. Não que não deva existir descontração e brincadeiras, mas que o verdadeiro sentimento de amizade fosse resgatado, mesmo virtualmente.

Respondendo à pergunta que fiz no início, o valor de uma amizade hoje em dia é pouco ou quase nada valorizado. Devido às prioridades que as pessoas assumem como trabalho, carreiras, dinheiro etc., que não deixa de ser importante, pois precisamos trabalhar, planejar e correr atrás dos nossos sonhos, mas não é correto supervalorizar isso ao extremo. As coisas acontecem no momento certo. É só fazermos a nossa parte. Diante disso, as amizades ficam relegadas a segundo plano, puramente convencional.

Não partilho essa visão. Continuo acreditando no valor transcendental da amizade. Procuro conservar as poucas que são antigas e amealhar novas (mesmo que sejam virtuais). Sei que sou decepcionado e que também decepciono bastante “quem é perfeito?”. Acima de todas as complexidades que envolvem um relacionamento, compartilho com o Milton que amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito…

Dedico este meu texto a meus novos amigos Internáuticos que estão mais presentes em minha vida do que aqueles que me circundam:


Paulo Cheng

13 comentários:

  1. Ei Chengão meu irmãozim marélim, que legal essa postagem meu amigo.
    E é tudo verdade, amigo de verdade não se acha assim a toda esquina e olha que nesse longo caminho de internet eu também posso contar nos dedos os verdadeiros amigos que se importam comigo assim como você!

    Parabens velho, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Que postagem mais linda, Cheng! Eu estava aqui, lendo um Ebook e fui sapiar lá no Umas e outras, quando vi sua atualização. Achei de uma sensibilidade tamanha... e ver meu nominho ali fez o coração pular de alegria. Eu tinha que comentar, claro.

    Vc falou muitas coisas maravilhosas e a primeira que preciso ressaltar é que aaaaaamoooo essa música do Milton! Outra questão que eu gostaria de pontuar é sobre o fato das pessoas nos decepcionarem. Sabe o que eu percebo? É que a maioria das pessoas tenta focar na perfeição do outro, como se isso fosse possível! Não há perfeição... somos seres humanos e por isso, susceptiveis às falhas. Faz parte de nós! Por isso, eu penso que amizade precisa ser fortalecida num alicerce de sinceridade, como vc bem colocou, sempre nos preparando que o outro tem defeitos. Reconhecer as qualidades positivas e conviver com elas é muito fácil, mas lidar com os defeitos não é para todos. Tenho grandes amigos de muiiiiiitos anos. Uma delas é minha mega querida há mais de 20 anos e fez niver antes de ontem. Até nos falamos pelo Face e lembramos o quanto sentimos saudades uma da outra.

    Com esse universo virtual pude conhecer muitas pessoas super queridas e algumas delas com certeza posso dizer que são amigos internáuticos(gostei desse termo) especiais e vc, sem dúvidas está nesse grupo!

    Apesar da amizade estar se tornando uma coisa "deixada de lado", sou do grupo que ainda acredita que ela existe.

    Forte abraço :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que legal!
    Paulo, meu amigo de fé!
    Não é atoa que te chamo assim.
    Muitíssimo obrigada!

    É fato, sinto muitos de vocês mais presentes que amigos que deveriam ser "reais".
    Não tenho problema com "amizade virtual", pois acredito que possam existir, sim. Sempre penso, de forma simples, assim:
    se uma pessoa virtual, que sinto afinidade, se esta pessoa eu receberia em casa para uma refeição, um poso, é porque a considero amiga! Pois somente com amigos faria isso. Receber em casa, é uma forma ampla de dizer que estamos abertos a essa pessoa, a relação com ela; e também no sentido literal, como já ofereci para ti e a Michel diversas vezes.
    Sinto você um amigo real!

    Muito obrigada, de coração!

    ResponderExcluir
  4. Ola Paulo,
    Primeiramente quero agradecer por meu nome constar de uma lista tão especial de amigos na internet.

    Mas do mesmo jeito que a internet com sua incrível velocidade faz com que desapareçam pessoas de nossas vidas, que julgávamos como amigos, outros também aparecem e ficam tornando nossa vida mais positiva.

    Quanto aos velhos amigos, aqueles de infância... o tempo foi bom, pois serviu para mostrar quem de fato era amigo... pois de uma turma enorme hoje conto nos dedos da mão direita os que mantenho contato.

    Excelente texto.


    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  5. Lindo e tão vindo do coração esse texto! A quantidade não significa nada quando se trata de amigos.

    Bom é ter sinceridade e amizade de verdade! Obrigado por me incluir nessa lista de amigos e assim te sinto! Legal! abração,chica, lindo dia!

    ResponderExcluir
  6. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Lindo texto amigo, a amizade é algo que levamos para a vida inteira, e não há amizade duradoura onde não haja a honestidade e o respeito, bons amigos além de se gostarem, estão sempre se repreendendo quando algo está errado, e nisso devemos ter maturidade.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Um texto que desperta consciências...nos faz meditar! Gostei de teu blog; vim pelo J.Pimenta!
    Abraço
    Deus vos abençoe.
    BShell

    ResponderExcluir
  8. Poxa, Paulo, quanta honra fazer parte da tua lista de amigos... muuuuito obrigada por toda a consideração a mim e à minha mana Ana Cecília.

    Sabe, eu acho que nos dias atuais é muito complicado ser amigo e ter amigos, mas a gente continua insistindo e, talvez por esta ânsia em encontrar gente afim e sincera, esbarra em verdadeiros tesouros humanos que entram em nossas vidas e dão um colorido todo especial a elas.

    O mais interessante disso tudo é que, mesmo virtualmente, essas preciosidades podem ser encontradas e, apesar da máquina ser um objeto frio, dá pra sentir a energia de amor que nos circunda quando encontramos gente do bem que se torna nossa amiga!

    Um abração fraterno!

    ResponderExcluir
  9. Oi Paulo
    Essa semana foi uma correria prá mim, foi niver da minha irmã, e meu filho músico tocou num evento da Câmara Municipal, porque é aniversário da minha cidade, tenho que dar atenção ao meu marido também, sem falar que eu trabalho fora. Então é só a noite que eu entro nos blogs dos amigos, além de postar, não sei como vcs conseguem postar com tanta facilidade, eu já falei prá alguém que vcs são uma máquina de fazer post (kkkkkkk). Enfim, quando, finalmente, tirei essa noite para passar nos blogs dos amigos, me deparei com essa lista de seus amigos, e fiquei emocionada de ver meu nomezinho lá, além da música que é linda. Valeu Paulo, a recíproca é verdadeira, pode ter certeza. A gente se conhece há pouco tempo mas parece que faz um tempão. Vc é um dos amigos que eu tive o prazer de fazer aqui na blogosfera, e o seu texto, vc tem toda razão, assino em baixo.
    Bjos.

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. E ae Chengão, tudo bom?
    Gente, que bela postagem! E fiquei emocionada de estar ai na lista de pessoas que vc considera amigo! Pois também te considero amigo! Sabe, hoje em dia as pessoas talvez motivada por inúmeras razões, acham que toda amizade seja do mesmo sexo ou entre sexo opostos possui algum interesse. Não é assim. Tenho alguns amigos de verdade eu dou muito valor.
    Todos eles, salvo excessão, eu conheci graças á web. São amizades de 11 anos, 7 anos, 5 anos, 2 anos...nos alamos sempre pelos meios que a modernidade facilitou. Sou do tipo que não é porque tenha um relacionamento amoroso abrirei mão de amizades de que gosto.

    Eu simplesmente gostei muito da forma como vc abordou. E de fato, confio muito mais nos amigos que tenho na web do que nas amizades de trabalho ou entre gente que vejo todo dia.

    Bom eu também...quando me fizeram a pergunta eu respondi isso mas logo comecei a pensar e acabou que até formou esse Papo Furado. E sim..no meu caso escrever não é apenas uma diversão é um hobby e também algo de vital importância. Parece exagero mas é verdade. Espero um dia conseguir ganhar dinheiro com minhas histórias.
    Valeu por curtir meu cosplay..espere só pra ver mais fotos desse. Eu acho que ficou bom além do que eu esperava. Ah me avisa quando você postar a foto e novamente obrigada!!
    Hum..eu posso participar memso mas tenho de ver como será, se terei história pra contar kkkk.^^
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post.

    Hoje em dia, com a adesão das redes sociais, está fácil conhecer pessoas. Temos amigos virtuais aos cântaros, porém estamos cada vez mais sozinhos. Superficiais.

    Conhecidos é diferente de amigos. Abençoado é aquele que tem mais de um amigo nos dias de hoje. Nem nos amigos podemos confiar muitas vezes.

    Tem uma frase da escritora Ethel Mumford que diz o seguinte: “Deus nos dá familiares. Ainda bem que podemos escolher nossos amigos”.

    Grande abraço

    Ps: Não que isso importe, mas os comentários no Palavra Vadia voltou a sere ativado.

    ----
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. paulo, meu querido amigo,
    mesmo que começando nos dedos e através de um canal tão frio quanto o ar [amizade pela internet], pelas palavras há pulsares de peito, toques de pele e acenos que começam a ganhar forma dentro de nós, anunciando montanhas e todos os passos que as percorrem.
    a palavra aproxima, enforma e projeta mesmo que à distância; afinal, quantas vezes junto de nós apenas se anuncia silêncio?

    belo texto que me tocou profundamente, tal como a dedicatória que conjuga tantos nomes e tantos rostos que, ao longo dos tempos, se vêm tornando vivos no interior do meu peito!

    um forte abraço!

    ResponderExcluir
  13. Meu amigo, meu irmão de fé!

    Tudo bem? Demorei a chegar por aqui porque estava viajando, mas sempre é sempre uma grande benção contar com a sua amizade. Mesmo longe, penso que nos conhecemos, melhor do que os nossos vizinhos, pois valorizamos o que outro escreve e acredite és importante para mim.

    O que posso falar? Te agradecer por seu meu amigo e desejar em Deus que a nossa amizade continue no caminho do bem.

    Tenha um excelente final de semana e estou contigo.

    Sua amiga Lu

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.