segunda-feira, 9 de abril de 2012

A música do mundo e a graça comum de Deus


Talvez por ignorância, parte dos evangélicos em nome de Deus dicotomizaram a existência dualizando o mundo. Infelizmente fundamentados numa pseudo-espiritualidade, um número imensurável de cristãos têm, ao longo dos anos, avaliado como profano e imoral tudo aquilo que não brota dos arraiais evangélicos. Para estes, quem ouve musica do mundo ou vai ao teatro assistir uma peça, cede às tentações do diabo. Segundo esta perspectiva, a arte, a cultura e a música secular foram “divinamente satanizadas”.

Bom, antes que seja apedrejado pelos religiosos de plantão, é importante salientar de que Deus estabeleceu como ordem a graça comum. E que esta é a fonte de toda, cultura, e virtude comum que encontramos entre os homens. Em outras palavras isto significa que Deus em sua infinita graça fez com que o sol nascesse sobre o justo e o injusto, e mandasse chuva sobre o bom e o mau. Entre as bênçãos mais comuns que devem ser atribuídas a esta fonte, podemos enumerar a saúde, a prosperidade material, a inteligência em geral, os talentos para a arte, música, oratória, literatura, arquitetura, comércio, invenções e etc.

Caro leitor, isto posto, eu louvo a Deus pela Graça comum! Como disse o pastor Marcio de Souza em seu blog, é absolutamente impossível negar a ação de Deus entre os homens ao ouvir clássicos da música como One do U2, ou Miss Sarajevo onde Luciano Pavarotti leva qualquer um às lágrimas com sua participação especial.

Eu particularmente sou tocado com a musicalidade de Chico Buarque de Holanda, com as letras de Jobim e Vinicius, com o ritmo da bossa nova, com a brasilidade de Gonzaguinha, Com as letras de Renato Russo, com a inteligência do Beto Guedes, com o doce gingado do baião nordestino de Luiz Gonzaga, com swing do Tim Maia, com a voz de Frank Sinatra, com a arte do Police, U2, The Monkees e tantos outros mais.

Caro leitor, não consigo ver deteminadas manifestações musicais ou culturais como satânicas ou malignas, antes pelo contrário, a multiforme manifestação cultural no ser humano, aponta diretamente para um Deus generoso que é absolutamente apaixonado pela arte, música e cultura. Então me digam uma coisa, quem teria inspirado Mozart, Ttchaikovsky, Kenny G, Billie Holiday, Maria Callas, Pavarotti, Paul McCartney, Stevie Wonder, John Lennon, e tantos outros gênios, o gramunhão? Com certeza não. O que precisamos entender, e isso digo principalmente aos evangélicos (como eu) é que, não devemos enxergar a coisa pela ótica dos binômios, santo ou profano, evangélico ou mundano, o apóstolo Paulo foi claro em relação a isso, quando disse em sua carta em 1 Tessalonicenes 5.21: “aprendei de tudo, retei o que for bom”. Isso sintetiza tudo, há muita coisa boa e que engrandece a nossa alma e cultura que foi, está e será produzida por homens não cristãos, assim como há péssimo material, seja literatura, música, arte, enfim, que foram produzidos por “homens de Deus” e que são superficiais e de gosto duvidoso, e é essa maturidade de discernimento que devemos amadurecer, pois, se um cristão que ouve música do “mundo” está cometendo pecado, então não deveríamos mais assistir TV, filmes, desenhos animados, enfim, pois tudo isso são feito pelos mesmos homens não cristãos, então chega de hipocrisia e vamos amadurecer em nossa fé cristã.
 
Louvado seja o Senhor pela graça comum!


Paulo Cheng





13 comentários:

  1. Paulo, lhe digo com a mais absoluta das convicções, se essa geração de religiosos, sobretudo os evangélicos, na sua maioria, tivessem a coerência que o caracteriza, como ficou bem evidenciado nesse texto e sua lucidez para se relacionar com a vida, independente de sua fé, garanto que, teríamos homens bem mais preparados nas igrejas, não só de nosso país, como de todo mundo também. Meu amigo, com que satisfação lhe parabenizo pelo lucido texto.

    ResponderExcluir
  2. Nesse texto bem pertinente procurei mostrar que, mesmo adorando a Deus, podemos sim absorver coisas saudáveis que são produzidas fora das barreiras eclesiásticas, e ainda sim não nos contaminarmos com valores contrários aos da Palavra de Deus. Mas infelizmente, grande parte dos evangélicos e outros religiosos não sabem distinguir algo bom do ruim, e sempre espiritualizam as coisas, o que os tornam herméticos, sisudos e aculturados. Escuto sim música "do mundo" como eles dizem, mas isso não abala em nada minha fé e convicção em Cristo, essa é inabalável.

    Abração pra todos.

    ResponderExcluir
  3. Ola Paulo,
    Creio que seja até uma questão de bom senso. O que não for musica do meio de cara é rotulada como musica do "amornado"? Você citou bem algumas músicas e eu complemento. Aquarela do Toquinho seria música maligna por exemplo? E Tocando em Frente do Renato Teixeira/ Almir Sater e tantas outras? É claro que tem muita porcaria também e temos que ficar ligados e atentos.

    Abraços Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  4. É ridícula esta mania de ver capeta em tudo que alguns evangélicos possuem.
    Você citou aí o U2, poucos sabem que Bono Vox escreveu esta música para o Espírito Santo, quando estava em busca de sua espiritualidade, quando conseguiu ter contato direto com o Mal e depois falou na língua dos anjos. Foi um momento de confusão que acredito que todo cristão que corre atrás, sinta. Leia a letra, o nome é Still Haven't Found What I'm Looking For, mas imagino que a conheça.
    A linha entre a espiritualidade e o fanatismo é muito tênue. Pessoas precisam se policiar com isto.

    ResponderExcluir
  5. Oi querido,

    Tudo bem? Ontem durante o culto da igreja que frequento ouvi novamente a necessidade de só ouvir músicas que exaltem a Deus, principalmente devido ao atual amplo acervo.

    Enfim, reflito de novo e não acho que sou pouco cristã porque gosto de diferentes ritmos e estilos. Todavia, respeito a opção de quem só escuta música gospel, mas vejo Deus brilhar quando melodias repassam e abençoam o melhor de Deus, apenas com melodias e palavras para o bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Como diria alguém, mas recentemente ouvi do Padre Marcelo Rossi: quem canta reza duas vezes! Então, se somos seres de Deus, tudo o que sai de nossas bocas também é de Deus, que está presente, como bem colocou o Paulo, em todas os clássicos da música, sejam eles religiosos, ou não.
    Também está na hora de abolirmos o preconceito que só separa a humanidade!

    ResponderExcluir
  7. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Muito proveitoso esse debate sobre os limites do santo e do profano. Os evangélicos, e principalmente os da linha mais ferrenha como os assembleianos, abominam tudo o que se é feito e produzido fora dos seus círculos, e não percebem que, o simples fato de assistir a um filme, por mais inocente que seja, como uma comédia romântica, se assemelha a escutar a uma música, seja de Beatles ou Luiz Gonzaga. Os cristãos, principalmente os evangélicos, sempre foram vistos pela sociedade como pessoas sem cultura, apáticas, esnobes e ignorantes, mas o texto deixa claro que, sabendo absorver valores que acrescentem sabedoria e cultura, os cristãos (principalmente os evangélicos) só crescerão culturalmente. Excelente texto seu.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. show de bola garoto cheng sensaçional profunda intensa marcante impactante valeu menino revelação

    ResponderExcluir
  9. Exelente texto Chengão!
    Realmente temos que examinar as obras antes de metermos o pau. Existem sim algumas musicas satânicas com letras que invocam o demo, mas a maioria das que são julgadas assim não são!
    Temos que ser inteligentes e não botar tudo na mesma panela!


    Beleza Chengão!

    ResponderExcluir
  10. Paulo, meu amigo de fé!
    Muito bom o texto.
    Existem músicas e "músicas", e temos que ter esse discernimento, o importante é conhecê-la por inteiro e a letra também.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Primeiro de tudo... OIII... desculpa não ter vindo antes, mas este meu PC nem falo mais nada... se não fico aqui enchendo seus ouvidos.
    Que texto é esse.
    Amei!! Quem dera que todo evangélico fosse como vc, mente aberta, bom senso e de uma lucidez incrivel.
    Eu desenho e vc sabe bem disso, já ouvi cada coisa sobre meus desenhos, que nem falo nada, acho que as pessoas exageram as vezes nas coisas e viajam em sua fé e nas palavras escritas na Biblia, mas cada um é cada um e eu fico aqui na torcida pra não acabar na fogueira com as outras bruxas!!
    Beijos e valeu mais uma vez pela força, e eu não me esqueci não, vou tirar uma fotos da minha cidade e enviar pra vc!! =D

    ResponderExcluir
  12. Oi Paulo
    Eu te conheço há pouco tempo, mas tenho boas referências a seu respeito, e o pouco contato que tive com vc, pude ver que vc é realmente o que me disseram, uma pessoa muito legal. Já te disse no outro post que tbém sou cristã e já fui muito ortodoxa, agora sou bem mais flexiva, e concordo totalmente com o comentário da Cissa, meu filho está estudando para ser músico profissional, ele toca flauta transversal, então ele toca de tudo, desde chorinho, popular, internacional, por isso não tenho preconceito quanto a música, mesmo pque no meio evangélico tá bem ruim achar música de qualidade, infelizmente.
    Bjos.

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. E ae, Chengão! Tudo blz contigo?

    Ah não sei se vc sabe mas eu sou totalmente anti-religião, qualquer que seja.
    Mas os fanáticos aqueles que mais perturbam as pessoas que não compartilham a mesma crença que eles. Eles falam da liberdade de culto religioso: a liberdade DELES e não a dos outros.
    Conheci um hipócrita que dizia respeitar todas as religiões mas dizia que só a dele era correta.
    Complicado...

    Assassin's Creed aborda um período histórico e no game várias persnagens reais aparece, como os Bórgia, o clã Hassassin e o daVinci, que é um grande amigo do protagonista do segundo game. Eu também fiquei surpresa com a velocidade dos Correios...pensei que ia demorar mais de uma semana mas dei sorte! O livro chegou inteirinho, eu já tirei a foto e estou te enviando por mail o/. Eu conheço o jeito de escrita do Jim e acho legal. ousado...não é todo mundo uqe consegue escrever como ele escreve =).
    bjs

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.