segunda-feira, 28 de maio de 2012

Adultério: evitando uma reação química


Foto extraída da Internet

Vou postar um texto bem interessante que vi em um site, o texto é de Nélio da Silva, um cristão que fala sobre o adultério e suas consequências, é um pouco longo, mas vale à pena lermos e refletirmos.

“O adultério tem invadido a nossa sociedade com uma força jamais anteriormente conhecida. O assunto é inevitável. Televisão, cinema e canções tem explorado com maestria as tramas desenvoltas num relacionamento triangular. Há não muito tempo atrás, Calvin Klein lançou a sua famosa fragrância “Eternity” (eternidade), apostando com este nome na duração do seu produto. Atualmente, ele também está vendendo como nunca a sua nova fragrância “Escape” (fuga), insinuando com este nome a fragilidade das relações traduzidas nas famosas escapadas fora do casamento.

Os escândalos de ordem social não são mais apenas prerrogativas de jornais baratos e sensacionalistas. Em anos recentes, até mesmo as publicações denominadas “responsáveis”, tem penetrado nos enlameados escândalos de famílias famosas. A imprensa mundial não vinha dando tréguas aos membros da família imperial inglesa, fazendo com que Charles e Diana, Andrew e Fergie se tornassem foco da atenção mundial. O record de audiência na TV inglesa foi alcançada pela chamada “Confissão de Diana”, quando praticamente a Inglatera parou para ver e ouvir a princesa do coração do povo falar sobre o seu problemático relacionamento com Charles, a presença de Camila, a outra de Charles, e o seu próprio envolvimento sexual com uma outra pessoa.

Pouco tempo depois disso, impossível esquecer, Lady Di faleceu tragicamente em acidente de carro, em Paris, junto a seu mais recente namorado, propiciando audiência ainda maior, não só na TV inglesa, mas na mídia mundial.

Uma recente pesquisa sobre adultério publicada em uma revista americana de psicologia, demonstrou que 92% dos entrevistados acreditavam que a monogamia é algo de “grande importância”. Porém, 45% dessas mesmas pessoas admitiram o seu envolvimento em uma relação ilícita, com a quebra dos seus próprios votos matrimoniais.

Ao escrever esse artigo tenho que lhe confessar um incômodo dentro de mim. Certamente, existem várias razões para isso, e, talvez, uma das mais fortes é o fato de estar com 46 anos de idade e acabar de ler um livro que muito impactou a minha vida. Meia Idade é um livro no qual o autor descreve que existe um tempo em nossas vidas onde necessariamente, o que temos que fazer é refletir sobre a nossa caminhada nessa existência. Temos de examinar por onde vimos andando, onde estamos hoje e para onde estamos indo. Um tempo de avaliação e retomada de direção. A leitura deste livro fez com que reacendesse em mim um desejo mais intenso de terminar bem a minha carreira.

Não faz muito tempo, recebi a noticia de que um pastor amigo, um homem de notáveis talentos, teve subitamente o seu ministério e a sua vida arrasados por um envolvimento em adultério. Seu ministério está literalmente destruído, seu nome enlameado, sua própria saúde abalada e a família em frangalhos. Histórias como essa tem se repetido centenas de vezes dentro da comunidade cristã e, confesso, o meu coração se quebra todas as vezes em que ouço algo assim.

Estou absolutamente convencido de que, se por um lado essas noticias nos apanham de surpresa, por outro, sei que houve todo um processo sendo desenvolvido, possivelmente ao longo de muitos anos. Também estou convencido de que, para cada líder cristão famoso que cai ao longo do caminho sob o escrutínio da mídia, existe uma quantidade enorme de outros totalmente desconhecidos que estão se afastando voluntariamente, ou estão sendo banidos dos ministérios em função da impropriedade na área sexual.

Meus anos de ginásio me ensinaram alguma coisa sobre reação química. Aprendi: quando certas substâncias entram em contato com outras, fatalmente haverá uma reação. Num pequeno laboratório da minha escola em Lins, estado de São Paulo, quase provoquei um acidente de proporção considerável, ao misturar dois ingredientes que não poderiam jamais se tocar. Tenho aprendido desde então, que, de um modo geral, as pessoas não respeitam as leis químicas mais do que eu, nos meus dias como estudante ginasial. Elas misturam voláteis ingredientes sem dar o devido tempo para avaliar as conseqüências. Muitos casais não compreendem que uma reação química pode ocorrer quando um dos cônjuges se relaciona com alguém que não seja o seu próprio. Por favor, não me interprete mal. Não estou me referindo necessariamente a uma atração sexual. Estou me referindo a uma reação de dois corações, uma química que envolve duas almas. É o que chamo de adultério emocional. Uma intimidade com o sexo oposto além da fronteira do casamento. Adultério emocional é uma infidelidade do coração. Quando duas pessoas começam a falar das suas lutas íntimas, das inquietações dos seus corações, suas dúvidas e incertezas, é bem possível que elas estejam compartilhando as suas próprias. Sabemos, Deus estabeleceu que tal relação fosse somente compartilhada dentro do relacionamento conjugal.

Há algum tempo atrás, um pastor me confessou: - “Já não amo minha esposa, estou apaixonado por uma moça da minha igreja.” Olhei nos olhos daquele companheiro da mesma maneira como tenho olhado detidamente nos olhos de muitos outros com quem tenho conversado abertamente sobre essa matéria. Eu tenho descoberto que, na maioria dos casos, um relacionamento adúltero teve início em um encontro casual dentro da própria igreja. Uma reação química toma lugar. Ele fala da sua frustração em casa, ela compartilha uma reação similar e em pouco tempo as emoções passam a ricochetear com uma rapidez intensa, e corações passam a experimentar uma ligação emocional irresistível.

Via de regra, o adultério não se dá por acaso. Antes, há uma história, norteada por passos claros e definidos. Você pode estar convergindo em direção a um adultério quando os seguintes passos são dados:

* Você tem uma necessidade que o seu cônjuge não está preenchendo. Necessidade de atenção, aprovação ou afeição. Se um desses requisitos não são preenchidos, um dos cônjuges então começa a buscar em alguém, ainda que inconscientemente, a satisfação de uma destas brechas.

* Você começa a se sentir mais confortável em se “abrir” com alguém que não seja o seu cônjuge. As dificuldades do dia são compartilhadas com certo prazer em um almoço, um encontro, uma carona no carro ou através de correspondência, via e-mail, etc.

* Você começa a falar com alguém sobre problemas e frustrações que tem vivido com seu cônjuge.

* Você começa a procurar razões para justificar esta sua relação de proximidade com uma outra pessoa, a fim de se sentir mais confortável com sua consciência. Neste processo de auto justificação, você inclusive busca razões espirituais que justifiquem suas atitudes, tais como: é da vontade de Deus falar honesta e abertamente com uma outra pessoa cristã.

* Você começa a sentir um intenso desejo de estar perto desta pessoa.

* Você esconde do seu cônjuge o relacionamento que está tendo com essa pessoa, ainda que o processo esteja somente em nível de conversa.

Quando você se encontra conectando-se com uma outra pessoa que não seu marido ou esposa, certamente já iniciou-se uma jornada que freqüentemente termina em adultério ou divórcio. A questão porém, é: como você pode se proteger e guardar-se puro num contexto desses?

1 - Tome Precauções

Certo pastor viu-se atraído em seus pensamentos por uma jovem funcionária da sua igreja. Depois de meses de racionalizações, ele finalmente admitiu a si mesmo que estava constantemente buscando razões para se encontrar com aquela pessoa. Ele resolveu assumir a seguinte postura: “Eu só me encontrarei com ela quando for apenas e estritamente necessário, e gastarei apenas um tempo mínimo. Só nos encontraremos no escritório, e tanto quanto possível na companhia de outras pessoas.” Com o passar de alguns meses, seu relacionamento com aquela pessoa voltou ao estado original, um relacionamento saudável, da mesma maneira como para com outras colegas de trabalho.

Algumas precauções dentro deste processo devem ser incluídas, até mesmo posições mais radicais, como por exemplo as de Rick Warren, um dos mais bem sucedidos pastores dos Estados Unidos. Após assistir a tantas quedas morais, Rick se sentou e escreveu os Dez Mandamentos para a sua equipe de trabalho.

1 - Não visitar pessoas do sexo oposto a sós.
2 - Não aconselhar pessoas do sexo oposto a sós no escritório.
3 – Não aconselhar pessoas do sexo oposto mais de uma vez sem a presença do cônjuge.
4 - Não tomar refeições a sós com pessoas do mesmo oposto.
5 - Não beijar pessoas do sexo oposto ou demonstrar atos de afeição que possam ser questionados.
6 - Não discutir detalhes de dificuldades de ordem sexual com pessoas do sexo oposto, quando em aconselhamento.
7- Não discutir detalhes de problemas de ordem sexual do seu casamento com pessoas do sexo oposto.
8 - Muito cuidado ao responder cartões, cartas ou bilhetes a pessoas do sexo oposto.
9 - Faça da sua secretária a sua protetora aliada.
10 - Ore pela integridade moral de outros membros da equipe.

Estas posições certamente podem nos levar a suspeitar de toda e qualquer relação com o sexo oposto, o que nos criaria perspectivas doentias. Um simples beijo no rosto, ou qualquer ato de afeição, não pode estar envolta o tempo todo dentro de precauções. O excesso de precaução pode nos levar a desenvolver uma mente maldosa, que vê o pecado a que buscamos evitar nos gestos mais simples. Em que pese tudo isso, essas precauções devem nos chamar a atenção para cuidarmos melhor desta área de nossa vida.

Dietrich Bonhoeffer, em seu livro, “Tentações” declara: Quando a cobiça assume o controle, Deus se torna irreal para nós. Bonhoeffer está absolutamente correto. Quando cobiça e paixão sexual ilícitas passam a nos consumir, ao mesmo tempo, Deus passa a ser uma presença opaca, distante e irreal. Surgem as racionalizações, nos tornamos insensíveis a uma tragédia que pode estar prestes a tomar lugar.

Estou convencido de que o primeiro passo a ser tomado, com o objetivo de derrotar a tentação sexual, é simplesmente fugir dela. Creio que exatamente isso que Paulo estava comunicando a Timóteo quando lhe disse imperativamente: “Foge das paixões da mocidade” (II Timóteo 2:22) A mesma recomendação foi dada à igreja em Corinto: “Fugi da impureza!” Em outras palavras: não se coloque numa posição na qual tenha de testar sua própria resistência. Excelentes ilustrações destes momentos de tentação seriam:

Capítulo I
“Andei por uma rua. Havia um buraco profundo na calçada. Caí dentro do buraco. Estou perdido. Não tenho nenhuma ajuda. Porém, a culpa não é minha. Vai levar muito tempo para eu sair daqui.”

Capítulo II
“Andei pela mesma rua. Havia um buraco profundo na calçada. Fingi que não vi. Caí novamente. Não posso crer que estou no mesmo lugar, mas a culpa não é minha. Vai levar muito tempo para eu sair daqui.”

Capítulo III
“Andei pela mesma rua. Havia um buraco profundo na calçada. Vejo que o buraco está ali. E, ainda assim eu caio dentro dele. Isso se tornou um hábito. Meus olhos estão abertos. Sei onde estou. A culpa é minha. Vou sair daqui imediatamente.”

Capítulo IV
Andei pela mesma rua. Havia um buraco profundo na calçada. Eu passei de lado.”

Capítulo V
“Fui por uma outra rua.”

Tenho conversado com alguns líderes que caíram em adultério, e eles, de um modo geral, tem expressado uma certa surpresa em relação a como tudo aconteceu. Falam como se tivessem sido levados por uma irresistível força da natureza.

Porém, é bom lembrar, ninguém cai em um precipício se mantiver uma distância segura. Mas, ao invés disso, eles se chegam cada vez mais ao abismo, até o momento onde o perigo acaba se tornando uma ameaça mortal.

2 - Preste Contas da Sua Vida a Alguém.

Talvez esta seja a área que mais se fala e menos se pratíca. No meu contato com líderes cristãos, tenho chegado a uma conclusão: quanto mais proeminentes se tornam, mais necessidade tem de se prestar contas da sua vida. Porém, infelizmente, é o inverso que ocorre. À medida que a igreja cresce, ou o ministério se expande, freqüentemente o líder passa a conhecer as pessoas num nível ainda mais superficial, com os que estão ao seu redor assumindo o seguinte raciocínio: “Quem sou eu para questionar se a decisão que ele está tomando é a melhor ou não?” O fato é que muitos pastores, em igrejas pequenas, também se sentem isolados e solitários no que se refere à tentação na área sexual.

Já faz alguns anos que estabeleci um sistema de prestação de contas da minha vida a um grupo de reduzido de companheiros. Eles são meus amigos e estamos comprometidos uns com os outros nos “regozijos e sofrimentos”, (I Cor.12:26). Nos abrimos, falando sobre o estado espiritual de nossas vidas. Compartilhamos alegrias, lutas e tentações. Confesso que nem sempre é agradável receber o telefonema de um deles, questionando uma determinada área de minha vida pessoal. Mas é compromisso com Deus e com eles ser aberto, vulnerável e transparente. Afinal, estes indivíduos, dentro do Corpo de Cristo, são instrumentos de cura para a minha própria vida.

Estou absolutamente convencido de que a arma mais eficiente que o inimigo tem em suas mãos é a de manter os cristãos distantes uns dos outros. Quando não prestamos contas da nossa vida a alguém, quando não mais falamos sobre as questões que realmente afligem a nossa alma, passamos a viver a síndrome de ilha, e fatalmente nos tornamos vulneráveis a uma série de mazelas. Tiago estava absolutamente correto quando afirmou: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados.” (Tiago 5:16).

Aprendi há muito tempo atrás, que, para ser vitorioso na vida cristã, não apenas preciso da ação do Espírito Santo, mas também da ajuda dos meus amigos. Preciso, indispensavelmente, do poder do Espírito Santo, mas também da confiança e do amor de alguns irmãos que possam me fazer perguntas difíceis como: - “Nélio, você está investindo tempo em Deus? Como vai a sua vida mental (pureza)?; Tem abusado do seu poder como líder?; Tem andado em obediência a Deus; Tem mentido prá mim, em algumas das perguntas anteriores que lhe fiz?”

Howard Hendricks, há alguns anos atrás, afirmou que, segundo sua observação ao estudar um grande número de líderes que fracassaram moralmente, existem três denominadores comuns, e pelo menos um deles está presente em cada caso estudado:

1) Esses indivíduos não gastavam tempo com Deus
2) Não prestavam contas da sua vida
3) Eles nunca imaginaram que isso poderia acontecer com eles.

Quando me deparei com essa afirmação, confesso, me apavorei. Inicialmente, meu raciocínio foi:


- “Ei! Tenho uma esposa maravilhosa, tenho um bom casamento, amo a Deus, isso nunca poderá acontecer comigo.” Porém, me dei conta de que existem muitos companheiros que amam tanto a Deus como eu, estão servindo a Deus de uma maneira muito mais eficiente do que eu e, ainda assim, em algum tempo, em algum lugar, eles caíram. Ao pensar nisso, acabei me transformando num covarde. Tenho um temor tremendo de uma queda moral e não me envergonho de admitir. E, como fruto desta reflexão, quero lhe dar o terceiro passo prático de como evitar uma química errada.

3 - Considere o exorbitante preço da queda.

Todas as vezes em que me sinto particularmente vulnerável a uma tentação de ordem sexual, começo a “ensaiar” na minha mente quais seriam as conseqüências desta queda. Tenho pensado em algumas delas:

• Ferir o Senhor, que me redimiu, e trazer o Seu nome à lama.
• Ter que um dia olhar na face do Senhor Jesus, o Justo Juiz, e responder pelas minhas ações.
• Seguir os passos daqueles que caíram e tiveram os seus ministérios destruídos.
• Causar uma dor incalculável à Tereza, minha grande amiga e leal companheira.
• Ferir os meus amados filhos Léo, Marcus e Michael.
• Arrasar a minha imagem e credibilidade diante dos meus filhos e anular totalmente meus esforços de ensiná-los a obedecer a Deus (Por que obedecer um homem que nos traiu e à nossa mãe?). Certamente, assim raciocinariam.
• Se a minha cegueira persistir ou minha esposa for incapaz de me perdoar, talvez venha perder minha esposa e filhos para sempre.
• Perder o respeito próprio.
• Adquirir um tipo de culpa terrivelmente difícil de ser anulada (Ainda que Deus me perdoe, eu me perdoaria?).
• Memórias que para sempre permeariam minha mente e que seriam uma constante ameaça na intimidade com minha esposa.
• Perda de anos de investimento em treinamentos e experiências adquiridas ao longo do tempo. Talvez permanentemente.
• Prejudicar consideravelmente o trabalho de outros fiéis homens de Deus na minha cidade.
• Trazer um grande prazer e satisfação a Satanás, o grande inimigo de Deus e de tudo que é bom e puro.
• Dificuldades para sempre com a pessoa que cometi adultério.
• Possíveis conseqüências físicas de doenças venéreas ou mesmo a AIDS. No caso de AIDS, a possibilidade de infectar a minha esposa e ser o causador da sua morte.
• Possibilidade de uma gravidez que resultaria para todo o sempre numa lembrança do meu pecado.

Eu espero que a crua e franqueza demonstrada neste artigo tenha sido de algum benefício a você. Não me foi fácil articular esta matéria e fazer frente a este tópico. Porém, meu compromisso pessoal é o de ser honestos e íntegro na análise de meus erros e acertos.

Estou também perfeitamente consciente de que muitos, lendo este artigo, são imaculadamente inculpáveis na área de fidelidade conjugal. Porém, para aqueles que estão em luta nessa área, deixe-me compartilhar essa analogia: imagine uma pessoa que esteja lutando contra o vicio do jogo. Ela já prometeu a Deus que não irá mais a um Cassino, situado em Campinas, por exemplo. Está dirigindo o seu carro vindo do Rio de Janeiro para São Paulo. Chega a um ponto da estrada que ela vê a indicação de saída para a estrada que a conduzirá a Campinas. Imediata e espontaneamente, ela toma a saída que dá acesso à cidade e passa a circular em frente aos cassinos. Essa pessoa ainda não cometeu o pecado, mas o coração de Deus já está sofrendo com aquela atitude.

Se você está próximo demais de alguém de quem não deveria estar, e sabe que sua resistência está nas últimas, mas, ainda assim, tenta se convencer de que tem o controle da situação, então, por favor, ouça: humilhe-se diante de Deus, ajoelhe-se, fale com o Senhor, confesse o que realmente está se passando com o seu coração.

Deus está pronto para restaurá-lo e, sabemos, é o Senhor que nos convida ao caminho da restauração. Todos nós estamos em meio a uma batalha. Deus está lhe convidando a uma vida bem sucedida. Uma vida bem sucedida não consiste necessariamente em ser pastor de uma grande igreja, escrever livros e ser mencionado na galeria dos famosos líderes da atualidade. A minha definição de vida bem sucedida é a seguinte: Ser bem sucedido é gozar do amor e do respeito daqueles que estão mais próximos de mim.

Todos nós vivemos, quase todo tempo, sob o risco de fazer o que fiz no laboratório do meu ginásio. Vivemos com a constante possibilidade de criarmos uma reação química capaz de explodir nosso casamento, nossa família e nosso ministério. De fato, estamos diante de uma grande batalha. Uma batalha impiedosa e estratégica, que nem mesmo Alexandre ou Napoleão jamais enfrentaram. Temos que, de uma vez por todas, compreender que ninguém pode se preparar para uma batalha que não é conhecida, e muito menos sairmos vitoriosos de uma batalha para a qual jamais nos preparamos.”



Nélio Da Silva: Coordenador nacional do Homens de Valor




18 comentários:

  1. Li esse texto no site Genizah.com onde sou assíduo, e refleti bastante nesse texto, não que eu tenha pulado a cerca, graças a Deus não, amo demais minha esposa e pretendo ser fiel a ela sempre, mas mesmo tendo um relacionamento estável com nossos pares, a consumação de um adultério é um processo lento e sorrateiro, onde devemos tomar o máximo de cuidado, e esses cuidados são pequenos gestos sutis, que estão ao nosso alcançe, não custa nada.

    ResponderExcluir
  2. Chorei,Paulo Cheng,pois venho enfrentando o adultério por parte de meu marido à muito tempo e pelo que sei da personalidade dele,jamais se humilhará. Ele que é um cristão dos mais corretos..Sinceramente eu chorei e não vou conseguir escrever tudo o que ia escrever,as feridas sempre estarão abertas,não importa o quanto ele disser que não é um comportamento louvável de minha parte,perdoar mas sentir dor sempre que lembrar.É um texto que ele deveria ler e remoer,gostei muito embora tenha chorado.

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que dizer Ana, mas lamento profundamente essa situação que está acontecendo contigo, a infidelidade provoca marcas profundas, desestrutura qualquer relacionamento, e que Deus possa te dar forças para suportar tamanha dor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Paulo
    Desde que conheci seu blog, sempre tenho acompanhado suas matérias porque gosto, só acompanho os blogs que realmente gosto, mas essa matéria foi uma das melhores até agora, incrível porque eu estava pensando em escrever algo parecido lá no meu blog, talvez escreva ainda. Parabéns! A traição é algo terrível, já vi isso na minha família, destrói o lar, os filhos ficam perdidos, já vi casais amigos também, mesmo que haja perdão é difícil o recomeço. Que Deus nos dê graça para sempre vigiarmos e sermos fiéis a Ele e nossos conjuges.
    Bjos. e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, é uma situação que deixa marcas indeléveis em todos os envolvidos, e acho que vc deveria sim ainda escrever sobre o assunto, enfocando outro aspecto. E que Deus nos ajude a mantermos nossos casamentos em paz.

      Abração amiga.

      Excluir
  5. Chengão meu mano marélim! Belo texto e muito explicativo. Grande demais, acho que você poderia dividí-lo em 3 partes e continuar o assunto. Isso daria muito mais ibope, porque o mundo hoje está cheio de gente que vai ler esse texto no começo e falar: - Ah... Isso é coisa de crente! - E parar de ler por causa do tamanho.
    Pense em dividi-lo e montar um debate aqui. Eu mesmo convocaria alguns leitores a participar.

    Acho que o adultério é isso mesmo... Uma armadilha ardilosa do inimigo!

    Parabens meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, boa ideia, mas infelizmente já postei, realmente o texto é grande, e não costumo postar textos tão extensos assim, mas o teor do assunto é tão interessante que pensei que o tamanho não afugentaria os leitores, me enganei, kkkkk.

      Abração mano.

      Excluir
  6. Um tema complicada e os envolvidos parecem perder o "norte"...

    Famílias de desfazem há sofrimento e tudo, pode ser evitado.Mas ela acontece !!! Legal o texto, abração,chica

    ResponderExcluir
  7. Confesso que achei o texto grande para um blog e, pelo tempo exíguo devido a minhas atividades profissionais, não consegui me concentrar em todo, como seria o certo.

    Mas do adultério penso o seguinte: não tem olhada para o lado e escapada que resista a duas pessoas que se amam e respeitam, mas "cadum, cadum" e se até Jesus Cristo acolheu uma "pecadora", quem sou eu para atirar a primeira pedra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Bel, quem somos nós para atirarmos pedras, mas o intuito do texto não foi acusar ou ferir ninguém, mas discorrer sobre a prática e suas consequências que, independente de classe social, faz um estrago danado nas pessoas envolvidas, mas não estamos aqui para acusar ninguém.

      Abração Bel.

      Excluir
  8. Fala meu amigo. Mesmo grande, li todo artigo (como sempre faço). Cara, tudo que eu falar aqui, é com respeito e apenas uma opinião, assim como o Nélio tem a dele, darei a minha. Certa ou errada, é apenas minha opinião.

    Esse texto é uma cartilha da "moral e dos bons costumes sexual". A parte que mais me deixou tenso foi sobre o adultério emocional. Queria copiá-lo para colocar aqui, mas teu blog não permite. Somos historicamente pecadores e infiéis. Desde SEMPRE. Em todas as áreas. Não somos confiáveis. Eu resumo todo esse texto, na diferença de amor para paixão. Enquanto houver apenas amor em um casal, com certeza a traição estará muito propícia a acontecer. O amor nos faz cair na rotina. É algo espiritual. Esperamos cegamente que tudo de certo. Somente o amor, em um casal, acontecerá o respeito pela convivência, mas a parte principal, que é a atração carnal, se esvaiu. Para o amor funcionar, somente com a paixão embutida. E a paixão é a atração carnal. É o fogo. A loucura que desperta e nutre um relacionalmente. É a liberdade a dois,para poderem conversar fracamente e dividirem suas fantasias mais íntima. Como diz a "Vicky", o que um homem (mulher) não tem em casa, procura fora. Por isso que o amor sem paixão, é o primeiro passo para traição. Se o carnal não importasse, Deus teria nos feito de isopor.

    Estamos MUITO enraizados a conceitos Cristãos retrógrados. Tive duas namoradas e não traí nenhuma. E sou totalmente contrário a traição. Mas não por causa de todos esses motivos citados no texto. E sim, pelo simples fato do respeito a pessoa que está com a gente. E seja amigo, esposa, mãe, etc. Qualquer traição é desprezível.

    Porém, o que falta é uma maior liberdade entre os casais. Querem trepar a três?? Que trepem, se isso vai fazer bem ao casal e nutrir a paixão e o amor dos mesmos. Querem se fantasiar de enfermeira e bombeiro, que se fantasiem. Cada um sabe da sua vida a dois.

    Tinha que perguntar para esses "senhores de Cristo", se eles realizam as fantasias das mulheres deles. E se eles permitem que elas se abram com eles. É muito fácil dar uma cartilha cheio de poréns, com regras de não conversar com fulano beltrano, quando o cara não satisfaz nem a mulher em casa, e nem ela a ele – pois não há liberdade de conversação. E quando a mulher ainda é tratada como uma divindade na cama (sob censura) e só pode o papai e mamãe.

    Ah cara, estou dizendo tudo isso, e sou Cristão. Mas não posso fechar os olhos para este tipo de coisa. Culpam as crianças e a sociedade pelos jovens estarem trepando cada vez mais cedo. Mas vai ver quantos pais falam abertamente sobre sexualidade com os filhos. Poucos. E tenho exemplos próximos. Daí é muito fácil jogar a culpa na sociedade.

    Pais educam. Professorem ensinam. E a sociedade enlouquece.

    É isso que penso. Não sei se é certo ou errado. Mas esse texto é tapar o sol com a peneira. É culpar outras pessoas quando os culpados são nossos princípios defasados.

    E reitero. Não sou a favor da traição. E sim da liberdade sexual entre o casal. De livrar-se dos grilhões e amarras que a sociedade e TODAS religiões nos impõe. Fazendo com que sejamos felizes do modo deles, e não do nosso.

    Abração Paulo. E desculpa pelo tamanho do comentário hueheuheu

    Falou ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bicho, concordo contigo até certo ponto, te entendo totalmente, mas no que tange a transa com três ou mais é complicado, sei que o amor precisa de fogo, paixão, e é isso mesmo que vc citou, um casal que, mesmo se amando muito e cai na rotina, fatalmente a área sexual pode ficar lugar comum, e o homem ou a mulher pode sofrer uma investida 'diferente' lá fora e ai começa a coisa, realmente um casal deve sim sair da rotina e se entenderem entre quatro paredes, e estando felizes nessa área, certamente não terão nenhuma necessidade de buscar lá fora. Concordo também que a área sexual deve ser abordada pelos pais, pois caso eles se privem dessa orientação, a mulekada vai aprenter tanto teórica como praticamente na rua. Bem, gostei de teu comentário, e Jim, o respeito num relacionamento, mesmo não sendo cristão é fundamental, o texto acima foi feito por um cristão e ele relatou sua experiência assim como sua visão, mas o cerne da matéria girou em cima da fidelidade e das consequências de uma traição.

      Abração pra tu.

      Excluir
  9. Ola Paulo,
    Como o André comentou bem lá em cima, creio que o texto ficou um pouco longo e realmente poderia ter sido dividido em ao meio talvez. Mas nada que este fiel leitor de ler linha por linha, até porque o tema é muito bom e o texto bastante polemico.

    Cara, eu concordo em parte com esse texto do Nélio e explico: concordo quando diz que essa prática é perigosa e que pode sim destruir a vida não só do casal, mas de uma família inteira, no entanto, no tocante a não ficar sozinho com o sexo oposto ou não trocar mensagens com o sexo oposto achei sem propósito e descontextualizado, afinal vivemos em 2012, e por isso devemos simplesmente confiar em nossos parceiros e pronto, afinal quem ama de verdade não precisa ser infiel, e resistirá a todas as "tentações" que por ventura aparecerem.

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  10. Paulo, se eu for pontuar todas as questões do texto, meu comentário ficará quilométrico. rsrsrsrs

    Eu penso que não há receitas para se fazer um casamento dar certo, principalmente pq cada casal é diferente. Penso que para um casamento dar certo é necessário respeito, amor, cumplicidade, paixão e muitos outros pontos. Não vou entrar nas questões morais, pois nem gosto de me apegar à elas, pra falar a verdade.

    Entre namoro e casamento, estou com meu marido há 13 anos e penso que tudo o que conquistamos até hoje, no que se refere à maturidade emocional que um casamento requer, foi fruto de muita luta. Penso que viver uma vida à dois, não só nas coisas do dia à dia, mas tbem(e principalmente) na intimidade, não pode ser vivida dentro de uma rotina. Eu não acredito numa relação que chegue adiante, se a paixão não for alimentada tanto quanto o amor, pq do contrário, acabará se transformando em mera amizade e quando isso acontece, sabemos muito bem o que acontece...

    Abração :) JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  11. Oi meu amigo de fé!

    Tudo bem? Li o texto e vejo que é polêmico, mas real. O adultério nunca deveria acontecer e antes de qualquer sinal, o outro deveria sair da relação, mas a dúvida o leva adiante. Logo ele é fruto de tentativa de buscar sanar o problema ou em almejar a felicidade. Enfim, é difícil pois são tantas as circunstâncias e nâo quero fazer juízo de valor, embora entenda que é preciso ser único, verdadeiro e com caráter de Cristo para resistir.

    Fica com Deus, você e sua esposa! Que Deus abençoe essa união, sempre.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  12. Paulo é óbvio que se trata de um tema polêmico e com grande profundidade para o debate, falemos assim. Desde quando o mundo é mundo, o adultério, que nada mais é que uma traição ou espécie de traição, me permita assim colocar, existe. Uma observação: querer ver nas coisas que existem, como TV, música, ou até as propagandas a grande incentivação e motivação para a prática do adultério é simplificar muito o debate, a meu ver. O adultério existe bem antes da TV, da música e outras coisas. Concordo que esses meios de alguma forma, através de seus modos apelativos, colaboraram bastante. Mas, esse é um assunto que vai muito além de simples influência do mundo moderno, acredito eu. Contudo, aqui não quero justificar um adultério ou uma traição qualquer, para ir mais além, mas apenas estou dando uma explicação, ainda que superficial a esse respeito. Ainda assim, adultério, bem como a traição por assim dizer, é um ato condenável com certeza. Um grande abraço Paulo.

    ResponderExcluir
  13. Paulo, meu amigo de fé!
    Confesso para ti que este texto está um tanto quanto longo para blog, desculpe a franqueza, mas tenho um certo problema de concentração com textos eletrônicos longos, e também porque minha miopia está a 1000! (infelizmente).

    Qualquer relacionamento a dois, seja o matrimônio, namoro..., é uma parceria, e como tal deve ser decidido em parceria, seja a vida sentimental ou sexual do casal. E cada casal saberá como conduzir-se, o que é melhor para ambos, enfim, como conduzirem suas vidas, com muito diálogo e vivência, e desta forma, serem fieis um ao outro.

    Grande abraço para ti e a Michel!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.