quinta-feira, 3 de maio de 2012

Homenagem à Blogosfera


Uma das artes que desperta em mim um grande fascínio e admiração e a arte da escrita. Há algum tempo atrás o que me fascinava era o discurso, a retórica, mas isso com o tempo se inverteu e hoje, amo visceralmente escrever.


Já dizia um antigo que “as palavras se evaporam no ar, porém as palavras escritas se eternizam em tabuas de bronze”. Tudo o que nós dissemos, se dissipa no ar, se desintegra em fração de segundos, já na escrita, se eterniza na história e é revivida pelas gerações subsequentes.

Ao mesmo tempo que é algo mágico e fascinante, também deve ser conduzida com critério e prudência. A escrita está enquadrada na lei física da ação e reação, tudo aquilo que escrevemos passa pelo crivo do leitor e, consequentemente, gera uma reação benéfica ou adversa.


É através da escrita que podemos extravasar todo o nosso sentimento, nossa crença, nossa visão intelectual, podemos também discordar, contra-argumentar, inferir, propor, enfim, é um leque extenso de opções no qual podemos direcionar o foco do conteúdo que redigimos.


Também se torna imperativo a arte da sinceridade. Quando nos dispomos a escrever algo sobre o que quer que seja e emitimos juízo de valor, nos tornamos formadores de opinião e, consequentemente, seremos cobrados pelo posicionamento que tomamos, ou seja, as pessoas inevitavelmente observação se há coerência entre aquilo que escrevemos e as nossas ações. Caso contrário nosso texto soará hipócrita e falso.


Escrever não é um exercício de aglutinar palavras e frases de forma desconexa e a esmo, requer ordem, respeito às normas gramaticais como ortografia, acentuação, coesão e coerência, mas acima de tudo, sentimento, profundidade, verdade e maturidade para ouvir criticas contrárias sendo sábio para absorvê-las sem nutrir ressentimentos.


Enfim, amo escrever. Com frequência tenho postado aqui no meu blog meus escritos com as minhas impressões sobre os mais variados assuntos e estou aberto para receber criticas adversas de vocês que me leem. Os textos que são de minha autoria eu assino em baixo, porém há textos que me emocionam que são de outros autores, porém posto com a devida autorização e citando o autor, pois detesto plágio. E desde já disponibilizo meus textos para quem quiser postar em seus blogs, desde já peço que citem o autor (que sou eu) e a fonte (o meu site).

E muitos escritores e blogs têm me inspirado, o leque de parceiros blogueiros que conquistei é algo impressionante, são vários blogs de alta qualidade, não devendo nada a nenhum site ou página oficial de qualquer grande veículo de comunicação. Admiro o grande trabalho do Victor Von Serran no Facebook, reunindo os blogueiros desgarrados que estão perdidos por ai na net, blogueiros esses que, com amor, gana, talento e competência tem feito um trabalho excepcional, porém anônimo, e digno de todas as honrarias,e hoje, finalmente temos um espaço sério, democrático, profissional, esse espaço é a Blogosfera em Rede. Gostaria de citar cada blogueiro e respectivo blog aqui, mas o espaço é ínfimo, mas quero parabenizar a todos pela nobre arte de escrever, informar, poetizar, enfim, nos alimentar com suas inspirações e devaneios. 

DEDICO ESSE POST A TODOS OS BLOGUEIROS DESSE MEU BRASIL VARONIL.

Paulo Cheng

14 comentários:

  1. Ola Paulo,
    Belas palavras!
    Creio que a tendencia que citou ocorre com todos nós "autênticos" blogueiros, apaixonados por escrever!

    Vale lembrar que a ideia de reunir em um mesmo local os blogueiros não é nova, existiam muito antes da popularização do facebook através de indicações no orkut, como o "união dos blogueiros" e o meu "paralisado" no tempo "Central Única dos Blogueiros" que também se perderam no tempo.

    O tempo passou e de forma muito competente, o Victor criou o espaço no facebook e soube conduzir os trabalhos para que a "coisa" enfim funcionasse. E graças a ele e a vários outros blogueiros dedicados, a grupo cresceu e hoje é uma referência, unindo nossos sonhos, nossas ideias e até mesmo nossos problemas em comum. Tudo em nome dessa paixão que temos por escrever e automaticamente gerar cultura.

    Excelente texto meu caro! Parabéns!

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  2. Beleza de texto e homenagem Chengão! Parabens meu velho! Seu blog tá cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  3. Paulo, meu amigo de fé!
    Parabéns a todos nós, com certeza!
    Em especial ao Victor Von Serran que vem fazendo um trabalho excelente como administrador do Blogosfera em Rede e Premium, demonstrando sua capacidade de liderança e coletividade!
    Um brinde a todos e ao Victinho!

    Grande abraço, amigo, lindo este post e muito bem-escrito :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Paulo
    Concordo plenamente com vc, eu carinhosamente chamo o Victor de "chefinho", acho que ele está fazendo um ótimo trabalho. Eu amo a Blogosfera, amo escrever, prá mim é uma terapia, literalmente, e principalmente, amo os amigos que fiz na Blogosfera.
    Bjos. e um ótimo final de semana.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acabei de chegar da facul e ver esse excelente texto, agradeço pela consideração meu querido amigo, e dizer que graças a blogueiros como você e tantos outros da blogosfera, os projetos começam a andar. Como o Flávio mesmo disse, essa ideia ja vinha de antes, de um canal onde todos os blogueiros pudessem interagir e compartilhar os escritos, mas acredito que nos moldes que desenvolvemos, só a gente mesmo. Disponibiliza o texto para mim, que vou colocar no site da blogosfera...afinal, falamos dela aqui. Um abraço, e perdoe minha ausência, com minha própria empresa agora, as coisas tão corridas para mim.

    Um abraço e fica com Deus querido amigo.

    ResponderExcluir
  6. Grande Paulo! Gostaria eu de ter mais tempo para numa frequência maior poder dar a devida atenção que blogs como o seu merecem. Ontem comentava com um amigo de jornada sobre o talento de muitos blogueiros que tenho visto por aqui, falava sobre alguns blogs que lia e citei para ele, alguns em especial, como o seu por exemplo. São blogueiros, muitos como você, Paulo, que tem talento para escrever em qualquer mídia profissional impressa ou digital. Continue nesse caminho que você vai longe Paulo, já dizia um outro amigo meu. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pra ti também que é um blogueiro do bem e sério, sempre e cada vez mais!

    Linda homenagem!! abração,obrigado,chica

    ResponderExcluir
  8. Realmente esse nosso trabalho é digno de honra e crédito, tem muita gente competente e talentosa, mas que ainda está no anonimato, e graças a trabalhos assim como o do Victor e tantos outros por ai, podemos tem um espaço onde o nosso trabalho pode ser mostrado com democracia, mas infelizmente tenho pouco colaborado com a divulgação desse espaço, devido ao me escasso tempo, mas eis aqui minha singela colaboração, parabéns blogueiros, continuemos assim, escrevendo, postando, inspirando a outros.

    ResponderExcluir
  9. Realmente, é legal a iniciativa de tentar organizar essa atmosfera blogosférica. Mesmo que eu não me meta, pois não é a minha, admiro.

    Sobre a escrita, o blog nos dá esse direito. De expôr sentimentos, críticas, textos, contos, poesias, etc. De nos tornarmos "escritores virtuais".

    Daqui a 10 anos, entraremos em posts antigos e veremos como nos sentíamos naquele momento, com quem conversávamos, etc. Para muitos, esse universo, é um pedaço da vida.

    Abração

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Como sempre uma doce pessoa, não entro nessa lista de escritores maravilhosoooos, entro na lista de blogueiros descontraídos ou maluquinhos... rsrsrsrsrs.
    Como vc está navegante preciso? QUer dizer que não pode ver um espelho ou algo assim que vc ajeita o cabelinho??
    Rsrsrsrsrs... desculpa é que meu marido faz o mesmo e eu fico zuando ele por conta disso, e diz que não é vaidoso, é sim uai!!

    Saudades daqui, estava meio doente (meio é um termo leve, eu quase morri... kkkkk... quase)
    Mais agora estou melhor... passando e deixando meu beijo viu e bom fim de semana, não sei se vc postou foto de seu cãozinho, se não posta aí, quero ver a carinha dele!! Bjs

    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Paulo, meu irmão.

    Lindo o seu texto! Precisamos sempre reconhecer a importância de quem faz o bem e o Victor é uma luz não na internet, mas no mundo. Foi por ele que cheguei por aqui e te conheci, meu amigo e tantos outros amigos de fé.

    Boam final de semana abençoado.

    Lu

    ResponderExcluir
  13. Parabéns a você também meu caro Paulo!

    Concordo plenamente com você em relação à riqueza da colaboração de cada um dos membros da blogosfera.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  14. Que texto maravilhoso, Cheng! Aliás, que homenagem maravilhosa! Eu digo que minha vida de blogueira se dá Antes da Blogosfera e Depois da Blogosfera em rede! hahahahahah... sério! Mudei muito minha forma de blogar depois que conheci todos vcs, parceiros e amigos virtuais queridos!

    Enfim, arrasouuuuuu na postagem!

    Abração

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.