quinta-feira, 21 de junho de 2012

Verba volant scripta manent


Imagem extraída da internet
“Um país se faz com homens e livros”, começo esse post citando esta maravilhosa frase do escritor Monteiro Lobato. A educação, a leitura e o saber são ingredientes imprescindíveis para um país alavancar não só seu nível cultural e intelectual, mas mediante isso, um nível econômico e social advindo desse saber, afinal de contas, uma população intelectualizada e preparada é sinônimo de bons empregos, voto consciente, resgate do direito cívico, engajamento em causas humanitárias e ambientais.


Alguns países conseguiram reverter uma situação de pobreza e ignorância através de um incentivo maciço numa boa educação, como foi o exemplo da Coréia do Sul. No Brasil, infelizmente, ainda anda a passos de tartaruga no que tange a incentivo na educação e leitura.  Grande parte da população não lê mais que dois livros por ano, e a opinião dessa grande massa é forjada pela mídia, que por sua vez se incumbe de alienar através de uma programação superficial e fútil, o que faz da sociedade (não num todo, claro) um fantoche manipulável, que não tem consciência critica em assuntos como meio ambiente, economia, política etc.

A falta de incentivo à leitura tem custado caro ao Brasil. Por não ter essa conscientização e um amadurecimento intelectual necessário,  a nação tem sofrido horrores por toda essa ignorância, pois o Governo e seus políticos têm massacrado a população com toda a sorte de mazelas possíveis, nesse momento, a CPI do Cachoeira tem demonstrado o quão sórdido e canalha é essa classe política, e de forma apática, nós brasileiros estamos assistindo a todo esse espetáculo circense, enquanto estamos nos divertindo com a Fazenda e as patifarias do novo integrante do reality, o Theo Becker. Se fôssemos uma nação de leitores e estudiosos, certamente já teríamos nos organizado para iniciar uma revolução sem precedentes na história brasileira, pois o conhecimento através da leitura liberta.

Como eu gostaria que os nossos governantes não fossem tão patifes e investissem em educação e leitura para a população; como eu gostaria que as bibliotecas estivessem sempre abarrotadas de gente, ávidas para ler; como eu gostaria que a grande parte da população trocasse a programação de TV todas as noites pela leitura de um bom livro; como seria espetacular se os livros fossem mais baratos e acessíveis à todos; como seria animador se os novos talentosos escritores pudessem lançar seus escritos sem tanta burocracia e com o apoio das grandes e pequenas editoras; como seria regozijante se a cada promoção de livro grátis em meu site houvessem pelo menos umas 200 pessoas participando, ansiosas para ganharem um tomo grátis; enfim, como seria promissor se investíssemos mais o nosso precioso tempo em leitura, na busca incessante pelo saber, para que, com isso, possamos evoluir intelecto e culturalmente e tentar fazer deste país um lugar melhor.

Dedico este post aos excepcionais escritores da blogosfera.

Paulo Cheng

14 comentários:

  1. Ler é uma de minhas paixões, e através da leitura, seja por livro, sites, blogs etc. tenho forjado minha consciência crítica e crescido em intelectualidade, e se todos nós separássemos mais tempo para ler, com certeza cresceríamos não só profissionalmente, mas intelecto e culturalmente.

    ResponderExcluir
  2. Olha, bom texto Chengão. Mas é verdade que no Brasil o povo não gosta de ler...e isso é algo que eu, uma pessoa obcecada por leitura, fica revoltada. O governo e a mídia valorizam essas músicas terríveis, banalização e vulgaridade mas cultura, leitura e conhecimento não há quem se manifeste. Diante de pessoas "masssa da sociedade manipulada pela mídia" nós que somos um pouco mais intelectuais somos vistos como seres estranhos.
    Penso que não incentivar a leitura é uma tática muito útil para manter o povo ignorante e mais facilmente moldado pelo governo..um bando de ovelhas que dizem "amém".
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A merda do Governo Tsu não tem a intenção de educar a população, caso o faça, com certeza estará criando um inimigo mortal para ele, pois uma sociedade intelectualizada sabe votar.

      Abç pra ti.

      Excluir
  3. Oi Cheng meu irmão de fé
    Quero começar dizendo que amei seu comentário no meu blog, de verdade. Seu texto está ótimo, por isso, por te respeitar como escritor, eu adorei, bom o resto vc vai ter que ir lá e ler (kkkkkkkk). Como eu disse no face, nós estamos mesmo em sintonia, meu próximo post era a respeito da leitura, mas não será do jeito que vc colocou tão bem, e sim da minha história com a leitura, ela chegou tarde para mim, por uma série de fatores, mas chegou, graças a Deus, e tento passar isso para os meus filhos. Não sei quem disse: "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê", é a pura verdade.
    Fique na paz. Bjos. em ti e na Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu 1, a cada dia vc está se superando na escrita, e está de parabéns. E acho que a gente está em sintonia mesmo, isso é bom, cada post nosso é um complemento um do outro.

      Um abraço.

      Excluir
  4. Oi Paulo, irmão de fé.

    Tudo bem? Concordo contigo sobre a leitura, mas penso que mais que estimulo pelo governo, existe a necessidade da cultura ser incentiva em casa. Tive um pai que era um grande leitor e me apresentou a clássicos, mas não foi de imediato o gosto, mas aos poucos, olhava e via o bom exemplo que tinha em casa.

    Beijos em ti e Michel!

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu 2, que coincidência, meu pai lia muito, e era fã de palavras cruzadas, e esse gosto para a leitura eu só adquiri já depois de velho, mas antes tarde do que nunca. E espero ser um exemplo para meus filhos no futuro.

      Abç pra ti.

      Excluir
  5. Paulo, meu amigo de fé!
    Essa questão da leitura, creio, é tão complexa em nossa sociedade, não tão menos complexa, que o espaço do comentário seria pequeno para tantas nuances. A verdade que, não só a leitura de livros, mas também de revistas, ou mesmo de HQs, que é o início de tudo, deve ser incentivado. Se começássemos incentivando as crianças, alunos, a lerem os assuntos que lhe agradam e não uma ficha de leitura obrigatória, mas sim, casando o obrigatório ao aleatório, já seria um grande passo nessa educação.
    O demais que falaste é correto quanto a postura dos governantes, mas acrecento que tudo começa no lar, com pais que incentivam e tudo pode começar nesses HQs e manter-se aí por um bom tempo, porque leitura antes de mais nada deve ser encarado como diversão, a partir daí um mundo todo se abre e novos rumos podemos dar a ela própria.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissinha, poxa, acho que esqueci esse detalhe no texto, não é somente os livros em si, mas textos, HQs, e tudo o mais que incentive a leitura, confesso que nunca fui fã de quadrinhos quando pequeno, curtia mais TV e os desenhos, mas esse desejo para a leitura já veio depois.

      Abç pra ti.

      Excluir
  6. Legal e importante teu texto e claro, falta muita leitura, muita vontade de ler e muito incentivo à ela também... abração,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, falta sim leitura, mas esse incentivo deveria ser iniciado em casa, desde cedo, e não esperarmos pelos governantes ou na escola.

      Abraço.

      Excluir
  7. Fala meu amigo Paulo,

    Ler é uma coisa mágica mesmo, por toda a transformação que causa numa pessoa. Por isso a gente também entende por que nossos políticos bandidos não investem na leitura e na educação, porque seria um suicídio.

    Ler é bom demais, eu adoro mesmo.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Almir, cara, um dos fatores pelos quais os políticos não investem na educação é justamente isso, não querem ver o povo sabendo votar, ter consciência crítica e tudo o mais, e uma pouca parcela da população sabe disso, mas a grande massa está a anos luz dessa realidade, então vão continuar sendo vítimas de manobras políticas.

      Abração pra ti.

      Excluir
  8. Ae Chengão!
    De fato..é bom vc manter o povo ignorante..acho que se eu tivesse no governo cogitaria isso para não correr o risco de perder o poder...tenso.
    E tu nao vai aparecer mais lá no meu blog não? Saudades de seus comments.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.