domingo, 29 de julho de 2012

Rap gospel: conscientização e louvor


A musica cristã, ou evangélica como queiram, se modificou bastante ao longo dos anos. Dos tempos de compositores como Fanny Crosby, Issac Watts, Charles e John Wesley.  entre outros, que compuseram salmos e hinos com uma riqueza literária e unção emocionante, muita coisa mudou.
Hoje a musica gospel se profissionalizou, as novas técnicas de gravação  e tecnologias foram incorporadas, estilos musicais dos mais diversos foram agregados e o conteúdo das canções diferem muito do que se fazia há muito tempo atrás.

Infelizmente, a coisa não evoluiu positivamente como deveria. Não obstante à modernidade que foi assimilada pela parte instrumental, as letras e o conteúdo empobreceram bastante. Ao mesmo tempo que adora a Deus, também se exalta à teologia da prosperidade, a batalha espiritual, o maravilhamento aos seres espirituais (anjos) e o fascínio pelos dons espirituais.

Confesso que o papel do louvor é primordialmente engrandecer à pessoa de Jesus Cristo, mas também acho que deveria abrir espaço para a conscientização dos assuntos concernentes ao nosso cotidiano político e social de forma que deveria ser pautado nos parâmetros bíblicos.

Jesus foi, dentre outras coisas, um homem político. Tomou atitudes políticas perante a  sociedade no qual estava inserido e se posicionou veementemente contra as injustiças sociais produzidas pelo império romano.
O rap cristão ou gospel cumpre um papel preponderante no que tange a isso. Ele alem de louvar à Deus, Jesus e o Santo Espírito, se propõe a conscientizar as pessoas de que estamos inseridos em uma sociedade onde os valores são totalmente deturpados e são por natureza opostos aos da Palavra de Deus.

Os crentes ainda são alienados em relação ao engajamento ecossocial. Espiritualizam tudo e se furtam de lutar por projetos e causas sociais e ambientais por pensarem que só o Reino dos Céus é a nossa meta. E essa omissão tem custado caro, pois ainda recebemos a pecha de massa ignara, sem nenhum tipo de conscientização social, política, ambiental e cultural.

Jesus falou: “Pai, não te peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.” (Mt Jo  17:15 ). Neste texto o Senhor Jesus deu a entender que, mesmo sendo cidadãos dos céus, somos cidadãos da terra e o nosso dever é usarmos os valores cristãos para salgarmos e iluminarmos esta sociedade apodrecida em delitos e pecados.
Sendo assim, viva o rap gospel!!!

Abaixo alguns petardos rappers que mesclam louvor e conscientização, só o fino do rap gospel, confiram.


 Paulo Cheng

15 comentários:

  1. Bela postagem amigo Cheng!
    Eu não gosto de rap, de nenhum tipo, nem gospel, nem secular! Mas eu respeito e entendo que eles devem ter seus direitos dentro da comunidade cristã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Dedé, eu já curto, não escuto direto, mas gosto, e respeito alguns que tentam, através da rima, levar uma mensagem positiva ao público.

      Abração pra ti.

      Excluir
  2. Paulo,

    Boa noite! Tudo bem? Não gosto de rap e nem posso opinar sobre os vídeos. Gosto de música gospel, mas sou melosa e piegas para músicas e aí gosto das que você relatou, mas se tocar o meu coração.

    Boa semana abençoada!

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, como estais? Mesmo você não gostando do ritmo, mas a mensagem é interessante, e eles têm mandado seu recado, mas também têm coisas no rap que não suporto, tem que peneirar.

      Abração.

      Excluir
  3. Oi Paulo! Gostei muito do texto, para falar a verdade nunca parei para repensar que devemos falar sobre a sociedade,a política e entre tantos outros,como Jesus nos disse, que estamos no mundo, então não podemos ignorar tudo aquilo que está ao nosso redor, mas nos afastarmos e lutar contra! Eu não gosto muito de rap mas escuto Apocalipse 16, gosto das letras deles! Gostei muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, mesmo tendo nossas expectativas voltadas para a eternidade, não devemos nos omitir com o que acontece ao nosso redor, e esse tem sido um erro fatal dos cristãos em geral, e isso tem que mudar, devemos e podemos sim nos engajar em política, meio ambiente, e as demais coisas que permeiam a nossa sociedade, afinal de contas, tudo isso nos afeta de forma direta.

      Abração pra ti.

      Excluir
  4. Olá, querido Paulo Cheng! A música gospel e a música de louvor é como uma flauta em tempos harmoniosos. Infelizmente, muitos se aproveitam desse mercado para apenas ganhar dinheiro. Eu gosto de uma banda chamada Anjos de Resgate e do gospel eu gosto de Take 6.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Frank, com certeza esse nicho de música gospel tem coisa boa e ruim, mas devemos peneirar, e conheço o Take 6, agora esse Anjos de Resgate, seria a banda Resgate? Caso não, então não conheço.

      Abração.

      Excluir
  5. Oi Cheng, meu irmão de fé
    Concordo e assino em baixo do seu post, a música gospel está muito comercial nos últimos tempos. Apesar de não curtir muito rap, eu até brinco que rap não é música kkkkkkk, eu gosto particularmente do Pregador Lou, pelo menos em participações que ele fez com o Adhemar de Campos e com a Banda Templo Soul, mas que essas bandas de rap gospel fazem um trabalho muito legal de evangelização, isso não se pode negar.
    Bjão para ti e para Michel. Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto do Adhemar de Campos, precursor da música gospel e do Pregador Lou, e amo o Templo Soul, muito talentosos e fazem uma black music de qualidade.

      Abração pra ti.

      Excluir
  6. Paulo, meu amigo de fé!
    Pouco posso opinar a respeito de rap ou gospel. De gospel o que já ouvi e gosto é o que o Elvis fazia..., cada arranjo na voz dele, que impossível não crer naquilo um talento divino.
    Muito bom teu texto!
    Grande abraço para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cissa, gosto dessa fase do Elvis, ótimas músicas, e com aquele vozeirão dele, divinas, mas tem muita coisa boa na música gospel, mas infelizmente não aparece na mídia.

      Abração pra ti.

      Excluir
  7. É muito interessante e ao mesmo tempo estranho, ouvir estes ritmos considerados "pagãos", modificados e utilizados por cristãos. Estava mesmo na hora da Igreja (seja ela evangélica, protestante, católica) utilizar artifícios que cheguem ao povo levando boa mensagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bel, e pensar que em muitas igrejas satanizam alguns ritmos, principalmente o rock, mas isso tem sido quebrado em muitos meios cristãos, é a maturidade chegando.

      Abração pra ti.

      Excluir
  8. Tudo tem seu lado bom e ruim... vai ter musica boa e ruim e acredito que no Gospel não seria diferente.
    Adoro musicas gospel, até hoje sei varias, de quando eu frequentava a Batisa e a Metodista, com seus louvores lindo e que pra mim tocam o coração.
    A onda aqui é o funk gospel o que eu de uma certa maneira não curto e não quero que meus filhos curtam, não tem letra, apenas um refrão que se repete e repete... só!!
    Mas tem aqueles rap gospel que tem uma boa letra e conteudo... sem preconceito sempre.
    Bjs

    Paulo do ceu, eu ando numa correriaaaa... nem te falo... correndo e correndo... =D

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.