sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Hipnotismo massificante

Imagem extraída da internet

A mídia, nas suas diversas formas (principalmente a TV), exerce uma enorme influência sobre a opinião das pessoas. Ela é formadora de opinião. Produtos e tendências são divulgados e, através da mídia, rapidamente consumidos por todos. É um poder de persuasão incrível, que adentra nos lares e consegue persuadir, de forma melíflua, o livre pensar das pessoas.

 Também filosofias e opiniões  são insufladas no inconsciente coletivo de maneira sorrateira.
Como no Brasil o nível de maturidade, cultura, conscientização e entendimento são bastante heterogêneos, fica fácil manipular ao bel-prazer as grandes massas que orientam suas vidas de acordo com as novas tendências ditadas pela TV.

Na nossa sociedade, a TV tem se encarregado de manipular as mentes com programações superficiais e medíocres com o intuito de “entreter” sua audiência e, consequentemente, os deixar mais robotizados e dependentes de suas programações.

Programas medíocres como as novelas da Globo, os Talk Shows como o de Márcia Goldshmit e ‘A Tarde é Sua’ de Sônia Abrão, Superpop da “intelectualoide” Luciana Gimenes, ‘Big Brother Brasil’, ‘A fazenda’ da Record, ‘O Melhor do Brasil’ da Record entre outras futilidades da TV brasileira tem se encarregado de atrofiar ainda mais o córtex cerebral da população que não cultiva o habito de ler ou estudar.

Todo esse lixo hipnotizante e gratuito tem formado a opinião de gerações através das décadas. O efeito colateral disto tudo é que temos uma geração sem senso critico, que não sabe contestar, votar, buscar seus direitos e que vive sob o imperativo do consumismo e a gravita em torno das estrelas e atores da televisão bostejam na TV.

Os jovens de hoje se perdem tempo se espelhando em “celebridades” que, não tem conteúdo nenhum a passar e, em lugar de massa cinzenta têm “detritos fecais” na caixola. O resultado disto é uma sociedade infantil, robotizada que depende da mídia para pensar e se posicionar ante as circunstancias do cotidiano.

Infelizmente, essa situação não será resolvida em médio prazo, pois a TV necessita de uma audiência cativa, hipnotizada e sem senso critico para continuar alavancando seu Ibope e continuar faturando em cima da inconsciência coletiva, e o povo, em sua grande maioria, tem nesse “entretenimento gratuito” uma fuga, um escape para a sua luta sofrida do dia dia na busca do pão diário. Então só nos resta nadarmos contra a maré ou assistirmos inertes até onde tudo isso vai dar.


Paulo Cheng

23 comentários:

  1. Altos valores pagos para a transmissão de jogos de futebol também contribuim por esse hipnotismo em fazer a massa acreditar que a vida se ganha dando a vida para o futebol (e não ao esporte, se você me entende) e quem consegue alto é sugado até o ultimo mas tem a recompensa grande.
    Acho que você esqueceu das coisas que pra mim é um BBB fora da 'mídia', os portais sociais como Face, Google, Twitter e outros bem como portais de notícias, tão manipuladores pelos engravatados quanto pelo 'orgão do que não podemos dizer' {ironia}.
    Curti muito a postagem e acho que esse pensamento não deve parar. Não devemos achar que está bom, mesmo que esteja no conceito aceitável-social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Rafa, nem entrei no âmbito do futebol, que é algo que aliena boa parte da população brasileira, onde uma pequena parcela dos jogadores ganham o suficiente para pagar milhões de brasileiros assalariados, e esses mesmos assalariados, muitas vezes vão à campo para idolatrarem esses caras, e ainda na saída do estádio, brigam entre si, tem coisa mais idiota isso?

      Abração pra ti.

      Excluir
  2. Olá Paulo,
    Cara você mandou muito bem no texto de hoje! Concordo completamente e infelizmente trata-se de um problema que não será resolvido a curto prazo. Igualmente triste, porém curioso, é notar que a maioria dos programas de televisão que fazem o telespectador refletir passam em péssimo horário, quando a audiência já é baixa. Para ilustrar cito como bons exemplos o programa do Roni Von na Gazeta, o programa do Jô, o programa do Serginho Groisman, etc.

    Como disse, eles pretendem criar uma população massificada, onde a dominação é mais fácil, sem questionamentos e atitudes, pois a mente do povo estará ali adormecida...

    Belo texto.
    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lógico Flávio que tem exceções, já assisti esse programa do Roni Von, é bem versátil, não curto muito o Jô, acho ele de vez em quando esnobe e humilha alguns entrevistados, já o Serginho Groisman, gostava do programa dele no SBT nos anos 90, o "Programa Livre", lembra?, e têm outros que não citamos, mas a grande maioria da programação da TV, tando da aberta como da fechada, é uma porcaria.

      Abração.

      Excluir
  3. Lindo e bem pertinente teu texto. Me preocupo com as crianças que são deixadas à frente da tv... Elas acabam achando que tudo aquilo é necessário, válido ... abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um mau que pode acarretar em estragos futuros Chica.

      Abração pra ti.

      Excluir
  4. Uma critica muito pertinente a sua e que continuará tendo valor por muito tempo visto que essa situação televisiva é um circo midiático. Isso me lembra um video que vi recentemente falando sobre isso que o governo não investe em melhorias para a educação para manter a população burra e assim continuar mantendo as mesmas pessoas no poder.
    Acredito que isso pode mudar a longo prazo e penso que a melhor alternativa pra isso está justamente na busca por opções melhores de entretenimento e informação. Na internet tem muito lixo também, mas muita coisa boa além da oportunidade de você poder escolher muito mais do que um controle remoto.

    grande abraço
    parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, mas sou mais pessimista em relação a uma melhora nesse nível de intelectualização, esse poder que a mídia tem em relação à população é muito forte, e tem pessoas que nunca se libertarão disso, mas devemos sim lutar contra isso.

      Abç Marcus.

      Excluir
  5. Belo texto meu amigo Chengão!
    Vc é o cara além de ser meu irmãozinho marélim, hahahahhahahaha.
    Vc poderia ter colocado o clip de "televisão" dos titãs aqui no final, mas tudo o que vc falou está corretíssimo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mansim, cara, não me passou pela cabeça fechar esse texto com a música dos Titãs, até que cairia bem.

      Abraço.

      Excluir
  6. Fala Paulo,

    Infelizmente também não vejo solução a curto ou médio prazo. Como disse uma vez um grande educador cujo nome me foge agora, o problema do Brasil é que a televisão chegou primeiro que a educação. Ou seja, nos países mais desenvolvidos, a cultura de leitura e o ensino público obrigatório já estavam disseminados quando a televisão chegou em meados dos anos 50. Aqui no nosso país, nessa época, tínhamos quase metade da população analfabeta ou semi-analfabeta, um prato cheio para a alienação em massa.

    E mudar isso demora mesmo, ainda mais no ritmo lento que o atual governo trata a educação.

    Grande abraço meu chapa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo também dessa forma Almir, até pq os governos nunca quiseram investir na educação, pois sofreriam com o efeito colateral, o povo consciente e esperto, sabedores dos seus direitos e sabendo votar, e claro que isso seria ruim para a politicagem.

      Abração.

      Excluir
  7. Gosto de textos que criticam os meios de comunicação na forma como são apresentados e constituídos. Sou assídua leitora de tudo o que diga respeito à comunicação.

    Concordo contigo, Paulo, de que a TV é massificante. Massificante porque atraente, diria eu!

    Massificante, porque mostra coisas desinteressantes (mas que interessam e muito à maioria), de forma bonita e atraente, porque tem cores vibrantes, som bem feito, linguagem de fácil assimilação.

    O que acontece para essa massificação, é que estamos nos acostumando a utilizá-la como babá eletrônica para nossos filhos e sobrinhos desde tenra idade deles! Os pais não acompanham esse pequeno telespectador. Deixam-no lá, entregue à própria sorte. Assim é fácil criticar a massificação da TV, quando o buraco é mais embaixo e passa pela educação que damos a nossos filhos. E não estou falando em proibí-los de assistirem televisão, não!

    Existe um ramo da comunicação que estuda e promove a LCC (Leitura Crítica da Comunicação) o que consiste em simplesmente assistirmos TV (ou ouvir rádio, ler jornal) discutindo sobre as coisas que estamos vendo. Esse seria o papel da família. Que está a cada dia mais deixando a educação de seus filhos ao encargo de tvs, babás e professores da escola.

    Está na hora de agirmos mais e falarmos menos! Isso, sim!

    Não gosta do programa: boicota! Nem fala mais nele... E se for impossível ficar sem assisti-lo porque a família tá "fissurada", converse sobre o que estão vendo.

    Talvez assim, ou as pessoas, ou as emissoras mudem alguma coisa.

    Eu sempre pergunto para quem critica freneticamente a televisão brasileira (princpalmente a aberta): você consegue assistir por longas horas as tvs educativas públicas (que existem em praticamente todos os estados brasileiros), ou a Futura, ou mesmo, um simples programa educativo em qualquer tv?

    Na minha modesta opinião, ainda são muito mal feitas. Portanto, assistamos tv com mais conversa entre a família, e não, simplesmente, criticando por criticar. Talvez com maior senso crítico as pessoas consigam mudar algo desta sociedade em que vivemos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Bel, com toda a propriedade de jornalista você comentou profundamente sobre o assunto, realmente a TV deveria ser um veículo não só de entretenimento sadio, mas uma ferramenta para orientar o cidadão e telespectador sobre direitos e deveres, mas não é assim, então o povo fica a mercê da alienação em massa que torna o cidadão menos consciente sobre tudo.

      Um grande abraço.

      Excluir
  8. Paulo, vou ser um pouco diferente das outras linhas de comentários aqui postados. Não que eu seja contrário a tudo que foi dito aqui, pelo contrário, em boa parte, concordo com muita coisa que você coloca. Contudo, querido Paulo, comentando a sua contundente crítica e dos muitos leitores que comentaram por aqui, quero dizer que não vejo a televisão como sendo a culpada por meio de influência da alienação das muitas pessoas que compõem a nossa sociedade. A TV exerce influência sobre as pessoas no mundo inteiro, bem como hoje ocorre com a internet. Existe a influência negativa? Sim, é claro, como não negar. Porém, ela tem uma parcela de grandes contribuições para a sociedade. Eu citaria várias, mas não vem ao caso. Assim como você, critico duramente a televisão que se faz hoje, não só no Brasil como no mundo todo, pois o que temos de porcaria atualmente é uma lástima. Ainda assim, entendo eu, que é por graça e obra dela, a televisão, que muitos brasileiros que nunca tiveram a chance de pegarem num livro, de conhecerem grandes obras literárias, adaptadas para a TV, tiveram a oportunidade de tomarem conhecimento do nome e da importância de grandes autores. Muitos foram aqueles que, por meio dela, ficaram conhecendo grandes nomes da história das artes de uma forma geral. Penso que nem tudo na TV deva ser tratado como algo a ser levado como coisa seria, afinal, a TV também é diversão, entretenimento, passatempo e, obviamente, coisa seria, como informação, utilidade pública e prestação de serviço. Eu como tantos, sou um apaixonado pelo futebol, pelo meu time de coração, pela música e tantas outras coisas. Isso não faz de mim e de outros que gostam, uma figura manipulável ou alienada de algum conhecimento. Numa época em que não havia TV e o rádio era o mais influente meio de comunicação que existia, havia tantas banalidades e futilidades como existem hoje. A comunicação, desde que existe na história da humanidade, exerce influência sobre o homem, tanto negativa como positiva. Só que essa influência age de acordo a cabeça de cada um, quando sabe discernir entre o que presta e o que não é aproveitável, bem como por sinal, na vida de uma forma geral. Mas para isso, saber escolhere, é preciso base, formação sobre a importância dos valores morais. E o alicerce de tudo isso chama-se família. É nela que começa tudo, bem antes da escola até, que forma o indivíduo para o conhecimento, pois a educação ou falta dela já vem de casa, bem antes de se chegar a escola. Veja bem, não estou aqui absolvendo a TV de alguma parcela de culpa que a mesma possa ter. Estou apenas querendo justificar que, atribuir a ela, muitas situações que muitos julgam ser de seu papel, não é correto. Essa é só uma opinião minha, o que obviamente pode não refletir uma verdade. Um grande abraço Paulo. Gosto muito de um texto que nos convida a pensar e debater, o que por sinal, faz muito bem. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Paulo, concordo com tudo o que você escreveu. A TV decepcionou muito, e hoje é uma ferramenta que se propõe a deixar o telespectador menos consciente sobre o mundo. Lógico que tem alguma coisa boa, mas a grande maioria de sua grade de programação é lixo gratuito que não forma opinadores.

      Abração pra ti.

      Excluir
  9. Paulo que belo texto... é bem isso mesmo que vc escreveu, aqui em casa tenho 3 filhos e a responsabilidade pelo o que eles veêm na TV é minha, e eu não deixoooo não, as meninas queriam ver a tal novela REBELDE, uma novela horrivel e sem conteudo nenhum, a nova novela no SBT eu deixo eles verem a CARROSSEL, é uma otima novela e ensina varios valores, os pais deveme estar ligados nisso tbm, meu filho anda super mal em matematica, ele sabe a materia, sabe fazer as contas, mas na hora a mente voa, comecei essa semana proibindo quase tudo, muita TV, computador, celular e por aí vai... não quero meus filhos robotizados por essa midia que não tem nada a oferecer.
    Tem programa bons... mais estão cada vez mais raros... =D

    Quero agradecer pelo carinhooo... o Rock já está 100% e fazendo suas travessuras, nem te conto, corre atrás dos gatos, pega os chinelos... e eu feliz em ver ele assim... obrigado pelo carinho e pela preocupação... beijooos e boa semana pra vc e sua família!!

    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma grande responsabilidade hoje em dia quem tem filhos, saber orientar sobre o que reter e o que descartar, uma tarefa difícil, mas que dá pra se fazer com certeza.

      Fico feliz pelo Rock, uma ótima notícia Jane, parabéns.

      Excluir

  10. E ae Chengão!
    Falou bem no texto...e pior: não é só os jovens que andam decaindo com essa massificação na tv...muitos adultos seguem a linha....
    Ora...você é a terceira pessoa que me avisa sobre uma bienal em Recife. E como é o evento ai? Talvez não eja grande como em SP e RJ mas deve ter muita coisa também. Ah nas fotos da Bienal eu estou como “eu mesma” visuh básico, nada de cosplay e tal. Muita gnete achou isso diferente aqui na net, nas fotos daqui e do face sempre estou disfarçada kkkk.
    Sobre Hetalia..ah tá! Então acho que eu não entendi direito seu comment mas enfim..tudo resolvido. Eu particularmente gosto de personagens que tenham uma aparência alemã,..sei lá sempre me fascinam kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pri, olha, a bienal daqui não tem a magnitude da de Sampa, mas é bem visitada e tem muita coisa boa, e me divirto muito quando vou, e sempre faço umas comprinhas.

      ABRAÇÃO.

      Excluir
  11. Oi Cheng meu irmão de fé
    Ótimo texto, como sempre, eu tenho dois filhos, vc sabe, e fico pensando no futuro deles, no futuro da geração deles. Eu incentivo meus filhos a lerem, o Fernandinho de 5 anos já lê, e adora ler, ele devora os livrinhos, já o Dani pensa só em música, mas por sugestão da Joicy eu comprei "O Diário de Um banana" ele já leu o primeiro e está gostando do segundo, que eu comprei na Bienal do livro, eu levei-o, para incentivá-lo a ler, os levo a concerto de Orquestras, e como temos TV por assinatura nunca assistimos esses programas que vc citou. Esses dias o pessoal do meu trabalho estava comentando sobre novela como se fossem pessoas da vida real kkkkk, dá para acreditar?! Eu fiz um comentário e fui criticada, fui chamada de preconceituosa, as vezes não parece que somos uns ETs?
    Bjão para ti e para Michel. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, irmazona na fé, que bom que vc está criando de maneira sábia seus filhos, incentivando à leitura e levando a concertos musicais, muito bom mesmo, e nessa fase é bom selecionar a programação da TV, orientando sobre a má programação também.

      Abração pra ti e família.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.