sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Entrevista com Almir Ferreira

Almir Ferreira
Olá internautas do mundo inteiro, é com prazer que volto com a sessão ‘Entrevista’, e dessa vez, trago uma ótima entrevista, uma das melhores e mais inteligentes, a bola da vez é o amigo Almir Ferreira, historiador, professor, músico e blogueiro, e dos bons, dono do excelente blog Rama na Vimana. E para aqueles que já o conhecem, uma oportunidade de conhece-lo melhor, e para aqueles que não o conhecem, vão se surpreender com um cara centrado, inteligente e boa gente. Agora é ler e curtir a entrevista e acessar o blog dele. Abração pra todos.


1)      Olá Almir, é um prazer fazer esta entrevista contigo, então de cara nos dê as boas vindas.
Saudações amigo Paulo Cheng, a satisfação é toda minha de participar deste tradicional quadro de entrevistas do seu blog, por onde já passaram grandes feras do mundo blogueiro e da música. 

2)      Almir, você tem um excelente blog chamado “Rama na Vimana”, que aborda assuntos diversificados e interessantes, como foi a história do teu blog e como ele surgiu?

Em 2008 eu criei um blog no UOL sem maiores pretensões, pois eu ainda tinha uma visão negativa da blogosfera, sobre a qualidade ruim da maioria dos blogs que eu conhecia. No entanto, em 2010, conhecendo melhor esse universo, conhecendo outros blogs de excelente nível, me deu vontade de levar o assunto a sério. Fui para a plataforma Blogger, e bolei esse nome Rama na Vimana, que reflete minha paixão por assuntos do misterioso e fascinante passado remoto da humanidade. Rama é o herói do épico sânscrito Ramayana, e vimanas são as intrigantes naves voadoras que teriam sido usadas milhares de anos atrás na Índia e que são descritas em detalhes no texto sagrado dos hindus, o Mahabharata.

3)      Você é formado em história e leciona na sua área, essa escolha foi uma vocação desde cedo ou aconteceu por acaso?

Eu posso dizer que história é uma paixão antiga na minha vida. Desde criança eu gostava de ler, tinha curiosidade de saber o que estava por trás das coisas, então eu penso que me formar em história foi uma coisa natural na minha vida, uma vocação que só podia dar certo.

4)      Vamos falar agora sobre música, você toca bateria, quais são suas influências musicais e o que você tem escutado ultimamente?

Desde que eu comecei a me interessar mais profundamente por música eu passei a reverenciar os grandes bateristas do Rock e do Metal. Nomes consagrados como John Bonham, Ian Paice, Mikkey Dee e Nick Menza me influenciaram bastante. Agora eu tenho escutado uma banda que surgiu recentemente, que é uma grata surpresa no mundo do Metal, chamada “Ghost”, com claras influências de Mercyful Fate, outra banda que eu adoro.

5)      Almir, o Brasil, assim como a maioria dos países do resto do mundo, é capitalista, e o tempo provou que esse sistema é excludente e falido. Você é adepto ao socialismo, ao seu ver, em quais circunstâncias o comunismo daria certo num país corrupto como o Brasil?

Meu amigo Paulo, eu penso que o mundo vive hoje um momento que não pode ser desprezado, de revoluções e movimentos de contestações anticapitalistas pelo mundo afora, e é hora de fazermos uma escolha para as próximas gerações. Os povos da América Latina começaram a dar essa resposta ao mundo em 1994, quando o movimento zapatista surgiu e disse “Já Basta!” para a exploração econômica sobre os indígenas mexicanos, e também quando elegeram presidentes progressistas na Venezuela, na Argentina, no Equador, no Uruguai e na Bolívia. Infelizmente Lula e sua sucessora do PT frustraram a vontade de 52 milhões de eleitores no Brasil, que em 2002 também queriam dar um basta no modelo neoliberal levado a cabo por um dos mais perversos governos que esse país já teve, com Fernando Henrique Cardoso no comando. Embora eu pense que o comunismo ainda seja uma etapa muito distante da nossa realidade, no nosso país ainda tão arraigado nas distrações, futilidades e egoísmos do capitalismo, eu acredito que é preciso exigir fortemente que as demandas socialistas sejam postas em prática pelo governo, como a diminuição da brutal desigualdade social e de renda, serviço público eficiente, educação de nível para as classes populares, controle sobre o mercado financeiro, entre outras coisas. Isso é o que pode dar certo e o que pode ser feito no momento.

6)       Você é agnóstico, na tua opinião, há alguma coisa positiva que se possa extrair da religiosidade e que pode ser colocado em prática para a melhoria da humanidade ou você compartilha da opinião de Karl Marx: “a religião é o ópio do povo”.

Só uma pequena correção: eu não sou agnóstico, na verdade eu tenho um pouco de pé atrás com os agnósticos. Eu sou ateísta mesmo. Através de reflexão e exame de evidências (elas estão aí aos montes, bem acessíveis, ao contrário do que os agnósticos alegam), eu cheguei à conclusão de que deus não existe, bem como grande parte das alegações sobrenaturais que os religiosos defendem, como milagres, anjos, fadas, espíritos, etc.
Naturalmente essa conclusão é minha e outras pessoas chegaram a conclusões diferentes, totalmente opostas, por outras influências, o que é saudável e natural. Eu não tenho necessidade nem pretensão de empurrar minhas opiniões na goela de ninguém, e o mundo seria um lugar melhor de se viver se grande parte dos adeptos das três grandes religiões monoteístas (cristianismo, judaísmo, islamismo, e suas subdivisões) seguissem essa conduta. Nesse sentido, a religião é um mal, incomoda, causa discórdia, guerra, desunião, alienação, e é isso que eu combato, embora ela possa fazer bem em pequenos casos específicos e pessoais, como salvar um parente das drogas, confortar a perda de um ente querido, etc. Mas penso que ela faça muito mais mal do que bem de modo geral.


7)      Almir, você é blogueiro e está assíduo no Facebook, a internet e as redes sociais revolucionaram como deveria a sociedade num todo ou ainda podemos esperar mudanças significativas advindas da web?

Eu acredito que estamos vivendo uma fase importante na sociedade ocidental, chamada por alguns de sociedade pós-industrial, pós-fordista, pós-moderna e descrita pelo autor norte-americano Alvin Toffler como “A Terceira Onda”. A primeira foi a revolução neolítica, quando o homem deixou de ser caçador/coletor e passou a ser agricultor; a segunda foi a revolução industrial, quando passamos a viver as maravilhas do mundo moderno; e agora, a era da informática. Naturalmente o mundo não se desenvolve por igual, e enquanto em países desenvolvidos a era da informática já está plenamente estabelecida, em outros países ou regiões do mundo ainda estamos vivendo a era da escassez. Em outros lugares, onde a educação mal chegou, mal se lê um livro por ano, mas já se usa a internet todos os dias. No entanto, de forma superficial. Por isso eu acredito que a internet e as redes sociais ainda não revolucionaram completamente as sociedades, mas podem e devem ser uma grande ferramenta de apoio se usada corretamente no futuro.

8)      O Brasil vive um momento ímpar na história, com um crescimento econômico estável, sendo em breve sede de uma Olimpíada e de uma Copa do Mundo, enfim, estamos no caminho certo ou o eterno “país do futuro” continuará sendo mera utopia?

Me perdoe se eu soar pessimista meu amigo, mas grande parte da nossa população não consegue sentir os benefícios deste tão decantado crescimento brasileiro. O Rio de Janeiro, por exemplo, se tornou uma das cidades mais caras do mundo para se viver, e isso só aumenta a desigualdade e afunda a qualidade de vida das pessoas. Quem está feliz são os investidores e os empresários, para esses não faltam oportunidades. Eu acredito que o Brasil só pagará a dívida histórica que tem com o seu povo quando romper com esse sistema capitalista. Até lá, vivemos de aparências com esses megaeventos internacionais e com a ilusão de ser a sexta economia do mundo.

9)      Almir, você tem uma mente aberta e é inteligente, então quero sua opinião sobre 4 temas polêmicos e atuais, e que estão na pauta de discussões de nossa sociedade: menoridade penal, prisão perpétua, casamento gay e liberação das drogas.

Vou tentar dar minha visão sobre esses assuntos de forma bem sucinta. Não acredito que a redução da idade penal seja o caminho, quando ela vem sozinha. A sociedade abandona a criança pobre, fecha os olhos para a sua existência, até que um dia ela cruza o seu caminho, cometendo um crime. Aí vêm as propostas de punições. É preciso acabar com estas “soluções” fáceis e descobrir por que a violência é tão forte no nosso país, inclusive entre as crianças, mas isso ninguém quer saber;
Prisão perpétua seria ideal num país em que as penas máximas fossem cumpridas, mas já não estivessem fazendo efeito. Acredito que no nosso caso basta fazer o meliante cumprir a pena imposta a ele integralmente, sem subterfúgios nem brechas na lei, que já estava bom. Quinze, vinte, trinta anos de prisão já é coisa pra burro!

Sou totalmente favorável ao casamento gay. Se duas pessoas do mesmo sexo se amam e resolveram constituir família, isso não é absolutamente da minha conta, não tenho nada a ver com isso. Acho um abuso cretino de certos setores conservadores da nossa sociedade que se arrogam o direito de impor aos outros como deve ser uma família ideal. Ora pipocas, cada um que cuide da sua vida!
Por fim, acredito que este modelo de combate às drogas que se leva a cabo atualmente é um fracasso notório, com violência e mortes. É chegada a hora de tentar outro caminho, não de liberação, mas de legalização, uma sutileza que faz diferença, que deveria ser posta em prática. Para tirar a dúvida sobre liberação, descriminalização ou legalização, eu sugiro a leitura deste link aos interessados: http://www.cabecaativa.com.br/content/liberacao-legalizacao-ou-descriminalizacao-voce-sabe-diferenca

10)   Vamos fazer agora uma espécie de ping pong, eu lanço o tema e você responde de forma sucinta e objetiva, beleza?

·         Música predileta: All my love – Led Zeppelin
·         Livro de cabeceira: Para além do Capital, de István Mészàros
·         TV ou Internet: internet
·         Banda preferida: King Diamond e Rhapsody of Fire.
·         História: o maravilhoso universo das façanhas humanas através dos tempos.
·         O dia mais feliz da tua vida e outro que gostaria de ter esquecido: O mais feliz talvez tenha sido quando o Lula chegou ao poder, porque eu sonhava que essa seria a reviravolta histórica do Brasil. Por causa da enorme frustração posterior, este também é um dia que eu gostaria de esquecer (rs).
·         Casamento: hoje em dia, uma opção.
·         Política: simplesmente essencial. Ela está em tudo.
·         Socialismo: uma questão de amor à humanidade, não ao dinheiro.
·         Uma pessoa que você gostaria de ter nascido no lugar dela: Giácomo Casanova!! Que vida de maravilhosas aventuras hedonistas na Europa do século XVIII!! (rs)
·         Vida e morte: a vida, tento entendê-la. A morte, não lhe temo.
·         Almir Ferreira: leal, honesto e sincero, talvez por isso um pouco inconveniente para alguns, mas sempre verdadeiro.

11)   Almir, infelizmente chegamos ao fim de nosso bate papo, fico feliz por ter aceitado o convite, e agora deixa uma mensagem para a galera que vai curtir essa entrevista.
Antes de mais nada Paulo, gostaria de lhe agradecer pelo convite, foi um prazer poder dizer um pouco do que eu penso aqui no seu blog. Gostaria de agradecer também aos seus leitores que tiveram a paciência de ler a entrevista até aqui, e pedir desculpas por ter me alongado demais numa ou noutra questão. Mas afirmo que a culpa é toda do entrevistador, por ter acertado em cheio e escolhido temas tão caros e apaixonantes pelo entrevistado. Um grande abraço a todos e muito obrigado pela atenção.

Abaixo um vídeo sugerido por Almir Ferreira:


Paulo Cheng

18 comentários:

  1. Maravilha de entrevista. Gostei de ler as respostas do Almir e dentre tantas coisas,tenho que concordar quanto à situação do Brasil e a Copa... abração aos dois,chica

    ResponderExcluir
  2. Paulo, meu amigo de fé!
    Que legal!
    Confesso para ti que aguardava que um dia o Almir fosse entrevistado, pois sempre quis saber mais das ideias dele, além do seu blog Rama, que acompanho há quase dois anos, e eis aqui essa belíssima entrevista.
    Você, como sempre, adequando muito bem as perguntas ao entrevistado, parabéns!
    Parabéns também ao amigo Almir, uma pessoa que admiro muito já há um bom tempo, por sua autenticidade e sinceridade.
    Achei interessantíssimo quando ele explicou sobre as eras, quando falou do movimento Zapatista, e aqui comungo do mesmo pensamento dele. Além disso, a questão do respeito a diversidade, principalmente quando ele falou das religiões.
    As opiniões do Almir sempre são passíveis de leitura e atenção, porque sempre fundamentadas, o que dá credibilidade em suas colocações e o que torna os leitores, privilegiados, independente se concordamos ou não com seu ponto de vista; mas o fato é que o Almir, como já disse para ele alguma vezes é um inteligentão, e esse tipo de pessoa estimo muito, pois sempre me acrescenta deveras.
    Grande abraço aos dois!
    E novamente parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cissa amiga, realmente fiquei devendo essa entrevista ao nosso amigo Almir, há um tempão que nos conhecemos e interagimos via blog e face, mas só agora tomei vergonha na cara e o convidei para esse bate papo, divida sanada.

      Abração pra ti.

      Excluir
  3. Ah! Paulo,
    quanto a minha parada no blog, é mesmo apenas um offline, não estou terminando o Humoremconto, tá bom? Mas preciso desse tempinho.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa! pensei que você iria encerrar o expediente em definitivo, agora fico aliviado, confesso que também preciso de um tempo para renovar o ânimo.

      Excluir
  4. Oi Cheng meu irmão de fé
    Acho que se vc não tivesse profissão, vc poderia ser entrevistador numa boa, é sério, vc entrevista muito bem, quanto as respostas do seu amigo, concordei em parte com ele, mas não é isso que importa, o importante é que vc mandou bem na entrevista meu amigo.
    Bjos. para ti e para Michel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Lu, vou acabar acreditando nisso, kkkkkk, mas é algo que gosto de fazer, não sei se chega a tanto, de viver disso, acho que não, mas o grande mérito das ótimas entrevistas que posto aqui são justamente os entrevistados, e no caso do Almir, um cara muito inteligente, fica fácil conduzir uma entrevista.

      Valeu pela força.

      Excluir
  5. Salve, Cheng!

    Grande entrevista com um grande blogueiro e colega professor, o Almir. Muito, muito boa mesmo, parabéns a você pelas perguntas e ao Almir por respostas tão enriquecedoras - e uma verdadeira aula na pergunta 5 sobre a opção dos países da América Latina e em especial a participação do Brasil neste processo. Curioso é que o atual governo ( a continuidade do governo Lula) é considerado "progressista", algo bem distante praticado pelo atual PT.

    Um abraço para vocês e bom final de semana! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Jaime, como estais? Realmente nessa entrevista pudemos alargar os nossos conhecimentos, tanto político como em outras áreas, obrigado pelo comentário amigo.


      Abração.

      Excluir
  6. Que bom amigo Paulo, ver novamente entrevistas em seu blog. Seu blog que sempre proporcionou para muitos, conhecer grandes blogueiros, como no caso do Almir, aqui muito bem entrevistado por você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi PC, obrigado pelo comentário, e é sempre bom termos oportunidades de conhecer à fundo os nossos amigos blogueiros, e é essa a minha intenção.

      Abraço.

      Excluir
  7. Fala meu amigo Paulo,

    Gostaria de reiterar aqui a enorme satisfação de participar desse quadro de entrevistas do seu blog, e agradecer aos comentários dos amigos.

    Muito obrigado a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Almir, essa entrevista contigo já veio tarde, até pelo tempo em que nos conhecemos e interagimos em nossos blogs, mas gostei bastante de saber um pouco mais sobre você, e agradeço pela colaboração.

      Um grande abraço.

      Excluir
  8. Legal! O Almir é um cara que apesar da gente ter diferenças principalmente o quesito "religião", eu aprendi a respeitar. De vez em quando visito o blogue dele, mas nunca comentei nada. Acho que falhei nisso, mas o importante é que eu acho ele um cara legal.
    Quando fiz amizade com ele no facebook ele me falou que a gente tinha diferenças, mas que poderíamos ser amigos. Eu acho que sim, porque existe uma linda frase que diz: Briguem as idéias, jamais os homens!

    A entrevista dele foi muito honesta e centrada nas coisas em que ele acredita. Perfeita e honesta.

    Valeu Almirzão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dedé, gostei da frase, tudo a ver, e se as pessoas pudessem pautar suas vidas nessa premissa, dificilmente haveria tantas dissenções e discórdias. E aqui no meu espaço virtual, todos têm sua oportunidade.

      Abraço pra ti.

      Excluir
  9. Olá, Paulo... eu já fiz algums visitas ao Almir. Achei a entrevista muito legal e as respostas dele muito bem colocadas. Temos muito em comum, no que se refere às questões mais polêmicas da questão 9.

    Parabéns ao entrevistador e ao entrevistado!

    Abraços

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  10. Olá, querido Paulo Cheng!
    Que mara essa entrevista com o Almir, já conhecido meu e do Café Quente & Sherlock. Entrevista inteligente e centrada. Pô, ótimos, gostos musicais, hein, Almir! que legal saber que cê toca bateria. Sua paixão por história transborda no Rama na Vimana!

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.