quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Minha redação para o Enem 2012



Olá queridos, no último weekand eu participei da maratona do Enem 2012, como alguns sabem, hoje em dia, as provas do Enem servem como acesso á universidade, tanto como primeira fase de algumas faculdades públicas, como também acesso à inscrição ao Prouni, que concede bolsas integrais e parciais a universidades particulares.


Há alguns anos eu fiz o Enem, me inscrevi no Prouni e ganhei uma bolsa integral para estudar na faculdade, e graças á Deus consegui me formar, mas mesmo assim, todos os anos eu me escrevo no Enem, tanto pelo prazer de fazer provas, como para testar meus parcos conhecimentos, e nesse post de hoje, compartilho a redação que fiz no segundo dia de prova, e o tema sugerido foi: “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI”, um tema bem interessante, mas cansaço de 90 questões longas e trabalhosas, fora o curto espaço para desenvolver, somente 30 linhas, e a pressão psicológica, fazem com que as redações nunca saiam do jeito que nós queríamos, e compartilho com vocês o que consegui escrever no dia, lógico que, depois que descansei e revisei a redação, achei que muita coisa eu não deveria ter escrito, mas já é tarde, então é isso, valeu a experiência. Abaixo transcrevo na íntegra a minha redação. Abração pra todos.



“Devido às crises e desastres naturais, inúmeros imigrantes têm escolhido o Brasil como refúgio, e a heterogeneidade desses imigrantes é preponderante para o futuro dessas pessoas aqui. Os que têm alguma formação e instrução, são logo absorvidos pelo mercado de trabalho, porém aqueles desprovidos de estudo e experiência profissional, estarão fadados a viverem de subempregos, ou de benefícios concedidos pelo Governo, além de outros imigrantes que resolvem enveredar no submundo do crime e viverem na clandestinidade.

Os emigrantes brasileiros sempre foram vítimas de xenofobia em países europeus durante décadas, além de serem, ou mal recebidos, ou deportados sem justa causa. E por isso, já houve retaliações de nossa parte, como no caso de alguns espanhóis que, chegando aqui, foram mandados embora por não ‘satisfazerem alguns pré-requisitos legais’.

Agora é a hora do Brasil mostrar que pode não só receber, mas também dar estrutura aos imigrantes que chegam em nosso país. Com políticas públicas acolhedoras e profissionalizantes, cursos de aperfeiçoamento, oportunidades de emprego, a nação brasileira mostrará que as suas portas estarão abertas para acolher àqueles que a procuram como única esperança de uma mudança de vida digna.”


Paulo Cheng

12 comentários:

  1. Legal esse negócio de vc se inscrever todos os anos no ENEM! Muito interessante Chengão.
    Sua redação não foi dos melhores textos que já te ví escrever mas tá boazinha, hahahahahahahahaha.

    Vc é o cara meu amigo! Gosto muito de vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mansim, sei que não tá la essas coisas, mas nunca fui um grande escritor de textos, e também a pressão na hora, as ideias fogem.

      Agradeço pelo carinho amigo, a recíproca é verdadeira.

      Excluir
  2. Puxa, aplausos pra redação, cujo tema foi bem legal e pela dedicação tua em querer sempre mais se aprimorar. Isso vale muito! abração,chica

    ResponderExcluir
  3. O tema é palpitante e com muita coisa para se inserir em um texto assim. Começou fazendo um resumo sobre esse tema na sua essência e terminou com o que é ele na sua fase, digamos, mais atual. Você é uma pessoa que busca com esse gesto, não só desafiar a si próprio no que diz respeito ao saber, mas também procurar manter-se sempre conectado ao que gravita nesse universo do saber. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PC amigo, é sempre bom tentarmos nos desafiar, mas sem aquele espírito de competição, aprender, amealhar conhecimento, tudo isso é maravilhoso, e é o que tento fazer.

      Abração pra ti.

      Excluir
  4. Oi Cheng
    Eu queria ter me inscrito também, apesar de que não estou preparada kkkk. O tema da redação foi bem complexo, acho que vc se saiu bem meu amigo.
    Bjão para ti e para Michel. Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu querida, ano que vem vc se inscreve só por fazer, e faça com o conhecimento que vc já tem, ok?

      Um abração pra ti.

      Excluir
  5. Olá, querido Paulo Cheng! É muito bom testar os conhecimentos no ENEM! Sua redação ficou muito boa. O Tema dos imigrantes pegou todo mundo de surpresa.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frank, valeu pela força, e concordo contigo, esse tema pegou todo mundo de surpresa, acho que todos pensavam que se iria abordar a Copa de 2014, ou o julgamento do mensalão, mas foi uma surpresa mesmo, eu gostei.

      Abç.

      Excluir
  6. Paulo,meu amigo de fé!
    Ainda estou em off no blog, mas aos poucos me atualizando nas leituras dos posts dos amigos, sem necessariamente comentar, tá bom?
    Mas aparecerei sempre!
    Abração para ti e a Michel!

    PS.: Você foi citado lá em Portugal pelo Jorge, ele gosta muito de ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cissa amiga de fé, te agradeço pela visita e pelo carinho que sempre vc teve para comigo e Michel, um grande abraço pra ti, e fico lisonjeado pelo carinho do Jorge, a recíproca é verdadeira.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.