segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Carnaval: o doce ópio do povo


Falar sobre carnaval é falar sobre antônimos, antíteses, ou você gosta ou não, é extremos, ninguém fica indiferente a essa festa que dura 4 dias (em tese, pois em alguns estados dura o mês todo de fevereiro) e paralisa a nação de um modo geral, tudo para e dá passagem a essa festa, que amealha pessoas de níveis sociais, culturais, ideológicos e filosóficos distintos, é uma festa popular, será?

Não vou adentrar na historicidade do carnaval, de onde surgiu, onde é comemorado, nem muito menos se é lícito, pecaminoso ou não, mas gostaria de tecer algumas palavras sobre o poder e fascinação que esta festa gera na vida das pessoas, e suas consequências imediatas. O carnaval, como frisei acima, é uma festa que, oficialmente começa no sábado de Zé Pereira e só termina na quarta-feira de cinzas, toda a nação para literalmente em função dela, a indústria, o comércio, o funcionalismo público, interrompem suas atividades em prol deste feriadão prolongado, resultado, são 4 dias que a nação deixa de gerar renda e riqueza e onde os governantes gastam milhões e milhões patrocinando a folia de momo Brasil afora, se esse dinheirão todo que é investido tem retorno ou não, que você julgue por si mesmo.

O carnaval é uma festa onde os excessos são explorados em toda a sua totalidade, uma época onde as pessoas deixam extravasar os sentimentos e atitudes que, em momentos normais, não externariam. É um momento onde a sensação de liberdade é confundida com libertinagem, as pessoas, ou boa parte delas (sem querer generalizar, que fique bem claro) pensam que podem tudo, onde quebrar os tabus e comportamentos ético-morais é palavra de ordem, e o céu é o limite. É um momento onde é atenuado por extremos, ao mesmo tempo em que as pessoas põem pra fora todo o seu lado bom e alegre, também expõem seu lado mais sombrio, bestial e antissocial.

O carnaval é um momento onde, por 4 dias, as pessoas se desligam da realidade, dura, estafante, estressante e caótica para darem lugar as fantasias, sonhos, utopias e desejos reprimidos. Karl Max, certa vez disse que a religião era o ópio do povo, parafraseando-o, diria que o carnaval é o ópio do povo para fugir de uma realidade predatória e discriminatória que é a nossa, onde por um momento, as pessoas tentam esquecer-se das dívidas, da rotina massacrante, do desemprego, do salário apertado, do condomínio vencendo ou vencido, das horas e horas passadas nos engarrafamentos dos grandes centros, enfim, da vida extenuante e difícil que vivemos no dia dia. Mesmo que este breve momento utópico dure somente quatro dias, e que a quarta-feira de cinzas retorne com a dura e sufocante realidade cotidiana, que pelo menos seja eterno esses dias enquanto durem.

A quarta-feira de cinzas é mais que ingrata, é real, e quando o anestésico eufórico se dissipa, esvai-se todas as fantasias e quimeras alimentadas nos dias de folia, e o choque de realidade é um balde de água fria que abruptamente assola a todos. Os dias de diversão e fantasias, de uma hora pra outra dão lugar á vida na selva de pedra, onde as árduas horas de trabalho, de estudos, e as mazelas do cotidiano sugarão as forças, tornando-nos meros robôs em uma sociedade mecanizada, fria e robotizada. O saldo dos dias de folia de momo são diversos, para alguns, renovação de forças e gás renovado para voltar à rotina, para outros, frustração, perdas, relacionamentos em frangalhos, traições, corpos extenuados devido aos excessos provocados pela bebida e drogas, e um gosto amargo de cabo de guarda-chuva na boca, mas afinal de contas, é carnaval, é a festa do povo, e ano que vem tem mais...

Paulo Cheng


2 comentários:

  1. Paulo, o carnaval, como você bem colocou, ou se gosta dele ou não. Eu gosto; embora hoje em dia me coloque apenas como um mero espectador dele. Os excessos e exageros das pessoas na minha opinião são apenas o reflexo do caráter de muitas delas. E esse tipo de gente não precisa de carnaval para tal. Eu levaria horas e horas aqui listando para você o que de contra apresento a respeito do carnaval na sua atualidade. Mas também levarias horas e horas listando as coisas boas que o carnaval, que é oriundo do samba, ofereceu culturalmente a esse país. O exagero e o excesso, em todos os sentidos, não podem ser algo simbolizados pelo carnaval. A sociedade atual talvez busque em varias coisas o motivo para o declínio dela. E garanto; não é culpa do carnaval, e de nenhum evento festivo. O carnaval apenas absorve, como qualquer grande festa popular que poderíamos citar aqui, os reflexos de uma sociedade que vem se perdendo em valores e comportamentos há algum tempo. Eu tenho muitas críticas ao carnaval como festa na atualidade. Mas a história dele é maravilhosa. Mas como você muito bem colocou é uma questão de gosto. Eu penso que as pessoas têm todo o direito de não gostarem e, até, de detestarem de determina coisa, mas é preciso ver, independente de se gostar dela ou não, se tal coisa merece respeito. Eu não gosto de muita coisas, mesmo assim, muitas delas, eu respeito. Repito o que já escrevi lá no blog, tenho muitas críticas contra o carnaval, e não são poucas. Porém, isso não tira o meu respeito por ele. O futebol, uma paixão minha, veja quanta coisa ruim e negativa existe nele atualmente. Entretanto, isso não apaga a sua história e o meu respeito por ele. Paulo; um grande abraço. Muito boa a oportunidade que você nos concede em manifestarmos aqui a nossa opinião, independente de ser contrária a sua ou não. É por isso que te admiro e respeito como blogueiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande PC, como frisei lá no início do texto, esta festa não há como passar incólume em nossas vidas, ou amamos, ou odiamos, e lógico que, em quase tudo nesta vida há um lado positivo e negativo, e ao meu ver, o carnaval possui mais contras do que prós, esse é o meu ponto de vista, e respeito muitíssimo o seu, por isso esses debates se tornam enriquecedores, onde todos se respeitam com seus gostos e tudo o mais. Valeu pelo comentário.

      Um grande abraço pra ti.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.