domingo, 31 de março de 2013

Mudanças

Imagem extraída da internet
Mudanças são sempre mudanças. Algumas acontecem como resultado de ações previamente executadas e planejadas, e, na maioria das vezes, são bem vindas, pois os resultados são aquilo que esperávamos ou buscávamos, já outras, acontecem de forma repentina e fugaz, abruptamente, e nos pegam de surpresa, adentram as nossas vidas sem pedir licença, e mesmo não as aceitando, são inevitáveis. É a inexorabilidade da vida.


Acho que nunca estamos realmente preparados para as mudanças, elas tendem a nos tirar de nossa zona de conforto, de nosso comodismo, de nossa passividade. E às vezes é perigoso se deixar acomodar às circunstâncias, mesmo sendo boas e oportunas, o comodismo nos tira a sensação de desafio e luta, quando estamos em situações estáveis, perdemos o senso de luta e desafio, e quando as coisas mudam repentinamente, não sabemos como reagir, e as atitudes a serem tomadas podem ser desastrosas.

Mudanças boas sempre nos agradam, elas vêm para dar um upgrade em determinadas áreas de nossas vidas, renovam as nossas forças e nos dão um novo alento, porém, mudanças ruins tendem a nos desestruturar e nos tirar o chão dos pés. Quando não se há certa estrutura ou maturidade, algumas reviravoltas podem nos fazer sucumbir até definharmos, pois sem uma mentalidade alicerçada e amadurecida, não saberemos como encarar o novo, e pequenos desafios se tornam gigantes intransponíveis, quando na verdade são apenas pequenos desafios.

Também as más mudanças têm o seu lado bom, no sentido de nos tirar de nossa zona confortável e nos empurrar para desbravar o inédito e se aventurar no desconhecido, não há nada ruim que não se possa extrair algo de bom. É nesse clima de incertezas que estou vivendo no momento, passando por mudanças profundas em minha vida, e confesso, não estava preparado para adentrar numa situação no qual não esperava, ou pelo menos, nem tão cedo, mas como a vida não segue uma lógica matemática, as imprevisibilidades batem à porta sem ao menos esperar, e o que fazer? É abrir e atender, tratá-las de forma respeitável e enfrentá-las com coragem, gana e prudência. Falar é fácil, mas na prática submergir nas mudanças é muito complexo, contudo, necessário, pois a vida não é estática, incólume, mas está em constante movimento, em efervescente ebulição, caso contrário, não seria vida. Então que venham as mudanças...


Paulo Cheng


Um comentário:

  1. Minha vida está em profunda metamorfose, transformações profundas, mas o inevitável deve ser encarado de forma aguerrida, sem temores e sem claudicar, mas confesso, me pegou de surpresa. Bola pra frente...

    Desde já agradeço as visitas e possíveis comentários, abração pra todos.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.