sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Entrevista com Jane dos Anjos

Jane e o seu cat, Amarelão
Olá pessoal, dando continuidade à sessão ‘Entrevista’, a bola da vez é a amiga Jane dos Anjos, pintora, desenhista, blogueira e etc. uma pessoa maravilhosa, que além do seu lado artístico, tem um amor especial para com os animais, e nessa conversa, ela mostra um pouco de si, com certeza uma pessoa que nos dá o maior prazer de interagir e conhecer. Caso vocês queiram conhecer o seu blog, o Arte dos Anjos, é só aparecer por lá e conferir o seu trabalho literário e artístico.


1)     Olá Jane, como estais? É um prazer imenso tê-la por aqui na sessão entrevista, então, nos dê suas boas vindas.

Hi! Eu vou indo bem, passei por uns perrengues, mas a caminhada é longa e sei que no final tudo valerá à pena.
O Prazer é meu em estar aqui em seu blog, que foi um dos primeiros que eu segui, estou meio afastada da Blogosfera, escrevendo pouco, mas mesmo assim continuo encantada com ela.

2)     Jane, você é blogueira, e tenho acompanhado o seu blog, o 'Arte dos Anjos' já faz algum tempo, então nos conte como foi o surgimento dele?

Ahhh... É meio estranho, eu comecei a montar ele pra colocar um pouco dos meus desenhos, interagir com pessoas que gostam de animes, mangás e de desenhar, mas quando conheci a fundo a Blogosfera, percebi que ela era mais vasta do que eu imaginei e isso meio que mudou o rumo do meu blog e o nome também, começou com Art: Anjos e hoje é Artes dos Anjos.

3)     Você tem vários animais em sua casa, cães e gatos, qual a importância dos animais em nosso convívio diário e como você vê a questão dos maus tratos aos animais?

Tocou no meu ponto fraco hein! Bem! Acho que toda criança deveria ser criada junto com algum bicho de estimação, gato, cachorro, passarinho, porquinho, qualquer um, isso humaniza, isso ajuda no desenvolvimento psicológico da criança, ensina a amar o diferente, ensina a ter responsabilidade.
Vou contar uma pequena historia: Minha filha caçula tinha três anos quando nos mudamos para nossa casa própria e com isso eu pude finalmente ter um gato, com o tempo percebi que ele não gostava muito dela, às vezes o ouvia miando e quando ia ver o que era, tudo que via era ela perto dele e ele com carinha de chateado, até que um dia fiquei vigiando e eu vi claramente ela pisando no rabinho dele, na hora eu peguei ela e dei uma palmada na bunda e perguntei se doeu, na hora ela chorou e disse que sim, então disse a ela, que ele, o gatinho, também sentia dor, a mesma dor que ela sentia naquele momento, ele também sentia.
Paulo isso foi de uma grande importância pra ela, com isso ela aprendeu que os animais sofrem como a gente, sente dor, frio, fome e hoje ela mais que ninguém ama os animais, não é fã de cachorro, mas respeitar e isso é o que importa afinal, as pessoas podem não gostar, podem não querer ter, mas é dever respeitá-los como nossos iguais.
Queria que as leis fossem mais rígidas e que os maus tratos aos animais fosse visto como um tipo de crime mais cruel que existe, pois os animais são indefesos, é como maltratar uma criança ou um idoso doente, quem sabe em um futuro próximo.



4)     Jane, você tem um dom maravilhoso para desenhos e pinturas, quando foi que esse lado artístico foi despertado em ti e você tem pretensão de um dia usar esse talento profissionalmente?

Hahaha... Nem tanto, ainda tenho que aprender muita coisa, mas concordo que é um talento mesmo, pois nunca fiz curso e ninguém me ensinou nada, mas teve um culpado por isso, se chama Marcos, é um grande amigo da infância, ele desenhava e desenha até hoje, e na época eu tinha 10 anos, menina sofrida e vi naqueles desenhos que ele fazia, uma maneira de liberar tudo que tinha dentro de mim e continuei a desenhar e tô até hoje.
Quero muito fazer um curso que possa melhorar meus traços, minha técnica, mas quando tive filhos, optei por ser mãe até eles serem auto-suficiente, agora falta pouco, minha caçula tem oito anos, completando 12 anos, poderei enfim fazer alguma coisa por mim.

5)     Jane, o nosso Brasil vive um momento singular, onde a juventude tem ido às ruas reivindicar melhorias em diversas áreas, em sua opinião, tudo isso não passa de um arroubo juvenil revolucionário ou realmente estamos iniciando uma transformação em nossa nação?

Ahhhhahaha... Olha eu vou ser sinceraaa... Até por que isso é uma das minhas qualidades e um dos meus defeitos.
Puro arroubo juvenil, no inicio eu quis acreditar, quis mesmo, mas no fundo eu sabia que não ia dar em nada, a juventude brasileira, ao menos a maioria, está preocupada com a hora do baile funk, ou da night ou quem vai cantar no bloco do carnaval e tal, aquilo tudo foi um... Como posso dizer... Maria vai com as outras, estava alguns jovens que tinha um propósito próprio e o restante pura zueira mesmo, tipo: AH! Tá todo mundo indo, vamos também.
Entendeu?
Os mesmo jovens que levou isso tudo pra rua, se encontrou com a Dilma semanas depois e tudo voltou pra onde estava.
Ainda está havendo manifestação no centro do RJ, mas são poucas pessoas e só conseguiremos algo, quando todos perceberem que carnaval, copa, olimpíada, baile; que nada disso vale de verdade para o coletivo, mas o povo ainda é individualista e isso atrapalha tudo.

É triste dizer, mas o gigante nunca acordou, ele foi mais um sonâmbulo entre muitos.
Quem sabe na próxima geração, estou criando três grandes futuros adultos e sei que eles um dia farão a diferença.


6)     Vejo que você é mãe, tem filhos, marido pra cuidar, casa, animais, e ainda encontra tempo para administrar seu blog e sua página no Facebook, escrever e desenhar, como você consegue tal proeza?

Hahahaha... Cara eu não consigo, fiquei tão mal psicologicamente há pouco tempo, que minha vida virou de cabeça pra baixo, estava tudo bem, até minha gata Bonequinha, Will e Amarelão morrerem e isso Paulo, me deixou muito abatida e abalada, fiquei um bom tempo deprimida, chorando, eu sou forte, sou mesmo, não sou de reclamar, mas sou humana, como boa pisciana sinto as coisas muito intensamente e quase sempre sofro calada, acabei juntando tantas coisas, que a morte do meu Amarelão foi a gota que faltava para o mar invadir a praia e levar tudo com ele, por isso fiquei meio ausente do Blog e dos desenhos, acredite, até hoje estou me erguendo, aos poucos, mas estou me erguendo.

7)     Jane gostaria de saber um pouco mais sobre seus gostos, tipo, musicas que gosta de escutar, cantores prediletos, livros que está lendo ou leu recentemente, filmes prediletos, esporte preferido, enfim, fique à vontade.

Ihhh, neste aspecto não tenho frescura, ouço de tudo, adoro musicas, principalmente as antigas, tenho escutado algumas bandas novas, ao menos pra mim, adoro James Brown, Aretha Franklin, Adele caiu no meu gosto, Florence And The Machine entrou pra minha lista de favoritas, mas tenho que confessar que eu adoro Hip Hop americano, sabe?
Já rule, 50 Cent, entrem outros que sou apaixonada, quase ninguém sabe, mas eu dançava na época de escola, participava de grupos de Hip Hop e era uma ótima dançarina, criava os figurinos do grupo também.
Adoro ler, tomei gosto por isso quando era criança e catava lixo, achava livros na lixeira e pegava todos, levava pra casa e lia, desde livros de romance; como aqueles livros de faculdade que mal entedia a leitura, sempre achei as palavras mágicas, atualmente eu estou terminando o livro “O Pelegrino” do autor John Bunyan, estou gostando do livro, mas recentemente li “A Cabana”, e que livro maravilhoso, ele retrata DEUS exatamente como vejo e virou meu livro de cabeceira.
Filmes? Eu adoro todos também, animação, desenho, aventura, romance, ficção, mas meu gênero favorito é suspense terror, amoooo... Sou apaixonada desde os sete anos, lembro-me que vigiava minha mãe dormir e assistia filmes de maduraga, tudo bem que às vezes passava filmes que criança não podia ver, mas quando passava de terror, eu amava, sempre adorei o gênero terror.
Esporte... Hahahaha... Sou chegada não, mas se fosse pra escolher seria natação, mas sei que tenho que fazer, estava caminhando, mas tive que parar, pois meu dedão encravou, ficou horroroso, mas vou voltar, pois o abeçoado do dedão já melhorou.

Uma coisa que amo e já mencionei é dançar, então pretendo entrar na academia, talvez uma que tenha alguma coisa envolvida com musica.

8)     Jane, agora vamos fazer aquele tradicional pingpong, onde eu sugiro uma palavra, e você responde de forma curta, beleza?

Beleza, até por que eu escrevo, como falo... Muito... Rsrsrsrsrs.

·         Família: Tudo
·         Animais: Amor
·         Prato preferido: Sopa, já foi estrogonofe, mas estou tetando largar a carne.
·         Política: Precisamos entender como funciona.
·         Filme, música e livro prediletos: Como se Fosse a Primeira Vez, Florence And The Machine - Cosmic Love (musica do momento em minha vida) e A Cabana.
·         Três coisas que você ainda pretende realizar e três que nunca conseguiu realizar: Fazer um curso de desenho, terminar meus estudos, criar um abrigo para animais e três coisa que nunca consegui realizar foram, conviver com meu pai, perdoar a pessoa que me fez o maior mal da minha vida e viver bem com minha mãe e irmãs.
·         Vida e morte: começo e fim.
·         A melhor decisão que tomou em sua vida e a maior frustração: Casar com meu marido e não ter terminado os estudos.
·         Amigos presenciais e virtuais: Quase nenhum e os virtuais cultivos todos com muito carinho e respeito.
·         Espiritualidade: Mãe terra, Deus e anjos.
·         Jane dos Anjos: Hihihihihihi... Magnífica... Brincadeira. Gateira, mãe, esposa e amiga pra toda hora, se precisar eu tô sempre aqui.

9)     Jane, vamos agora falar de alguns assuntos polêmicos que estão na pauta de discussões na sociedade, tipo legalização das drogas, aborto, adoção de crianças por casais do mesmo sexo e menoridade penal, qual a sua opinião para sobre esses temas?

Bem! Vamos por partes.
Legalização da drogas: Sou contra, pois se não liberando já tá assim, imagina se liberar?  O povo no Brasil não está preparado pra isso, aqui tudo vira bagunça e isso viraria mais que bagunça.
Aborto: Totalmente contra, sou feminista e não feminazista, hoje em dia temos vários tipos de anticoncepcionais, dil, laqueadura e camisinha, então não tem por que legalizar o aborto, mulher que não quer engravidar não engravida, só sou a favor em caso de estupro, somente nesse, no caso da mãe correr risco, quem deve decidir se segue a gravidez é a mãe e eu como mãe, escolheria a vida do meu filho. Sou a favor da vida.
Adoção de crianças por casais do mesmo sexo... Uau! Super a favor, fui criada por uma mãe alcoólatra e um padrasto que abusou de mim sexualmente, ambos heteros e isso não me impediu de ter uma infância ruim, acontece que sempre vai existir pessoas boas e ruins, isso não tem nada haver com a opção sexual dela.
Menoridade penal: Sou a favor e sou mais dura nessa questão, acho que meninos a partir dos 12 e meninas 14 anos, já para casos de crimes hediondos, sem julgamento, sem defesa, perpetua já.

10)  Fale um pouco do local onde você mora, quais os atrativos turísticos mais legais e os lugares onde precisam ser melhorados.

Paulo meu companheiro, o negocio aqui tá difícil, este ultimo prefeito que São Pedro da Aldeia pegou, acabou com a cidade.
O que posso dizer dela é que o povo é muito acolhedor, é um povo que sempre tem um sorriso, eu sou natural de Cabo Frio, cidade vizinha daqui, cidade a qual eu amo muito, mas São Pedro ganhou meu carinho de tal forma, o povo daqui é muito diferente, a lagoa de Araruama a qual eu tenho vista, tem tudo pra ser linda, maravilhosa, se os governantes levassem a serio o projeto pra despoluir ela.
‘A casa da Flor’ está desmoronando, uma pena, fiquei triste ao saber disso e a Igreja matriz do centro é magnífica, o centro é um ovo, mas muito aconchegante.
Posso dizer que é cidade pequena, boa pra descansar, sem transito, sem alvoroço, sem aborrecimento e de quebra, você pode ir até as cidades vizinhas e pegar um das mais belas praias do RJ, do lado aqui temos, Arraial do Cabo, com a praia Prainha, que é de águas claras, temos as praias de Búzios e as praias de Cabo Frio, tudo aqui do lado, com ônibus na porta, não leva mais de 30 minutos pra chegar em uma delas e depois de pegar uma praia, voltar pra calmaria de São Pedro da Aldeia.

Igreja Matriz de São Pedro de Aldeia

Lagoa de Araruama

Casa da Flor

11)  Qual é a sua análise sobre as redes sociais hoje em dia, estão sendo bem usadas, são protagonistas de conscientização popular ou não passa de um entretenimento virtual efêmero?

Se souber usar ela pode ser um lugar ótimo pra conscientização, fazer amigos ou um ótimo lugar pra banalizar as coisas.
Eu adoro o Facebook, lá tenho amigas e amigos que tem muito de mim, não sei se todos são verdadeiros comigo, mas eu sou verdadeiro com todos e nunca nego ajuda, sempre que alguém me procura com algum problema sempre estou disposta a ajudar.

12)  Jane, foi um prazer pra mim realizar esse bate papo virtual com você, uma pessoa no qual admiro e respeito, mas pra finalizar, deixe uma mensagem aos leitores desta entrevista, um grande abraço pra ti.

Ohhh Paulo, eu que agradeço, você é parceiro da Blogosfera e amigo virtual do Face, espero não ter escrito muito, eu sou assim ao vivo também, falo pelos cotovelos, é que tenho tanto a dizer e quase ninguém pra ouvir, ou melhor quase ninguém preparado, já que o povo que eu conheço não sabe ouvir uma pessoa sincera.
Bem pessoal, essa sou eu, Jane, pisciana, adora gatos, tenho 12 no momento, tenho um mega cachorro o Rock e é isso.
Beijoooos a todos, muita LUZ, PAZ e AMOR a todos.


Abaixo um vídeo sugerido pela Jane.



12 comentários:

  1. Jane é uma pessoa muito querida, tanto na blogosfera como na internet em geral. Uma pessoa talentosíssima, sensível, guerreira, com uma história de vida exemplar, que nos faz admirá-la ainda mais conhecendo sua vida. Nesse bate papo podemos conhecer um pouco dessa mulher que serve de exemplo para as mulheres em geral. E como já a conheço a um bom tempo, já esta devendo esta entrevista há um bom tempo. Um abração a Jane e desde já agradeço pela colaboração com o meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cheng
    Parabéns por mais esta entrevista com essa blogueira encantadora que é a Jane. Adorei conhecê-la um pouco mais.
    Bjos para ti e para Michel.

    ResponderExcluir
  3. O prazer foi meu Paulo, é sempre um prazer compartilhar de nossas experiências de vida com pessoas que possam absorver algo.
    Tô por aí, precisar de uma amiga, já fica sabendo que eu estou sempre por aqui.
    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane, eu é que agradeço pela sua presença aqui, saibas que és muito querida, e admiro tua história de vida, assim como teus talentos artísticos.

      Abração pra ti e curti demais esse bate papo contigo.

      Excluir
  4. Paulo, meu amigo de fé, tudo bem?
    Ohhh... que entrevista legal!
    Sempre quis ler uma entrevista tua com a Jane Gatinha, como me refiro a ela :)
    Adora essa menina, sabia Paulo?
    Temos muitas coisas em comum, principalmente, a questão dos animais. Sinto que tenho algum tipo de ligação espiritual com ela muito forte, gosto mesmo da Jane! E parece loucura isso, já que não nos conhecemos pessoalmente.

    Concordei com todas as respostas dela, por isso nem tenho muito o que falar, e achei interessante o termo "feminazista", até porque sou contra o aborto e não consigo matar uma formiga, quanto mais a vida de um ser humano. É aquela história: temos que atacar a causa; e não as consequências.

    Parabéns aos dois!
    Um abração e beijão a esses meus dois amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Paulo, na minha última postagem tem um aviso, se puder ler lá. Abração!

      Excluir
  5. Paulo, meu amigo de fé!
    Vim especialmente te agradecer pelo carinho das palavras na postagem da minha parceria com o Jorge Pimenta.

    Como você sabe, estou dando uma pausa na blogosfera, mas seguiremos contato pelo faceb. e também acompanho tuas atualizações pelo grupo blogosfera premium, pelo blogroll não está atualizando teu site, não sei o que houve... faz tempão isso.

    Abração para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cissa, você é uma escritora nata, e na companhia do Jorge, caramba, não tem como não elogiar, mas com certeza manteremos contato pelo face. Abração pra ti.

      Excluir
  6. faz já um tempo que não nos cruzávamos, paulo, mas o regresso aqui recorda-me da imensa pessoa que és e de como a filosofia do teu blogue é tão abrangente, diversa e altruísta, tanto nas temáticas, quanto nas tipologias. um renovado prazer ler-te!

    abraço meu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jorge, o prazer é todo meu em te ter por aqui novamente, e fico feliz pelo teu retorno à blogosfera, e será prazeroso voltar a ler suas maravilhosas poesias em teu blog, prometo sempre aparecer por lá.

      Desde já seja bem vindo ao meu espaço e um grande abraço.

      Excluir
  7. Paulo, um grande abraço meu caro. A entrevista com a colega blogueira Jane dos Anjos é mais uma das muitas importantes entrevistas que o amigo fez com cabeças pensantes maravilhosas desse universo blog. E a Jane não é diferente. É mais uma importante blogueira a enriquecer esse espaço de belas entrevistas realizadas por você em seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu PC, e a Jane é maravilhosa e querida, foi legal conhecer um pouco a mais da vida dela, um exemplo para todos nós, e agradeço pelo teu comentário.

      Abração pra ti.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.