terça-feira, 6 de agosto de 2013

Vai trabalhar vagabundo!

Imagem extraída da internet
O ser humano sempre oscilou entre extremos, conhecido por estar no topo da cadeia alimentar, onde, através de sua inteligência, sempre conseguiu suprir sua subsistência de forma satisfatória, com esforço e trabalho, porém, se houver uma oportunidade de prover essa subsistência com o menor esforço possível, melhor ainda, afinal de contas, a sorte tem seus escolhidos.

O brasileiro é um povo místico, em sua grande maioria. Acredita no sobrenatural, na sorte, no acaso, e por isso, cultiva o hábito de fazer sua ‘fezinha’ em jogos, com por exemplo, loto, mega sena, jogo do bicho etc. no afã de, com o mínimo possível, faturar o máximo, sem esforço, na maciota, contando com a sorte e apelando para o destino. E, mesmo sabendo que as probabilidades são mínimas, ainda sim o brasileiro sempre tem depositado sua fé nessa estratégia, crendo que, um dia, a sorte ainda vai lhe sorrir e tudo irá mudar.

Uma nova onda tem varrido o Brasil nesses últimos meses, que se chama o ‘marketing multinível’, e na sua esteira, empresas, ou pseudo empresas como a TelexFree, BBoom, Multiclick, Priples, dentre outras, desembarcaram em solo tupiniquim para oferecer um novo horizonte ás milhares de pessoas que compartilham da ideia de que vale à pena investir suas finanças onde o lucro é garantido, rápido e fácil, ou seja, a velha lógica mística do ganhar fácil sem esforço e na maciota aguçando o imaginário popular.

A Bíblia nos diz no Livro dos Salmos  128: 2 o seguinte: “Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem”, no entanto, essa máxima sempre é rechaçada por alguns, que tentam ganhar fácil, apelando para mecanismos outros que não seja o trabalho, e quando isso acontece, quando um sujeito tem a ‘sorte’ de ser contemplado com um prêmio milionário, o cara surta, pois se vê numa situação onde, abruptamente ganha uma fortuna, sem ter sido fruto do seu próprio suor, e tende a sair por ai realizando os seus mais intrínsecos desejos consumistas, antes reprimidos pela falta de grana. E um dos lados negativos disso é que, como diz o velho dito popular “quem nunca comeu mel, quando come se lambuza”, ou seja, um dinheiro ganho de forma fácil, sem trabalho, suor ou empenho, tende a entrar fácil e sair da mesma forma, fácil.

Quando trabalhamos, dia após dia, mês após mês, ano após ano, tendemos a valorizar cada centavo ganho de forma lícita e suada no qual ganhamos, e isso não acontece quando recebemos um grande montante de dinheiro de forma fácil, e as estatísticas mostram que, grande parte das pessoas que ficaram milionárias do dia pra noite com a mega sena e afins, num prazo máximo de 3 a 5 anos, dilapidaram tudo o que ganharam e não souberam investir e multiplicar suas fortunas, fato.

Voltando ao caso de empresas de multinível supra citadas, esse último fim de semana aqui em Recife, os representantes da Priples, um casal que mora na zona sul, em Boa Viagem, foi preso por crime contra a ordem econômica, pois a Polícia Civil chegou a conclusão de que esta ‘empresa’ fundamentava suas atividades sob a forma de ‘pirâmide financeira’, ou seja, os primeiros sempre faturam alto, e quando a coisa estagna, os últimos levam o prejuízo, com o casal preso, havia em seu apartamento de luxo 300 mil dólares, vários carros de luxo, imóveis em nome deles, enfim, um enriquecimento rápido, na maciota, sem suor, do jeito que muitos brasileiros alimentam no seu imaginário.

Não há nada mais satisfatório e sensato do que arregaçarmos as mangas e trabalharmos duro no intuito de amealharmos o nosso patrimônio de forma lícita, honesta, pois isso é duradouro. O trabalho duro forja em nossas almas um caráter rijo, inflexível e estável. Não conheço outra forma mais eficaz e autossustentável do que enriquecer através do trabalho duro e continuo, e essa senda é um caminho estreito, apertado, espinhoso, no qual poucos se aventuram em trilhar, no entanto, a recompensa é permanente.


Paulo Cheng



7 comentários:

  1. Dentre as várias possibilidades de ganho fácil e rápido que a sociedade nos apresenta, ainda prefiro o trabalho, esse sim me dá a garantia de que, cada centavo que adquiri é fruto do meu suor e será valorizado.

    ResponderExcluir
  2. Eu penso que as mazelas do mundo... como um todo... são movidas por apenas um sentimento, Paulo: ganância!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Bel, ganância, para muitos esse simples fato de jogar um bilhete inocente vez em quando não é algo nocivo, mas creio que, quando trabalhamos duro e depositamos toda a nossa esperança em nosso suor, não sobra espaço para fantasiarmos sobre enriquecer da noite para o dia com esse tipo de estratégia, enfim, é o que penso.

      Excluir
  3. Paulo, meu amigo de fé!
    Tudo bem com vocês?
    Complicado isso... trabalho duro desde meus 17 anos, eu e minha irmã pagamos nossa própria faculdade, lazer e ajudávamos em algumas despesas de casa desde que começamos a trabalhar, e isso cria um senso de vontade e partilha, une a família. Passamos de crianças, a adolescentes participativas economicamente na casa, o que é muito bom. Começa a se criar um gosto pelo trabalhar e conseguir as coisas, no sentido material, de forma correta e batalhadora.
    Abração para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cissa querida, é isso mesmo, esse senso de responsabilidade, gosto pelo trabalho é que nos alicerça em relação aos bens materiais e econômicos, vejo da seguinte forma, se eu um dia ganhasse milhões em uma loteria dessas, lógico que iria mudar toda a minha vida, mas uma coisa tenho certeza, dormiria todas as noites sabendo que, cada centavo dessa fortuna não foi fruto de meu trabalho e esforço, e sim da derrota de minhões, pois, para que uma pessoa seja contemplada com um prêmio desses, milhões de apostadores terão que perder.

      Abração pra ti.

      Excluir
  4. Olá Chengão meu amigo!

    Fico feliz, porqure toda vez que venho aqui, percebo sua evolução como cronista! Parabens!
    Quanto a essas pirâmides absurdas, o que me deixou perflexo esses dias, é que um pastor de uma igreja aqui de Barretos disse qure o telexfree era uma benção de Deus para todos os irmãos da igreja!
    Que coisa absurda né?


    Um abraço, fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mansim, benção de Deus para os irmãos? E o que ele vai dizer sobre a intervenção da justiça, maldição do diabo? kkkkk

      Abração pra ti mano.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.