quinta-feira, 3 de abril de 2014

A luta da blogosfera através dos anos

Foto extraída da internet
Havia um tempo onde nos encontrávamos com frequência para lermos textos bacanas, um lugar onde havia uma proliferação de novos escritores, onde expúnhamos nossos pontos de vista, nossos gostos musicais, nossas críticas e crônicas, um lugar onde nos aventurávamos pelas sendas da poesia e do poema, onde nutríamos uma sede insaciável de sentar no teclado e redigir textos com frequência, onde um dia éramos felizes e não sabíamos, esse lugar mágico, literário, lúdico e acolhedor se chamava: Blogosfera, ou ainda se chama?


Com o advento da internet, surgiram vários formatos de propostas de interação, sites, redes sociais, chats, e os blogs. Blogs são páginas ou espaços onde, no princípio, as pessoas usavam como diários particulares, mas depois o formato blog foi se desenvolvendo e crescendo, no qual os blogs viraram verdadeiros espaços virtuais onde se escrevia de tudo, desde blogs voltados para humor, poesia, esportes, culinária, música, crônicas do cotidiano, etc. com o surgimento dos blogs, na esteira veio uma enxurrada de novos escritores que, com a facilidade de criar uma página somente sua e postar seus próprios textos, deram vazão à imaginação e criatividade e mergulharam nesse universo literário.

Entre os anos de 2006 e 2012, realmente houve um boom na chamada blogosfera (universo de blogs, um neologismo que surgiu com o mesmo) uma proliferação de blogs foram criados com os mais diversos temas, muita gente boa, talentosa e criativa despontou, mas também blogs de qualidade suspeita surgiram a torto e a direita. Alguns blogs conseguiram amealhar milhares de fãs e seguidores, outros, com a mesma rapidez que surgiram, desapareceram, sem deixar rastros. Esse formato de espaço virtual veio em boa hora, onde, pessoas realmente talentosas, com facilidade de elaborar textos bacanas tiveram a oportunidade de expor o talento que, até aquele momento, estava represado sem um canal direcionado para fluir de forma intensa.

Como nada aqui na Terra é eterno, com o passar do tempo, toda aquela intensidade e avalancha de blogs surgindo, textos sendo compartilhados e postados, foram arrefecendo, perdendo o vigor, as postagens foram diminuindo em alguns blogs, outros, por motivos diversos, foram encerrados, e a blogosfera foi perdendo a vitalidade inicial. Escritores talentosos foram forçados a abandonar a blogosfera devido à rotina de suas vidas, escolas, faculdades, trabalhos, e outras atividades, e muita gente legal, com um potencial tremendo foi deixando de lado o projeto blog, e esse abandono de alguns blogueiros fez e continua fazendo falta na blogosfera.

Hoje, a blogosfera ainda sobrevive, não como há alguns anos atrás, mas há remanescentes daquela época, e alguns novos que descobriram esse formato de interação na internet. O fato é que, com o surgimento do Facebook e outros formatos de redes sociais, o formato blog deixou de ser interessante para alguns blogueiros, pois no face, a obrigação de redigir textos grandes, bem elaborados inexiste. No Facebook, assim como o Twitter, a coisa é instantânea e não requer textos longos e complexos, lá posta-se qualquer coisa, se compartilha músicas ou links rápidos, e essa praticidade e agilidade fez com que muitos blogueiros desistissem de seus blogs para optarem pelo Facebook.

Para os que blogueiros que ainda mantêm seus blogs na ativa, muitos postam com pouca frequência, em virtude da correria do dia dia, outros, mantêm a mesma rotina, com postagens diárias. Mas essa experiência foi deveras proveitosa para algumas pessoas, uns, com o tempo, e como já citei acima, desenvolveram de tal forma o seu lado escritor adormecido que culminaram com a edição de um ou vários livros, como foi o caso do amigo André Mansim, que a pouco lançou o seu livro “Você vai saber por quê”; outro exemplo bem sucedido é o da blogueira Ana Cecília Romeu, que com o seu talento excepcional para a escrita, conseguiu espaço em vários jornais do Rio Grande do Sul e outros estados, e ainda há outros maravilhosos blogueiros que não lançaram livros, nem conseguiram espaço em algum jornal, mas continuam a nos deliciar a alma com seus textos e poemas maravilhosos, como é o caso do poeta lusitano Jorge Pimenta, um excepcional poeta, dentre outros exemplos.

Eu continuo a amar a blogosfera, o meu espaço aqui tem 3 anos e 7 meses, já não posto com a frequência de antigamente, porém, continuo a amar esse formato, onde nos proporciona escrever textos densos e grandes, onde podemos nos aprofundar em nossos pontos de vista, e alguns blogueiros ainda continuam a interagir, onde laços de amizade foram se fortalecendo durante os anos de blogosfera, onde alguns encontros, saiu do virtual ao presencial e foram concretizados, e amizades sinceras que o esfriamento da blogosfera não foi suficiente para arrefecer, e como sempre digo: uma vez blogueiro, blogueiro para sempre. E viva a blogosfera!!!


Paulo Cheng

10 comentários:

  1. Fala meu amigo Paulo Cheng!

    Esse é um tema muito importante pra nós, debater os rumos da blogosfera atual perante as novas formas de interação social na internet.

    Eu particularmente ainda compartilho a mesma paixão sua pelos blogs, e continuo até hoje procurando, lendo e comentando em muitos deles.

    Bate um certo saudosismo realmente, de uns anos atrás, quando a principal rede social da época, o Orkut, era uma aliada, e não uma rival que nos tira leitores e comentadores, como o Facebook. Mas como já diz o ditado, "se não se pode vencê-los, junte-se a eles" (eu nem gosto desse ditado, mas nesse caso cabe). Por exemplo, eu soube dessa sua postagem pelo próprio Facebook, então temos que aprender a usar essas ferramentas a favor dos nossos blogs.

    E cá pra nós, eu ainda espero que lá no futuro, a blogosfera, em vez de sumir, vai se fortalecer de novo, quando as pessoas enjoarem dessas redes sociais superficiais e instantâneas como as de hoje.

    Um grande abraço meu camarada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário Almir, e espero sim que, um dia, a blogosfera volte a ser como era antes, e possa coexistir de forma pacífica com outros formatos de redes sociais, assim ela conseguirá ter sua importância sem comprometer outros meios de comunicação na internet.

      Abração pra ti.

      Excluir
  2. Paulo,
    Primeiro quero agradecer por me marcar no facebook para visitar sua postagem. Obrigado.
    Agora vou rapidamente dizer o que já disse várias vezes:
    A blogsfera tem gente boa, gente ruim e gente interesseira. Como na vida real. Infelizmente a maioria não procura o convívio natural sem aquela bobagem "comenta no meu que eu comento no seu".
    Hoje escrevo pouco ou quase nada mesmo desiludido com um formato que sinceramente é usado para se ganhar dinheiro.
    Quanto ao ser humano, esse sim é o bicho mais esquisito do planeta e jamais iremos entender. Até mesmo na rede social Facebook, fui bloqueado por alguns que pertenciam a "rede de amigos" e que se incomodaram com a opinião que tenho.
    Sinceramente? Hipocrisia meu amigo. O sucesso repentino coloca uma máscara insuportável nas pessoas.
    Enfim, siga sua intuição, sua vontade e bola pra frente meu amigo.
    Podem roubar teu dinheiro, teu carro, teus amigos, mas não deixem que roubem sua sinceridade, mesmo que a dor seja grande pra quem está lendo ou ouvindo.
    Grande abraço!
    William Kusdra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Will, você tem toda a razão, também já me deparei com pessoas mal intencionadas na internet e que, no fundo, só queriam ser visitadas e terem seus blogs em evidência, mas com o tempo, a gente vai peneirando e jogando fora o joio. E vou sim seguir o teu conselho, sinceridade, é algo que prezo, não só em mim, mas nas outras pessoas.

      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  3. Sinto falta, ainda tento avivar nosso grupo, alguns membros entraram. Talvez agora que a faculdade acabou possa voltar a escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, você é um dos pioneiros nessa onda, e espero que você retorne às suas atividades no teu blog, que diga-se de passagem, um dos que sempre curti e acompanhei.

      Abraço.

      Excluir
  4. Eu também gosto de blogar. No FB passo apenas rapidamente, não me detenho muito,meu foco é aqui! Aqui leio textos, comento, me divirto! abração e vamos que vamos ! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, gosto do facebook, porém, creio que jamais ele irá suprir o lugar dos blogs, pois nos blogs, podemos mergulhar em nossos devaneios e ideias, coisa que, no facebook, não podemos abusar dos textos, as pessoas não leriam algo com mais de 5 linhas.

      Abração pra ti.

      Excluir
  5. Oi Cheng
    Muito bom o seu texto, o que não é novidade kkkkkkkk. Concordo plenamente contigo, eu mesma comecei no maio gás de escrever, e depois de dois anos como blogueira não consigo mais ter aquele pique, pois me envolvo com as tarefas diárias, filhos, trabalho, casa, e quando vejo o dia já passou, mas nunca, never, jamais, o facebook vai substituir o blog. No blog recebemos visitas mais seletas, de pessoas que comentam com mais propriedade, o meu face é mais para descontrair, é mais povão kkkkk. Através do blog pude conhecer pessoas maravilhosas como vc, e isso não tem preço!
    Bjos para ti e para Michel!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, e a rotina do dia dia nos sufoca mesmo, e muitos blogueiros bons sucumbiram ante as tarefas do cotidiano e não tiveram mais forças ou vontade de blogar, também já passei por isso, trabalho, estudo, atividades em casa, mas sempre estou retornando ao blog, mesmo que esporadicamente. Concordo contigo, blogs são ambientes mais selecionados, são para pessoas que realmente gostam de ler e de se aprofundar em temas, já as redes sociais como o Facebook, são mais voláteis e superficiais.

    Grande abraço Lu.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.