sábado, 17 de maio de 2014

Entrevista com o escritor e blogueiro André Mansim


Como vão leitores? Bem, hoje vamos de entrevista, e o bate papo de hoje é com o querido amigo, blogueiro e escritor o André Mansim, essa é a segunda entrevista no qual ele me concede, a primeira clique aqui e confira. Nessa conversa, o André nos conta tudo sobre o recente lançamento do seu primeiro livro, as dificuldades no processo de criação, o lançamento e como está a divulgação do se conto policial “Você vai saber porquê”, então vamos ao bate papo.



1)   Olá André, como vai? Pra começarmos, nos dê as boas vindas.
Olá amigos, leitores e Paulo! É um grande prazer participar dessa entrevista e deste blog que conheço a alguns anos e que respeito muito!

2)   Antes de qualquer coisa, gostaria que você nos falasse sobre o lançamento do teu primeiro livro, o “Você vai saber porquê”, recém lançado pela editora Habermann.

Na verdade as pessoas especializadas dizem que o lançamento é o ano todo em que o livro foi para o mercado. Porque a editora e o autor trabalham em prol da divulgação do livro.
No caso do meu, ele está vendendo bem, apesar de ser de um autor desconhecido.
O que está ajudando muito é o fato dos próprios leitores fazerem propaganda para seus amigos e trabalharem gratuitamente e com prazer, só para ver o livro chegar até quem ainda não leu.
Essa atitude tem me alegrado demais, porque vejo um movimento de pessoas que nem conheço, me ajudando, ajudando meu livro e fazendo amizade comigo!

3)   André, você como incipiente na literatura, sabe quais as dificuldades para se ter um livro seu lançado no mercado, quais os percalços que você enfrentou até ver o seu livro nas prateleiras das livrarias?

Ixi meu amigo! Esses percalços até dariam em outro livro!
A maioria esmagadora das editoras nem ligam para autores iniciantes. Eles nem lêem o original que a gente manda e quando você liga atrás para saber se já tem uma resposta, às vezes são até mal educados.
As editoras menores, lêem, comentam, dão toques e se empolgam em publicar, mas pedem uma participação da gente nos custos da publicação.
Outras editoras “picaretas” querem que você pague tudo, compre metade e da outra metade que fica com eles, eles só te pagam 10%, aí fica fácil pra eles né?
Ainda bem que existem as editoras médias e empreendedoras, que realmente lutam pela literatura nacional, como é o caso da minha editora Habermann. Eles avaliaram minha obra, deram uma ótima nota, e publicaram sem custo algum pra mim. Eles acreditaram no potencial do livro, e aos poucos acho que colherão os frutos.



4)   Mansim, tenho acompanhado o seu blog, o Verdade e Bobagens há alguns anos, onde você posta os seus textos e crônicas, qual foi a importância dele para o teu desenvolvimento na escrita?

Esses dias eu passeei pelo meu blog.
Fui lá ao comecinho e li novamente alguns textos, continuei passeando e percebi que na medida em que ia blogando, os textos que escrevia ficavam cada vez melhor.  Li vários comentários de gente muito boa, que escreve muito bem. Essas pessoas me ajudaram demais e minha formação como escritor se deve muito a esses leitores e blogueiros que sempre me incentivaram. Você é um deles Paulo!
Então eu cheguei à conclusão de que se você quer ser um escritor, tem que escrever! Escrever e ler, isso ajuda a lapidar. Ajuda a criar sustância.
Eu sempre falo pro meu neném Samuel, que tem dois anos e meio: “Samuel, você tem que comer pra ficar fortinho!”
O escritor também tem que se alimentar, lendo e escrevendo, pra ficar “fortinho”. Não existe outro caminho!

5)   Como estão às vendagens do teu livro, já foi distribuído para o Brasil todo?

A primeira edição de 500 livros já está quase no fim, meu editor disse que dentro de um ou dois meses, já vai mandar imprimir mais 500. Para um livro que foi lançado em novembro passado, e de um autor novato, acho que está bom!
Ele foi distribuído e a gente não sabe onde as distribuidoras deixaram o livro. Mas para encontrar o livro mais facilmente, é só comprar pela internet nessas livrarias:

6)   Quais os escritores que te influenciaram na criação do teu livro?

Paulo, na verdade eu não tenho um autor ídolo que me influencia, mas eu tenho um monte de autores que admiro muito! Quando era pré-adolescente eu gostava demais da Maria Jose Dupré e do Marcos Rey, depois, na adolescência eu comecei a ler muitos clássicos nacionais e de outros países. Os três mosqueteiros, A ilha do tesouro, Hobin Hood, As mil e uma noites, Simbad o Marujo, O cortiço, O crime do padre Amaro, Primeiras estórias, toda a obra de Erico Veríssimo, e por aí vai.
Mais tarde, um pouco mais maduro, eu comecei a ler livros de não ficção, didáticos e para-didáticos, como, Chatô o rei do Brasil, Corações sujos, Noticias do planalto, livros de História, (sou formado em História), e por fim, conheci Harlan Coben, um grande autor de livros policiais que também gosto demais, e também, os livros do Jô Soares.
Essa miscelânea de gêneros e autores, de alguma forma, me influenciaram, por isso não tenho um autor preferido para me espelhar.
  
7)   Como você vê a relação livro x sociedade hoje em dia no Brasil, as pessoas estão lendo mais, menos ou a mesma frequência?

Sabe que eu estou otimista com o que tenho visto principalmente no facebook. Depois que escrevi meu livro, eu conheci uma enormidade de pessoas de comunidades literárias que realmente lutam pela literatura e cultura do nosso país, e cada vez mais, vejo jovens falando de livros e se empenhando pela causa. Mesmo que às vezes vejo que eles lêem obras de qualidade duvidosa, mas pelo menos estão devorando livros, e isso é muito bom!
 
8)   Mansim, quais as dicas que você poderia passar para aqueles que têm o projeto de se lançar no mercado como escritor e não sabe por onde começar?

Antes de tudo, a pessoa que quer se tornar um escritor tem que se tornar um leitor!
Não adianta ter boas idéias se você não sabe passá-las para o papel, e isso só acontece com muita leitura.
Depois de se tornar um leitor consciente e atento, a pessoa tem começar a escrever pequenos textos, pois não adianta querer andar antes de engatinhar. Quando os pequenos textos estiverem bons, já é hora de começar a produzir contos médios e grandes, para a pessoa aprender a dar sentido nas idéias e relacionamento com o leitor, e depois, o passo seguinte é o livro!
Quando estiver escrevendo um livro, o autor não pode abandoná-lo um dia sequer! Se fizer isso, o livro está fadado a virar projeto engavetado. O autor deve escrever pelo menos uma linha por dia, e pensar em sua história em todo momento, criando e anotando idéias novas e interessantes, para serem usadas quando o texto exigir.
Depois do livro pronto, é só mandar para toda e qualquer editora que encontrar. Vai que alguém se encanta pela sua obra e te publica! Mas se ninguém quiser publicar, o negócio é partir para uma produção independente ou escrever outros livros.


9)   Quais os projetos para o futuro André, há previsão de um segundo lançamento ou, por enquanto, a prioridade é divulgar o primeiro trabalho?

Eu estou escrevendo um segundo livro policial. Os personagens centrais, são os mesmos investigadores, (Alberto e Teixeira), do primeiro livro. Mas agora eles estão investigando o seqüestro de uma garotinha, e no final... O leitor vai descobrir que foi enganado o livro inteiro e que a história não se trata apenas de um seqüestro!
Acho que esse segundo livro só vai ficar pronto no final do ano. Um lançamento pra ele? Ainda não sei quando! Mas estou escrevendo, e isso é bom!

10)              Mansim, o que você anda lendo ultimamente, recomenda alguma coisa?

Acabei de ler um livro muuuuito bom! Se chama “Anjos da Neve”, e seu autor se chama James Thompson, recomendo.
Agora estou lendo do Harlan Coben, “Fica comigo”, também estou gostando demais.

11)              André, você acha que a internet, as redes sociais e demais veículos eletrônicos irão sucumbir ou diminuir o hábito pela leitura tradicional, aquela do livro de papel ou não?

Não sei viu... Acho que muitas pessoas recorrerão aos meios digitais para ler seus livros prediletos, mas também acho que mais pessoas começarão a ler os livros de papel, pois os leitores brasileiros tendem a aumentar.

12)              Gostaria de agradecer pelo bate papo André, te desejar o maior sucesso na sua carreira literária e deixa um alô aqui pra os leitores do meu site.

Amigos foi um prazer conversar com vocês, aqui pelo site do meu amigo Paulo Cheng!
Vou contar um segredo: Tem um personagem no meu livro, que é um jovem chinês, que a princípio era apenas um personagem terciário, mas que acabou tendo um papel importante no desenrolar da trama. Seu nome é Pedro Cheng e este meu amigo, dono deste blog, foi a inspiração para o nome e para o aspecto físico desse personagem. 
Espero ter respondido as perguntas de forma honesta e agradável para vocês leitores. Sei que fui duro na parte que falei sobre como o escritor deve se tornar escritor, mas eu não quero aqui enganar a ninguém, por isso falei o que acho.
Nada na vida da gente é conquistado sem trabalho, nada na vida da gente cai de graça em nosso colo.
Um escritor medíocre, pode se tornar um grande escritor se trabalhar pra isso!  Eu mesmo ainda me sinto aprendiz, apesar de ter fãs e seguidores, apesar de ter recebido elogios de pessoas que adoraram meu livro e que se dizem ansiosas para ler o próximo... Mesmo assim me sinto aprendiz!
Se eu for me comparar com o Erico Veríssimo, por exemplo, vou ver o quanto tenho ainda a aprender!    
Mas isso não me desanima, porque eu quero aprender! Quero escrever cada vez melhor, e quero trazer aos meus leitores, cada vez mais, histórias que lhes tragam felicidade. Por isso resolvi escrever.
Não sou melhor que ninguém, e ninguém a não ser Jesus Cristo, é melhor do que eu ou você, por isso, sei que muitos que estão lendo aqui, e que nunca lançaram nenhum livro, ou ainda nem escreveu nenhum conto, pode no futuro ser um escritor muito melhor do que eu sou. Que bom! Por isso digo sempre: A humildade vem em primeiro lugar, e o aprendizado não acaba nunca!

Um abração a todos, e se possível, leiam meu livro; vocês vão se surpreender!




E pra quem está interessado em adquirir o livro do André Mansim, aqui vai os links onde o livro está à venda: Livraria Buscapé; Editora Habermman e no Amazon. Lembrando que, quem quiser um autografado é só entrar in box com ele no Facebook, caso alguém o tenha adicionado em seus amigos.

16 comentários:

  1. Que legal a entrevista! Gostei das respostAS E PERGUNTAS QUE A CONDUZIRAM. lINDO VER OS AMIGOS E LER, SABER MAIS DELES! o LIVRO?N tridi BOM!!! ABRAÇÃO AOS DOIS,CHICA

    ResponderExcluir
  2. É com satisfação que posto essa entrevista aqui com o André, um cara muito bacana, no qual tenho acompanhado sua trajetória em seu blog, suas crônicas, textos, charges, e, devido ao seu talento, o seu blog Verdade e Bobagens ficou pequeno para tanto talento e abriu caminho para que ele se enveredasse na carreira literária, e torço muito para que esse seu livro seja um sucesso, e que seja também o pontapé inicial de uma trajetória bem sucedida. Boa sorte amigão, que o seu talento seja reconhecido.

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Por uma falha minha eu não coloquei o link das livrarias onde é possível encontrar meu livro. Mas agora consertando:

      Você pode encontrar meu livro a venda, nos seguintes lugares:
      http://compare.buscape.com.br/voce-vai-saber-por-que-isbn-9788589206464-idprod-584497-barcode-9788589206464.html#precos

      Se quiser comprar direto da editora Habermann, clique aqui:
      http://www.habermanneditora.com.br

      Quem for de Barretos pode encontrar na Livraria Bom Big do Shopping, ou na livraria Pequeno Príncipe que fica anexa ao Mercado Extra.

      Quem quiser comprar a versão digital, pode comprar na Amazon, é só clicar nesse link:
      http://www.amazon.com.br/Você-vai-saber-por-quê-ebook/dp/B00G9IUQCY/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1383123580&sr=8-2&keywords=Andre+Mansim

      Excluir
    2. Mansim, por falha nossa, esquecemos de colocar os links no final da entrevista, mas a gafe já está corrigida, rs.

      Excluir
  4. Bem interessante a entrevista, queria saber em qual site comprar o livro pois fiquei com muito vontade de lê-lo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léo, os links estão acima, no final da entrevista, ok? Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  5. Paulo, meu amigo de fé,
    tudo bem?
    Interessante a entrevista do Dedé, respostas lúcidas e bem "pés no chão"; e tuas perguntas sempre muito boas. Parabéns aos dois!

    E já tenho o livro dele :)

    Abração aos dois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cissa amigona, que bom que gostou da entrevista, e é um prazer imenso vermos o nosso Dedé divulgando um livro só dele.

      Abração pra ti.

      Excluir
  6. Bela entrevista! Lúcida e coesa. Obrigado, meu Escritor Andre Mansim, por compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Waldir, valeu pelo comentário, um abração pra ti.

    ResponderExcluir
  8. Boa entrevista, belas sandices, misturadas a bobagens, verdades e devaneios.
    Brincadeira, não me levem a sério.
    Tihugo.

    ResponderExcluir
  9. Valeu Hugo pela participação, o Mansim merece o apoio.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cheng
    Que entrevista gostosa de se ler, com a cara do Mansin. Adorei! Ele é ótimo mesmo! Ainda não comprei o livro dele, mas está na minha lista, com certeza! Parabéns a vc também, pois vc é um ótimo entrevistador!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a entrevista! Li o livro do André, e o suspense é eletrizante! Tão bom como as melhores séries policiais que assisto na TV!
    Parabéns, André, meu amigo! Quase 500 exemplares vendidos não é pra qualquer um!
    Um grande abraço pra vcs, meu amigos!
    Que Deus os abençoe.
    Adelisa.
    http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.