segunda-feira, 28 de julho de 2014

Por um mundo com mais arte e menos violência



Vivemos em um mundo complicado, onde campeia a violência, a corrupção, o medo, as tragédias, os acidentes, enfim, a insegurança toma de assalto às pessoas, o medo do permeia as nossas vidas nas grandes cidades, e, pra completar, continuamos a propagar essa onda de violência sintonizando programas policiais que inundam a TV brasileira. Isso mostra que, a grande maioria das pessoas nutre um desejo mórbido em ver as mazelas da sociedade, em ver trocas de tiro entre policiais e bandidos, em ver acidentes de carro, enfim, isso é o que realmente dá Ibope nas emissoras.

Precisamos nos desvencilhar deste sentimento mórbido de cultivar a violência, seja ela em que esfera seja. Para isso, necessitamos assimilar em nossas vidas a arte da contemplação do belo, o que venha a ser isto, simples, ler mais coisas amenas, poéticas e que embeleze a nossa alma, seja poesia, poemas, romances, etc., urge a busca pelo belo, apreciarmos fotografia, se faz necessário analisarmos a beleza das aves, gostarmos de boa música, compartilharmos artes em geral em nossas redes sociais. Com atitudes simples e nobres como estas, deixaremos de anestesiar a nossa alma para o que é belo e singelo na vida, pois, diante de tanta coisa ruim que nos circunda, estamos propenso a anestesiar a nossa alma diante de tantas coisas desagradáveis e ruins no qual presenciamos em nosso dia dia.

Com isso, não quero dizer que devemos lavar as mãos para tudo o que acontece de ruim na vida, nem que nos tornemos alheios à dor do próximo, mas que não respiremos incessantemente toda essa poluição de mazelas que acontecem mundo afora, devemos parar um instante, respirarmos fundo, fugir, mesmo que momentaneamente, dessa realidade perversa e inflexível, e alimentarmos a nossa alma do que é singelo, encantador e poético.

As pessoas precisam ler mais, escutar boa música, ir a algum teatro, ver bons filmes, gostar de poemas e poesias, visitar lugares belos, apreciar a natureza, passear em uma praia ao entardecer, se alimentar de coisas boas e formosas aos nossos olhos, com atitudes como esta, o estresse, o rancor e tantos outros sentimentos nocivos que estão represados dentro de nós irão arrefecer gradualmente, e com certeza nos tornaremos pessoas mais sensíveis, amáveis, singelas, amantes do belo, e em contrapartida, menos iracundas, rancorosas e amargas. O mundo não precisa mais de pessoas tensas e que alimentam azedumes no seus corações, mas de pessoas leves, que saibam aproveitar o que a vida nos oferece de bonito, isso sem desprezar a dor e o sofrimento ao nosso redor.


Paulo Cheng


4 comentários:

  1. Bela mensagem aqui,Paulo! Se nos deixarmos abalar e contaminar por tudo de ruim que vemos acontecer, ficaremos cinzas por dentro.Não é disso que precisamos,né? abração praiano,chica

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Chica, é isso mesmo, busquemos sim a beleza da vida, e não retroalimentar tanta coisa negativa que nos rodeia, isso não é tornar-se alheio, mas não superdimensionar isso.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Chengão meu amigo! A gente tem que tentar ser feliz, não é mesmo?
    A vida e as armadilhas do inimigo que ruge ao nosso redor, tenta abalar o nosso espírito, mas o negócio é ter fé e ser feliz!

    Um abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza amigo Mansim, é o que nos resta nessa vida cheia de altos e baixos, abração pra ti amigo.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.