quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Nossa vida virou um Mcdonalds!

Imagem extraída da internet
 Fast food, whatsapp, internet com 100 Mb de velocidade, Facebook, Twitter, Instagram, ufa! Os tempos modernos se tornaram velozes e instantâneos, tempo é sinônimo de dinheiro, praticidade e otimização. O cotidiano frenético do dia dia nos forçou a sermos os mais práticos possíveis, relacionamentos hoje se resumem basicamente a trocas de curtidas e comentários em redes sociais, hoje é mais fácil comermos um belo Big Mac do que sentarmos com calma e traçarmos um bom almoço tradicional, do tipo feijão, arroz e bife, como nos velhos tempos. É, o século XXI trouxe na sua esteira tecnologia, praticidade e um estranho estilo de vida.


Quando olhamos para trás, principalmente para aqueles que nasceram de 1980 para baixo, lembramos de como o ritmo de vida era diferente, desacelerado, sem pressa, onde o dia dia das pessoas não era tão fugaz e corrido, tínhamos tempo para fazermos coisas que hoje soa impensável, como sentar e escrever uma carta para uma pessoa amada no qual estava longe, juntarmos toda a família para almoçar ou jantar, sentar na calçada no fim de tarde para bater um papo ou contar piada mesmo, enfim, coisas simplórias que tinham um espaço obrigatório em nossas vidas, mas que hoje seria totalmente fora de cogitação, devido ao estilo diferente de vida no qual os tempos modernos imprimiram.

Não sou contra o modo de vida que temos hoje, não sou aquele tipo de saudosista chato e anti-tecnologia como muitos por aí, porém, sinto falta de algumas coisas que fizeram parte de minha vida, pois com 42 anos de idade, lembro muito bem de ter vivenciado muitas coisa que pessoas hoje de 30 anos pra baixo jamais imaginariam que tivesse existido, e o que mais me estranha e tenho até uma certa resistência é em relação aos relacionamentos, hoje tudo se tornou tudo muito superficial, e até os velhos amigos, amigos de 10, 20 ou 30 anos de amizade, muitos preferem manter a amizade pela facilidade e praticidade das redes sociais, lógico que há exceções, pessoa que moram geograficamente muito longe, a única alternativa seria mesmo as redes sociais, mas os que moram no mesmo bairro, por que usar somente o Facebook ou o Twitter para se relacionar? Mesmo sendo sufocados pelo ritmo alucinado do cotidiano de nossas vidas, creio que, se priorizássemos um pouco de tempo em nossas vidas para realizarmos coisas que andem na contramão dessa rotina asfixiante, como por exemplo, tirar um dia seja na semana ou quinzenalmente ou até mensal para fazermos uma visita a algum amigo antigo, colocarmos uma cadeira de balanço em frente da calçada e ‘fofocar’ um pouco ou contar um monte de piadas legais, e coisas do gênero, sei, não temos tempo, o trabalho, a faculdade, os projetos, a internet, sei disso, mas o tempo está passando rápido demais, quando menos esperarmos, estaremos na 3º Idade ou teremos já passado por esta existência e tudo ficará para trás, o trabalho, os livros da faculdade, o Facebook, o Instragram...



Paulo Cheng 

10 comentários:

  1. Se tu estás assim pensando, o que sobra pra mim que JÁ estou na 3ª idade?rs Mas é assim mesmo!! vamos que vamos e tocando em frente! abraços,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica querida, quis dizer que, quando chegarmos na terceira idade estaremos nos despedindo dessa existência, visto que a nossa trajetória se encerra por volta dos 80, 90 ou, em alguns casos, 100, e deixamos de curtir muita coisa na vida devido ao trabalho, estudo e tudo o mais.

      Abração pra ti Chica.

      Excluir
  2. Olá Chengão! Estou de volta e feliz em poder visitar novamente os blogs que curto! Cara estou dentro dessa faixa etária que citou, pois nasci em 1974 e posso dizer que concordo plenamente com o que você escreveu! Não é um saudosismo, mas sim uma espécie de frustração, já que poderíamos unir a tecnologia que temos hoje com a humanização que tínhamos nas décadas de 70-80. É claro que quero uma internet veloz, mas um bom papo na calçada, sem medo da violência e aquele aperto de mão fraterno fazem falta sim!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio, é um prazer imenso ter você novamente por aqui na blogosfera, e claro que entendeste o recado acima, poderíamos sim unir tudo isso, mas infelizmente a coisa não é tão simples assim, mas vamos fazer a nossa parte.

      Abração pra ti e seja bem vindo novamente, rs.

      Excluir
  3. Vida corrida demais. Depoís que se vira pai fíca mais dífícil ainda. Saudades meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Victor, saudades mesmo, e vamos sim tentar levar a coisa da maneira mais leve possível amigo.

      Grande abraço.

      Excluir
  4. OI PAULO!
    UM SAUDOSISMO QUE ACOMETE A TODOS QUE VIVENCIARAM ESTA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE AMIGOS E FAMÍLIARES.
    COMO TU SOU A FAVOR DA TECNOLOGIA, MAS, ME PREOCUPA ESTA FALTA DE CONTATO FÍSICO ENTRE AS PESSOAS.
    JÁ SOU TUA SEGUIDORA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilani, sou a favor demais das tecnologias, mas como minha faixa etária já vivenciou um estilo de vida diferente do de hoje, sinto saudades de algumas coisas, outras não, lógico, mas a vida é assim, vivemos em função das transformações e tentamos nos adaptar a tudo isso, é só o que nos resta.

      Sejam bem vinda em meu blog, abração pra ti.

      Excluir
  5. Oi Cheng
    Muito bom o texto, como sempre! Engraçado que estamos em sintonia, eu escrevi sobre o tempo agora mesmo kkkkkk, precisamos priorizar o que precisa de prioridade. Falou tudo meu irmão!
    Bjos para ti e para Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lu, então estamos sem tempo, rs, mas é isso, esse ritmo de vida atual nos força a desenvolvermos atividades nos quais detestamos, e, como temos que trabalhar, estudar, tocar a nossa vida e projetos, nos distanciamos das pessoas de forma inevitável, e o tempo passa rápido.

      Abração pra ti.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.