terça-feira, 2 de setembro de 2014

A improvável senda dos sonhadores



Sonhar é algo inerente ao ser humano, imaginação oculta, pensamentos inconscientes, projeções mentais para algo inexistente, esperança onírica, enfim, sonhar abrange um mundo inexistente, irreal, intangível, mas que torna a nossa determinação e esperança igualmente reais, tangíveis e saturadas de esperanças.
Sonhamos com um futuro melhor, com o fim da violência, com o casamento perfeito, com uma carreira profissional estruturada e rentável, com uma viagem dos sonhos, com um aumento salarial, com um país melhor, com o fim da fome no planeta, com uma natureza preservada e sustentável, com uma velhice sadia, sonhamos com tantas coisas, sonhamos, porém, sabendo que são apenas sonhos, sem nenhuma garantia de realização concreta.


Sonhar nos mantêm vivos, esperançosos, reanimados, renovados em nosso alento, sonhar nos projeta para frente, no sentido de anelar um porvir melhor, sonhadores um dia puseram os seus sonhos no papel, trabalharam em prol deles e hoje nos beneficiamos de seus sonhos, como a luz elétrica, o telefone, o automóvel, o avião, as telecomunicações, e até este teclado no qual vos escrevo, aí do mundo de não houvesse sonhadores.

Porém, sonhar requer não só uma imaginação fértil, mas sobriedade, uma dose de realidade e lucidez de que, não basta apenas sonhar, mas termos consciência de que um sonho por si só não deixará de ser sonho se não trabalharmos em prol de sua realização. E para cada sonho haverá um caminho a ser percorrido, seja curto e aplanado, ou longo e repleto de obstáculos. Sonhadores preguiçosos jamais verão seus sonhos concretizados, pois não dispõem de gana para realizá-los, tais sonhadores transitarão por esta existência sem degustarem o doce paladar de terem seus sonhos palpáveis, transformados em realidade.

Sonhar é preciso, é inerente a nossa natureza, mas é preciso sonhar com os pés no chão, consciente de que, sonhos trazem em sua esteira um preço a ser pago, e muitas vezes esse preço é um pouco alto, pois requer abnegação, desapego, coragem e obstinação.  Sonhadores precisam ser guerreiros, entrar no campo de batalha da vida com a certeza da vitória, caso contrário, a frustração inundará suas almas e varrerão seus anelos intrínsecos como um avassalador tsunami. Sonhar é preciso, mas não basta apenas sonhar, mas ser um verdadeiro sonhador.



Paulo Cheng

6 comentários:

  1. Olá Cheng! Belo texto!
    Penso que é por ai mesmo! Não basta sonhar, tem que acreditar e por em na prática tudo o que for possível para a realizá-lo. Muitas vezes é muito difícil para o sonhador sair da sua "zona de conforto", como disse bem falta gana, vontade, determinação... Precisamos ter coragem e ousar!

    Abração
    Flavio RIbeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo amigo Flávio, sonhar é cômodo, não se paga nada porém, realizar sonhos requer trabalho árduo, e nem todas as pessoas estão dispostas a pagar esse preço.

      Abração pra ti e seja bem vindo a blogosfera novamente.

      Excluir
  2. Muito bom,Paulo! Sonhar é preciso, mantendo os pés no chão e além disso, falaste bem: Temos que FAZER para que nossos sonhos se realizes, não esperar de braços cruzados,rs .. abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, falaste bem, e vamos sonhar mesmo, mas se quisermos ver esses sonhos fora do papel, há um longo caminho a ser trilhado.

      Grande abraço.

      Excluir
  3. O que falar de um texto que me descreve como pessoa, sou sonhadora nata, realizei alguns, uns ainda estão sendo realizados e outros jamais vão se realizar.
    E a vida é isso mesmo... sonhar, sorrir, chorar, se decepcionar... viver é algo que não é facil, mas tbm não é tão dificil ao ponto de dessistir no meio do caminho.
    E os sonhos deixa os caminhos tortuosos mais leves, pois temos a doce esperança que lá na frente tudo vai melhorar.
    Amei o texto... ultimamente tenho sonhado demais... sonhos para os filhos, acho que toda mãe faz isso :P.
    Bjs e saudades daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é bom Jane, sonhar, todos nós fazemos isso, porém, conscientes, pés no chão, pois é assim que teremos sanidade em nossa vida e não seremos tão somente sonhadores, mas empreendedores. E que bom que estás de volta a blogosfera, seja bem vinda novamente.

      Abração pra ti.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.