quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Inveja: um sentimento corrosivo!

Imagem extraída da internet
A humanidade é um misto de pessoas de índole muito distintas, quando olhamos ao nosso redor, nos damos conta do quão diferentes são as pessoas, suas ações, seus gestos, suas intenções, suas ações, e nessa diversidade, conseguimos diferenciar quais destas pessoas agem de forma leal, honesta, solidária, enfim, com sentimentos louváveis, já outras pessoas, de forma diametralmente oposta, agem de forma a prejudicar a outras, e dentre tantos sentimentos nocivos no qual tais pessoas cultivam, um em especial as torna vis: a inveja.


Bem, segundo o dicionário, inveja significa basicamente isso aqui: “sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem: ter inveja de alguém, sensação ou vontade indomável de possuir o que pertence a outra pessoa”, cobiça, palavra chave do conceito acima,  e a cobiça provém de um sentimento de onipotência no qual a pessoa se sente em relação à outra, seja pelo o que ela tem ou é, e por não ter ou ser o que a pessoa tem ou é, brota do âmago de sua alma este nefasto sentimento, gerando por conseguinte a inveja.

A inveja nas pessoas pode ser implícita ou explicita, podemos conviver com pessoas próximas por anos ou décadas e nem desconfiarmos que ela nutre este sentimento maligno em relação a nós, contudo, há pessoas que deixam transparecer este sentimento de forma exacerbada, deixando bem claro aos outros que o seu interior está sendo corroído por este câncer maldito.

A inveja, como falei acima, é como um tipo de câncer, que nasce bem pequeno, e, sendo retroalimentado, cresce, virando um tumor gigantesco e, em dado momento, sai corroendo tudo por dentro, como uma metástase cancerígena, tornando o indivíduo incapaz de ir atrás de conseguir algo, ou ter algum sentimento nobre no qual inveje noutra pessoa. A inveja torna as pessoas amargas, acentuando um azedume ácido em seus corações a ponto de elas nunca reconhecerem virtudes noutras pessoas, por mais que tais pessoas invejosas visualizem virtudes e sentimentos nobres em algumas pessoas, os invejosos se contorcem por dentro e nunca reconhecem ou dão o devido mérito aos outros, e esse comportamento é algo repudiável e mesquinho, por isso que a inveja torna seres humanos em seres pequenos, fracos e dignos de compaixão.

Creio que esse sentimento habita ou já habitou todas as pessoas em dado momento, afinal de contas, quem disser que nunca teve inveja de alguém em toda a sua vida com certeza estará cometendo outro pecado, o da mentira, rs, porém, deixar cultivar este sentimento como se alimenta um bonsai ou um cão de estimação é algo totalmente diferente, e é nisto onde se habita o ponto da questão, falando de mim, hoje não me vejo com esse sentimento habitando os meus pensamentos, consigo me alegrar com o bem estar dos outros, como me regozijo em ver as pessoas prosperarem por seus próprios méritos, seja financeira ou profissionalmente, e me alegro por isso, no entanto, sei que, caso este sentimento invada de súbito o meu coração, nem que seja por alguns instantes, cabe a mim dissipá-lo de forma fugaz e eficaz, caso contrário, sei que se eu acalentá-lo, nascerá um monstro no qual se agigantará e inundará de trevas a minha alma, e que isso jamais aconteça.


Paulo Cheng

10 comentários:

  1. Mas boooooooooota corrosivo nisso.Faz um tremendo mal para as duas partes! pena existir sentimento tão vil! abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Chica, um sentimento vil demais, e torna as pessoas tão feias.

      Abração pra ti.

      Excluir
  2. A inveja é um sentimento que acaba com a pessoa e com as outras as quais ela sente inveja. Chega a ser engraçado como algumas conseguem disfarçá-la, mas nada acaba bem com isso.
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mateus, olha, é um sentimento que não se consegue escondê-lo por muito tempo, chega um momento que ele se deixa ser percebido.

      Obrigado pelo comentário e um grande abraço.

      Excluir
  3. Tem gente que se parasse pra se dar conta do pouco que faz por conta de ficar invejando o outro, às vezes pessoas muito próximas, teria muita prosperidade ao canalizar esse "olho gordo" em benefício próprio.
    Tem também aqueles que pagam o preço da inveja e observando esses eu me divirto. Tem uma pessoa que eu conheço que invejava muito o fusca (vê bem, um fusca... rsss) de outra amiga. Quando ela conseguiu (fez até empréstimo no banco) comprou um fusca. Acontece que se atirou no primeiro que viu e o carro, além de velho e todo "bichado", tava totalmente com os documentos comprometidos. Enfim, acabou dando o carro para um ferro velho... essa pagou o "preço da inveja", coitada... não sei se aprendeu... mas... enfim... hehehehehehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba Bel, e eu acredito nisso, tem pessoas que fazem o possível e até o impossível para ter o que os outros têm, e não sossegam enquanto não conseguem, uma pena mesmo.

      Abração pra ti.

      Excluir
  4. Olá Cheng,
    Mais uma bela postagem do amigo!

    Cara, certa vez no facebook vi uma postagem a respeito de um sábio indígena. Segundo ele temos em nossa mente um eterna luta entre dois grandes cachorros, um do bem e outro do mal. Perguntado por um jovem índio sobre qual dos dois cachorros venceria essa briga, o sábio disse: o cachorro que eu alimentar!

    Acho que a inveja é bem assim, como somos humanos, por vezes podemos ter esse sentimento mesquinho, mas cabe a nós não ficarmos "alimentando" ele.

    No entanto, como já disse aqui em casa pior não é ter a inveja do que a pessoa tem, mas sim inveja do que a pessoa é! Essa é ainda mais destrutiva!

    Abraço,
    Flávio Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos estamos propensos a termos este sentimento, porém, é justamente aí onde mora o problema, alimentarmos, se o fizermos, estaremos dando vazão a um início destrutivo dentro de nós.

      Abração pra ti.

      Excluir
  5. Meu caro Paulo, a inveja é um dos piores sentimentos humanos. Chega a ser destrutivo para quem o nutre. Triste do ser humano que se deixa dominar por ele. Ótimo texto meu caro. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo PC, realmente é triste este sentimento, nocivo e sorrateiro, devemos tomar todo o cuidado do mundo.

      Abração pra ti.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.