sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Todas as faces do face.

Imagem extraída do face
As redes sociais trouxeram em sua esteira muitas facilidades e comodismos, interação, encurtamento de distâncias, reencontro de amigos antigos, oportunidade de ampliar o ciclo de amizades, enfim, inúmeras possibilidades de interações e facilidades nos relacionamentos, mas, diante destas facilidades todas, como as pessoas têm se comportado nesta rede social que dominou o mundo e a aproximou gregos e troianos?


O facebook, criação do jovem empresário Mark Zuckerberg, cresceu rapidamente, numa velocidade astronômica, engolindo o quase já finado Orkut, que, até então, era a rede social mais popular que havia na internet, e, angariando tanto os adeptos do já citado Orkut como novos adeptos, é hoje  a rede social com mais participantes que se tem notícia, chegando a casa dos bilhões de usuários no mundo inteiro.

Mesmo sendo popular, o facebook é terra de ninguém, onde se prolifera todo tipo de notícia, boatos, falácias, brincadeiras, piadas, ataques gratuitos, banalidades, ofensas ácidas, enfim, acontece de tudo e mais um pouco no feed de notícias da rede. No Facebook, as pessoas tendem a se comportarem de forma a parecerem outras pessoas e que na realidade não são, isso porque fica mais fácil se esconder atrás de um teclado, dentro do seu quarto fechado e postar o que mais lhe agrada, e, por sua vez, quem recebe essa enxurrada de postagens, também tende a acreditar em tudo, ou quase tudo o que se posta lá. Infelizmente, muita gente não usa de critérios sérios e maduros para absorver tudo o que se lê por lá, um boato por exemplo, pode tomar dimensões desastrosas, e, mesmo que venha a ser esclarecido, o estrago já está feito.

No Facebook, os relacionamentos são vulneráveis, superficiais em sua maioria, as pessoas se doam com reservas, e, mesmo que você tenha milhares de ‘amigos’ adicionados em seu rol de membros, quando você desliga o computador ou o smartphone, na realidade você está sozinho, quando você está em uma situação difícil ou enfermo, também não adiantará de nada os tantos amigos que interagem contido por lá, a grande maioria nem tomará ciência de sua situação.

Mesmo com toda essa realidade, o ambiente facebookiano também não é só superficialidades, mas também um ambiente, mesmo que virtual, que pode proporcionar momentos legais, no qual podemos conhecer e interagir com pessoas bacanas, compartilhar musicas legais, links interessantes, estar a par de tudo o que acontece mundo afora, o facebook é uma vitrine do mundo, tudo o que acontece, seja de bom ou de ruim, os usuários do face sabem em primeira mão, e funciona como um jornal virtual atualíssimo, no qual põe todos a par de tudo, porém, é um ambiente onde não devemos criar expectativas ao extremos, as pessoas, em sua maioria, não querem transpor os relacionamentos para o mundo real, no qual as nuances de personalidade estarão expostas, na virtualidade, as pessoas não precisam dar ou cobrar nada de ninguém, por isso, os relacionamentos não sofrem abalos, não há brigas, rusgas, desentendimentos, sempre há cordialidade, curtidas, um mundo onde a paz reina sempre, um verdadeiro mundo de faz de conta, e, diga-se de passagem, que consome um tempo considerável de todos nós, mas tudo isso faz parte dos novos tempos tecnológicos no qual todos temos que nos adequar, afinal de contas, eis o admirável mundo novo...

Paulo Cheng

3 comentários:

  1. Paulo, tentei ter meu FB aberto pra todos amigos e não consegui. Via cada vez mais gente chegando, o que é legal, mas o tempo diminuindo. Assim o meu é apenas pra família, foi o jeito de resolver! E usando desse modo, a família, primos, tias, ficam sabendo de tudo que acontece, o que na vida real, cada vez mais difícil. Pelo menos lá, os encontros da grande família não acontece apenas nos enterros,rs

    abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima alternativa Chica, o meu, por exemplo, me consome muito tempo, mas é um preço no qual muitos de nós tem que pagar, mas é o novo ritmo de vida no qual estamos presenciando hoje.

      Abração.

      Excluir
  2. Bela reflexão cheng! Acredito que o Facebook, assim como o finado orkut e qualquer outra rede social que venha por ai no fundo é um retrato da própria realidade da internet, que por sua vez é um retrato do que seria cada um de nós, sem rótulos, estigmas, medos, etc. ou do que cada um de nós gostaria de ser. O resultado disso tudo é um emaranhado de coisas muito interessantes com outras completamente inúteis. Cabe a nós filtrarmos tudo isso com a nossa experiência e ficarmos de olho nos pequenos para que esses não sejam influenciados por um caminho ruim.

    Abraço,
    Flavio Ribeiro

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.