sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A difícil arte de se relacionar

Relacionamentos são complicados, complexos, fáceis e, ao mesmo tempo, difíceis. Conviver a dois não é tarefa das mais fáceis, requer jogo de cintura, troca, doação, bom senso, uma via de mão dupla, no qual não se pode avançar o sinal, andar na contramão ou tentar qualquer ultrapassagem perigosa, devemos seguir o fluxo com a velocidade permitida para o local, caso contrário, acidentes poderão acontecer.


Muitos relacionamentos começam bem, de vento em poupa, mas, com o passar do tempo, começam a naufragar devido a manobras mal feitas, e, com isso, um futuro promissor morre na praia sem forças para remar e ganhar o oceano da estabilidade. Uma das bases para que um relacionamento possa vingar é a confiança, quando se confia no outro, isso gera tranquilidade, pois, onde não há confiança, gera-se medo e isso descamba em ciúmes e fragilidade na relação.

Outra ferramenta necessária para a saúde de um relacionamento é a sintonia, quando o casal está em sintonia, com ideias em comum, objetivos em comum, planos em comum, os projetos tendem a ganhar força e impulso, e a probabilidade de os lucros serem colhidos serão altos, mas quando os dois estão com pensamentos contrários, como se fosse um embate, uma competição de egos, a construção começa a ruir, e o fim é um desmoronamento lento e inevitável.

Conviver a dois não se tem uma receita pronta para dar certo, não há regras pré-estabelecidas, ou mesmo um manual de sete passos a serem seguidos, é sim um conjunto de medidas, ações e gestos que garantam a cada dia o desenrolar de um bom funcionamento. Para cada erro deve-se haver o perdão, para cada mal entendido uma boa conversa, para cada acesso de raiva a mansidão, a maturidade em alguns momentos críticos se faz necessário para se dar a volta por cima.

Em um relacionamento, não existe lado frágil, sim, não existe, a mulher, deve ser tratada com carinho, respeito, mansidão, amor, romantismo, elogios, pois é o lado mais sentimental da relação, ao mesmo tempo, o homem, mesmo não sendo biológica e emocionalmente mais sensível que a mulher, também requer o mesmo tratamento que é dispensado à mulher, sendo assim, há um equilíbrio saudável, no qual, as carências são mutuamente supridas.

Viver a dois é um desafio constante, há momentos de alegria, de tristezas, bons, ruins, é uma verdadeira montanha russa, ora lá em cima, ora lá em baixo, porém, quando os dois têm a certeza que estão falando a linguagem do amor, os altos e baixos só servirão para forjar os sentimentos e a convivência, caso contrário, quando somente uma das partes se doa sem a contrapartida do retorno, não há como esse relacionamento vingar, já está fadado ao fracasso.



Paulo Cheng


7 comentários:

  1. Grande texto hein Chengão! Cara, tu tá escrevendo cada vez melhor, e acho que já tá na hora de começar a pensar em coisa maior que o blog. Quem sabe um livro de contos ou um romance! Já tá na hora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Mansim, vindo de vc é um baita dum elogio, não esperava isso, mas sonho sim em um dia escrever um livro, mas vamos dar tempo ao tempo, se Deus quiser, um dia, assim como vc realizou o seu sonho amigo.

      Abração pra ti.

      Excluir
  2. Concordo com o André! E mais um texto lindo aqui! O tema bem escolhido e falaste tudo! Valeu novamente passar aqui! abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, fico feliz pelo seu comentário, e agradeço mais uma vez o carinho.

      Abração.

      Excluir
  3. E põe difícil nisso, querido! A verdade é que há necessidade de abrirmos mão de algumas coisas para que outras deem certo!

    Mas, penso que podemos chegar ao equilíbrio e conseguir lidar com toda essa diferença que há entre dois que se relacionam.

    Saudades daqui...

    bjks

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Joicy, concordo contigo, esse equilíbrio é algo difícil de se conseguir, porém, não é impossível, e feliz por estares aqui novamente.

      Grande abraço pra ti amigona de sempre.

      Excluir
  4. linda a poesia que voce fez pra a outra!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.