quarta-feira, 27 de maio de 2015

Dando e não recebendo.

As relações interpessoais são pautadas em valores, regras e trocas que se tornam um tipo de norte para que sejam seguidas à risca, caso haja uma quebra nessas regras, os relacionamentos podem ser comprometidos, pois houve uma quebra em tais regras.


Nós, seres humanos, somos complexos, pois nos relacionamos com os outros sempre esperando algo, e caso não recebamos o que pretendemos, nos sentimos em desvantagem, e em contrapartida, também nunca damos o que os outros esperam, é uma matemática que sempre redunda em uma dízima periódica, nunca se encaixa de maneira perfeita, e prosseguimos sempre tentando acertar, e errando também.

Em um relacionamento, seja de amizade ou amoroso, sempre há desníveis, inevitavelmente uma das partes sempre se doa mais do que a outra, e nesse desnível, a parte que mais se doa, ora está em vantagem, ora está em desvantagem. Quando supervalorizamos as pessoas ao extremo, pode haver um efeito colateral no qual não havíamos contado, as pessoas que são bajuladas, valorizadas ou agradadas podem sim desprezar o lado que está dispensando esse tratamento vip, e quando isso acontece, pode nutrir um desprezo da pessoa que está sendo agradada pela que está agradando, é uma coisa ilógica, mas isso é frequente nos relacionamentos interpessoais em nosso meio. Há pessoas que possuem esta índole de sempre querer agradar a todos, e, nesse afã de fazer o bem, inevitavelmente haverá pessoas que se aproveitarão dessa benevolência para tirar proveito ou que não valorizará este sentimento altruísta, e, dependendo de algumas pessoas altruístas, chega uma hora que cansa tentar agradar aos outros se não há um mínimo de respeito e recíproca, e quando isso acontece, esta relação pode se inverter, pois, o que sempre se doou interrompe essa doação e o outro lado, percebe que não havia valorizado tal sentimento, e tenta corre atrás para reaver este tratamento, e, às vezes, pode ser tarde demais.

Quem se doa intensamente, mesmo que não espere nenhuma contrapartida de retorno, também sente falta de, no mínimo, gratidão por parte do outro, é algo natural, pois, ninguém consegue fazer o bem, se doar, agradar aos outros sempre e não ser reconhecido minimamente, e assim, devemos repensar os nossos relacionamentos, se estamos nadando contra a maré, se doando e não tendo um retorno mínimo, então é hora de parar e descansar, ou canalizar esse sentimento para as pessoas certas, e se estamos sendo agradados pelo outro, que possamos reconhecer e valorizar, antes que percamos essa preciosa oportunidade.



Paulo Cheng



Um comentário:

  1. Amizades, relacionamentos amorosos sempre são vias de duas mãos. Todos devem ser adubados pra se manter vivos... Linda reflexão! abraços,chica

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.