terça-feira, 20 de outubro de 2015

Paradoxos de um mundo às avessas.


Planeta Terra, um belo planeta, aproximadamente seis bilhões de seres humanos que lutam pela sobrevivência diariamente, num ambiente, por vezes hostil. Por mais que belo e atraente seja o nosso planeta, contudo, viver não é uma tarefa das mais fáceis, e sim uma aventura sinuosa, complexa e desafiante.


 A vida é uma caixa de surpresas, não sabemos o que nos reserva o futuro, e o presente, muitas vezes foge ao nosso controle. Por mais que queiramos entender a vida em sua plenitude, ela sempre será um mistério insolúvel, um novelo no qual puxamos a ponta e que se desenrolará interminavelmente. Enquanto estamos aqui rindo, fartos e reclamando por que o nosso pedido no McDonald’s está demorando, pessoas estão sofrendo em meio a guerras civis na África, refugiados estão adentrando em outros países vítimas da perseguição de grupos extremistas como o Estado Islâmico, e crianças estão morrendo por inanição em favelas de países sul-americanos.

Entender os mecanismos que regem a vida não é coisa fácil, e talvez seja até impossível. Por mais que nos perguntemos por que certos eventos e situações acometem as pessoas, procuramos respostas na religião, no fatalismo, no destino, na lei da probabilidade, enfim, tentamos nos apegar a algo palpável, que nos dê respostas plausíveis e que dissipe as dúvidas e medos. Estamos sujeitos a tudo, podemos estar alegres agora, e amanhã em prantos, podemos estar padecendo de algum infortúnio hoje, e amanhã rindo como se a vida fosse um mar de rosas. Esse misto de situações no qual vivenciamos dor, alegria, escassez, fartura, angustia, prazer, é inerente à vida, não adianta tentarmos nos blindar contra os sofrimentos e intempéries desta existência, por mais que tenhamos dinheiro e bens materiais, uma hora o dia mal baterá a nossa porta e, abruptamente, adentrará a nossa sala e se sentará no sofá, sem ser convidado, assim como também dias melhores surgirão do nada, dissipando as trevas e trazendo renovo e alento às nossas vidas, e assim a vida segue o seu trilho inexorável, e resta-nos tão somente viver.



Paulo Cheng



2 comentários:

  1. Fala Paulo, como vai?
    Faz tempo que eu não visito os clássicos blogs que fizeram parte do meu aprendizado na blogosfera, por isso resolvi relembrar aqueles bons momentos.
    E logo que chego dou de cara com essa reflexão importante, e também dura: a vida é assim mesmo, repleta de altos e baixos, de alegrias e dores, que temos que saber lidar de alguma forma.
    Tem gente que acredita em reencarnação e gostaria de voltar, viver uma outra vida. Olha, pra mim já está bom, essa daqui já valeu e não quero ter que passar por tudo isso de novo nem a pau rsrs.
    Grande abraço meu camarada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Almir, cara, é muito bom ter vc por aqui, saudades bicho, sim, a vida é por si só complicadíssima, e creio que, uma experiência já é o suficiente. Eu continuo por aqui, postando pouco mas com frequência, e vamos simbora.

      Abração pra ti.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.