domingo, 8 de janeiro de 2017

2017: expectativas x realidade


A cada fim de ano entramos em um exercício mental onde contabilizamos os prós e contras do ano que está findando, o que fizemos de correto e o que fizemos de errado, um balanço de nossas ações, e antes de entrarmos no ano que já bate às portas, listamos os projetos no qual pretendemos por em prática, sonhos no qual desejamos que se realizem,  anelos no qual nos empenharemos em realizar, enfim, ano novo, esperanças renovadas, e um novo alento na alma para entrarmos o novo ano com nova disposição, contudo, inúmeras variáveis conspirarão para que tais sonhos e projetos, ou não se concretizem ou nem saiam do esboço.

A vida é repleta de incontingências, os acasos teimam em bater em nossas portas e, sem serem convidados, adentram abruptamente e sentam-se em nossas salas de estar. Somos por vezes açoitados pelas inevitabilidades da vida, sem ao menos termos como nos defender, os caminhos nos quais a vida transcorre assemelham-se a um labirinto, onde sabemos por onde entrar, mas a saída torna-se quase impossível acertarmos. Assim é a vida, onde o futuro é incerto, e o amanhã, improvável. Somos por vezes meras marionetes do acaso, fantoches da casualidade, e vítimas dos imprevistos.

Assim sendo, muito do que planejamos para as nossas vidas, por mais esmero e empenho que empreendamos, não sairá da forma como idealizamos, não por falta de empenho ou desejo, mas por situações alheias à nossa vontade, e muitos dos nossos planos desembocam em frustrações, e nossos sonhos em decepções, é a vida, imprevisível e involuntária, a nos guiar por sendas obscuras, no qual somos impotentes para reverter tais processos existenciais, e os nossos anelos vão sendo postergados de forma compulsória.

Neste novo ano que se inicia, todos nutrimos sentimentos de mudança, e anelamos por dias melhores, é a nossa natureza, sempre almejando pela melhoria, então, este novo ano, à semelhança dos anteriores, foi recebido com alegria e a certeza de que nos esforçaremos para ser bem melhor do que foi os outros, os planos foram esboçados, e os sonhos intentados, contudo, muito do que planejamos e idealizamos para este ano não se concluirá, pois o tal do acaso existencial cuidará de frustrar tais intentos, mas não obstante, devemos sim continuar sonhando, planejando, idealizamos, pois a vida sem esperanças torna-se cinzenta, vegetativa e isenta de cores.




Paulo Cheng

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.