sábado, 28 de abril de 2018

O politicamente correto e a covardia generalizada


Foto extraída da internet
O conceito de democracia, como a conhecemos hoje, se moldou de acordo com a sociedade grega, há mais de 2 mil anos atrás, onde o poder decisório que regia os destinos da sociedade emanava do povo, e onde as opiniões, inclusive contrárias, eram acatadas e apreciadas, tudo num clima democrático, e onde os cidadãos gregos podiam expor sem represálias seus pontos de vista. 

Muito tempo se passou de lá pra cá, e as sociedades mundo afora foram se moldando de acordo com suas culturas, ideologias, sistemas políticos e religiosos, contudo, a tal democracia e a liberdade de expressão divergiram bastante de uma sociedade para a outra, em algumas, a liberdade de expor pensamentos era respeitada e levada a bom termo, já em outras, suprimida e tida como perniciosa.

Nos voltando para os dias atuais, vivenciamos um fenômeno, no mínimo nefasto, mesmo em sociedades democráticas, surgiu de uns anos pra cá, e por que não dizer há décadas, uma mordaça travestida de “politicamente correto”, sim este termo que parece amigável, mas que no fundo esconde uma repressão velada em forma de reprimenda à liberdade de expressão. O politicamente correto, em linhas gerais é definido por uma ação de se evitar palavras, frases ou ideias que possam ir de encontro a pessoas, grupos ou ideias, vistos que tais opiniões possam macular, ameaçar ou marginalizar tais pessoas, grupos ou ideias.

Hoje em dia a liberdade de expor sua opinião, mesmo garantido por um direito constitucional, é cerceado por esse tal de politicamente correto, onde aqueles que expõem sua opinião sobre determinado assunto, e quando tal opinião se contraria uma minoria ou ideologia, o sujeito é totalmente execrado pelo senso comum, tornando-se persona non grata. Tal comportamento hoje nas sociedades, se deve em parte, a meu ver, pelo fato de a maioria das sociedades hoje estarem sob a égide de governos esquerdistas e um marxismo cultural disseminado, que apregoa os interesses de minorias em detrimento da maioria, e o cerceamento de opiniões contrárias ao que se pensa e apregoa como forma vigente, daí, com a mídia bombardeando conceitos ininterruptamente, e os demais segmentos da sociedade insuflando à fórceps a ideologia dominante, ir contra o status quo, mesmo através de simples exposição verbal ou escrita, é algo perigoso e mal visto.

As pessoas hoje evitam de dar a sua opinião com receio de ser execrada publicamente se tal opinião não vai agradar ao senso comum, é aí que entra o politicamente correto, onde a esmagadora maioria só fala superficialmente sobre os assuntos, e com isso evitam de serem confrontadas, já que a grande maioria não tem firmeza para levar até as últimas consequências as suas convicções e pontos de vista. Vivenciamos uma geração de pessoas frouxas e acovardadas, que não têm coragem de dar a cara a tapa para expor o que pensa, e com isso, nos tornamos uma geração de homens e mulheres subjugados pelo medo de expor os pensamentos.

Ferir susceptibilidades, afrontar determinada situação nociva, confrontar o mal explícito, e expor a verdade se tornou um perigo para qualquer um que ouse expor seus pensamentos, contudo, e mesmo que o tal politicamente correto tente aprisionar a voz e os pensamentos de toda uma sociedade, ainda há homens e mulheres que, sem se importar com a execração pública, os impropérios ou a censura exacerbada, ainda se insurgem contra o status quo e, com força nos pulmões e com voz altissonante, expõem o que pensam, mesmo que tal ousadia lhe custe até a própria vida.



Paulo Cheng

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.