terça-feira, 19 de março de 2019

Já não se faz relacionamentos como antigamente...


Desenho extraído da internet
O advento da internet revolucionou os meios de comunicação no mundo inteiro, desde Gutemberg e Graham Bel, as comunicações e os métodos de difusão da informação não sofriam um impacto considerável. Com a internet, o mundo, que até antes das excursões exploratórias da Idade Média, era tido como infinito e desconhecido, se tornou pequeno e instantâneo, através da tela de um computador, de um tablete ou num smartphone, as pessoas podem se comunicar de vários pontos do planeta como se tivesse lado a lado, algo impensável há algumas décadas atrás.
 
Nunca na história da humanidade as comunicações foram tão eficientes, rápidas e eficazes, porém, nos relacionamentos interpessoais, as comunicações sofreram um abalo, estamos tão perto e, ao mesmo tempo, tão longe das pessoas no qual nos circundam. As redes sociais estão minando os bate-papos tête-à-tête, os e-mails substituíram as conversas nas calçadas ao entardecer, o whatsapp é mais interessante do que uma visita informal. As mudanças de hábito com a evolução das tecnologias de comunicação fizeram empobrecer os relacionamentos interpessoais. Hoje, é muito mais cômodo sentarmos em nossos PCs, ou simplesmente pegarmos os nossos Smartphones e nos relacionarmos a distâncias com os nossos conhecidos, isso poupa tempo, dinheiro, menos exposição à violência nas ruas, enfim, com a simplicidade e rapidez da internet, podemos interagir com qualquer indivíduo em qualquer parte do mundo sem sairmos de nossas confortáveis poltronas.
 
As novas gerações, os adolescentes de hoje, já estão crescendo com a cultura das redes sociais, dos smartphones, e outros dispositivos de comunicação via internet, e, simultaneamente desconhecem o prazer da conversa, de um encontro no fim de tarde para bater um bom papo, de se reunir no fim de semana para sair, visitar um parque, conversar sobre natureza, enfim, os diálogos que hoje são travados pela maioria de nós se resumem a compartilhamentos de fotos e vídeos no Facebook, de mensagens instantâneas no Twitter, Whatsapp e Instagram. Com o passar dos anos, a conversa foi sendo substituída por uma carta, que foi substituída por uma ligação, que por sua vez foi substituída por um e-mail, e que hoje se resumiu as trocas fugazes de mensagens nas redes sociais.
 
Não sou velho, mas consegui vivenciar um tempo onde não havia internet, telefones celulares, e telefones convencionais eram caros e os orelhões de fichas eram a única opção de ligação, mas os encontros presenciais eram a única forma de se conversar e trocar ideias. Não que toda essa tecnologia que está aí seja de todo mal, facilita e encurta as distâncias, mas jamais deveríamos perder o hábito de nos encontrarmos com os nossos amigos, familiares e conhecidos para uns bons momentos de conversa, nada melhor do que sentar numa praça e bater aquele papão gostoso, rindo alto e sem nenhuma tecnologia se interpondo, sei que a correria do dia dia não nos permite isso com frequência, mas creio que, se quisermos mesmo, sempre há um tempinho onde podemos reservar para visitar um amigo querido ou um familiar e, ao invés de mandar uma mensagem via face ou whatsapp, falarmos pessoalmente o que queremos, isso é mais eficaz e nos agrega humanidade. Devemos sim aproveitar da melhor forma a internet e demais tecnologias em prol da comunicação, mas sem desprezar o velho e bom hábito de conversar pessoalmente, assim como nos velhos tempos.
Paulo Cheng
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.