domingo, 19 de setembro de 2010

BEATLES 4 EVER...

A música sempre esteve presente na trajetória humana. Desde os primórdios há relatos de músicos inseridos em suas respectivas culturas criando e desenvolvendo seus talentos.
Até porque a música não é uma criação humana, mas divina. Nos relatos bíblicos, tanto no antigo quanto no novo testamento, faz-se referências a anjos louvando na presença de Deus desde a eternidade passada (Jó 38.7).

Na criação do homem, Deus, na sua onisciência e sabedoria, nos dotou também com esse dom de criar e apreciar a música. E durante o transcorrer dos séculos, a música esteve presente em todas as culturas e sociedades moldando-as intrinsecamente, mesmo aquelas consideradas culturas primitivas.

Alguns homens durante a história foram agraciados com o dom ou talento musical e se destacaram através dele. Um dos primeiros músicos citados na Bíblia se chamava Asafe (1 Cr 16:37). Vale lembrar que há diferença entre dom e talento. Dom musical é quando o musico ou cantor recebe de Deus e usa esse talento para louvá-Lo e exaltá-Lo, direcionando esta musicalidade para as coisas espirituais. Já talento é a habilidade natural que pode ser herdada e que qualquer pessoa pode ter ou receber (Graça comum de Deus) usando esses talentos de formas genéricas e abordando temas diversos.
Inúmeros homens na história foram contemplados com essa Graça comum de Deus e se tornaram músicos notáveis e excepcionais. Há exemplos sublimes como Mozart, que aos cinco anos de idade já compunha sonetos completos, Bach, Haydn, Beethoven etc.
Já no inicio do século 20, muitos homens e mulheres se destacaram por seus talentos musicais como a grande 

Billie Holiday (minha cantora favorita), Louis Armstrong, Bessie Smith entre outros. E, desde então, a musica foi tomando novos rumos, e novos ritmos e estilos foram brotando.
Até que, no final dos anos 50, quatro jovens britânicos de Liverpool, influenciados pelo Skifle britânico e pelo recém-criado rock and roll, surgiram para delimitar a história da música como: ANTES E DEPOIS DOS BEATLES.

Os Fab Four tiveram 12 anos de existência, de 1958 a 1970, e lançaram o primeiro disco em 1963. Num período de 7 anos, produziram nada menos que 13 álbuns, algumas coletâneas e singles e 3 filmes.
Todo esse acervo é considerado um dos maiores legados musicais de toda a história, dada à genialidade de Lennon e McCartney.
Além do sucesso avassalador na época (a Beatlemania assolou praticamente todo o planeta), os Beatles revolucionaram a música em todos os sentidos, o modo de tocar, vestir, cantar, inventaram técnicas revolucionárias de estúdio até então inéditas, lançaram álbuns conceituais que influenciaram e continuam influenciando músicos de várias gerações, idades e estilos distintos.
É inegável a genialidade de John Lennon e Paul McCartney. Merecidamente são comparados a gênios do quilate de Mozart, Beethoven ou Tchaikovisky.
Como estamos em um Blog cristão (ou evangélico como queiram), decidi postar este texto exaltando a musicalidade e o talento imensurável dos Beatles entendendo que a Graça comum de Deus os tenha alcançado, e, por conseguinte, usaram seus talentos e genialidade para contribuir e revolucionar a música moderna de forma extraordinária.

Mas você pode me perguntar, Rico, eu sou crente, será que eu posso mesmo escutar os Beatles, eles não são ‘impios’?
Resposta: Take it easy dude, yes, you can! Pode escutar sem medo de ser feliz. Eu também sou crente, firmado na Palavra, mas tenho o total discernimento do que o apostolo Paulo vaticinou: “ aprendei de tudo, retei o que for bom”.
Boa música faz bem à alma, nos faz crescer, refina nossa sensibilidade, e convenhamos, ninguém que tenha um mínimo de bom gosto pode ficar indiferente à maravilhosa contribuição musical que os Beatles nos legaram.

Obs: meus discos preferidos (se é que posso dizer isto, amo todos igualmente) são: Beatles for Sale 1964; Rubber Soul 1965; Revolver 1966; Sgt. Peppers 1967 e o White Álbum 1968.
O Rubber Soul influenciou outro disco que é considerado um dos melhores discos de todos os tempos, o “Pet Sounds” da banda americana The Beach Boys de 1966, mas isso já é assunto para outro texto futuro…
Segue abaixo meus videos preferidos deles. SEE YOU LATER…


Texto de Rico Cheng

JESUS CHRIST IS THE ROCK!



Um comentário:

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.