domingo, 31 de outubro de 2010

Halloween ou Reforma Protestante?



Fico pensando, quanto tempo perdemos combatendo o Halloween. É uma cultura americana, vivida por americanos, imitada por brasileiros e sem a força que as pessoas dão a ela. Os blogs estarão explodindo de post falando do que é halloween, da história do cabeça de abóbora, do diabo e tudo mais.

Mas esquecem de falar o mais importante, dia 31 de outubro é o dia da reforma protestante! Gente com Lutero, Calvino, Zwínglio e toda essa turma, deu o sangue por esse movimento que nos garantiu emancipação da Igreja Católica Romana. Tava tudo errado e os caras deram um basta no halloween espiritual que os padres estavam promovendo na época.

Ao invés de trick-or-treat "um doce ou travessura", eles diziam: "Dinheiro vivo na minha mão ou uma alma no purgatório". Graças a Deus pela reforma protestante! Diante desse acontecimento tão grandioso, eu faço aquela cabeça de abóbora do Halloween de capacete e saio correndo por aí gritando "viva Lutero"!

E no mais, tudo na mais santa paz!

Paulo Cheng

Um comentário:

  1. Nossa, eu realmente não tinha essa informação. É a minha primeira visita ao blog e já sou informado sobre algo interessante e novo pra mim. Legal. Acho interessante ver como certos costumes, estrangeiros ou não, ganham uma cara nova para se adaptar aos tempos e se tornar algo, sei lá, festivo, talvez. O real significado acaba ficando em segundo plano nesses casos, você não acha?
    abcs

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.