quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Buddy Holly: o melhor roqueiro dos anos 50!

Charles Hardin Holley (7 de setembro de 1936 – 3 de fevereiro de 1959), mais conhecido Buddy Holly, foi um cantor e compositor estadunidense e pioneiro do rock and roll. Embora seu sucesso tenha durado apenas um ano e meio antes de sua morte em um acidente aéreo em 1959, Holly é descrito pelos críticos como "a força criativa mais influente dos primórdios do rock". Seus trabalhos e inovações inspiraram e influenciaram tanto seus contemporâneos quanto futuros músicos, notavelmente The Beatles, The Rolling Stones, Don McLean e Bob Dylan, exercendo uma contribuição significante na música pop.
O nome de Holly foi um dos primeiros a serem incluídos no Hall da Fama do Rock and Roll quando de sua fundação em 1986. Em 2004, ele foi listado pela revista Rolling Stone na 13ª colocação entre os "Maiores Artistas de Todos os Tempos"
Holly nasceu em Lubbock, Texas. Os Holleys eram uma família de músicos e cedo Buddy aprendeu a tocar violino, piano e guitarra. Ainda adolescente já tocava como profissional num duo de música country. A sua grande oportunidade surgiu quando fez a abertura de um concerto de Bill Haley and The Comets num espectáculo local. Assinou contrato pela "Decca Records" para uma gravação a solo, mas o seu sucesso prematuro iludiu-o.

De volta a Lubbock, Holly formou a sua própria banda, The Crickets, e começou a gravar discos no estúdio de Norman Petty em Clovis, Novo México. Entre as músicas que gravou encontrava-se "That'll Be The Day", que foi buscar o título a uma frase que John Wayne repetia ao longo do filme The Searchers. Norman tinha conhecimentos na indústria musical, e como acreditava qu "That'll Be The Day" seria um grande sucesso fez contactos com editoras. A Coral Records, subsidiária da Decca, contratou Buddy e os Crickets, pondo-o na caricata situação de ter dois contratos ao mesmo tempo.

A música de Holly era sofisticada para seu dias, incluindo o uso de novos instrumentos (para o rock and roll). Holly era um bom guitarrista ritmico, notável em músicas como "Peggy Sue" e "Not Fade Away". Holly podia fazer músicas do tipo garoto-ama-garota como o melhor de seus contemporâneos, outras músicas tinham letras mais sofisticadas, harmonias e melodias muito bem trabalhadas e complexas, que nunca foram mostradas no genêro.
Holly também conseguiu controlar algumas das "guerras" raciais que puntuavam o rock, conseguiu ganhar uma platéia quase toda de negros, quando acidentalmente tocou no Teatro Apollo em Nova York (Diferente do que aparece no filme de sua biografia, levou muitas perfomances para a audiência se convencer de seu talento).

Depois do lançamento de muitas músicas de sucesso, em Março de 1958, ele e os Crickets fizeram uma turne na Inglaterra. Na audiência tinham dois adolescente que futuramente entrariam para a história do rock, Paul McCartney, que depois citou Holly como uma de suas principais influências (o nome da sua banda The Beatles, foi escolhida boa parte, em função do nome da banda de Holly, The Crickets), o outro era Mick Jagger que também recebeu forte influência musical de Holly, tanto que um dos primeiros sucessos de sua banda, os Rolling Stones foi uma versão de "Not Fade Away", e até hoje eles a tocam em suas apresentações . O estilo pessoal de Holly, mais controlado e cerebral que Elvis Presley e mais jovial e inovador que os astros western de sua época, teve uma influência na cultura jovem nos dois lados do Atlantico por décadas, refletindo particulamente na música New Wave, movimento de artistas como Elvis Costello e Marshall Crenshaw, e também em bandas anteriores, como The Byrds e The Turtles.
Ele se casou com Maria Elena Santiago em 15 de Agosto de 1958.

Em 1959, Holly saiu dos Crickets e começou uma carreira solo com outros artistas famosos, incluindo Ritchie Valens e J.P. Richardson.
Depois de uma performance no dia 2 de fevereiro no Surf Ballroom em Clear Lake, Iowa, o pequeno avião Beechcraft Bonanza, no qual viajava com mais 2 passageiros, caiu no milharal de Albet Juhl, algumas milhas depois, às 1:05 da manhã. A queda matou Holly, Valens, Richardson e o piloto Roger Peterson. Esse evento inspirou o cantor Don McLean a criar uma popular música de 1971, chamada "American Pie", e imortalizou o dia 3 de fevereiro como "o dia em que a música morreu". Serviços de funeral foram requisitados na Igreja Batista em Lubbock, Texas, e Buddy Holly foi enterrado no cemitério de Lubbock.

Paulo Cheng







5 comentários:

  1. Parabens amigo Cheng, seu gosto é bom!
    Eu tenho algumas musicas do Buddy Holly, ele era muito bom mesmo, e partiu muito cedo né?
    Ele tava no avião com mais gente boa pois o Ritchie Valens também estava no auge?

    ResponderExcluir
  2. Fala aí Paulo,
    Grande lembrança. Deixou história apesar da rápida carreira interrompida pelo acidente. Serviu de influência para muita gente e sem dúvida alguma um dos pioneiros do rock and roll.
    Paulo, em relação à entrevista, fica á vontade. É um prazer ser lembrado aí por você e pelo blog. Pode mandar as perguntas ok?
    Um abraço e ótima quinta-feira pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Sério, eu tenho 17 anos, desde os 13 eu curto Buddy Holly, papai influenciou, e aposto que se não fosse pelo acidente ele teria muito mais talento a mostrar.

    Obrigado por visitar meu blog esses dias,
    volte quando quiser.

    ResponderExcluir
  4. Bem legal as matérias rapaz, vi seu blog na comunidade do orkut quando fui fazer a propaganda do meu,seu conteúdo é bastante diversificado e irreverente, se interessar-se por músicas e vídeos, veja lá meu blog tb o Mídia Total

    http://midiatotal.blogspot.com/

    E parabéns pelo seu blog!!

    ResponderExcluir
  5. Paulo, tudo bem?
    Puxa... ótima lembrança! Sabe, fazia muito tempo mesmo que não ouvia uma palavra sequer sobre o Buddy Holly. Vim visitar seu blog, coisa que faço com frequencia, e essa excelente surpresa, ainda com videos, ótimo! Pois é, uma carreira meteórica interrompida tragicamente, mas que influenciou muita gente. É a tal eternidade da obra!
    Grande abraço! e ótimo fim de semana!!!
    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.