quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Supernany para adultos


Num sábado desses à noite, zapeando a TV a procura de algo que prestasse, me deparei com um programa clássico do SBT, Super Nanny, que é apresentado pela pedagoga argentina Cris Poli, que é convidada para a casa de alguma família para observar o comportamento das crianças mimadas e depois dar conselhos.



A cada episódio, por incrível que pareça, as crianças se superam em birra e mimação. Algumas chegam até a dar ordens e bater nos pais. O que acho mais bizarro e revoltante, não é o péssimo comportamento das crianças, e sim a omissão e falta de preparo dos pais na criação de seus pimpolhos.

A figura paterna (pai e mãe), além de dar proteção, carinho, amor e provisão, deve ser  exercida com autoridade e pulso firme, para se deixar claro que, quem manda na casa são os pais e nunca os filhos, um papel que em alguns lares foi invertido.

Tenho 39 anos, meu pai, um policial civil que faleceu em 1991 quando eu tinha 19 anos, não era ignorante, mas sabia exercer bem sua figura paterna com autoridade suficiente para que eu e meus irmãos soubessem quem era o manda-chuva do pedaço. Em casa, ele e minha mãe, vez por outra, quando ultrapassávamos os limites, não escapávamos de levar umas boas cinturaozadas  nas pernas, o que chamávamos de pisa, hoje em dia algo inadmissível para alguns, principalmente para os psicólogos, pois é considerado maus tratos e tortura, no meu tempo era corretivo, e dou graças a Deus por ter tido isso.

Voltando ao programa, sempre no final a psicóloga dá uns conselhos aos pais que, às vezes, soam como uma reprimenda. O cerne do problema não está nas crianças, e sim nos pais, que assumem uma postura omissa e superficial para lidar com os filhos. O fato de satisfazerem todos os seus desejos  e nunca dizerem não, não impondo limites, contribue para criar uma geração de crianças e adolescentes mimadas, chatas, sem respeito algum pelos mais velhos e os semelhantes e que se tornarão adultos problemáticos, arrogantes, prepotentes e sem consideração nenhuma para com as autoridades.

Só tenho 2 anos e meio de casado com minha esposa Michel Cheng, e não tenho filhos ainda por opção mesmo, por enquanto, mas uma coisa é certa, quando tivermos o(s)  nosso (s), os papéis de pais e filhos serão bem definidos em minha casa. E, no que depender de nossa criação, procurarei passar todos os bons valores que aprendi com meus pais e também passarei valores bíblicos onde é baseado no respeito, honestidade, cooperação mútua, para que cresçam discernindo o certo do errado.

Ah,sim, seria bom se houvesse um programa  Supernanny só para os pais. Pois com certeza eles esqueceram os bons e velhos costumes de seus pais quando eram pequenos e são responsáveis por terem gerado uma geração de crianças e aborrescente chatos e superficiais.
 


Paulo Cheng

11 comentários:

  1. Olá, vim conhecer o seu blog!
    Achei bem interessante essa matéria. Uma vez assisti a esse programa e os pais se recusaram ir até o fim. Acharam muito rígido o que Cris Poli sugeriu. Só eles não percebiam que as crianças faziam deles o que bem entendiam!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Antigamente, ninguém sabia mais como ser uma mãe do que a própria mãe - autoridade máxima no assunto prático. Ela aprendia fazendo. Ninguém a instruía. Ela já estava psiquicamente estruturada, mesmo tendo desestruturas avulsas. Atualmente, nenhuma mãe sabe mais como ser mãe, muito menos fazendo. Hoje elas recorrem aos manuais com os jornaleiros de esquina, publicações em revistinhas informativas - e se forem em quadrinhos, melhor ainda. Recorrem aos pedagogos, professores, médicos... enfim... a tudo que seja exterior à mãe, pois a mãe propriamente dita, muitas vezes, coloca-se num lugar nulo, neutro. Lamentável essa evolução que chamam de progresso! Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Não é tão fácil asssim não,cara
    Na hora h que a gente vê
    grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Na minha época não existia tanta psicologia e não existiam tantos filhos matando os pais,não ganhava presente se eu tirasse boas notas na escola,isso era a minha obrigação!!Quando assito esse programa fico em choque como certas crianças são educadas hoje em dia!!Triste isso...
    Obrigada pela visita no meu blog,e pra falar a verdade não troco um dia de praia e sol por neve não rsrs, e meu sonho é passar um carnaval em Olinda!!!Parabéns pela postagem!Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Admito, não é tão fácil... Sabe por quê? Porque os tempos são outros. Não que o grau de dificuldade se alterou verticalmente. Dificuldade sempre houve, mas totalmente diferente. Talvez apenas a roupagem tenha mudado. Mas passar de um traje surfista para um gótico, modificações internas também serão perceptíveis.

    ResponderExcluir
  6. Fala Paulo,
    Já assisti esse programa. Há um outro muito parecido na GNT e no Dicovery Home Health.
    Realmente existem pais que se preocupam ao extremo com suas vidas profissionais e esquecem de seus filhos, que ficam com babás, familiares.
    É muito importante o envolvimento total dos pais na criação dos filhos, sempre há tempo. Dar desculpas esfarrapadas em detrimento dos filhos é lamentável e é o acontece com muitos casais hoje em dia.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. é interessante esse tema..pois no meu tempo minha mae me colocava de castigo quando praticava alguma traquinagem..meu pai sempre foi muito rigido com os filhos e graças a Deus nenhum deu pra marginal.
    hoje em dia a gente ver cada coisa,nao existe mais o respeito as pessoas mais velha e quando vc observar a inversao de valores,onde o filho manipula os pais e estes sem autoridade fazem o que os filhos querem,so nao sabem eles que desta forma nao educam ou disciplinam,apenas criam na criança um comportamento estereotipado em que ela tudo pode e se nao puder ela faz aquela pressao emocional e tá tudo certo..desse jeito nenhum filho vai concluir o valor do esforço dos pais,pois eles mesmos acham que suprindo a carencia material tambem suprem a carencia afetiva,seja carinho,o ato de educar,disciplinar,enfim..isso é mais uma coisa que está em desuso nos tempos de hj,pois estamos vivendo na era do tudo pode!
    sem falar que castigar,surrar,corrigir nao faz parte do manual de muitos pais..pois ate o governo resolveu criar uma lei anti-palmadas,ja pensou?
    o importante é ensinar a criança o valor de cada ensinamento..pois so assim ela quando adulta nao fugirá das responsabilidades que a espera.
    nao tenho filho,mas quando tiver..quero que ele entenda quem manda,que sao os pais,pois isso é fundamental pra que os dias deste filho se prolonguem na face da Terra como ja dizia a Bíblia.
    michel cheng

    ResponderExcluir
  8. Paulo, concordo com você. Hoje tenho 17 anos, mas tenho pensamentos maduros para minha idade, pelo menos assim os considero. Também acho que as crianças de hoje estão sendo muito mimadas, e concordo que umas palmadinhas de vez enquando ajude sim.
    Quando pequena levei muitas palmadas, mas hoje sei que foi preciso para que eu construisse o cárater que hoje tenho, respeitando os mais velhos, sem humilhar ninguém e nem me achar dona de nada.

    O problema não são as crianças e sim os adultos que não sabem educalas!

    Grande beijo.

    http://jaynnesantos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. O PIOR É Q TDS AS VEZES A CULPA É DOS PAIS
    EU APANHEI MUITO POUCAS VEZES QUANDO ERA BEM PEQUENA E APRENDI A LIÇAO TANTO Q TENHO MEDO ATE HJ ;(

    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Filhos são frutos do meio e aprendem com o que vêem em casa, com os exemplos dados pelos seus pais. Se os pais são omissos não podem esperar bons resultados.. Uma criança para se tornar um bom adulto, tem que ser moldada, esculpida com delicadeza, com amor e paciência...Aí poderá se transformar numa grande obra de arte...rsrsrs... Não existem regras para se educar, mas o amor é fundamental e amor engloga disciplina e limites também.

    http://rosaouespinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Tenho apenas 16 anos, sou nova para pensar em filhos, mas de uma coisa eu sei que os meus vão me respeitar assim como eu respeito os meus pais. Vou dar carinho, atenção, amor para os meus, mas se pisarem na bola não me venha dizer que palmadinha no bumbum é ruim porque os meus me criaram assim.
    valeu http://jgoulart.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.